Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por LMattosBS » 03 Out 2016, 09:11

Com a injeção eletrônica não existe esse problema de mistura muito pobre ou muito rica. A eletrônica corrige a quantidade de combustível através de leitura dos gases da sonda lambida....

Filtro paralelo pode ressecar (também pode ocorrer por não por óleo no filtro) ou deixar passar mais poeira por ser uma espuma menos densa, ou ser uma obstrução por ser denso demais, no ultimo caso com a sucção do motor pode acabar puxando o filtro e a tela de aço para dentro....

So um detalhe minha moto 2014/2015 ta com 70.000 km sempre lavando e lubrificando.... a tela de aço ta nova....
Leonardo Mattos :dirtbike:

flabombarda
Usuário
Usuário
Mensagens: 123
Registrado em: 24 Dez 2015, 16:40
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por flabombarda » 03 Out 2016, 14:07

Led-RJ escreveu:flabombarda, quem controla o quanto de ar entra no cilindro é o carburador, a mistura.
Parece que te venderam a moto já fudida e pelas circunstâncias você acabou acreditando que seria o filtro de ar paralelo...
Na verdade não é bem assim, o filtro determina quanto ar passa ou não, e o carburador manda menos ou mais ar sim.
__
Tenere 250 2014
BMW GS 1200 2012

claudiorsp
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 15 Jun 2016, 14:49
Cidade onde mora: Goiânia/GO
Localização: Goiânia-GO

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por claudiorsp » 03 Out 2016, 14:46

LMattosBS escreveu:Filtro paralelo pode ressecar (também pode ocorrer por não por óleo no filtro) ou deixar passar mais poeira por ser uma espuma menos densa, ou ser uma obstrução por ser denso demais, no ultimo caso com a sucção do motor pode acabar puxando o filtro e a tela de aço para dentro....
Esse foi o problema que eu tive.
Quando peguei minha 10/11, e mandei olhar o filtro ele já estava podre, mas a telinha estava ok. Só que o mecânico colocou o filtro sem umedecer o mesmo, então tive problemas com a telinha (vi quando foi lavar o filtro).

felizmente eu não tive nenhum problema, pois não acelero muito a mais de 6 mil giros. Nenhuma CC aqui de Goiânia tinha a pronta entrega, então estou esperando o pedido chegar esta semana... :oremos: :oremos:
Claudio Regis

_________________
Tenere 2013
Verys 2011
Tenere 2011
CB 300R 2009
Bros 2006

Avatar do usuário
Fabio_joinville
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 330
Registrado em: 08 Dez 2011, 20:30
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville - SC

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por Fabio_joinville » 07 Out 2016, 07:32

Provavelmente voce deixou o filtro de ar alem da kilometragem adequada ou usou a moto em lugares muito sujos onde o filtro suja mais. Eu sempre usei filtro paralelos e trocava a cada 10k e nunca tive problema. O filtro original custa 40 reais e dizem durar ate 40k, (nao acredito), enfim no paralelo eu pago 7 reais, com 40 reais eu compro 5 filtros e ando o mesmo.
Honda CG 150 Titan KS (2004 zero) - 2004 à 2008
Honda NXR 150 BROS KS (2006/2007) - 2008 à 2012
Yamaha XTZ 250 Lander (2007/2007) - 2012 à 2013
Yamaha XTZ 250 Teneré (2012/2013) - 2013 ....

Avatar do usuário
felipemadruga
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Jun 2013, 12:57
Cidade onde mora: Brasília/DF
Localização: Brasília/DF

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por felipemadruga » 04 Jan 2019, 11:50

Anos depois e Tete já fora de linha, venho eu ressuscitar o tópico!

Somente agora, na terceira vez que me acontece, é que vim ao fórum procurar infos sobre esse problema.
Isso, 3 vezes que a maldita tela se rasga. Na primeira vez, na estrada, a malha foi sugada a 120 km/h... empenou válvula e a caceta toda.
Mecânico abre motor, retifica válvulas e nunca mais a bichinha será mesma...
As outras duas vezes - burro velho que sou - percebi antes que acontecesse algo pior, mas todas elas aconteceram num espaço de 2 anos ou 30000km. Como pode? Numa delas estava usando o filtro original.

Já ouvi dizer que talvez o filtro de ar com óleo, seja propositalmente (2t) ou por excesso de óleo no cárter, pode dificultar a passagem do ar e forçar mais o filtro contra a tela, causando o enfraquecimento e posterior rompimento. Seria???

Um torneiro mecânico faria uma versão mais forte dessa tela?

Abraços
"Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras: liberdade caça jeito."
Manoel de Barros

--V8--
Usuário
Usuário
Mensagens: 117
Registrado em: 24 Nov 2016, 21:12
Cidade onde mora: Cotia - SP

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por --V8-- » 06 Jan 2019, 15:33

Tenho atualmente uma tenere 2017, e deve ser por isso que mudaram o tipo de filtro, hoje o filtro não é lavável e a telinha fica no próprio filtro e é mais reforçada do que na antiga.

O problema é que o meu filtro original sempre está ruim com menos de 10 mil km, nos últimos tenho trocado a cada 5 mil km
Atual: Tenere 250 17/17
Xmax 250 21/21


Ex:MT-07 ABS 15/16
Tenere 250 14/14
Fazer 250 12/13

emannuelrocha
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Jan 2019, 21:41
Cidade onde mora: Santa Cruz - RN

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por emannuelrocha » 15 Jan 2019, 23:02

felipemadruga escreveu:Anos depois e Tete já fora de linha, venho eu ressuscitar o tópico!

Somente agora, na terceira vez que me acontece, é que vim ao fórum procurar infos sobre esse problema.
Isso, 3 vezes que a maldita tela se rasga. Na primeira vez, na estrada, a malha foi sugada a 120 km/h... empenou válvula e a caceta toda.
Mecânico abre motor, retifica válvulas e nunca mais a bichinha será mesma...
As outras duas vezes - burro velho que sou - percebi antes que acontecesse algo pior, mas todas elas aconteceram num espaço de 2 anos ou 30000km. Como pode? Numa delas estava usando o filtro original.

Já ouvi dizer que talvez o filtro de ar com óleo, seja propositalmente (2t) ou por excesso de óleo no cárter, pode dificultar a passagem do ar e forçar mais o filtro contra a tela, causando o enfraquecimento e posterior rompimento. Seria???

Um torneiro mecânico faria uma versão mais forte dessa tela?

Abraços
Alguém já tentou entrar com uma ação na justiça contra a Yamaha? Pq pelo q relatam isso parece um vício oculto, ou seja, um defeito de fabricação q aparece mais tarde, fora da garantia, mas por ser tão recorrente, a justiça reconhece como defeito de fabricação (n sou do direito, por isso alguém pode explicar melhor).

Eu falo isso pq entrei contra a Samsung por um televisor q com cinco anos deu um defeito, e ao buscar na Net, vi muita gente com o defeito, e outras q entraram na justiça. Acionei a justiça e ganhei o ressarcimento da tv, já q eles não tem mais peças, devido ao tempo de fabricação

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Avatar do usuário
FabioSp
Usuário
Usuário
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
Cidade onde mora: RMC/SP
Localização: RMC/SP

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por FabioSp » 18 Jan 2019, 13:27

Não dá para adaptar um filtro de ar das motos mais modernas, de papel?

Esses troca-se cada 40.000km, ou menos caso esteja muito sujo mas se calcular o custo por km é minimo ( e sim, não há manutenção no filtro de papel, jamais deixe alguém soprar ar comprimido nele pois danifica as fibras do filtro ).

maikonteixeira
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Out 2020, 22:27
Cidade onde mora: Gravataí

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por maikonteixeira » 08 Out 2020, 22:33

Uma coisa que percebi sobre essa tela do filtro de ar, que ela rompe, um dos motivos acredito se será pelo sistema de indução de ar, que reaproveita os gases, esses gases são corrosivos e enferruja mais precocemente essa tela, fiz o teste e vi que isso aconteceu, agora n minha fazer tirei isso, irá poluir mais, mas irá durar Maís tela.

Avatar do usuário
Filipe S
Usuário
Usuário
Mensagens: 102
Registrado em: 04 Jan 2019, 20:03
Cidade onde mora: Mariana-MG

Re: Problemas causados por um filtro de ar paralelo.

Mensagem por Filipe S » 09 Out 2020, 09:10

Não sabia da existência desse tópico, mas sabia da existência dessa tela que se rasga.

Eu de modo preventivo, desmontei a minha moto, retirei a tela e substitui por uma outra que fiz.

Detalhe, agora não preciso desmontar meia moto pra ver a tela, ela é colocada junto com o filtro.
Tem duas motos rodando a meses com elas, a minha e a do Alex.

Vou anexar fotos depois que dá pra te ruma noção. Agora não dá.
Por enquanto, criei um álbum de fotos e um vídeo, assim pelo Google fotos dá pra quem quiser acessar.

https://photos.app.goo.gl/6F4KQny2Xcc6sabX6

Obs, a tela usada eu retirei retirei desmontando um filtro de óleo grande de uma máquina.
G 650 GS 2010 (tratorzinho 😃)
Ténéré 250 2014 (moto do tiozão 😆)
YBR 125 ED 2007 (econômica mas maaaanca)😥
CG 125 ES 2002 (a poderosa que deixou saudades)😜
Biz 125 ES 2007 (a moto que mais me jogou no chão) 😬
CBX 250 Twister 2007 (destroyed)😭

Responder