Dúvidas na compra

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
pankzz
Visitante
Visitante

Dúvidas na compra

Mensagem por pankzz » 02 Abr 2013, 04:20

Bom dia Senhores,

Sou amante de motos porém poucas vezes tive oportunidade de pilotar uma. Atualmente estou pensando em comprar uma para trabalhar e semanalmente viajo cerca de 150km (SP x Piracicaba), algumas vezes à noite. A Ténéré é uma paixão, fui na concessionária, subi.. comparei com a Fazer.. Sua posição de pilotagem é sensacional e até me imaginei pegando a Rod. Bandeirantes com ela, porém por ser baixo (1,81) e com pernas relativamente curtas, fiquei na ponta dos pés (com os dois juntos) e esse é meu maior receio, principalmente com jeans. Ter que aprender a andar de moto, em São Paulo e com esse desafio da altura. Vários amigos me disseram que com poucas semanas eu acostumo, outros me disseram para abaixar a suspensão (mas o vendedor da concessionária desaconselhou).
Enfim, até pensei em pegar uma Mirage 250 para esse propósito cidade/estrada, porém como volta e meia pegarei a estrada na madrugada, fico com medo desses problemas de retificadores e injeção dela, que vi muitas coisas a respeito na internet. Enfim, quem tem a Ténéré gosta, e vi vários relatos de problemas também, inclusive em reclameaqui, etc... Percebi que o percentual de satisfação de donos de Mirage também está num padrão alto, cerca de 8 em 10 estão satisfeitos, mas admitem que já tiveram vários problemas e alguns julgam normal.
Estou entre essas duas pois gostaria de sair de Fazer e CB, e preciso de mínimo uma 250 para aguentar a estrada. Até cogitei pegar uma Drag usada, porém quando subi nela percebi que pegar corredor em SP com ela seria meio complicado... fora alto consumo.. como ainda não ganho maravilhas realmente custo x benefício é essencial...
Outro pós da Mirage é que é realmente pouco visada, porém comprar essas motos coreanas que podem me deixar na mão deixam acho que quase tds com a pulga atrás da orelha... fora que ninguém compraria depois..
Se ainda fabricassem a 250X acho que seria perfeito para mim, porém como vou financiar penso em comprar uma 0km...

Enfim, gostaria de uma opinião se possível. E não se aborreçam por eu propor comparação com a moto tema do forum!!

Desde já agradeço,
pankzz

Avatar do usuário
motown
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 2066
Registrado em: 19 Jul 2012, 21:44
Cidade onde mora: Valinhos/SP
Contato:

Re: Dúvidas na compra

Mensagem por motown » 02 Abr 2013, 07:26

Bleza pankzz !
se vc tá se referindo a tenere250, não entendo como não alcança o chão. tenho 1,83 e dá pra literalmente plantar os pés numa boa, se fosse a Té660 ainda seria mais alta e mesmo assim é possível apoiar.
viajei com ela é show de bola na estrada. só não pego corredor, é mais larga, apesar de ser mais alta e passar por cima dos retrovisores da maioria dos carros, mas acho muito arriscado, qualquer bobeada, o prejuízo seria grande, pra mim não compensa ganhar uns minutos (entenda que não utilizo pro trabalho, ainda mais em sampa)

boa escolha e boa sorte, seja qual for a eleita
:joinha:
Motown
atual > Suzuki DL 650 V-Strom preta 12
ténéré 250 areia 13
xlx 350 branca 90
xlx 250 preta 84
dt 180 preta 87
xlx 250 vermelha 86
xl 250 vermelha 83
rdz 125 prata 83
cb 500 four azul 74
https://www.facebook.com/falco.fontanini" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Led-RJ
Mestre
Mestre
Mensagens: 867
Registrado em: 30 Nov 2012, 09:15
Cidade onde mora: Nova Friburgo
Localização: RJ

Re: Dúvidas na compra

Mensagem por Led-RJ » 02 Abr 2013, 08:04

Seja bem vindo Pankzz!
Sou meio suspeito de dizer mas, segundo as suas exigências, a Ténéré é a moto perfeita para ti.
Os problemas que ela têm são facilmente solucionados e a sua altura é boa para a moto sim. Caso você ache realmente necessário, basta rebaixar uns 2cm da suspensão dianteira (facil de fazer) que ela fica com uma altura boa.
Além disso, para viagens a noite, desconheço alguma moto capaz de iluminar as estradas assim como ela. Quem pega estrada a noite sabe como o farolzão dela faz diferença. :thumbup:
Em relação aos custos, ela é uma moto econômica, facil de fazer 30~32km/l e as peças de desgaste natural não são caras (relação, filtros, pneus, óleo...). Só não quebre o farol dela (692 reais na concessionária :pdavida: )
Mas o meu conselho foi dado, é Ténéré Pankzz! :joinha:
Ténéré 250 - 2011 - "Mendimoto Mad Max"
Tiger 800 - 2014
G 650 GS - 2012

Imagem

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Dúvidas na compra

Mensagem por Fmm4100 » 02 Abr 2013, 08:20

A mola traseira cede com o uso, entao a altura deixa de ser problema.
Na minha precisei regular a pre carga para ficar alta novamente.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Peterson
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 151
Registrado em: 26 Jan 2013, 14:08
Cidade onde mora: Umuarama/PR

Re: Dúvidas na compra

Mensagem por Peterson » 02 Abr 2013, 08:53

Tu mesmo já deu a resposta, só vou reforçar. Se a té é um sonho antigo, realize agora.
Na minha modestíssima opinião moto é yamaha, honda ou bmw. Fuja de qualquer outra marca, em especial essas indiano-coreanas. Essas empresas vão quebrar um dia, sumirem tão rápido como chegaram. Observe-as na rua, em menos de 4 meses de uso elas desmancham (faróis amerelados, plásticos caindo, barulho infernal). A opinião dos donos na net deve ser temperada com o medo que eles têm de se ferrarem. Foque no que você vê de fato na rua.
Para o seu objetivo (cidade-estrada), na faixa das 300cc, não existe nada melhor disponível no mercado do que a tenerezinha. Nem vou me alongar nisso.
Moto é trial, custom é bibelo. As custom parecem confortáveis, mas na primeira hora suas costas estarão arrebentadas, a suspensão é uma merda, a aerodinamica também, têm alergia à terra e à buracos, são desengonçadas, pouco ágeis. Custom é moto para quem não anda de moto, não serve para o uso diário.
Bem-vindo ao clube.
minhatenere660.blogspot.com.br

Paulo Guararapes
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 316
Registrado em: 20 Abr 2012, 18:00
Cidade onde mora: Guararapes/SP

Re: Dúvidas na compra

Mensagem por Paulo Guararapes » 02 Abr 2013, 09:43

Ae @pankzz,

Com 1,81m meu brother você é um gigante!!!
Não há a necessidade de rebaixar mas tem como regular a suspensão traseira deixando-a mais flexível que ao você subir ela irá ceder. Digo por experiência já que tenho 1,72m e a minha TNR250 era assim.
Quanto a questão de costume e de tempo para conhecer a máquina, realmente é um fator a se levar em consideração sim.
E só para te tranquilizar um pouco, no meu entendimento: "ter medo é bom". Principalmente tratando-se de motocicleta no trânsito.

um grande abraço e seja bem vindo
PAULO GUARARAPES
GUARARAPES-S.P.
TNR 66Z

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Dúvidas na compra

Mensagem por allex2000 » 02 Abr 2013, 10:10

pankzz, não se preocupe com a altura mesmo, pois eu tenho 10 cm a menos que vc, e minha moto é mais alta do que a TNR, fico na ponta dos pés mas acostuma-se e depois de uns 3 dias você nem percebe mais e já se adapta pra evitar qq risco de queda....neste ponto fique tranquilo.

Em relação a aprender a andar de moto, seja cauteloso no inicio, principalmente em rodovias, pois a moto precisa de um triplo de atenção em relação ao carro, e mais ainda a noite.

Vai na fé!!!

abs!!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Dúvidas na compra

Mensagem por alexandrepalhynha » 02 Abr 2013, 10:38

"As custom parecem confortáveis, mas na primeira hora suas costas estarão arrebentadas, a suspensão é uma merda, a aerodinamica também, têm alergia à terra e à buracos, são desengonçadas, pouco ágeis. Custom é moto para quem não anda de moto, não serve para o uso diário."
sao suas palavras mas nao refletem a verdade. ja vi custom fazendo coisas e passando em lugares que talvez ninguem faça com moto trail. depende do piloto conhecer e estar adaptado à sua moto.
e outra coisa, falar de aerodinamica em moto trail é piada ne? os dois tipos tem aerodinamica de tijolo, uma alta e magra a outra baixa e gorda. qquer coisa que nao seja uma speed nao tem aerodinamica razoavel.
uma trail é versatil, faz um pouco do que todas as outras fazem e nada de muito bom em especifico, ou seja, é um pato!
Pankzz vai na concessionaria e faz um test-drive. compre a moto que fizer seu coração disparar. deste modo nunca vc vai enxergar defeitos, apenas "qualidades diferentes" hehe.

abcs

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Dúvidas na compra

Mensagem por ivojoseaug » 02 Abr 2013, 10:41

1,81 é baixo? Sua familia joga basquete e vc é o armador? vc deve ter subido numa TNR com regulagem mais elevada...é como o coléga aí disse, pra percorrer os centros esburacados do Brasil, tem que ser moto de suspa alta, a TNR é ideal. Leve e bem resolvida em todos os aspectos. Só um detalhe, se você mora em um lugar com muita maresia, tem que guardar uma grana pra trocar o conjunto das rodas em algum momento, que vai enferrujar. A yamaha só deu esse móle, tinha que ser de alumínio e inox.

Avatar do usuário
ValMartins
Participativo
Participativo
Mensagens: 429
Registrado em: 23 Jan 2013, 18:21
Cidade onde mora: São Paulo
Localização: São Paulo

Re: Dúvidas na compra

Mensagem por ValMartins » 02 Abr 2013, 10:44

Fala ai pankzz, bem vindo man!!! Cara eu comprei a minha semana passada, minha primeira moto, tenho mais ou menos a sua altura e To me dando super bem com a altura dela. O negocio é andar na manha mesmo. E quanto a roubos, ela nem aparece entre as top 10 mais roubadas. Tanto é que a Porto seguro ainda aceita fazer seguro dela. No meu caso coloquei Ituran (cardif), Positron (C/ sensor de presença) e trava de disco com alarme. E no resto é ir na fé irmão. Ainda estou aprendendo a dominar a maquina. Tenho um curso marcado com o Amaral (aqui no fórum vc acha ele) de pilotagem defensiva. Muito importante ao meu ver Pra quem Ta aprendendo a andar em SP. é isso ai. Compra a sua Tezinha e boas estradas meu amigo. E sempre lembrando que medo é sempre bom!!!
Andar de moto... um estado de espírito!!!

Ténéré 250 Azul!!!

Responder