Página 56 de 57

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 07 Jun 2017, 09:17
por FMainieri
Opa!

Bom dia, camarada! A suspensão da Tenere é condizente com a proposta da moto. Simples e eficiente. Nas ruas esburacadas, paralelepípedos, saibro, roça, cidade, ela se sai bem. Estrada, asfalto bom, correr, não é a praia dela. Copiar o chão? Copia, mas dentro dos seus simples limites.

Pego estrada com a minha, 400, 500 Km de ida só, por asfalto bom, asfalto ruim, chão batido e ela se comporta muito bem. E é simples: respeite seus limites (os teus e os da moto) e faça a manutenção correta das motocicleta.

Quem aqui troca óleo de 2 em 2 anos das suspensões? Uma manutenção básica da motoca ajuda a manter o comportamento neutro que ela tem. As vezes a simples calibragem correta pro teu uso, muda totalmente a forma que a moto se porta na estrada.


Abração,
Francisco...


Street250 escreveu:Olá turma,

Eu não estava sendo notificado das respostas.

Obrigado a todos pelos palpites.

Uma coisa que fiquei encucado foi de algumas pessoas falando que a leitura da suspensão não é muito boa. Moro numa cidade com muitas imperfeições na pavimentação e por isso quero aposentar a Factor ED 2014 que uso no dia-a-dia, para usar uma trail. Quem gosta de moto trail, sabe que não tem chão ruim.

E ae galera, a Tenere não chega a ser uma moto confortável em ruas calçadas e asfaltos com reparos?

Tive uma XT600E (2002) por quase 10 anos e por incrível que pareça, é mais gostosa de andar do que a minha atual XT660R (2015). A meiota não é macia. Dá muito tranco nas marchas também. É um canhão, mas em termos de conforto não se iguala a uma XT600E

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 07 Jun 2017, 12:37
por KANEKO
Cara vc tocou numa assunto importante

"Quem aqui troca óleo de 2 em 2 anos das suspensões? Uma manutenção básica da motoca ajuda a manter o comportamento neutro que ela tem. As vezes a simples calibragem correta pro teu uso, muda totalmente a forma que a moto se porta na estrada.

A minha é uma 2013 e nunca tinha trocado o óleo da suspensão dianteira ( comprei ela em 2015 e quase 100% de certeza que o antigo dono não mexeu nisso ) fiz isso dezembro do ano passado ( usei motul ) pqp parece outra moto fica muito mais macia e confortável.

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 07 Jun 2017, 13:28
por FMainieri
Pois é, Kaneko...

As vezes nem é tão caro quanto parece, essa manutenção básica. Nem tão complicada que um vídeo no Youtube não resolva! rsrsrsrs

O resultado realmente é bacana, a moto muda bem! Mesma coisa depois de uma lavagem geral e uma lubrificação de comandos e corrente. Fica parecendo outra moto quase!!!

A primeira coisa que fiz nessa Terereca 2014 foi ajustar a suspensão traseira, enrijecendo mais, deixando mais firme. E mais uma vez, na estrada ela se comportou muito bem!

Enfim, vamos futucando a moto pra cada vez ela ficar melhor ou sempre no estado mais próximo do ideal dela!!!


Abração,
Francisco...




KANEKO escreveu:Cara vc tocou numa assunto importante

"Quem aqui troca óleo de 2 em 2 anos das suspensões? Uma manutenção básica da motoca ajuda a manter o comportamento neutro que ela tem. As vezes a simples calibragem correta pro teu uso, muda totalmente a forma que a moto se porta na estrada.

A minha é uma 2013 e nunca tinha trocado o óleo da suspensão dianteira ( comprei ela em 2015 e quase 100% de certeza que o antigo dono não mexeu nisso ) fiz isso dezembro do ano passado ( usei motul ) pqp parece outra moto fica muito mais macia e confortável.

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 13 Jun 2017, 08:02
por Street250
No final de semana que passou, andando com a Factor e na média de 110km/h, lembrei de alguns videos que vi e relatos que li, de que a Tenere 250 com mais de 110km-120km/h, o motor "grita até chorar"

Isso é sério? Nem a Factorzinha que é 125cc grita nessa velocidade

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 13 Jun 2017, 10:51
por FMainieri
Rapaz,

A 120 Km/h é deveras estranho andar nesse ritmo, até por ela não ser feita pra isso. Velocidade de cruzeiro que eu gostei nela foi entre 90Km/h e 110Km/h. Acima disso ela não fica bem. 120 Km/h nas ultrapassagens ela vai fácil (foi comigo, minha esposa e um mochilão nas costas dela)... Nas retas carregado não consegui passar de 130Km/h chorando numa esticada de teste, mas sozinho acho que ela vai mais.

Abração,
Francisco...



Street250 escreveu:No final de semana que passou, andando com a Factor e na média de 110km/h, lembrei de alguns videos que vi e relatos que li, de que a Tenere 250 com mais de 110km-120km/h, o motor "grita até chorar"

Isso é sério? Nem a Factorzinha que é 125cc grita nessa velocidade

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 13 Jun 2017, 12:24
por Street250
Resumindo que, o motor da Tenere é fraquinho mesmo rs. Ela deveria segurar bem nos 120km/h e ter uma "folga" extra, sem o motor andar esguelado rs

FMainieri escreveu:Rapaz,

A 120 Km/h é deveras estranho andar nesse ritmo, até por ela não ser feita pra isso. Velocidade de cruzeiro que eu gostei nela foi entre 90Km/h e 110Km/h. Acima disso ela não fica bem. 120 Km/h nas ultrapassagens ela vai fácil (foi comigo, minha esposa e um mochilão nas costas dela)... Nas retas carregado não consegui passar de 130Km/h chorando numa esticada de teste, mas sozinho acho que ela vai mais.

Abração,
Francisco...



Street250 escreveu:No final de semana que passou, andando com a Factor e na média de 110km/h, lembrei de alguns videos que vi e relatos que li, de que a Tenere 250 com mais de 110km-120km/h, o motor "grita até chorar"

Isso é sério? Nem a Factorzinha que é 125cc grita nessa velocidade

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 13 Jun 2017, 12:52
por FMainieri
Isso mesmo!

Até que pra uma 250 ela anda relativamente bem. Lembra das XLX ? XL 250?? Eram cavalares mas curtas demais. Só a Sahara / XLX 350 andavam melhor, mas por conta de 100cc a mais na cilindrada.

Falar em Sahara, tive duas 97. E viajei com ambas. Ô saudade!!! Aquele motor era gostoso, bem melhor que a Tenerereca, masssssssss, o banco matava os bagos...

Voltando pras Tenere 250, se ela tivesse 300cc, ou usasse o motor da MT-03, seria perfeita! Cambio mais curto pra perder aquela final megalomaníaca e ter mais torque em médias. E menos áspero!! Perfeita!

Ela que se cuide, pois vem aí a Versys 300 X !!!!!!!!!!!!!



Abração,
Francisco...

Street250 escreveu:Resumindo que, o motor da Tenere é fraquinho mesmo rs. Ela deveria segurar bem nos 120km/h e ter uma "folga" extra, sem o motor andar esguelado rs

FMainieri escreveu:Rapaz,

A 120 Km/h é deveras estranho andar nesse ritmo, até por ela não ser feita pra isso. Velocidade de cruzeiro que eu gostei nela foi entre 90Km/h e 110Km/h. Acima disso ela não fica bem. 120 Km/h nas ultrapassagens ela vai fácil (foi comigo, minha esposa e um mochilão nas costas dela)... Nas retas carregado não consegui passar de 130Km/h chorando numa esticada de teste, mas sozinho acho que ela vai mais.

Abração,
Francisco...



Street250 escreveu:No final de semana que passou, andando com a Factor e na média de 110km/h, lembrei de alguns videos que vi e relatos que li, de que a Tenere 250 com mais de 110km-120km/h, o motor "grita até chorar"

Isso é sério? Nem a Factorzinha que é 125cc grita nessa velocidade

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 14 Jun 2017, 14:15
por Street250
Pois é FMainieri,

Interessante que eu estava vendo uns vídeos sobre a Lander e dizem também ter o freio borrachudo e que consequentemente a Tenere herdou.

Ai eu pergunto aos usuários da Tenere: será que se colocasse umas pastilhas metálicas não amenizaria ou resolveria de vez o problema?

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 14 Jun 2017, 14:46
por FMainieri
Então, Street Man!!

Eu e um amigo que teve uma Lander aqui, trocamos tanto a mangueira de freio quanto as pastilhas por umas mais macias. E o resultado não passou de uns 30% melhor se isso.

Que ouve de próprios meXânicos da Yamaha é que o sistema todo é subdimensionado para ela, mangueiras não muito legais, bomba de freio sub também...

E como sabemos nós, duas máquinas iguais podem ter comportamentos diferentes, essa minha Terereca atual, 2014, freia tão bem quanto, senão mais, que a 2016 anterior!!! Vai lá entender?! kkkkkkk

E resumindo, para resolver o problema, como um colega lá do sul fez, trocou a bomba de freio por uma Brembo que ele trouxe de fora e segundo ele, melhorou 90% o poder de parada da motoca. Mesmo com pastilhas e mangueiras originais. Talvez seja a solução, cara, mas é um caminho.

De resto, estou contente com a minha, não vou mexer em nada, manutenção sempre em dia e me adequar ao tipo de pilotagem que ela pede.


Abração,
Francisco...




Street250 escreveu:Pois é FMainieri,

Interessante que eu estava vendo uns vídeos sobre a Lander e dizem também ter o freio borrachudo e que consequentemente a Tenere herdou.

Ai eu pergunto aos usuários da Tenere: será que se colocasse umas pastilhas metálicas não amenizaria ou resolveria de vez o problema?

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Enviado: 19 Jun 2017, 18:43
por leilanecris
marconibarbuto escreveu:Defeitos e erros de projeto são coisas que não faltam em mais esse equívoco sobre rodas da Yamaha, chamado Ténéré 250.
A suspensão dianteira é muito dura e bate no início e no final de curso. A suspensão traseira é dura e num determinado ponto ela cede totalmente. O banco é duríssimo, ela é duríssima. É extremamente e inutilmente alta, com o centro de gravidade no pescoço do condutor. Gasta demais e o motor é mais chocho que o da Titan. Os freios são uma piada perigosa. Chega ou querem mais ?
Obrigada por externar exatamente o que eu queria dizer. Eu tinha uma Next 250, migrei pra Ténéré 250 por aconselhamento de um amigo, que garantiu que a Ténéré seria MUITO mais confortável. Pois bem. Faço regularmente viagens Rio de Janeiro - Belo Horizonte, sempre fiz com a Next e nunca me cansei. Fazia o trajeto de 500km em 6h, com direito a 3 paradas de meia hora. Gastava 15 litros exatos de gasolina pra ir, 15 pra voltar, com garupa, baú lotado, alforges.

Só que a patroa começou a reclamar da suspensão traseira, que tava doendo a coluna e tal... esse amigo sugeriu, troquei de moto.

Rapaz... que arrependimento.

A Ténéré bebe mais que gambá com sede, não passa de 120 nem com reza muito braba, nas subidas e ultrapassagens até CG 150 me passava, a frente vibrou tanto que cheguei cansada, e demoramos 8h pra fazer os mesmos 500km.

Tem solução esse tanto de ponto negativo dessa moto ou só ela nascendo de novo??? Porque não é possível o mesmo motor da Fazer 250 ter um desempenho tão pobre na estrada.

E essa vibração horrorosa que quase acabou com meus​ joelhos e pulsos.

Em tempo: a coluna da patroa na dói mais. Mas o resto do corpo dói.

Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk