Dicas transição CG125 para TNR250

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Samuca
Visitante
Visitante

Dicas transição CG125 para TNR250

Mensagem por Samuca » 10 Mar 2013, 02:18

Boa noite,

Esse é meu primeiro post.

Espero aprender, e também poder ajudar o pessoal do fórum.

Utilizei a pesquisa porem não encontrei nada relacionado com o assunto, caso exista e eu não tenha encontrado peço que me sinalizem tal tópico.

Estou trocando do moto, saindo de uma CG125 e pegando uma TNR250, a primeira coisa que vou fazer ao pegar a moto é ir para um loteamento isolado e "treinar" para me acostumar com a moto.

Porem seria interessante se tivesse alguma dica, alguns cuidados ou macetes.

Valeu pessoal..

renanperim
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 228
Registrado em: 09 Nov 2012, 20:41
Cidade onde mora: Americana/SP

Re: Dicas transição CG125 para TNR250

Mensagem por renanperim » 10 Mar 2013, 08:06

Samuca, seja bem vindo ao forum.

Na minha opniao o que vc mais vai sentir diferença eh o cambio e claro a altura da moto.
Quando tirei a minha da loja a maior diferença que notei foi a altura(eu estava vindo de uma fazer).
So tome muito cuidado com os pneus se a moto for zero, o proprio vendedor me falou que o pneu vem com uma coisa que deixa bem escorregadio.

No mais vale sempre o bom senso para ir se ambientando a moto, freios e etc.
Anh, encha o tanque com aditivada e seja feliz! Sempre calibre os pneus, nao sei se eh impressao minha mas os pneus com camara tendem a perder calibragem mais rapido do que os sem camara.

Samuca
Visitante
Visitante

Re: Dicas transição CG125 para TNR250

Mensagem por Samuca » 10 Mar 2013, 11:34

Opa, valeu ai pelas dicas renanperim, vou tomar cuidado com os pneus, e ir com bastante calma no inicio por causa do tamanho da moto..

Obrigado..

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Dicas transição CG125 para TNR250

Mensagem por MaxxTazzi » 10 Mar 2013, 12:16

Em todos os aspectos sentirá mudança, o que vai ser igual são as duas rodas.

Todos os pneus tem cera, a base de silicone para a fabricação, realmente vá com calma.

Veja no manual os limites iniciais para amaciar o motor.

Gasolina, rsrs essa é uma longa discussão, cheguei na conclusão que se rodo muito coloco V-Power se rodo pouco coloco Podium, pois demora pra estragar e não forma borra como a aditivada parada.

Altura, cuidado ao subir e descer, alta!!!

Lubrificações...leia e releia aqui no fórum, informações totais de tudo sobre ela, reserve um tempo para ler.
Integrante Adventure Moto Clube - SP

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Dicas transição CG125 para TNR250

Mensagem por alexandrepalhynha » 10 Mar 2013, 12:48

altura da moto: nunca ponha a roda da frente numa calçada e pare. ou vc alcança a calçada com o pé ou nao vai alcançar o chao se nao tiver muita perna. cuidado tbm com buracos e depressoes. pare ao lado deles e já era, vai ficar pedalando no vazio...... em compensação qquer subida pode parar no meio e sair na boa.

motor: nao tente esticar as marchas antes de amaciar direito.

corredor: esquece de perseguir outras motos no meio do transito. e nem pense em fazer slalom rapidinho. o jeito dela é outro.

estrada: vento lateral e de caminhoes começa a sacudir vc agora. mas so precisa compensar de leve que mantem trajetoria facil.

e uma coisa: essa moto tem porte. impoe respeito se vc mostrar respeito. e ai vai se divertir muito com ela.

abcs

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Dicas transição CG125 para TNR250

Mensagem por Helano » 10 Mar 2013, 12:50

Cara, uma leitura obrigatória é o manual do proprietário... leia ele TODO e com MUITA ATENÇÃO... ali você vai encontrar praticamente tudo que precisa saber sobre sua moto. Muita coisa que a turma pergunta aqui no fórum está lá no manual, com fotos etc. tudo muito bem explicado. Então amigo, deixa de preguiça, senta a bunda na cadeira e LEIA!!! :risadinha:

Sobre o amaciamento, tenha calma e siga o que o manual indica. Muita gente diz que isso é besteira, mas acredite, não é!!! Dê uma pesquisada no fórum que tem muita coisa sobre isso. Te adiantando o que diz o manual;
• Até os 150km, não ultrapassar os 5000rpm, não utilizar o motor por mais de 1 hora e não manter o acelerador numa posição fixa por muito tempo.
• Entre 150 e 500km, não ultrapassar os 6000rpm e não utilizar aceleração total em momento nenhum.
• Entre 500 e 1000 km, evitar operação prolongada com aceleração total.
Outra coisa importante é fazer CURSO DE PILOTAGEM E DIREÇÃO DEFENSIVA. "Que é isso Helano, que exagero...!!!". Amigo, do jeito que as ruas estão, creia, isto é essencial!!! Vai te livrar de muito acidente besta que eu vejo a turma se quebrando à toa por aí. Portanto, por mais que você ache que já sabe andar de moto, reserve um dinheirinho e tempo para fazer um bom curso, pois lá você tem a oportunidade de treinar dentro de um ambiente seguro e com a técnica correta, as situações de emergência que você pode ser pego de surpresa no trânsito.

Para concluir, deixa eu fazer uma pequena correção, me permite?
Samuca escreveu:Opa, valeu ai pelas dicas renanperim, vou tomar cuidado com os pneus, e ir com bastante calma no inicio sempre por causa do tamanho da moto..

Obrigado..
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Marcel MM
Mestre
Mestre
Mensagens: 816
Registrado em: 20 Fev 2013, 22:33
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ

Re: Dicas transição CG125 para TNR250

Mensagem por Marcel MM » 10 Mar 2013, 14:29

Se for pegar a moto zero, presta atenção no freio.
XTZ Ténéré 250 Dragon Eyes
Moto Clube Bodes do Asfalto - Facção RJ

Samuca
Visitante
Visitante

Re: Dicas transição CG125 para TNR250

Mensagem por Samuca » 10 Mar 2013, 21:30

Opa, boa noite..

Pessoal, muito obrigado pelas dicas, todas serão de grande ajuda, e é isso ai vamos manter a calma e a atenção sempre.

Muito obrigado..

Abraço

Avatar do usuário
Peterson
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 151
Registrado em: 26 Jan 2013, 14:08
Cidade onde mora: Umuarama/PR

Re: Dicas transição CG125 para TNR250

Mensagem por Peterson » 11 Mar 2013, 12:20

Primeiramente, parabéns.
Bem vindo ao Mundo Tenere.
Na té, quando você virar o guidão, a carenagem não vai na mesma direção - todo mundo que sobe de uma street para uma té cita isso como dificuldade inicial. Nada que em alguns Km você não supere.
Outra coisa é que a suspensão da tenere faz com que a moto pareça flutuar (principalmente na dianteira). Ela dá a impressão de ser inclusive mais leve que a 125. Nas street a suspensão é mais rígida, mais dura, e a moto parece que "dança" menos. Então, muito cuidado nas curvas, vá com calma pegando o macete.
Uma coisa é certa, uma vez trial, sempre trial, nunca mais você volta para uma street (e se voltar, se arrepende).
minhatenere660.blogspot.com.br

Avatar do usuário
Fábio Tuze
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1334
Registrado em: 06 Dez 2012, 14:10
Cidade onde mora: Guapimirim/RJ

Re: Dicas transição CG125 para TNR250

Mensagem por Fábio Tuze » 11 Mar 2013, 14:10

Samuca, tinha minha Titan desde 2001 até janeiro de 2013, quando peguei a Tenere250. Uma coisa eu te digo: Titan nunca mais!!! rsrs
Conforme muitos disseram, cuidado onde pára; só desça e suba na moto com o descanso abaixado, para te dar firmeza; atenção quando o carona subir nela, firme bem os pés (ou a ponta dos dedos); e principalmente, respeite a motocicleta.
Fábio Tuze
Vice-Presidente do Elfos Moto Clube - Guapimirim-RJ

Responder