Quebra Bagageiro Scam

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Quebra Bagageiro Scam

Mensagem por diegonunes » 08 Dez 2014, 18:27

Gente, esqueçam esse bagageiro, optem pelo Roncar de chapa (é meio caro) ou os tubulares da vida, a Givi tem um tubular show de bola.

Imaginem o bageiro quebrar estando o garupa encostado no bau...

Eu uso um roncar pq veio na moto quando a comprei.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Thales
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
Cidade onde mora: Brejo Santo/CE

Re: Quebra Bagageiro Scam

Mensagem por Thales » 08 Dez 2014, 18:38

Eu tenho o da Scam, mas ainda não comprei o bauleto. Fiquei com ele mesmo já que só irei usar o baú coisa de uma ou duas vezes por mês, que é quando tenho algo a resolver em cidades vizinhas. Usaria também em viagens de uns 600 km, umas duas vezes por ano.

Vcs acham que mesmo em 'uso leve' é capaz de dar merda?

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Quebra Bagageiro Scam

Mensagem por diegonunes » 08 Dez 2014, 19:05

Thales, alumínio é muito rígido e parece que a liga utilizada nessa bagageiro não é das melhores, é muito porosa.

O problema na verdade não é o alumínio, é o projeto. Pra não arriscar, eu prefiro utilizar o que mencionei.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
hdbatistela85
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 621
Registrado em: 04 Dez 2013, 09:30
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Quebra Bagageiro Scam

Mensagem por hdbatistela85 » 08 Dez 2014, 23:54

Já fiz muito trabalho em fundição acho q ele usa processo simples por gravidade tende a dar poros , causando fragilidade e possível quebra , os laminados ou tubulares não apresentam poros, o problema é que muitas pessoas ao verem a solda ficam com medo dela quebrar , mas a verdade é que ela deve ser mais resistente q o metal base

Avatar do usuário
GAPADILHA
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 11 Nov 2014, 14:21
Cidade onde mora: Rio de Janeiroe/RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Quebra Bagageiro Scam

Mensagem por GAPADILHA » 10 Dez 2014, 11:05

Puts!!! Uso baú Givi de 33L. Diariamente não carrego nada muito pesado, acima de 3Kg como diz no baú, só capa de chuva, livros do ingles... Mas vou ao mercado de moto e acho que boto mais de 10Kg e depois subo minha rua que é toda esburacada por uns 3km.
Fui correndo olhar o meu já imaginando que estaria fissurado... mas para minha sorte esta tudo certo!
Comprei tem menos de um ano. Reparei que no meu não tem aquele reforço na curva do suporte do baú, mas também não notei porosidade. Contudo, agora vou ficar de olho e evitar o excesso de peso.

Gosto desse e acho mais bonito que os tubulares, mas se esse quebrar passo para um Roncar ou Givi.
XTZ 250 Ténéré 250 2017 Marrom
Suzuki GSR150i 2016
XTZ 250 Ténéré 250 2014 Azul[/b]
Fazer NHG 600 Naked 2008 (Roubada!) RECUPERADA!
Fazer YS 250 Limited Edition 2010
CBX 250 Twister 2004
Mobilete Caloi 1999

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Quebra Bagageiro Scam

Mensagem por ivnn » 10 Dez 2014, 11:46

Teve um bagageiro scam. Quando procurava-o para comprar, passei na Geral Motos (Cons. Nébias, região da GOsório) e disseram "esse a gente não vende porque quebra a toa". Me ofereceram um mais caro, de aço, da Roncar.

"Papo de vendedor", pensei. Comprei o meu scam pela internet.

Depois de um ano quebrou. Comprei um de aço, da roncar. Nem tudo é papo de vendedor.

O problema é esse aqui:
Imagem

(figura tirada de http://en.wikipedia.org/wiki/Fatigue_limit

O aço, se estressado pouco, tende a durar "infinito", mesmo que permanentemente submetido a ciclos de esforço. Basta que o esforço esteja dentro do "endurance limit".

Já o alumínio não tem essa propriedade. Se você ciclar esforço, com o tempo VÃO aparecer trincas. O gráfico da fadiga do alumínio não tem uma região em que ele fica paralela à abcissa. O "endurance limit" do alumínio é zero!

Então aeronaves, que não podem usar aço estruturalmente por questão de peso, usam ligas sofisticadas e caras de alumínio, e mesmo assim monitoram o aparecimento e crescimento das inevitáveis trincas.

Alumínio não é um material legal para peças estruturais submetidas a esforço cíclico, a menos que o aspecto "peso" seja fundamental. Daí ele é bacana, mas terá durabilidade limitada.

Aprendi essa lição pagando por um segundo bagageiro. Ficaadica.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Quebra Bagageiro Scam

Mensagem por diegonunes » 10 Dez 2014, 12:08

Acho que isso fecha o tópico, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
landerneiro
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 27 Abr 2011, 14:57
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Quebra Bagageiro Scam

Mensagem por landerneiro » 11 Dez 2014, 10:50

ivnn, não defendendo os 'frascos e comprimidos', mas do ponto de vista da tecnico vc encontrou um gráfico pela metade.. :?

Imagem

as ligas de alumínio também atingem aquilo que o professor de Mecânica dos Sólidos chamava da tal 'vida infinita', só q mais adiante no gráfico.. senão o que seria dos nosso blocos de motores, pistoes, rodas de liga ...?

só pra agregar ..acho que toda boa informação é sempre bem vinda :joinha:
Aprendendo a pilotar...
... aos trancos e (nos) barrancos, hehe!

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Quebra Bagageiro Scam

Mensagem por ivnn » 11 Dez 2014, 15:06

O 2024 é uma liga estrutural aeronáutica. Ela tem sim uma resistência à fadiga substancialmente melhor que as outras ligas ou Al puro. Tem desvantagens também; não é soldável, é sensível à corrosão e caro pra chuchu. Comparar com aço 1020 foi maldade :gargalhada:

Se o suporte de baú fosse em 2024 usinado e tratado, duraria bem mais :thumbup: Mas será que alguém compraria um suporte de baú de R$1000?

PS: A maioria das ligas de AL não apresentam essa propriedade de endurance limit significativo. Essas ligas estruturais aeronáuticas são exceção.

Avatar do usuário
El Vasquez
Novato+
Novato+
Mensagens: 40
Registrado em: 08 Mai 2014, 21:42
Cidade onde mora: Guaratinguetá

Re: Quebra Bagageiro Scam

Mensagem por El Vasquez » 11 Dez 2014, 16:12

Pra quem não quer mais SCAM, e acha o da RONCAR feio, existe esse modelo aqui que é feito igual o da RONCAr (acredito eu), e é mais bonito.

Tópico: http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... 0&start=10" onclick="window.open(this.href);return false;

Imagem

Responder