Tutorial - Farol de Milha - LED - ATUALIZAÇÃO 2.0

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
darrudanoo
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Jul 2013, 15:16
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Tutorial - Farol de Milha - LED - ATUALIZAÇÃO 2.0

Mensagem por darrudanoo » 24 Ago 2013, 14:55

Fala aí tenereiros!
Eu percebi que tem bastante gente querendo colocar farol de milha na moto, eu vi um monte de duvidas, onde comprar, suporte, preço, problemas com a bateria e outras coisas.
Eu resolvi fazer esse tutorial pra ajudar a galera, é uma adaptação que eu fiz e deu muito certo. Quero deixar a minha ideia, dar os caminho das pedras e quem gostar, boa sorte!
Vamos lá!

1. A luz
Ela foi desenvolvida pra ser usada em bicicletas, por isso é pequena, leve, resistente, muito potente já vem com bateria separada de 8800mAh, carregador e um botão separado.
Além disso ela tem 4 opções de funcionamento, fraca, media, potencia total e strobo (o que mais gosto)!







No final vou deixar os links para compra, preços e outros modelos.

2. A adaptação
A adaptação na moto foi muito simples, além das chaves que já vem na moto você só vai pracisar de uma abraçadeira, de 3 polegadas, uma chave de fenda pra apertar e um alicate pra dar o angulo.






Antes de começar, precisa retirar da moto aquela chapa ali que segura a mangueira do freio dianteiro.
São dois parafusos que seguram, utilize a chave de boca 10 que já vem com a moto.




É nessa peça que nossa luz será presa utilizando a abraçadeira:


Pra ficar assim:



IMPORTANTE
Seguindo a linha dessa peça que tiramos da moto, nosso farol de milha vai ficar apontando pro teto, então será preciso dar uma dobradinha na chapa com um alicate pra ficar num angulo bom.
A linha vermelha mostra o angulo original, da pra imaginar o farol apontando mais pro alto, o verde é o angulo que eu achei melhor. Foi na tentativa e erro mesmo, coloca, liga, testa, tira ajeita e testa de novo.


Fiz esse video pra deixar claro como deve ficar depois de preso:

http://www.youtube.com/watch?v=XKVlLNo7OC8" onclick="window.open(this.href);return false;

Depois de firmemente preso com a abraçadeira basta colocar na moto de volta:



Agora é so ligar os fios:

Botão



Bateria:




Tem o encaixe perfeito para a bateria, prende no velcro depois ela entra justinha naquele vão, fica muito firme.



Quando ligar na bateria ele já acende o led:




3.Resultado Final
É um farolzinho discreto, escondido, pequeno, porém potente!


http://www.youtube.com/watch?v=_fP92cTmwd0" onclick="window.open(this.href);return false;










4.Onde encontrar
Esse aí veio da china é o modelo TR-D009 (http://www.aliexpress.com/wholesale?Sea ... 09&catId=0).
Com o preço do Dollar de hoje vai sair +/- R$ 190,00.
Demorou 30 dias pra chegar. Não pague frete. Se for comprar peça por china post ou HongKong post.

Tem um modelo novo menor, com 2 leds porém são 2 leds mais modernos é o TR-D002 (http://www.aliexpress.com/wholesale?Sea ... 02&catId=0).
Deve sair uns R$ 120,00 reais.
Só precisa do cartão de crédito internacional.



5. Conclusão
Além dos benefícios do LED a posição desse farol na moto favorece nas curvas pois agora você tem uma luz auxiliar que segue o guidom. :lol:
Não precisa cortar nenhum fio, nem ligar em nada, é simples, fácil de tirar a bateria pra carregar e fácil de colocar. :urrruuu:
Quem quiser ligar na bateria de moto também vai conseguir porque o minimo de voltagem pra funcionar é 8.4v. :ohhhhh:
Agora o melhor dessa luz é o strobo, pisca tudo, reflete em tudo que é placa, carro, não tem como não ser visto, segurança em primeiro lugar! :animadao:
Estou a um mês com ela recarreguei a bateria 2 vezes apenas. :thumbup:
Só tem um ponto de atenção, eu acho que o curso do amortecedor dianteiro pode encostar o farol no para-lama. Nunca aconteceu comigo, claro, sempre com condução normal, sem pular rampas ou fazer motocross com ela, rs. :oremos:

Vou tentar fazer um vídeo rodando pra valer de noite pra mostrar como fica show!

É isso galera, qualquer dúvidas ou sugestões estamos ai.
Abraços,
Danilo Arruda



6.ATUALIZAÇÃO

Novo Led, melhor, menor e mais barato, na página 5
Editado pela última vez por kablack em 05 Jan 2015, 11:09, em um total de 4 vezes.
Razão: Imagens redimensionadas. Usar reimg se a imagem tiver resolução maior que 800x600.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Tutorial - Farol de Milha - LED - DIY

Mensagem por Radames Aragon » 24 Ago 2013, 15:23

Cara, genial, excelente mod!

Acho q podia rolar inclusive uma compra coletiva =D

Mas vindo da China quem sabe no q vai dar... :risadinha:

Avatar do usuário
O indomado
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 13 Ago 2013, 11:58
Cidade onde mora: Realengo - Rio de Janeiro / RJ

Re: Tutorial - Farol de Milha - LED - DIY

Mensagem por O indomado » 24 Ago 2013, 17:59

3 perguntas práticas:

1- o paralama não bate no led em frenagens severas?
2- o local da bateria não é um tanto quente demais para este fim?
3- a bateria dura quanto tempo ligada e recarrega em quanto tempo?

Avatar do usuário
Dust
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1180
Registrado em: 02 Fev 2013, 16:34
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Tutorial - Farol de Milha - LED - DIY

Mensagem por Dust » 24 Ago 2013, 18:16

Exatamente o local onde pretendo instalar na minha. E tenho exatamente a dúvida do Indomado rs quero instalar em um local que a iluminação acompanhe a rotação do guidão, e esse me parece ser o melhor, só não consegui ainda adivinhar até onde vai o curso completo da bengala para não esmagar o paralamas e o farolete :)
Meu site: ||||||||||||| http://www.dustadventure.com |||||||||||||
Ténéré 250 2013

Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.

Avatar do usuário
danielvreis
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 287
Registrado em: 20 Fev 2013, 00:05
Cidade onde mora: Laguna/SC

Re: Tutorial - Farol de Milha - LED - DIY

Mensagem por danielvreis » 24 Ago 2013, 23:20

Mto legal essa lanterna led, vai entrar na lista para um futuro UP, no DX.com tem o modelo TrustFire TR-D010, com 5 leds por 82 obamas, e o site é super confiável tbm.

http://dx.com/p/trustfire-tr-d010-5-x-c ... 650-217130" onclick="window.open(this.href);return false;
A liberdade existe entre a roda dianteira e a traseira.
XTZ 250 Ténéré 2013
NEO CVT 2008

Avatar do usuário
pedeferro
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 06 Fev 2013, 13:32
Cidade onde mora: Curitiba Pr
Localização: Curitiba PR

Re: Tutorial - Farol de Milha - LED - DIY

Mensagem por pedeferro » 25 Ago 2013, 00:01

Ola pessoal .....achei muito bacana mas farei das questões o indomado as minhas ,......
Pé de ferro
Ténéré finalmete livre de novo.
Ex Sundown STX 200

Avatar do usuário
danielvreis
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 287
Registrado em: 20 Fev 2013, 00:05
Cidade onde mora: Laguna/SC

Re: Tutorial - Farol de Milha - LED - DIY

Mensagem por danielvreis » 25 Ago 2013, 11:42

A primeira pergunta ele já respondeu no texto
darrudanoo escreveu: Só tem um ponto de atenção, eu acho que o curso do amortecedor dianteiro pode encostar o farol no para-lama. Nunca aconteceu comigo, claro, sempre com condução normal, sem pular rampas ou fazer motocross com ela, rs. :oremos:
A liberdade existe entre a roda dianteira e a traseira.
XTZ 250 Ténéré 2013
NEO CVT 2008

Avatar do usuário
Ricardo Capile
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 456
Registrado em: 30 Dez 2011, 18:40
Cidade onde mora: Betim/MG

Re: Tutorial - Farol de Milha - LED - DIY

Mensagem por Ricardo Capile » 25 Ago 2013, 13:09

Bacana D+ esse modelo!
Pessoal, só fique atento ao uso do strobo, pois tenho um cunhado que é militar e o mesmo me alertou sobre o uso desse recurso, é proibido para veículos não homologados e autorizados, passível de multa e retenção do veículo.
Tenha uma vida equilibrada: ande em duas rodas.

Avatar do usuário
pedeferro
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 06 Fev 2013, 13:32
Cidade onde mora: Curitiba Pr
Localização: Curitiba PR

Re: Tutorial - Farol de Milha - LED - DIY

Mensagem por pedeferro » 25 Ago 2013, 20:19

Ricardo Capile escreveu:Bacana D+ esse modelo!
Pessoal, só fique atento ao uso do strobo, pois tenho um cunhado que é militar e o mesmo me alertou sobre o uso desse recurso, é proibido para veículos não homologados e autorizados, passível de multa e retenção do veículo.

Amigo concordo que não seja autorizado, mas acha que nao vale a pena ao ultrapassar uma carreta a noite dar umas piscadinhas só para ter certeza que o caminhoneiro não esta no piloto automático não vai acabar te fechando....

Eu sei bem como é o susto de ver metade de uma carreta entrando na sua frente.....
Pé de ferro
Ténéré finalmete livre de novo.
Ex Sundown STX 200

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Tutorial - Farol de Milha - LED - DIY

Mensagem por LMattosBS » 26 Ago 2013, 12:54

Fim de curso da suspensão e 200mm é so medir.. acho que bate...
Leonardo Mattos :dirtbike:

Responder