SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
dimassan
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 10 Ago 2011, 16:23
Cidade onde mora: Lauro de Freitas-BA
Contato:

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por dimassan » 23 Jan 2013, 17:17

a cada 5000km, ou seja, a cada revisão eu encho o tanque de Podium.
Na verdade não sinto diferença nenhuma hehehe
mas eu sei que a gasolina é de primeira qualidade e ajuda a limpar o sistema de injeção dentre outras maravilhas.
Yamaha XTZ 250 Ténéré (Tzinha)
Sem Limites Moto Grupo

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por kablack » 23 Jan 2013, 17:22

Era sobre isso que estava pensando. Pódium...

Conheço um engenheiro da Magneti Marelli do Brasil que afirma categoricamente que "os bicos são projetados para nunca necessitarem de limpeza."

Sobre serviços desnecessários empurrados pelas oficinas/concessionárias vejam:

http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 0453.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;

Fragmento:

"(... )LIMPEZA DE BICO

O QUE É: É um procedimento relativamente simples, que consiste na remoção de obstruções que comprometem o funcionamento da válvula injetora (também chamada de bico injetor), que é formada por um corpo cilíndrico, que armazena combustível pressurizado, e uma agulha móvel, responsável pelo controle da vazão do combustível. Cada movimento da agulha dura milésimos de segundo e libera uma pequena quantidade de combustível, formando um spray que se mistura ao ar no coletor de admissão. Se os bicos estiverem sujos, devem ser colocados numa máquina apropriada, que fará a limpeza por ultrassom injetando também um líquido à base de querosene.

QUANDO FAZER: Fabricantes de automóveis e sistemas de injeção garantem que os bicos são autolimpantes, sendo difícil ou quase impossível a formação de resíduos. O que significa que uma oficina nunca deveria sugerir a limpeza como manutenção preventiva, apesar de essa ser uma desculpa comum. De fato, só poderá ser feita em casos excepcionais, quando há acúmulo de partículas que alteram o spray de combustível. “Por mais aperfeiçoada que seja a tecnologia do bico, não podemos negligenciar que impurezas no combustível podem vir a comprometer seu funcionamento”, diz Eduardo Polati, engenheiro da Power- Burst, empresa de pesquisa na área de motores. Os principais sinais de entupimento são aumento no consumo, funcionamento irregular e desempenho fraco. Mas é fácil prevenir o problema. Basta usar combustível de qualidade (de preferência aditivado) e ficar atento ao filtro de combustível, seguindo os prazos de troca de manual. “A maioria das falhas associadas a impurezas nos bicos está relacionada à saturação do filtro. Como na maioria dos carros ele está localizado perto ao tanque, local de difícil acesso, poucos proprietários se lembram disso”, diz Polati.(...)"

*******************************

Ok até aqui?

Pacíficamos o assunto de que bico sujo é causado por gasolina contaminada e/ou filtro de combustível saturado?

:arrow: E se só rodar com Pódium? Será que não será preciso efetuar a limpeza nunca?

********************************

Explico:

Vejo o abastecimento com Gasolina Pódium como uma garantia de qualidade do combustível. Difícil de adulterar em virtude de ser incolor e com cheiro muito característico... Por isso pago R$ 3,60 em cada litro de gasolina para as minhas motoquinhas...

Vamos aos cálculos:

Considerando uma média de 30 km/l e uma rodagem média de 10.000 km/ano e a gasolina comum a R$ 2,80 e Pódium a R$ 3,60, temos:

Gasto anual com gasolina Comum = 10.000 km dividido por 30 km/l, (333,33 litros) mutiplicados por R$ 2,80 o litro = R$ 933,33.
Gasto anual com gasolina Pódium = 10.000 km dividido por 30 km/l, (333,33 litros) mutiplicados por R$ 3,60 o litro = R$ 1.199,98.

A diferença anual no uso da Pódium é de R$ 266,65. (Isso para 10.000 km.) (Quanto custa mesmo uma limpeza de bico?)

Entenderam minha linha de raciocínio? Acredito que além da limpeza dos biscos o uso de gasolina pódium pode trazer outros benefícios ao motor da moto.

Uma prova está aqui:
kablack escreveu:(...)
Fotos de hoje (04/04/2012) da Vela Iridium com 6.000km rodados. Gás Pódium. Motul 5100.

Imagem

Imagem

Será que vale a pena? :twisted: :twisted: :twisted:

Imagino que pistão, válvulas, cilindro e dutos do cabeçote estejam parecidos... Imaculados!!!

(...)
Aguardo o posicionamento dos colegas e opiniões em sentido contrário (DiegoNunes?! :D )

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
dimassan
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 10 Ago 2011, 16:23
Cidade onde mora: Lauro de Freitas-BA
Contato:

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por dimassan » 23 Jan 2013, 17:37

PUTZ!!!

parabens pela vela :o :risadinha:

voce está certissimo nessa linha de raciocinio, acredito que seja questão de cultura de cada um.

Diariamente eu uso Gasolina Aditivada, em 41500km rodados só coloquei Gasolina Comum 2x porque não tive escolha.
Diante de fatos não há argumentos né :risadinha:

:joinha:
Yamaha XTZ 250 Ténéré (Tzinha)
Sem Limites Moto Grupo

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por diegonunes » 23 Jan 2013, 18:11

Poxa, fiquei triste agora. Eu sou tão chato assim é? kkkkkkkkk.

Galera que me conheceu na Chapada Diamantina, por favor, venham aqui me salvar, hehehe.

Não concordo com o tal engenheiro da Magneti, parece que ele não vive no Brasil. Aproveite e diga a ele pra refazer o curso de engenharia, os estatores e bombas de combustível dessa marca não valem merda, é sério! :lol:

Quem vive em oficina sabe muito bem que algumas vezes chega carro/moto com bico alterado.

Concordo com isso aqui:
De fato, só poderá ser feita em casos excepcionais, quando há acúmulo de partículas que alteram o spray de combustível. “Por mais aperfeiçoada que seja a tecnologia do bico, não podemos negligenciar que impurezas no combustível podem vir a comprometer seu funcionamento”
Vê esse vídeo aê, acho que é tal engenheiro, acaba com o cara, kkk.

http://www.youtube.com/watch?v=f48QmEeFxb4" onclick="window.open(this.href);return false;

Quanto a gasolina Podium, realmente o risco de adulteração é menor, mas... Bem, na prática, o que tenho visto é que realmente o tal combustível mantem o motor menos sujo, em contra partida, essa gasolina só é indica para motores com taxa de compressão igual ou superior a 10:1, o que não é o nosso caso aqui.

O fato da vela está clarinha (primeira foto) pode classificar uma mistura pobre no motor, cuidado! A queima estequiométrica (seria a mistura ideal) fode com o motor, essa é uma das grandes vertentes que liga os defeitos do cabeçote da XRE. Até então, acha-se que a mistura pobre daquele motor está causando super aquecimento do cabeçote e como uma das consequências, deterioração prematura das sedes de válvulas.

Agora é a minha vez de fazer as continhas, hehehe.

A Ténéré é a minha quarta moto, nunca precisei fazer limpeza de bico nelas (até hoje sou triste porque nunca tive uma moto carburada, kkk). Limpo o corpo do acelerador a cada 5 ou 10 mil km, depende, com um mero spray.

Nas 4 motos, rodei 55 mil quilômetros, logo: gasolina comum: R$ 5.134,00; podium: R$ 6.600,00, economia que fez toda a diferença né?

Em todos os carros que tivemos aqui em casa, NUNCA usamos Podium. Tem 12 anos que moro em Recife, abasteço no mesmo posto há 8. Nos últimos três carros que tivemos, somo em torno de 350.000 km, sabe quantas vezes foi feita limpeza de bico? Uma única vez, no primeiro carro.

Se eu fosse usar Podium no carro, supondo que o carro fizesse 10 km/L gastaria R$ 126.000,00, enquanto com gasolina comum, 98.000,00.

Será que realmente vale a pena usar a tal gasolina?

Ah. Nunca costumei trocar óleo antes da km indicada no manual, hoje, como medida de frescura, hehehe, costumo adiantar um pouquinho a troca.

Esse é o meu ponto de vista prático.

:sol:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por kablack » 23 Jan 2013, 18:39

Diego;
diegonunes escreveu:Poxa, fiquei triste agora. Eu sou tão chato assim é? kkkkkkkkk.
Não me compreenda mal. Não falei de chatice. (Alias me considero muuuuiiiitttooo mais chato que mmmuuuuiiitttaaa gente, inclusive você. :D )

É que conheço seu posicionamento em relação a manutenção, inclusive com argumentos práticos muito bons. Foi assim no tópico sobre lubrificantes também... :sol:

diegonunes escreveu:Não concordo com o tal engenheiro da Magneti, parece que ele não vive no Brasil. Aproveite e diga a ele pra refazer o curso de engenharia, os estatores e bombas de combustível dessa marca não valem merda, é sério! :lol:

Quem vive em oficina sabe muito bem que algumas vezes chega carro/moto com bico alterado.
Já eu concordo com ele.

Acho que bico sujo é culpa da gasolina adulterada/contaminada. Você mesmo endossa a tese pois tendo um posto de confiaça já rodou 350.000 km precisando limpar apenas um vez...
diegonunes escreveu:Nas 4 motos, rodei 55 mil quilômetros, logo: gasolina comum: R$ 5.134,00; podium: R$ 6.600,00, economia que fez toda a diferença né?
Acho R$ 1.466,00 em 4 motos (R$ 366,00 por moto) pouca diferença. Continuaria com a Pódium neste caso.
diegonunes escreveu:Se eu fosse usar Podium no carro, supondo que o carro fizesse 10 km/L gastaria R$ 126.000,00, enquanto com gasolina comum, 98.000,00.
WTF!!! :shock: !!! Como gasolina é caro!!!!!

Aqui já justica o uso da Comum (no carro só uso comum mesmo...). R$ 28.000,00 dividido por 12 anos são R$ 2.333,33 por ano. No meu caso quase paga seguro e licenciamento anual.

***********************

Novamente. Temos no tópico bons argumentos em ambos os sentidos. Cabe a cada um escolher a qual raciocíno seguirá. (Eu mesmo sigo as duas lógicas. No carro só comum e nas motinhas só Pódium. 2 Leads com taxa de compressão de 11:1)

Abraço e obrigado pela colaboração!!

P.S.: E nas motos/carros flex? Fazer uma maria mole (1/2 álcool 1/2 pódium) para mim seria o melhor de dois mundos. Aliás, é o que pretendo fazer se a próxima moto ou carro for Flex...
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por diegonunes » 23 Jan 2013, 19:02

;)

Quando discordei do engenheiro, me referi ao produto X a nossa realidade.

Não sabia que a Lead tem 11:1 de tx de compressão. Nesse caso, com a Podium a danada se sai melhor mesmo.

Concordo também que seu ponto de vista é muito válido, talvez pela experiência que venho tendo com os meus veículos, não queira mudar (time que ganha... rs).

Veículos flex pra mim, não passa de uma palhaçada nacional. Em carros, flex ou não, descarto completamente o uso de Podium, pelo custo. Hoje, prefiro optar pela gasolina comum (agora com 25% de álcool). Tem carros flex que grilam muito quando usa somente gasolina (E85 na verdade), neste caso, faria a tal maria mole, sem a podium, hehehe.

Obrigado você também por colaborar com opiniões criteriosas, é assim que fazemos deste canal uma ferramenta importante de vida (deixamos de tomar no rabo por falta de conhecimento, hehehe).

:joinha:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por MaxxTazzi » 23 Jan 2013, 20:20

Tá difícil a descisão hein...temos várias vertentes para seguirmos e digo que todas estão certas, basta escolher a economia vs gasto posterior ou gasto no combustível de qualidade vs gastando mais grana...

Isso é muito engraçado, é discussão em vários fóruns e ainda falta muita pratica formal...se feito pela mídia pode ter sido tendênciosa e se feito por nós próprios nunca temos uma vertente fidedignas, pois não temos como testar a gasosa que está entrando, porcentagens e outras cositas...enfim...



Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por Kakko » 24 Jan 2013, 10:25

Há um mes atrás eu testei a gasolina Podium na minha Ténéré 600.....e a danada ficou bem espertinha...hehehe.

e tbm tenho adicionado a mesma na 250.....tá indo bem.

Quanto a limpeza e verificação de bicos, se faz necessário, quando da algum problema, de outra forma bola pra frente.

Nos meus carros injetados, nunca fiz limpeza de bicos...e todos bem rodados acima de 160.000 km...

mas....considero importante, procurar abastecer em postos confiáveis......sempre fazer a troca dos filtros de combustível ( eu troco a cada 15000 km )

A propósito.....na Tézinha tem algum filtro de combustível fora do tanque, que precise trocar ???? :?:

ou tem apenas o pré-filtro que fica no pescador da bomba ??
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por diegonunes » 24 Jan 2013, 14:16

Kakko, somente pré filtro. Tem algumas pessoas que implementam filtros universais na mangueira, na verdade não entendo porque a Yamaha não possui um filtro adjacente na linha de combustível, as injetadas da Honda possuem.

Já pensei em utilizar este filtro, mas não tenho certeza ainda.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por MaxxTazzi » 24 Jan 2013, 14:40

A Yamaha não deve ter colocado devido a teoria de que bico nunca entope e reduz seu custo na linha de produção...aposto rsrs...

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Responder