Moto não liga mais

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Moto não liga mais

Mensagem por Fmm4100 » 31 Jul 2013, 12:24

Regula o sensor de embreagem, que fica no manete.
Leva na CC que eles corrigem isso.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
danielvreis
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 287
Registrado em: 20 Fev 2013, 00:05
Cidade onde mora: Laguna/SC

Re: Moto não liga mais

Mensagem por danielvreis » 31 Jul 2013, 21:10

Balutzen

Olhei o seus videos e é exatamente isso que está acontecendo na minha 13/13, hoje notei um barulho q n tinha percebido na segunda-feira quando deu o problema pela primeira vez, enquanto aperto o botão de ignição ela da um estralo e um apito bem fininho. mas nenhum sinal de vida no motor de arranque, nem se mexe.

Como você falou que depois de fazer pegar no tranco a sua voltou ao normal fiz o teste de fazer pegar no tranco em segunda novamente, depois quando tento ligar na ignição o motor pelo menos tenta virar, fica dando aquele nhee nhee tentando pegar, nesse estágio se fizer pegar no tranco de novo e desligar ela liga novamente de primeira, como se nada tivesse acontecendo, mas se desligar e deixar alguns minutos parada ela volta a fazer o nhee nhee e se continuar tentando ligar ela não da mais sinal de vida e reinicia o painel quando tento dar partida.

olhei os catálogos de peças da 2012 e 2013 e realmente houve mudanças, na 2013 a conexão do cabo fica atrás do motor de arranque.
A liberdade existe entre a roda dianteira e a traseira.
XTZ 250 Ténéré 2013
NEO CVT 2008

Avatar do usuário
danielvreis
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 287
Registrado em: 20 Fev 2013, 00:05
Cidade onde mora: Laguna/SC

Re: Moto não liga mais

Mensagem por danielvreis » 02 Ago 2013, 07:55

Ontem a tarde consegui uma folga e levei a moto na concessionaria, q fica em uma cidade vizinha, uns 40km, tive q fazer pegar no tranco para levar, quando cheguei na concessionaria o problema sumiu, a moto ligou normal varias vezes heheh, muita sacanagem, mas de qualquer maneira deixei ela lá com eles para fazerem uns testes, se até sábado o problema não retornar eu busco a moto. Qualquer novidade eu posto aqui.
A liberdade existe entre a roda dianteira e a traseira.
XTZ 250 Ténéré 2013
NEO CVT 2008

Avatar do usuário
paulo.rcmuniz
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 205
Registrado em: 20 Jun 2011, 11:55
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: Moto não liga mais

Mensagem por paulo.rcmuniz » 02 Ago 2013, 09:40

Dpomarico escreveu:Pessoal,

Não sei se tem a ver, mas vou contribuir.
A minha moto sempre pega normalmente quando ligo a chave.... porém acontece alguns casos em que estou andando e quando paro no semaforo e ela morre, ela nao dá sinal para ligar novamente. O botão de start parece desabilitado.

Para ela voltar ao normal eu tenho que engatar neutro ou desligar e ligar a chave.
Nesse caso, Dpomarico, o procedimento é EXATAMENTE esse!
Não me pergunte porque, mas isso é uma característica das motos Yamaha 250 (Lander, Fazer e Té).
Ou seja:
- Quando o motor morrer com marcha engatada, dificilmente a moto religará de pronto. Em 90% das vezes será necessário desligar na chave, aguardar uns 5 segundos para dar a partida de novo com o câmbio em neutro.

danielvreis, pelo que você relatou:
aperto o botão de ignição ela da um estralo e um apito bem fininho. mas nenhum sinal de vida no motor de arranque, nem se mexe.
parece problema com a solenóide (acionador eletromecânico) do motor de arranque, reponsável por "engatar" o motor elétrico ao motor da moto para dar a partida (nos carros, antigamente chamávamos esta peça de "bendix", que era o maior fabricante desse tipo de peça.) O "apito bem fininho" deve ser o barulho do motor elétrico girando em falso (sem estar acoplado ao motor da moto).
Explico: Quando acionamos o botão de partida o sinal elétrico que chega ao sistema de arranque tem duas funções simultâneas: 1-Acionar a solenóide para engatar o motor elétrico ao motor da moto e 2-Fazer o motor elétrico girar.
Verifique na CC se esses itens foram checados. O Ideal mesmo é revisar o sistema elétrico inteiro (bateria, motor de arranque, regulador de voltagem, sensores de embreagem, descanso lateral, etc., além do próprio chicote elétrico).
:arrow: Dê atenção especial à instalação do alarme! Módulos de alarme com problema costumam "bagunçar" o sistema elétrico. E o pior é quando o defeito é intermitente! :crazy:
Abração e boa sorte!
:joinha:
Ex-paquerador de tudo que é moto.
Atual feliz proprietário de uma Tenegona 250, com bagageiro Scam e reforço Manivela, bauleto Tex 56l e protetores de mão HPS Protork!

Ride safe, and ride forever!

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Moto não liga mais

Mensagem por Fmm4100 » 02 Ago 2013, 10:56

No off a moto morre toda hora.
Basta acionar a embreagem e apertar o start que ela responde na hora.

Quando o botão não aciona é pq o sensor da embreagem pulou fora.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
danielvreis
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 287
Registrado em: 20 Fev 2013, 00:05
Cidade onde mora: Laguna/SC

Re: Moto não liga mais

Mensagem por danielvreis » 02 Ago 2013, 11:56

paulo.rcmuniz

muito obrigado pela explicação, vou pedir para eles verificarem isso.

o meu problema é que ao chegar na concessionaria a moto estava funcionando perfeitamente, os caras nem queriam ficar com ela lá, tive q insistir para deixar e eles irem testando para ver se o problema voltava, se não der o problema de novo eu duvido muito q vão fazer alguma coisa na moto, hj a tarde vou ligar para saber como tá a situação da moto, e se n der mais o problema buscar ela amanhã de manhã.

Acho que vou comprar um multímetro, imprimir o manual de serviço e tentar aprender a fazer uma revisão na elétrica da moto eu mesmo, pelo que li do manual de serviço não parece ser tão difícil assim, e se não conseguir fazer alguma coisa sempre tem essa galera gente boa do ténéréclub para dar um apoio técnico :ohhhhh:

eu vacilei e não filmei o problema q estava dando na moto antes de levar na concessionaria, próxima vez vou fazer isso.
A liberdade existe entre a roda dianteira e a traseira.
XTZ 250 Ténéré 2013
NEO CVT 2008

brunocmoraes
Novato
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 19 Mar 2012, 17:51
Cidade onde mora: Mogi Guaçu/SP

Re: Moto não liga mais

Mensagem por brunocmoraes » 03 Ago 2013, 11:44

Pessoal... Desculpem a ausência... Semana corrida...
O que ocorreu foi q a bateria descarregou do nada... A moto foi levada na cc e esta foi a constatação... Porém sem explicação plausível fã área técnica da cc... Ou seja... Eles nao tem idéia do que pode ter ocorrido... Revisaram toda parte elétrica... E nada, foi dada uma carga lenta na bateria por cerca de 6 horas... E a bateria apresentou estar carregada como uma bateria nova... Ficou sem explicação... Assim como já havia ocorrido na primeira vez.
Uma coisa que fiquei curioso foi q da primeira vez também foi dada carga lenta nesta mesma bateria, e segundo eles mesmos, a bateria nao deveria ter pego carga novamente.
Fiquei relativamente tranquilo pois trabalho com eles desde 2008, e me ofertaram uma bateria nova, caso volte a ter problema.
Com relação aos encaixes que podem fazer a moto nao ligar, eu já tive problema com todos... Depois ilustro com fotos os pontos.

ghads82
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 06 Nov 2012, 14:12
Cidade onde mora: Parnamirim/RN

Re: Moto não liga mais

Mensagem por ghads82 » 03 Ago 2013, 13:19

Caramba com a minha está acontecendo algo parecido: outro dia ela fkou apenas um dia parada, e quando dei partida não ligou como se a bateria estivesse descarregada... e fazia só um barulhinho... trek, trek, trek,... como se fosse no motor de partida sei lá num entendo muito...rsrsr então, empurrei e ela pegou, dei umas aceleradas fortes, desliguei e para minha surpresa quando dei na partida ela pegou tranquilamente, passou-se uns dois meses e ontem ela fez denovo, agora pq deixei uns 3 mim o farol ligado... estranho...

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Moto não liga mais

Mensagem por diegonunes » 04 Ago 2013, 10:16

Galera, evitem fazer a moto pegar no tranco, o risco de danificar o motor é grande, é último caso. Outra coisa, o botão igni stop (corta corrente) não é pra ser mantido desligado, mantenham-o sempre ligado. O liga e desliga desnecessário pode provocar desgaste prematuro no contato do botão e deixar o cara na não, ele não é vermelho a toa, trata-se de um botão de emergência, apenas.

Pelos relatos, provavelmente a Yamaha adquiriu um lote de baterias defeituosas e/ou motores de partidas. Conversando com o chefe da oficina da CC que tenho amizade, era raríssimo receber motos em garantia com problema de motor de partida, porém, depois da versão diferente do motor de partida, mês passado já foram três trocar o bendito.

Pelos dois vídeos postados, só pode ser curto no motor de arranque ou bateria descarregada. O estalo é do relê de partida.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
danielvreis
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 287
Registrado em: 20 Fev 2013, 00:05
Cidade onde mora: Laguna/SC

Re: Moto não liga mais

Mensagem por danielvreis » 04 Ago 2013, 11:44

brunocmoraes
Mesma coisa com a minha bateria, descarregou, deram uma carga lenta na bateria e até agora está normal. revisaram a parte elétrica e não encontraram nada fora do normal. Pode ser o alarme, se acontecer de novo vou mandar eles desligarem o alarme para fazer um teste.

diegonunes
vlw pela dica do botão corta corrente, eu estava usando ele direto para desligar a moto, vou passar a desligar só na chave.

Pelo menos esses problemas estão acontecendo cedo podendo ser trocado tudo em garantia, minha moto está com um pouco mais de 1 mês, e 2mil km rodados, se começa a dar problema depois de acabar a garantia a incomodação ia ser maior.
A liberdade existe entre a roda dianteira e a traseira.
XTZ 250 Ténéré 2013
NEO CVT 2008

Responder