Dirigibilidade no transito pesado

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Tiba Cruz
Visitante
Visitante

Dirigibilidade no transito pesado

Mensagem por Tiba Cruz » 28 Fev 2013, 00:12

Pessoal,

Moro em São Paulo e uso a Tenere todos os dias para ir ao trabalho e voltar, de fim de semana para curtir e passear.
Gostaria de dividir experiências neste post e que cada um compartilhasse sua experiência no uso da moto no transito pesado das grandes cidades.
Adoro a moto, acho econômica e versátil porém no transito pesado acho que ela deixa um pouco a desejar nas marchas mais lentas e no anda e para. O motor trepida e dá umas engasgadas entre a 1, 2 e 3 marcha.
Chega ser um pouco cansativo pilota-lá em marchas lentas e tendo que a todo momento recorrer ao câmbio duro e a embreagem. :pdavida:
Como tem sido a experiência de vocês em circunstâncias como essas?

Avatar do usuário
jxylopes
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 78
Registrado em: 30 Ago 2011, 08:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Dirigibilidade no transito pesado

Mensagem por jxylopes » 28 Fev 2013, 07:21

Tiba, sempre tive a mesma impressão, achando que a moto ia morrer a qualquer segundo, mas resolvi isso colocando uma vela NGK de Iridium que comprei do Fredericow aqui mesmo no fórum. A moto ficou muito melhor em baixas rotações e em altas, ficou normal como a vela original. Percebi também que a moto ficou mais econômica, em média 32 por litro de gasolina.

Quanto a dirigibilidade, acho que a moto é muito fácil de deitar e manobrar entre os carros, mas sempre tenho atenção redobrada por causa dos freios duros. Nos engarrafamentos eu também sofro por conta da embreagem, mas relevo pelo prazer de pilotar esta moto, que para mim é muito melhor que a XRE300 a Honda.

Boa sorte com sua moto e asfalto liso.
"Only the strong survive. The weak fall by the way"

XTZ 250 Ténéré Preta 2011
Tenereclub membro 158

Avatar do usuário
CORTELLINE
Participativo
Participativo
Mensagens: 363
Registrado em: 21 Nov 2012, 12:27
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo/SP

Re: Dirigibilidade no transito pesado

Mensagem por CORTELLINE » 28 Fev 2013, 07:29

Compartilho da mesma opinião. o negócio dela é passeio. Apesar de alta, o guidão é largo e ela é lenta pra mudar rápido de direção, fora que a altura apesar de não atrapalhar,tira um pouco da confiança nas manobras mais lentas.

Apesar disso tudo é uma excelente moto e não acho que isso sejam defeitos, mas características da própria moto. Acho que pra quem vai usar só no trânsito pesado existem outras opções mais indicadas, mas como minha escolha foi uma moto pra todas as ocasiões, entendo as características dela e não esquento muito. É como colocar uma street pra andar na terra, ela pode até ir, mas não tão bem como outras motos mais indicadas...
Yamaha Ténéré 250 azul (2012-2014)
Suzuki Burgman i125 preta (2011 até 2012)

Avatar do usuário
MMaffessoni
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 19 Set 2012, 21:35
Cidade onde mora: Caxias do Sul/RS
Localização: Caxias do Sul/RS

Re: Dirigibilidade no transito pesado

Mensagem por MMaffessoni » 28 Fev 2013, 09:59

Antes da TT eu tinha uma Lead, então saca a diferença de percepção no trânsito... :shock: Era uma barbada circular entre os carros com aquele "aparador de grama", como diz um amigo meu. :D

Não tenho experiência com outras motos, e sinceramente já me acostumei com o porte grandalhão da TT. Além disso, uma diferença importante que percebo é que, talvez justamente pelo maior porte da moto, os motoristas te vêm melhor, o que ajuda na antecipação dos movimentos.

Ontem mesmo peguei uma tranqueira do capeta no final de tarde. Estava passando 'liso' pelas filas intermináveis de carros quando 'empaquei' atrás de uma..... Hayabusa! Coitado do parceiro daquela moto! Tava sofrendo horrores pra andar 1m, 2m, 5m. Até que ele viu que tava 'fazendo fila' de motos atrás dele e saiu para o lado, dando passagem. Moto errada naquela situação...

No resumão, não vejo nenhum problema no uso da Tenere no trânsito pesado.
Marcelo
XTZ 250 Ténéré ("TT" branca 2013)

Lead 110 ("Criptonita" verde 2012)

Avatar do usuário
amsbetinho
Usuário
Usuário
Mensagens: 111
Registrado em: 02 Dez 2012, 01:09
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador/BA

Re: Dirigibilidade no transito pesado

Mensagem por amsbetinho » 28 Fev 2013, 10:19

Antes da Ténéré, tive uma Dafra Speed e, como toda moto street de 125/150cc, ele foi feita para o trânsito das cidades, tendo uma facilidade enorme para dirigir entre os carros. Porém, depois que subi de categoria, senti que também deveria mudar minha postura no trânsito e passei a fazer menos corredor, não arranco tão afoito como antes, me posiciono melhor entre os carros no trânsito... Estou curtindo muito mais o prazer de pilotar uma boa moto, por isso, quando tenho que enfrentar um trânsito mais pesado, às vezes dou uma segurada e evito o hábito de querer costurar tudo. A Ténéré realmente não é boa em baixas rotações, mas é só uma questão de adaptação mesmo, além de uma mudança de hábito por se tratar de uma moto com porte diferenciado. Já estou até imaginando quando eu tiver uma Midnight Star...
Harley-Davidson XL1200 custom | 2014 | Candy Orange (pra mim é vermelho...)
Yamaha Ténéré 250 | 2012-2013 | Bege ("Sand Storm")
Dafra Speed 150 | 2008 | Preta

Imagem

Jotace
Mestre
Mestre
Mensagens: 859
Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Dirigibilidade no transito pesado

Mensagem por Jotace » 28 Fev 2013, 10:21

Tiba, olá...

Marcha dura na T250... A minha falcon tem hora que endurece de tal foma que desligo a bichinha e torna a ligar, principalmente pra encontrar o neutro. Tá com 18 k e já mexi na embreagem 3 vezes. Enfim, uma característica. :batecabeca:

Cortelline,

Acredito que a dificuldade maior na mudança de direção seja em virtude do aro 21, na dianteira. Quando troquei o aro dianteiro da falcon, de 21 para 17... Que diferença... :thumbup:

Abraços.
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

Avatar do usuário
Leandro Jose Martins
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 177
Registrado em: 17 Abr 2012, 11:55
Cidade onde mora: Sâo José/SC
Localização: São José

Re: Dirigibilidade no transito pesado

Mensagem por Leandro Jose Martins » 28 Fev 2013, 11:54

pessoal, tenho um posicionamento diferente de vcs! Mas respeito todos os comentários!!

E vim de uma CG125 e depois comprei uma XTZ125, nisso pra mim ja deu uma enorme diferença, entre conforto e dirigibilidade (levei duas horas pra escrever isso), pois a XTZ na minha opinião é muito superior.
Bom, depois veio a Te250. Eu com meus enormes 1,68 de altura (quase um anão) dificultou na hora de parar, porém pra dirigir no transito pesado de Floripa foi uma benção, pq passo por cima dos retrovisores e acho que ela para manusear é muito superior que xtz, parece contarditório pois a Te250 é muito mais pesada que a XTZ125, mais pilotando ela se torna mais leve e facil de guiar, pelo menos pra mim!!!! Sem contar o conforto!

Tiba Cruz
Visitante
Visitante

Re: Dirigibilidade no transito pesado

Mensagem por Tiba Cruz » 28 Fev 2013, 14:37

jxylopes escreveu:Tiba, sempre tive a mesma impressão, achando que a moto ia morrer a qualquer segundo, mas resolvi isso colocando uma vela NGK de Iridium que comprei do Fredericow aqui mesmo no fórum. A moto ficou muito melhor em baixas rotações e em altas, ficou normal como a vela original. Percebi também que a moto ficou mais econômica, em média 32 por litro de gasolina.

Quanto a dirigibilidade, acho que a moto é muito fácil de deitar e manobrar entre os carros, mas sempre tenho atenção redobrada por causa dos freios duros. Nos engarrafamentos eu também sofro por conta da embreagem, mas relevo pelo prazer de pilotar esta moto, que para mim é muito melhor que a XRE300 a Honda.

Boa sorte com sua moto e asfalto liso.
Concordo com você, jxylopes o prazer de pilotar essa moto supera as características de freio borrachudo e câmbio impreciso..isso tudo vamos acostumando! Vou tentar providenciar a vela de Iridium para ver se ela melhora em baixas rotações. Infelizmente São Paulo não tem horário para trânsito, é o tempo todo e em qualquer ponto da cidade...o fato de eu ter 1,76 m também influi, porque ter que passar entre carros numa ladeira e anda e para não é fácil!! rssss

Avatar do usuário
Carlos Boni
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1936
Registrado em: 25 Fev 2013, 12:43
Cidade onde mora: Vargem Grande Plta/SP

Re: Dirigibilidade no transito pesado

Mensagem por Carlos Boni » 28 Fev 2013, 14:59

Olá Tiba,
Costumo rodar com a minha cerca de 180km/dia.
80% estrada e o restante em Sampa.
Estou com minha Dea desde agosto e ela está com 24000.
Qto a dirigibilidade no transito acho excelente, mesmo com o tanque no talo e em transito pesado.
A embreagem é dura sim e a troca de marcha, especialmente a busca pelo ponto-morto, nesses trajetos pesados é uma aventura.
No meu caso, o que mais chama minha atenção é qto a economia.
Mesmo em estrada não consigo que ela chegue a mais de 29km/l.
Ta certo que meu peso de toureiro está mais para o touro, mas mesmo não passando de 7000 giros não consigo melhorar esse consumo.
Mas tirando todos os defeitos, até que ela é boazinha... :risadinha: :risadinha: :risadinha:
Carlos Boni
São Paulo / SP
Honda CB500X 2022/2022
Tenere 250 Cinza 2015/2015
Tenere 250 Azul 2013/2014
Tenere 250 Azul 2012/2012
Agrale Dakar 30.0 1986 DC
Honda XL 250 1983 DC

lucacsm
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 86
Registrado em: 27 Set 2011, 12:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Dirigibilidade no transito pesado

Mensagem por lucacsm » 28 Fev 2013, 15:16

Acho a Tenere uma boa moto mas como as coisas não são 100% perfeitas vou listar o que me agrada menos quando piloto no trânsito pesado aqui do RJ.

1º Os retrovisores são muito abertos e vão certinho nos espelhos retrovisores das Vans e SUVs. Solucionei esse problema instalando retrovisores da Cripton que são um pouco menores a alinham perfeitamente com o final do guidom e o melhor são baratos, mesmo os originais.

2º O freio. Ah o freio!!! Não sinto segurança nos freios da Tenere. Eles funcionam até que bem na maioria das vezes mas, em uma situação de emergência eles deixam a desejar. Digo isso pois todas as motos que tive (Honda) os freios eram superiores. Mesmo o freio a tambor da Tornado é melhor que o freio a disco da Tenere. O freio traseiro da Tenere não freia, ele simplesmente trava a roda. Experimentem frear somente com o traseiro e verão quanto de pista é necessário para parar. Por isso estou na lista de compra aqui do site do disco de freio da PowerBrakes, que é um disco maior e melhora sensivelmente a frenagem. A Yamaha poderia adaptar o disco de freio da Fazer na Tenere basta somente boa vontade.

3º Um pouquinho mais de torque seria bem vindo.

4º Como estava acostumado com a Tornado sinto um pouco de dificuldade na manobra em baixa velocidade no meio dos carros. Resolvi esse problema chegando o corpo mais para a frente (bem perto do tanque) na hora que tenho que circular no meio dos carros em baixa velocidade. Experimente e verá a diferença.

Relevando isso a moto cumpre muito bem o seu papel. Baixa manutenção, motor confiável, confortável e boa economia de combustível.

É isso aí

Abraços a todos

Responder