Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por RAlves » 29 Ago 2012, 11:55

Isso aqui ta virando o caboenrolado.com... haha.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por Marcel Valim » 29 Ago 2012, 12:38

mgarcia escreveu:LoboBH

é fato o "tomar pau de biz" Não que eu estava apostando uma corrida mas o cara me passou ele a 120 e eu a 80 e eu tentei acompanhar e n deu . A Tezinha para em 115km/h (isso pra eu n deixar o motor explodir) e a bizinha foi embora a mais de 120km/h - n sei em que rotação estava o motor da biz mas com certeza logo ia cuspir peças pelo escapamento.

Com as opniões do pessoal concordo que o motor da Tezinha é bom mas não caiu bem nessa configuração de moto. Na FAZER o rendimento se torna melhor pelo diametro da roda e relação final.

Sei muito bem das limitações de um motor 250cc. mas olhem só: Eu tinha uma Intruder 250cc ano 1998, andava passeando a 2000RPM e ela n reclamava. n dava um tranco se quer na roda. O torque máximo aparecia em 3500 RPM. Ou seja um motor de mesma CC porem muito antigo e limitado mas de comportamento diferente que favorecia o conforto no funcionamento. A velocidade maxima da intruder era de 120/130km/h a 7000RPM/7500RPM

So estou com receio de pegar uma moto de maior valor e rendimento pois aqui em SP ta impossivel ter uma moto de tanto roubo e mortes que está acontecendo.
Cara, me desculpe, mas são conceitos diferentes. Quero ver, então, você acelerar uma Ninja a 2.000RPMs e ela ir de boa. Cada uma tem o desembpenho em uma rotação, de acordo com o seu propósito. A Intruder é pra ter desempenho em baixa. Pelo seu relato você estava com medo de dar muita rotação na moto. se pegr uma Ninja vai achar que a moto é uma bosta, porque elas andam bem lá pelos 13.000 RPMs.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
paulo.rcmuniz
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 205
Registrado em: 20 Jun 2011, 11:55
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por paulo.rcmuniz » 29 Ago 2012, 14:04

mgarcia, meu velho, posso lhe dizer com quase 100% de certeza: SUA MOTO TEM PROBLEMAS! :risadinha:
Esse comportamento de dar "socos" em baixa e não passar de 115 Km/h, não é normal!!! :nao:

Pontos que você pode (senão: deve) verificar (de uma forma geral, pois pode depender da quilometragem que ela está):

- Vela (a iridium não faz nenhum milagre, mas lhe dá um besteiriésimo a mais de torque em baixas rotações que faz toda a diferença): verificar folga e estado geral dos eletrodos; Verifique também o estado do cabo!
- Qualidade do combustível: você abastece no mesmo posto sempre? Experimente mudar de posto e use sempre gasolina aditivada.
- Mapeamento da Injeção: leve na CC e peça pra passarem o scanner na ECU (módulo eletrônico de controle da ignição/injeção) e conferirem se está tudo em ordem.
-Folga de válvulas: pelo manual, deve ser verificada a cada 10000 Km, mas não custa dar uma olhada.

Feitas as verificações, se não resolver (e por via das dúvidas), vai numa sessão de descarrego porque o bicho tá pegando pro lado da sua Té! :risadona: :risadona: :risadona:

Brincadeira, velho. Verifica essa bagaça aí e boa sorte!
:joinha:
Ex-paquerador de tudo que é moto.
Atual feliz proprietário de uma Tenegona 250, com bagageiro Scam e reforço Manivela, bauleto Tex 56l e protetores de mão HPS Protork!

Ride safe, and ride forever!

hugobci
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 20 Mai 2012, 10:07
Cidade onde mora: abc/sp

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por hugobci » 29 Ago 2012, 15:17

Bacana o tópico, mas me gerou algumas dúvidas:

1) O que é esse "coice" que vocês falam? Não entendi. É uma trepidação como se o motor fosse morrer, ou outra coisa?

2) Biz a 120km/h? Tive biz 125 por muitos anos e fiz várias viagens com GPS (de verdade, não automotivo), e o Painel da biz marcando 120km/h o brinquedo está a 92km/h REAIS, enquanto que a 120 km/h no painel da tenere, ela estava a 112 km/h REAIS. (sim, o painel dela passa de 115km/h). Então não entendi.

Se você não pegar as manhas de se acelerar a moto, qualquer uma vai tomar pau em qualquer situação. É como o colega aí acima disse: Tenta andar a 2000 rpm numa ninja 250 (dois cilindros e vários pocotós a mais que a tenere). Domingo agora fui fazer um curso de pilotagem defensiva por exemplo, e tinha um cara de Ducati, que acaba "travando" os exercícios, "tomando pau" de broz, tenere, fazer fym 250 custom, etc, por falta de agilidade na moto. Não dá pra concluir que a Ducati monster não tem agilidade. O cara tinha acabado de pegar a moto. Vai de ter intimidade com o veículo também. Acho que essa biz que dá pau na tenere dorme na mesma cama que o piloto! hehehehe

A Teneré é barulhenta mais que as outras 250cc com o mesmo motor. Acho eu que é por conta do formato do "buraco" que há entre o tanque e o painel mais a bolha, que formam uma "concha acústica" que favorece o som do motor ser direcionado bem pro capacete. E como vem por baixo do capacete, faz barulho pacas! Fora que dependendo da sua altura e da altura da bolha o vento também vem bem nas orelhas!
Imagem

LoboBH
Visitante
Visitante

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por LoboBH » 29 Ago 2012, 15:29

quando a minha era nova, com menos de 2.000 km ( hoje tem 18.000km ) fiz BH - Carrancas, com garupa, de uns 70kg, sem malas, e fui a grande parte do percurso entre 125 e 140km/h.... as vzs aliviava pq dava dó do giro tão alto, e o consumo tb aumenta, mas que deixa qualquer uma dessas 125 ou 150 original falando é óbvio.... antes eu tinha uma intruder 125cc, a qual rodei uns 70.000km e inclusive ja fiz essa viagem... achei a tenere muuito boa na estrada, talvez pq estivesse acostumado com a trudinha rsrs, mas chegamos rapidinho e nao fiquei nem um pouco incomodado... e o que o cassio disse aí eu assino embaixo, é na minha opinião o melhor custo benefício nessa faixa de preço. autonomia boa, leve, manutençao tranquila, sem muita surpresa...eu espero hehe

hugobci, esse coice é quando vc ta andando com o giro baixo, e ela fica dando uns trancos, tipo parecendo que está forçando mesmo, como vc andar numa quarta marcha a 30km/h por exemplo... mas ela dá uns coices mesmo com menos de 3.500 giros, e depois que coloquei a vela de iridium parece que teve uma melhora realmente.

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por cassioxtz » 29 Ago 2012, 16:12

Essa história da Biz não me convenceu...

Cansei de pegar a BR116 e deixar as CGs irem na frente a todo vapor que eu buscava sem forçar...nem pra Fazer/Tornado/Twister tinha, digo qdo eu tinha Lander.

Para com essa, aonde CGs, Bros, Biz e etc...todas originais vão conseguir acompanhar a Té250...eu já tive Lander por 2 anos e não desmerecendo...mas na rodovia não tinha CG que encostasse, só se eu deixasse.

Ai tem algo de errado...teria que ver o peso dos pilotos (não sei o seu peso) e se você estava com baú, alforges...Mas mesmo assim a 250 é brava/confiante e levaria tranquilamente, minha opinião.

:thumbup:
Editado pela última vez por kablack em 30 Ago 2012, 08:49, em um total de 2 vezes.
Razão: Editado pela moderação.
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
We3eR
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 171
Registrado em: 20 Ago 2012, 19:50
Cidade onde mora: Rio/RJ

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por We3eR » 29 Ago 2012, 16:19

Sou um pouco suspeito para falar, pois o Trovão Azul esta comigo a poucas semanas, concordo com a observação de todos os amigos acima e são bem pertinentes, mas vou destacar os principais pontos:
1º - Ficar na poeira das biz's e 125's: Cara tenha certeza sua moto tem problemas...
2º - trancos na baixa rotação: Como o Aeroman falou muito bem " vc está com a marcha errada.. se quer somente "passear" como vc disse.. diminua a marcha que ela vai responder normal", aki tbm moro perto do litoral e rodo com velocidades bem baixas e não tenho problemas de tranco nenhum.
3º - Quanto ao motor... e classico na yamaha, eles são barulhentos e rodam em giros altissimos, como visto em outros topicos o q falta e uma sexta marcha, mas pode acelerar sem medo ele não vai estourar, mas e claro desde que vc respeite a limitação de uma 250, afinal 250 não e 500, 660, 700 1000.
Onten XTZ 125(10 anos); Hoje Tenere 250

Avatar do usuário
AeroMan
Mestre
Mestre
Mensagens: 806
Registrado em: 09 Jun 2012, 22:52
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por AeroMan » 29 Ago 2012, 16:33

Bom.. sobre o peso do piloto e bagagem..interfere... mas pra interfiri a esse ponto.. só se vc pensar uns 150kg e ainda estiver com alguem na garupa.. fora isso.. acho dificil.
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011

Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por Kakko » 29 Ago 2012, 16:52

O motor é ótimo...sem mais :joinha:
Editado pela última vez por Kakko em 30 Ago 2012, 08:49, em um total de 1 vez.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
SPinheiro
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 17 Jun 2012, 23:48
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por SPinheiro » 29 Ago 2012, 18:43

Gosto tanto de pilotar a minha que até prefiro demorar a chegar aonde vou. :urrruuu:
Mais que simples meio de transporte: filosofia de vida.

Trancado