Caros colegas,
Eu também entrei na onde de usar pneus mais largos ... Fiz a mudança no ano passado e apos de mais de 3 meses usando a moto posso afirmar que eu não me arrependo. Ficou muito bom.
Note que não é só trocar o pneu, tem que trocar o aro também. Coloquei aro 19 na dianteira e 17 na traseira para poder usar os pneus que eu queria Metzeler Tourance 100/90-19 57s , diagonal na dianteira e 130/80-17 65S diagonal na traseira. São os mesmos pneus da Honda 700 Transalp , so que na versão com câmera para ficar mais barato.
Voltando aos aros, como coloquei pneus maus largos, coloquei aros mais largos também. Na dianteira aro 19x215 e na traseira aro 17x300, marca Tree Heads de alumínio, porque foi a unica que eu achei com estas medidas. A largura do aro é extremamente importante para que o pneu realmente pareca mais largo. Para escolher um usei uma tabela que consegui aqui no fórum mesmo.
Para aqueles que torcem o nariz falando que a moto fica mais baixa e etc, como os pneus usados tem perfil mais alto que os originais, a diminuição do diâmetro do aro foi compensada pelo acréscimo na altura do pneu . Quanto ao erro no velocímetro em relação ao original verifiquei que ficou quase imperceptível , menos de 1% de erro.
Mas e os raios ? Basta usar os raios da crosser na dianteira e o da lander X na traseira. Aproveitei para colocar de inox 4 mm .
As adaptações necessárias foram em relação ao paralama dianteiro que teve que ter a sua fixação feira por fora e usando parafusos allen de perfil baixo. Na traseira o protetor de corrente teve que ter a face interna próxima ao pneu removida para evitar contato com o pneu, mesmo sendo só 130. Isto ocorre devido ao aro mais largo.
Fazendo esta adaptação eu percebi como o parafuso interno do paralama dianteiro é mau projetado. Devido ao uso de uma porca muito grande o parafuso original fica muito próximo do aro original. Na minha opinião fica ate perigoso de ter algo enroscado ali e ter a roda travada ...
Resumindo :
Dianteira :
Aro 19x215 de alumínio Tree Heads
Raios da crosser de inox. Usei 4mm para experimentar e achei que ficou bom.
Pneu Metzeler Tourance 100/90-19 57s , diagonal com câmera que aproveitei para colocar reforçada de 5 mm rinaldi.
Fixação interna do paralama por fora e troca do parafuso por parafuso allen de perfil baixo que deve ser fixado de dentro para fora.
Traseira :
Aro 17x300 de alumínio Tree Heads
Raios da Lander X de inox, também usei de 4 mm
Metzeler Tourance 130/80-17 65S, diagonal com câmera que aproveitei para colocar reforçada de 5 mm rinaldi.
Retirada da face interna do protetor de corrente próxima ao pneu com uma lima.
Seguem as imagens :
https://drive.google.com/file/d/0B36hsr ... sp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B36hsr ... sp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B36hsr ... sp=sharing