Vazamento de óleo - Embreagem.

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Ricardo Oliveira
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 15 Jan 2012, 18:58
Cidade onde mora: Jaboatão/PE

Vazamento de óleo - Embreagem.

Mensagem por Ricardo Oliveira » 28 Ago 2012, 22:42

Prezados.

Estou reportando um probleminha que houve comigo... mas já foi resolvido pela garantia (sendo bem atendido). :thumbup:

Sou proprietário de uma Tenere 250 azul 12/12.

Ela atualmente está com 5.500 km, mas desde o começo notei um vazamento de óleo na parte de cima do bloco do motor na proximidade da vareta de comando do acionador da embreagem (lado esquerdo do motor, próximo ao motor de arranque - aquela vareta que tem uma mola que é acionada quando vc pressiona o manete de embreagem nas trocas de marchas - depois posto uma imagem). lê essa frase uma duas vezes que vc vai chegar no local que estou falando :urrruuu:

Inicialmente achei estranho pois o óleo do motor fica mais escuro de acordo com o que vc roda... e sempre notava um óleo de coloração nova, mas como aplicava óleo de motor novo e graxa branca na corrente jurava que ela respigava/melava aquele local. Experimentei deixar a corrente seca sem lubrificação após uma das lavagens e o óleo brotou do nada.

Resumindo: levei para concessionária ela ainda esta na garantia e reportei o problema... eles analisaram e descobriram que um oring/retentor que fica nesta vareta estava com defeito e possivelmente foi na hora da montagem na fábrica. Eles trocaram sem custo algum o serviço demorou, pois eles precisam deslocar o motor para poderem retirar a vareta e fazer a troca do oring. Em relação a frequência deste problema o mecanico me reportou que só havia ocorrido uma unica vez com um Lander.

Acredito que fui azarado, mas fui muito bem atendido e todas as duvidas retiradas... mas é bom vc's ficarem de olho não só neste local, mas em outros pontos da moto para não serem pegos de surpresa. Decidi postar aqui pq vai que alguém esta passando por problema idêntico.

Fico devendo as fotos/imagens do local - no manual de peças fica na página 24 o item que foi substituído é o 29 - retentor de óleo

Abraço
Atual -Coruja Azul 12/12 (Ténéréclub)
Ex -XR Tornado urubu 04/04 (Tornadeiros)

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Vazamento de óleo - Embreagem.

Mensagem por diegonunes » 29 Ago 2012, 19:36

Você foi sorteado meu nobre, hehehe.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Ricardo Oliveira
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 15 Jan 2012, 18:58
Cidade onde mora: Jaboatão/PE

Re: Vazamento de óleo - Embreagem.

Mensagem por Ricardo Oliveira » 01 Set 2012, 13:12

heheh

Eu já tenho sorte para essas coisas Diego!

Na minha antiga tornado fui trocar o óleo e o "elemento" que trocou me trincou a carcaça do motor eheheh... resultado tive que abri o motor todo.

Neste agora fui sorteado tb heheheh... o cara falou que no tempo todo de Yamaha so um lander tinha chegado com esse prol.... mas já faz quase 15 dias de serviço e tudo Ok.

Abraço.
Atual -Coruja Azul 12/12 (Ténéréclub)
Ex -XR Tornado urubu 04/04 (Tornadeiros)

Responder