Tenere VS CG

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Cleber Moura
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 92
Registrado em: 02 Jul 2012, 22:28
Cidade onde mora: Capelinha/MG

Re: Tenere VS CG

Mensagem por Cleber Moura » 26 Ago 2012, 02:01

alexandrepalhynha escreveu:eu adoro qdo para aquele monte de motos do meu lado, da pra ver o sanguenosszzoio dos caras, ai eu dou umas aceleradas, engato a primeira no sinal amarelo e espero. nao da outra..... sai todo mundo na correria, e eu saio devagar numa boa, rindo.

eu nunca tive CG mas andei numa das antigas, com cambio todas-pra-baixo de 4 marchas. que coisa horrivel!
Já fiz isso uma vez e funcionou, é engraçado demais! :gargalhada:

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Tenere VS CG

Mensagem por kablack » 26 Ago 2012, 09:41

Penso que a CG125 é como o Fusca. Lendária!!

Minha história de amor com o modelo começou quando fui fazer o Curso de Pilotagem Segura no CET/SP.

A Honda fornece as motos e cuida delas, levando para a fábrica de tempos em tempo para revisão completa.

Assim, as motos para os exercícios práticos do segundo dias são, na maioria, Honda CG125. Com exceção de uma YBR125 e de uma TDM225.

No curso estavam "disponíveis" para os exercícios os modelos:

- Fan 125 KS (KS = Kick Starter = Partida Pedal. Carburada, Freio à Tambor na Dianteira)
- Fan 125 ES (ES = Eletronic Starter = Partida Elétrica. Carburada, Freio à Tambor na Dianteira)
- Fan 150 ESi (i= injetada, Freio à Tambor na Dianteira)
- Fan 150 ESDi. (i = injetada e freio à disco na dianteira)

Fiz questão de trocar de moto entre os exercícios. Andei com todas. Inclusive a YBR. (A TDM 225 era do instrutor)

Minha melhor impressão foi de conduzir a Fan125 KS. Arranque no Pedal, freios à tambor na frente e atrás, carburada.

As ESi e ESDi não me causaram o mesmo prazer na condução.

É perfeitamente possível perceber que o modelo chegou a um nível de evolução impressionante em todas essas décadas.

O modelo carburado é macio, suave, equilibrado e delicioso de pilotar. (Queria voltar para casa com ela!!! :lol: )

Já as injetadas eram o "terror" dos alunos porque "apagavam" nas curvas mais fechadas graças ao sensor de inclinação da IE.

O Freio a disco certamente torna a moto mais segura em altas velocidades mas a suavidade vai embora.

Gostaria de ter uma Fan 125 KS por um tempo. Uns 6 meses. Para curtir a moto. Dar uns rolezinhos no fim de semana e quem sabe fazer umas viagens curtinhas em estradas com limite de até 100 km/h. Estou avaliando seriamente a brincadeira e sofrendo "pressões externas" :lol: ...


**********************************

Sobre o consumo ouvi falar o mesmo que todos. 42 km/l andando na maciota e uns 35 km/l andando no limite do indestrutível motor de 125cc.

Sobre robustez acredito que não seja necessário acrescentar nada.

O que realmente me impressionou no modelo foram, maciez, suavidade e equilíbrio.

Um último comentário: - Muitos aqui, que como eu, viveram a era dos carburadores sabem que os motores carburados eram muito mais graduais e suaves que os com Injeção Eletrônica. Sei que "sujava" o óleo, poluia mais, dava mais manutenção, tinha afogador, etc... Mas o prazer de conduzir era maior.

Acho que ando meio saudosista...

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

engwildest
Visitante
Visitante

Re: Tenere VS CG

Mensagem por engwildest » 27 Ago 2012, 12:58

Cleber Moura escreveu:
alexandrepalhynha escreveu:eu adoro qdo para aquele monte de motos do meu lado, da pra ver o sanguenosszzoio dos caras, ai eu dou umas aceleradas, engato a primeira no sinal amarelo e espero. nao da outra..... sai todo mundo na correria, e eu saio devagar numa boa, rindo.

eu nunca tive CG mas andei numa das antigas, com cambio todas-pra-baixo de 4 marchas. que coisa horrivel!
Já fiz isso uma vez e funcionou, é engraçado demais! :gargalhada:

O Semáfaro no município de voces passa pelo amarelo entre o vermelho e verde? Que estranho...
O objetivo do tópico não era incentivar o "pega", apenas uma percepção de que o motor está um pouco a desejar, quando comparado com uma moto que val a metade do preço.... mas mesmo assim estou satisfeitaçõ com ela.... mas como dito no início do tópico, para viagem não acho seguro acima de 110km/h, contudo nesta velocidade vejo CGs me ultrapassando, dando a impressão que estão mais seguros...

Avatar do usuário
AeroMan
Mestre
Mestre
Mensagens: 806
Registrado em: 09 Jun 2012, 22:52
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Tenere VS CG

Mensagem por AeroMan » 27 Ago 2012, 15:19

Realmente... o assunto é meio bobo.. mas enfim.

- No semáforo, raramente alguma CG parte na minha frente.. quanto engato a 2ª já estou na frente de todas... as vezes tem umas que saem na frente.. mas geralmente é mexida.. ou sao aqueles caras que "esgoelam" a moto.. coisa que não faço.

- Na estrada, ontem mesmo passou uma CG por mim... e bem rapida..eu estava a 115km/h ela deveria estar a 125km/h.. mais ou menos... só que é o que disseram... eu estava a 115km/h a 7.000rpm... esse cara deveria estar com certeza a 8500rpm pra cima... pq eu tenho uma Green Sport 150cc e sei que pra chegar a essa velocidade ela vai a 9000rpm... então.. a diferença é essa... a 7000rpm.. o motor não está forçando muito...

Mas enfim, a carenagem atrapalha um pouco mesmo.. o vento forte também.. tudo porque a moto é grande e alta.. moto alta tem uma desvantagem se o moto dela não for bem potente.... mas é besteira.. tipo.. eu poderia ter acelerado e ido "buscar" o cara da CG... mas que se foda.. pra mim não faz diferença..o maximo que o cara vai chegar na minha frente se tiver indo para o mesmo lugar.. é uns 3 a 5 min.. que nao muda nada na minha vida... ehehee
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011

Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

Beto
Visitante
Visitante

Re: Tenere VS CG

Mensagem por Beto » 27 Ago 2012, 17:32

Ta na cara q o pessoal de tenere ta com medo de acelerar.
Eh impossivel perder seja em arrancada ou em velocidade final pra uma cg.
Eu rodo 90% em rodovia e até hj o maximo que vi uma cgzinha chegar foi a 120km no vacuo do meu carro, cg mexida do meu irmao...fora essa bastava manter 110km pra ultrapassar todas 125/150 do caminho..
Uma tenere ao passa de 120 por acaso?

Avatar do usuário
motown
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 2066
Registrado em: 19 Jul 2012, 21:44
Cidade onde mora: Valinhos/SP
Contato:

Re: Tenere VS CG

Mensagem por motown » 27 Ago 2012, 19:31

Voltando ao tema, entendo que o amigo postou com base em um suposto baixo rendimento do motor da sua te250 frente a uma cg125/150... talvez amaciando ou coisa e tal...
mas temos o estranho hábito de comparar coisas não (ou mal) comparáveis. são estilos, propostas totalmente diferentes. parece que estamos brincando de super-trunfo (quem se lembra?) uma categoria diferente da outra...
mas essa de agitar o pega e na hora H mijar pra trás deixa os caras muito frustrados heheheh
Motown
atual > Suzuki DL 650 V-Strom preta 12
ténéré 250 areia 13
xlx 350 branca 90
xlx 250 preta 84
dt 180 preta 87
xlx 250 vermelha 86
xl 250 vermelha 83
rdz 125 prata 83
cb 500 four azul 74
https://www.facebook.com/falco.fontanini" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Tenere VS CG

Mensagem por ghamauricio » 27 Ago 2012, 21:03

Devo confessar que um dia desses peguei a ponte Rio-Niterói deserta e resolvi acelerar pra ver qual era.
Até 120 foi fácil. A partir daí chegou a 130 com certo sacrifício e não passou disso. Tudo bem que não costumo esgoelar a moto, se eu chegar a 7.500 RPM foi questão de "emergência" e meu motor pode estar um pouco preso nas altas rotações, mas ela já está com 12.500km e eu esperava um pouco mais de desenvoltura.

No entanto, não me sinto nem um pouco seguro acima de 115 km/h com ela. Na estrada, quando boto 120km/h é por pressão do trânsito à minha volta, que está a esta velocidade. Minha velocidade mais confortável pra cruzeiro é 115 km/h indicados no painel. Acima disso sinto que a suspensão é mole demais, o quadro parece que se deforma com as oscilações da pista e o freio parece que não vai funcionar se o carro da frente frear porque atravessou um cachorro.

Abraço!

A propósito Kablack, você está meio nostálgico mesmo!! Hahahah

Beto
Visitante
Visitante

Re: Tenere VS CG

Mensagem por Beto » 28 Ago 2012, 10:11

Outro detalhe
uma cg a 120km reais. esta a 140km no velocimetro.
A tenere a 120km reais esta marcando 127km no velocimetro.

A velocidade maxima de um cg ladeira a baixo e deitado no tanque a tenere faz no plano com o piloto sentado.

Considerando apenas as motos q tive, marcando 130km no velocimetro e aferidos com o mesmo gps:

Factor 2011 - 113km
Cg 125 1998 - 115km
Ybr 2004 - 115km
Falcon 2007 - 127km
Cb 500 2001 - 130km
Tenere 250 2012 - 123km

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Tenere VS CG

Mensagem por Kakko » 28 Ago 2012, 10:37

Comentando apenas o rendimento da Ténéré 250, vejam que a moto está conforme as resoluções de controle de poluição , etc, e além disso tem a questão da economia, que melhorou muito em relação às Lander.
Na minha opinião o motor está "travado, controlado". Esse motor pode sim dar mais do que está "calibrado".
Quem quiser melhorar a performance em potência e aceleração, se fizer um remapeamento e alguns acertos periféricos, com certeza terá alguns cavalitos a mais.

Mas, será que é necessário ?? Eu pelo menos não vejo vantagem em mexer nas calibragens de fábrica.

Pra mim está ótimo do jeito como está.....econômica...anda bem...e durável. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
AeroMan
Mestre
Mestre
Mensagens: 806
Registrado em: 09 Jun 2012, 22:52
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Tenere VS CG

Mensagem por AeroMan » 28 Ago 2012, 11:17

Falou tudo Kakko!!
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011

Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

Trancado