BAIXO TORQ

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Dafenas
Visitante
Visitante

BAIXO TORQ

Mensagem por Dafenas » 19 Jul 2012, 22:13

Boa amigos!

Já acompanho o forum a um bom tempo... tenho uma fazer 250 2006 (já ta vendida) mas ja peguei minha Té 2011... comprei usada pois o preço foi baixo e veio cheio de equips heheh

Pois bem, pergunto a quem já andou em ambas, Fazer e Té... achei o motor da Té mais fraco em baixas rotações... na fazer fazia muito menos troca de marchas, na Té preciso estar sempre acima dos 3000 rpm para ela não ficar trepidando como loca. Ela está só com 7 mil rodados... O que pode ser? Já pensei que pode ser a transmissão que é diferente da Fazer, sei lá

Estou com receio que seja algo que possa comprometer o motor, aguardar até a revisão dos 10mil vai demorar demais.

Depois posto fotos,

Valeu!

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por alexandrepalhynha » 19 Jul 2012, 22:32

vou lhe contar um segredo: abaixo de 3000 rpm ela se transforma numa britadeira! esquece essa rotação pq isso é coisa de 600.... motor pequeno tem q dar giro mesmo. mas ela anda muito bem de 3 a 5 rpm na cidade.

Cleber Moura
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 92
Registrado em: 02 Jul 2012, 22:28
Cidade onde mora: Capelinha/MG

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por Cleber Moura » 20 Jul 2012, 00:29

Entre as motos 250cc da Yamaha, a Lander é a que tem relações mais curtas (+arrancada). Será que a da Té250 é mais longa que a da Fazer por ser estradeira?

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por barraforte » 20 Jul 2012, 01:02

A relação entre Fazer e Ténéré são quase iguais.
O que muda basicamente é o pneu:
:arrow: Ténéré: Pneu maior, relação final alongada. Mais velocidade e menor torque.
:arrow: Fazer: Pneu menor, relação final diminuída. Maior torque.

É coisa pouca. Não há tanta diferença assim. Fazer tem mais torque na cidade sim. Por isso que ela não pede tanta troca de marcha. Pessoal que colocou (@Doug) uma relação de pinhão com 14 dentes na Ténéré sentiu ela mais gostosa na cidade.
Há também a diferença na fixação dos dois motores. Mas também é um detalhe ínfimo.

Claro, como é de segunda mão, pode ter algum problema na moto.
Em geral, ela vibra mesmo. Mas uma revisão é interessante, uma vez que você não sabe o que o dono anterior fez.

Boa Sorte, ABS :joinha: :joinha:
Editado pela última vez por barraforte em 20 Jul 2012, 12:26, em um total de 1 vez.
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Dafenas
Visitante
Visitante

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por Dafenas » 20 Jul 2012, 02:21

Valeu ai pessoal pelas explicações...

Vai ser meio dificil acostumar msm, na Fazer eu tinha motor sem acelerar tanto... pelo jeito o consumo da Té pode acabar sendo um pouco maior até eu me acostumar.

Sobre o pinhao 14... será q ela perde muito final? Pq na 5ª marcha a 80km/h ela ja pede a 6ª, com pinhão 14 isso deve piorar não?

Eu iria pegar uma 0km, mas como conheço o dono, sei q a moto tem procedencia... esse foi o motivo de ter pego usada. Mas a revisão não vai esperar os 10mil não, até porque não está mais na garantia.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por doug01n » 20 Jul 2012, 08:42

O pinhão de 14 dentes vai piorar a situação no seu caso. Para o seu objetivo, encurtar a relação pode ser mais interessante que alongar. Eu coloquei o pinhão de 14 e fui um dos que comentou que gostou do resultado. Mas não pelo torque ou menos troca de marchas. No tópico do dinamometro tem detalhado, mas o torque cai (veja os gráficos), e a final alcançada aumenta (teoricamente), pq no dinamometro não tem vento. O torque dela não é suficiente pra chegar na final, nem com pinhão de 14, nem com de 13 (exceto em casos de vácuo de caminhão, descidas longas, pontes muito altas e outros perigos desnecessários).

Minha solução definitiva pra resolver o problema de torque da Tezinha vai demorar um pouco (comprar outra moto maior), então tb to atrás de como melhorar alguns pentelhesimos o torque da nossa te. Procurei filtro k&n pra ela, e não encontro, nem esportivos que caibam... se alguém se arriscar, avisem!
Administrador

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por ghamauricio » 20 Jul 2012, 09:57

Eu desconfio que andaram mudando alguma coisa nesses motores mais novos (2009 pra cá) em função da sonda lambda, que se não me engano não existia nos antigos e nem precisava se adequar às regras do maldito PROMOT. Com isso os motores que se mantiveram no mercado devem ter perdido um pouco de torque e potência mesmo, vide a Falcon relançada com o motor amansado.

No mais, a relação da Fazer também é mais curta que a da Té em função do aro. A diferença de perímetro entre um aro 17 e um aro 18 com pneu é tão grande que não dá pra igualar só com trocar na coroa e no pinhão, acredito que teria que alterar a relação primária também (marchas) pra que as duas mostrassem o mesmo comportamento nas diferentes faixas de rotação.

Abs!

Avatar do usuário
leco22
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 235
Registrado em: 18 Abr 2011, 20:58
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por leco22 » 20 Jul 2012, 12:40

Realmente entre a fazer 2006 e a Té a questão da emissão de poluentes deve ter amarrado o motor.
Em relação ao torque eu senti um nítido aumento usando escape esportivo (fortuna duplo) e dava pra manter 2500 rpm sem muito incômodo, aliás a moto ficou até mais econômica por que eu praticamente trocava as marchas a no máximo 4000.
Sahara/1996 "Sassá"
F800 GSA 2015 "Pato Bege"
GSX 1250 FA 2014 "Fafá"
XTZ 750 Super Ténéré 1997
Buell Ulysses 2006
Shadow 750/2009
Ténéré 250/2011
CG 125 2001
RX-80 1982

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por barraforte » 20 Jul 2012, 12:47

Que interessante @leco22!

Geralmente os escapes esportivos fazem a moto ficar mais fraca em baixas rotações, por causa dos gases saírem mais livre. :shock:
Tá usando esse escape na Té 250?

E sobre a mudança nos motores por aspectos ambientais eu também não duvido nada... Já fizeram até moto flex por causa disso... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

ABS :joinha: :joinha:
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por Kakko » 20 Jul 2012, 12:58

...e não é a toa que é muito econômica....se voasse baixo certamente o consumo aumentaria !! ;)
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder