Tenere 2013 escapamento pipocando

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
diogoff
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 06 Out 2012, 16:01
Cidade onde mora: Pederneiras/SP

Tenere 2013 escapamento pipocando

Mensagem por diogoff » 01 Nov 2012, 08:38

Comprei minha tenere 2013 azul e recebi ela na segunda, estou gostando muito da moto mas notei um barulho muito estranho quando estou descendo com a moto engatada e desacelerado, parece que o escapamento esta soltando alguns pipocos(uma especie de barulho irregular, que nao segue uma certa frequencia), nao é um barulho alto mas estou achando muito estranho pois tive uma cg e esse barulho é semelhante a quando o escapamento dela estava estourando.

Gostaria de saber se isso é alguma caracteristica, pois esse barulho nao me incomoda, mas estou achando meio esquisito.

Muito Obrigado desde já.

Avatar do usuário
olace
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 29 Out 2011, 22:24
Cidade onde mora: SaoPaulo/SP
Localização: SaoPaulo/SP

Re: Tenere 2013 escapamento pipocando

Mensagem por olace » 01 Nov 2012, 09:38

KKKKKKK!!!!!!!

Esses pipocos são chamados de BACKFIRE.

O que é isso? é excesso de gasolina que não foi queimada.

Como resolver?

Simples, fazendo um mapa DESCENTE na ECU.

A minha moto tbm faz isso, é uma 2011.
Como eu tenho escape FULL, um Coyote TRS Off Road, deu p/ perceber que não é só descendo não, entre os 5 mil e 6 mil giros, soltando o cabo ou ficando com ele no mínimo, pipoca MUITO.

Tenho medo, pois eu não costumo usar o freio, costumo soltar o acelerador e usar o freio motor.

Esses dias mesmo deu um pipoco do lado de um pedestre. o.O

http://en.wikipedia.org/wiki/Back-fire" onclick="window.open(this.href);return false;
---

Ex. Comet GT250R P&B

TÉNÉRÉ 250 P|TÉNÉRÉ 250 P&B

diogoff
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 06 Out 2012, 16:01
Cidade onde mora: Pederneiras/SP

Re: Tenere 2013 escapamento pipocando

Mensagem por diogoff » 01 Nov 2012, 10:08

Provavelmente é isso que esta acontecendo , mas não tao acentuado como no seu caso(e tmb nao sai fogo haha, é so o barulho mesmo), a minha moto esta com 150km rodados(peguei nessa segunda).
No caso isso é um problema serio que eu deva levar com urgencia ou é comum e so necessita de alguns ajustes?

Sou muito leigo nesse sentido;/

Obrigado pela ajuda :D :thumbup:

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Tenere 2013 escapamento pipocando

Mensagem por Kakko » 01 Nov 2012, 10:47

válvulas desreguladas tbm podem gerar esses pipocos....e consumo alto....perda de potência...motor morrendo. ;)
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Ricardo Oliveira
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 15 Jan 2012, 18:58
Cidade onde mora: Jaboatão/PE

Re: Tenere 2013 escapamento pipocando

Mensagem por Ricardo Oliveira » 01 Nov 2012, 12:35

Cara.

Não tenho tanta experiência com mecânica, mas sou curioso!

Em primeiro lugar levaria na concessionária para verificar e por se tratar de sua moto ainda estar na garantia!

Agora acredito que estes "pipocos" são normais e se trata por sua moto esta nova! essa barulho é muito bom de ser ouvido (na minha opinião) e acontece de forma mais acentuada nesta situação que você relatou: "quando estou descendo com a moto engatada e desacelerado"

Escutei esse barulho mais alto em duas situações: Quando fiz o motor da minha antiga tornado e estava todo justinho, pois substitui todas as peças da parte de cima e de baixo do motor e quando peguei a Ténéré zero este ano... agora ainda faz o som, mas não tão acentuado como no começo!

Espero ter ajudado e som pelo PC é dificil de diagnosticar, mas leva em uma yamaha e abre a reclamação!

Abraço.
Atual -Coruja Azul 12/12 (Ténéréclub)
Ex -XR Tornado urubu 04/04 (Tornadeiros)

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Tenere 2013 escapamento pipocando

Mensagem por Marcel Valim » 01 Nov 2012, 12:43

Como já disseram acima, válvula presa, excesso de combustível e também entrada de ar pelo tubo do escapamento. Verifique ao aperto dos prisioneiros do escapamento junto ao cilindro.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

diogoff
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 06 Out 2012, 16:01
Cidade onde mora: Pederneiras/SP

Re: Tenere 2013 escapamento pipocando

Mensagem por diogoff » 01 Nov 2012, 13:19

Obrigado pela ajuda, infelizmente isso deixa agente um pouco desgostoso com a moto, pois ela esta com apenas 150km e estou com ela a 3 dias :/.

Gostaria de saber se é melhor esperar a revisão dos primeiros 1000km ou se ja é bom correr atraz disso ?.

É comum ocorrer isso com as valvulas em um periodo tao curto de tempo ?

Muito obrigado!

diogoff
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 06 Out 2012, 16:01
Cidade onde mora: Pederneiras/SP

Re: Tenere 2013 escapamento pipocando

Mensagem por diogoff » 01 Nov 2012, 13:21

Ricardo Oliveira escreveu:Cara.

Não tenho tanta experiência com mecânica, mas sou curioso!

Em primeiro lugar levaria na concessionária para verificar e por se tratar de sua moto ainda estar na garantia!

Agora acredito que estes "pipocos" são normais e se trata por sua moto esta nova! essa barulho é muito bom de ser ouvido (na minha opinião) e acontece de forma mais acentuada nesta situação que você relatou: "quando estou descendo com a moto engatada e desacelerado"

Escutei esse barulho mais alto em duas situações: Quando fiz o motor da minha antiga tornado e estava todo justinho, pois substitui todas as peças da parte de cima e de baixo do motor e quando peguei a Ténéré zero este ano... agora ainda faz o som, mas não tão acentuado como no começo!

Espero ter ajudado e som pelo PC é dificil de diagnosticar, mas leva em uma yamaha e abre a reclamação!

Abraço.
Sendo assim isso pode ser ocasionado pelo fato da moto ser nova ou é realmente algo anormal?

Avatar do usuário
olace
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 29 Out 2011, 22:24
Cidade onde mora: SaoPaulo/SP
Localização: SaoPaulo/SP

Re: Tenere 2013 escapamento pipocando

Mensagem por olace » 01 Nov 2012, 13:44

diogoff escreveu:Provavelmente é isso que esta acontecendo , mas não tao acentuado como no seu caso(e tmb nao sai fogo haha, é so o barulho mesmo), a minha moto esta com 150km rodados(peguei nessa segunda).
No caso isso é um problema serio que eu deva levar com urgencia ou é comum e so necessita de alguns ajustes?

Sou muito leigo nesse sentido;/

Obrigado pela ajuda :D :thumbup:

É complicado alguém aqui falar para você levar na revenda porque e se você levar e falarem que esse pipoco é 'normal' ?
Se for levar, fale dos problemas, mas não dê dicas sobre o que pode ser ou o que todo mundo comentou aqui.

Não deixe a moto para o outro dia, sua moto é 0km, tem que atender na hora.
Fique lá, mesmo que perca o dia todo, se não arrumarem peça seu dinheiro de volta.


Essa história de 'sua moto é nova, ta amaciando...' é mentira cara.
Leve um gravador, se tiver um celular grave tudo. Se puder pegar um celular emprestado p/ gravar o audio tbm é uma boa.

Se trocarem peças, EXIJA que sua garantia seja estendida, não deixe no boca-a-boca, se passar 1 dia do vencimento da sua garantia, vão te cobrar as peças e tudo mais.

Tenha em mente que a pessoa que te atender vai falar 'o mecânico não achou nada', por isso tenha uma forma de provar que isso está acontecendo na sua moto, se puder pedir à um amigo para gravar pra você, ou melhor se conseguir uma forma de reproduzir isso com ela parada (acho difícil) e mostrar na hora lá na revenda, para mecânico e atendente, é uma boa!

1 - Nunca, em hipótese alguma assine papelinhos (OS) da revenda.

2 - Dê uma volta na moto na moto antes de retirar ela da revenda.

Se tiver algo de errado na moto, anote na OS quando você for assinar.
Se não arrumaram, não assine e faça uma anotação, coloque que o problema continua.
Anote datas, nome do atendente, hora, temperatura do ar e pressão atmosférica.. (tá, esses dois últimos não precisa.

Se for acompanhar o que vão fazer na sua moto, aproveite anote todas as dicas que deram aqui e vá num mecânico conhecido e pergunte como é feito os processos de regularem, onde o cara vai mexer onde vai abrir e essas coisas.

http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... zFg#t=411s" onclick="window.open(this.href);return false;

Se informa para não te enrolem.

Vou falar da injeção, não entendo muito mas dá pra você ter uma noção:

Nunca se ajusta o nível de CO com a moto parada (marcha lenta).

Mudar o mapa de injeção da moto só com 'carga' encima da moto e com ela em MOVIMENTO por isso ela deve estar num dinamômetro ou num rolo, ou com um vendedor embaixo dela com a roda girando...

Se passarem o Scanner, e falar que está OK, ou alterarem um valor, tire fotos e solicite que seja escrito na OS.

Lembre-se que um problema que ocorre com a moto andando e com carga é difícil de acontecer com ela parada.

A moto sem carga, ou o motor encima de uma bancada tem um desempenho X, tem valores X, tem RPM máximo X.

Tudo isso muda com a moto num chassis e correndo por aí.
Aí é que está, acelerar a moto e fazer ela cortar giro parada é uma coisa, fazer isso com ela correndo de 5ª marcha é outra.
---

Ex. Comet GT250R P&B

TÉNÉRÉ 250 P|TÉNÉRÉ 250 P&B

Avatar do usuário
olace
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 29 Out 2011, 22:24
Cidade onde mora: SaoPaulo/SP
Localização: SaoPaulo/SP

Re: Tenere 2013 escapamento pipocando

Mensagem por olace » 01 Nov 2012, 14:03

diogoff escreveu:Obrigado pela ajuda, infelizmente isso deixa agente um pouco desgostoso com a moto, pois ela esta com apenas 150km e estou com ela a 3 dias :/.

Gostaria de saber se é melhor esperar a revisão dos primeiros 1000km ou se ja é bom correr atraz disso ?.

É comum ocorrer isso com as valvulas em um periodo tao curto de tempo ?

Muito obrigado!

Não espera não, para todo e qualquer problema não deve esperar 1000 km não.

A moto é 0 km, tem que ser 0 km, sem barulhos, sem ranger na balança, com tudo funcionando e bem lubrificado.

Até porque você por lei, tem 7 dias para pedir o dinheiro de volta e, digamos que esses 1000 km você consiga com 8 dias... já viu.
---

Ex. Comet GT250R P&B

TÉNÉRÉ 250 P|TÉNÉRÉ 250 P&B

Responder