SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc
Estive analisando uma coisa aqui.
Vejam o diagrama da linha de combustível da XRE:
Notem que existem três mangueiras que vão na bomba. Duas delas estão ligados ao tanque, sendo que uma delas possui o filtro no meio do caminho, a outra, que não possui o filtro é a mangueira de retorno.
A terceira mangueira, a maior, vai direto pro bico injetor.
Na nossa moto o sistema é diferente por se tratar de uma bomba interna ao tanque. O único local para instalar o filtro seria na mangueira de alta pressão, a que vai pro bico injetor.
Realmente não sei até ponto é interessante adaptar, haja visto aqui ali o sistema trabalha numa pressão constante de 250 kpa. Além de tudo, é preciso achar um filtro de combustível de tamanho razoável e que trabalhe sobre pressão, como nos carros.
Vejam o diagrama da linha de combustível da XRE:
Notem que existem três mangueiras que vão na bomba. Duas delas estão ligados ao tanque, sendo que uma delas possui o filtro no meio do caminho, a outra, que não possui o filtro é a mangueira de retorno.
A terceira mangueira, a maior, vai direto pro bico injetor.
Na nossa moto o sistema é diferente por se tratar de uma bomba interna ao tanque. O único local para instalar o filtro seria na mangueira de alta pressão, a que vai pro bico injetor.
Realmente não sei até ponto é interessante adaptar, haja visto aqui ali o sistema trabalha numa pressão constante de 250 kpa. Além de tudo, é preciso achar um filtro de combustível de tamanho razoável e que trabalhe sobre pressão, como nos carros.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
- Kakko
- Ténéré Fã
- Mensagens: 4095
- Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
- Cidade onde mora: Campinas - São Paulo
Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc
Ok...250Kpa é equivalente às bombas automotivas ( aproximadamente 2,5 bar ou 2,5 kgf/cm2).
O ideal é que houvesse um filtro ali.
Nos automóveis, geralmente, tem 3 filtragens:
1- O Pré-filtro no pé da bomba.(dentro do tanque)
2- O filtro intermediário ( fica entre a bomba e o sistema de injeção ) esse é o que deve ser trocado nas revisões.
3- E o filtro tipo micro-peneira no corpo do bico injetor.
Há pouco espaço para adaptação de um filtro entre bomba e corpo do bico.
O ideal é que houvesse um filtro ali.
Nos automóveis, geralmente, tem 3 filtragens:
1- O Pré-filtro no pé da bomba.(dentro do tanque)
2- O filtro intermediário ( fica entre a bomba e o sistema de injeção ) esse é o que deve ser trocado nas revisões.
3- E o filtro tipo micro-peneira no corpo do bico injetor.
Há pouco espaço para adaptação de um filtro entre bomba e corpo do bico.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc
Exatamente!
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
- diegopaul
- Usuário-
- Mensagens: 75
- Registrado em: 05 Mai 2012, 12:47
- Cidade onde mora: Cianorte - PR
- Localização: Cascavel - PR
Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc
meu irmão está usando um filtro da Bros injetada na Lander. Ele cortou a mangueira que vai pro bico injetor e colocou o filtro ali. Apenas prendeu a mangueira com duas abraçadeiras.
O tubo do filtro é um pouco mais grosso que a mangueira, então deu um pouco de trabalho pra encaixá-la. Mas já fazem uns 5 meses que ta rodando assim, sem problemas nem vazamentos.
O tubo do filtro é um pouco mais grosso que a mangueira, então deu um pouco de trabalho pra encaixá-la. Mas já fazem uns 5 meses que ta rodando assim, sem problemas nem vazamentos.
Ex: XTZ 250 Ténéré - Preta - 2011
Atual: XT660R - Preta - 2012
Atual: XT660R - Preta - 2012
Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc
Pessoal;
O Tópico diversificou.
Não estamos mais falando só da limpeza do sistema. Mas do sistema todo.
Logo, mudei o título do tópico de " LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc" para "SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc.
Abraços
O Tópico diversificou.
Não estamos mais falando só da limpeza do sistema. Mas do sistema todo.
Logo, mudei o título do tópico de " LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc" para "SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc.
Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
Re: SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc
Voltando...
Estranho isso de não ter filtro... A minha Burgman 400, que era carburada, mas tinha bomba de combustível, também não tinha filtro de gasolina.
O sistema dessas motos deve conter apenas o pré filtro na bomba de combustível...
Olhei o manual de serviço e de peças da Té250 e, em ambos, a bomba é tratada como peça interiça, sem identificação de filtro eventualmente existente, ou seja, se este pré filtro estiver lá, não está prevista sua troca ou limpeza.
Abraços
Estranho isso de não ter filtro... A minha Burgman 400, que era carburada, mas tinha bomba de combustível, também não tinha filtro de gasolina.
O sistema dessas motos deve conter apenas o pré filtro na bomba de combustível...
Olhei o manual de serviço e de peças da Té250 e, em ambos, a bomba é tratada como peça interiça, sem identificação de filtro eventualmente existente, ou seja, se este pré filtro estiver lá, não está prevista sua troca ou limpeza.
Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
-
- Mestre
- Mensagens: 805
- Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
- Cidade onde mora: Sampa/SP
Re: SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc
o filtro é muito mais necessario num sistema carburado de baixa pressão do que num sistema de alta como é o injetado. a sujeira tende a ir embora. mas com essa nossa gasolina, sempre acumula um pouco de borra em partes moveis, principalmente a borboleta ou orificios do bico injetor. dai a limpeza se faz necessaria.
Re: SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc
alexandrepalhynha
Faz sentido.
Mas por que os automóveis injetados tem 3 filtros? (Pré filtro na bomba + filtro na linha (de manuntenção periódica inclusive) e filtro no próprio bico injetor)
Abraço
Edit: E por que a Honda Bros injetada tem filtro na linha?
Faz sentido.
Mas por que os automóveis injetados tem 3 filtros? (Pré filtro na bomba + filtro na linha (de manuntenção periódica inclusive) e filtro no próprio bico injetor)
Abraço
Edit: E por que a Honda Bros injetada tem filtro na linha?
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
Re: SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc
Verifiquei o manual de serviços da Lead 110 agora e também só há o filtro incorporado na bomba de combustível dentro do tanque.
Na especificação de serviço do item a recomendação é de verificar o filtro da bomba e havendo qualquer anomalia trocar a bomba toda. Não há menção sobre limpeza. Apenas verificação e eventual troca do conjunto todo.
Na tabela de manutenção periódica existe a inspeção da linha de combustível. Novamente, sem menção a limpeza do filtro incorporado a bomba de combustível.
Abraços
Na especificação de serviço do item a recomendação é de verificar o filtro da bomba e havendo qualquer anomalia trocar a bomba toda. Não há menção sobre limpeza. Apenas verificação e eventual troca do conjunto todo.
Na tabela de manutenção periódica existe a inspeção da linha de combustível. Novamente, sem menção a limpeza do filtro incorporado a bomba de combustível.
Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
-
- Mestre
- Mensagens: 805
- Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
- Cidade onde mora: Sampa/SP
Re: SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc
é muito melhor e mais garantido para a montadora que voce troque o filtro ao invez de limpar certo?
o filtro existe pq a nossa gasolina é ruim. o armazenamento tbm. todo o processo permite que impurezas acabem contaminando o tanque e o combustivel. entao, se a montadora poe um filtro na linha de abastecimento, ela se garante (ao menos tenta) que vai manter o bom funcionamento, e se exime de culpa (em partes).
bom mesmo era ter uma moto com turbina em vez de motor ciclo otto. por exemplo, uma Y2K.... nao seria nada mau.....
o filtro existe pq a nossa gasolina é ruim. o armazenamento tbm. todo o processo permite que impurezas acabem contaminando o tanque e o combustivel. entao, se a montadora poe um filtro na linha de abastecimento, ela se garante (ao menos tenta) que vai manter o bom funcionamento, e se exime de culpa (em partes).
bom mesmo era ter uma moto com turbina em vez de motor ciclo otto. por exemplo, uma Y2K.... nao seria nada mau.....