Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Pelloso
Visitante
Visitante

Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por Pelloso » 20 Ago 2013, 10:28

Olá pessoal, sou novato e esse é o meu primeiro post.

Tenho minha negona desde novembro de 2011 e rodamos 34.000 km fora os tombos e dedos quebrados não tive nenhum problema mecânico nem elétrico com ela.

Ao não ser a uns meses que estava na Castello Branco próximo a Barueri, estava de quarta 100% de acelerador e em giro bem alto quando a moto apaga e faz um barulho estranho no motor, no mesmo momento eu apertei a embreagem e encostei.
Tentei dar partida mas não rolou e o motor girava muito livre como se não tivesse compressão.

Chamei o seguro e fui de guincho pra casa com pensamento de ter perdido o motor, pelo barulho que fez e como apagou não deveria ser coisa simples.

Curioso que sou e meus amigos dispostos resolvemos desmontar a moto para olhar, na noite de uma terça feira. rsrsrs

Verificamos chicotes, faísca, o bico pulsava pois era possível sentir o cheiro forte de gasolina saindo pelo furo da vela quando dava partida. E estava tudo OK e a moto não funcionava.

Resolvi por curiosidade soltar o filtro de ar, ai que veio a surpresa, o filtro de espuma saiu enroscando em tudo, faltando pedaço e quando ele saiu deu pra ver a tela metálica toda destruída e faltando pedaço, desmontei a caixa do filtro e tentei montar os pedaços e percebi que estava faltando uma parte dela junto aos destroços. Ou seja.... O motor sugou...... :thumbup:

Com uma lanterna foi possível olhar dentro do cabeçote um pedaço da tela envolvendo a válvula e impedindo que ela fechasse.

Desmontamos a TBI, coletor e ficamos pescando a maldita tela com um alicate de bico e chave de fenda. ¬¬
Tinha inclusive um pedaço de tela dentro do cilindro que por sorte conseguimos tirar pelo buraco da vela.. ¬¬

Bom depois de horas de cirurgia e a moto quase inteira desmontada e já se preparando pra tomar e encarcada de ter que desmontar cabeçote a desgraçadinha funcionou..... :animadao:

Resumindo, acho que a porcaria do filtro paralelo que uma oficina instalou não aguentou o fluxo de alta e mandou tudo pro inferno.. rsrsrsrsrs

Imagem
Imagem

Alguém já teve essa surpresa desagradável?

Dica... Use filtro original!! rsrs

Um abraço!
Editado pela última vez por Pelloso em 20 Ago 2013, 12:10, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
bumerx
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 228
Registrado em: 19 Jun 2013, 09:37
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por bumerx » 20 Ago 2013, 10:42

Eu sempre uso filtro paralelo, mas troco a cada 6.000km aproximadamente.

Na minha revisão que é no máximo a cada 3.000km, sempre troco o óleo, filtro de óleo e pastilhas de freio.

Agora chegado aos quase 12.000km já comprei novo filtro de ar, óleo, filtro de óleo, pastilhas e vela.
Keep'em Flying!
Imagem

Avatar do usuário
O indomado
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 13 Ago 2013, 11:58
Cidade onde mora: Realengo - Rio de Janeiro / RJ

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por O indomado » 20 Ago 2013, 10:44

cara, que estrago!

agora é bom vc verificar se o pistão não bateu na valvula de adm, se isso ocorreu, ela deve ter empenado.

o que te livrou de um estrago maior, foi o fato de ter ficado uma valvula aberta, mas a presença de detritos na câmara pode ter riscado o cilindro.

seja bonzinho com sua motoca, ela pode estar funcionando bem agora, mas a curto prazo, o menor dos danos pode virar um problemão. faça logo uma revisão! dica de amigo

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por Kakko » 20 Ago 2013, 11:03

Pessoal...o filtro original dura muuuiito..a minha tá com mais de 40k e limpei algumas vezes...mas está lá o original....inteiro ainda.

Pergunta...quando trocaram o elemento de espuma , trocaram tambem o quadro plástico e a tela ??

La na caixa tem uma tela fixa ....foi essa que arrebentou ? Muito estranho isso que voce relatou...nunca vi isso acontecer.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
bumerx
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 228
Registrado em: 19 Jun 2013, 09:37
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por bumerx » 20 Ago 2013, 11:42

Troco tudo!
Keep'em Flying!
Imagem

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por ivojoseaug » 20 Ago 2013, 11:54

que zica....o filtro entrou no motor...mas a moto, ta funcionando bem até hoje?

Pelloso
Visitante
Visitante

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por Pelloso » 20 Ago 2013, 12:08

O filtro de ar eu tinha trocado a uns 4000 km, não tem como ser outro problema, não tem como entrar pedra ou qualquer coisa sólida pra fazer o estrago que fez.

A moto está perfeita, se tivesse empenado a válvula teria perdido compressão e principalmente ruído, e está normal.
Se tivesse riscado o cilindro grave provavelmente iria queimar óleo e está tudo tranquilo.. O Azar e sorte caminharam juntos. rsrs

Pelloso
Visitante
Visitante

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por Pelloso » 20 Ago 2013, 12:12

bumerx escreveu:Troco tudo!
Vc troca a tela metálica?

Precisa soltar a caixa inteira pra tirar essa tela..

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por Kakko » 20 Ago 2013, 12:25

Essa tela metálica que fica na caixa não precisa trocar.

Muito estranho ...quebrar a tela e estourar tudo....caraca....que poda heim...
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Led-RJ
Mestre
Mestre
Mensagens: 867
Registrado em: 30 Nov 2012, 09:15
Cidade onde mora: Nova Friburgo
Localização: RJ

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por Led-RJ » 20 Ago 2013, 16:36

Ao meu ver o problema foi a tela metálica ter se soltado e não o filtro paralelo. Correto?
Ténéré 250 - 2011 - "Mendimoto Mad Max"
Tiger 800 - 2014
G 650 GS - 2012

Imagem

Responder