BAIXO TORQ

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por alexandrepalhynha » 20 Jul 2012, 13:46

escape duplo é um dos proximso passos, assim como filtro esportivo.
e finalmente vou fazer a bolha nova.
por ultimo to pensando em mexer nos parametros da injeção, deixar dois modos, um normal e outro mais agressivo. so preciso achar alguma referencia a injeção dela e estudar como fazer.
nem que eu solde uma eprom em cima da original e meta uma chave HH pra seleção, vou dar um jeito dela aumentar o torque.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por doug01n » 20 Jul 2012, 14:09

To no aguardo. Em questao de mapear injeção, sou um zero a esquerda... mas acho que um dia aprendo. rs
Administrador

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por ivnn » 20 Jul 2012, 14:36

barraforte escreveu:A relação entre Fazer e Ténéré são quase iguais.
O que muda basicamente é o pneu:
:arrow: Ténéré: Pneu maior, relação final alongada. Mais velocidade e menor torque.
:arrow: Fazer: Pneu menor, relação final diminuída. Maior torque.
Parte desse alongamento por causa do pneu é cancelado pelo encurtamento da transmissão secundária:

Alongamento pelo pneu é de 5.7%.
Encurtamente pela transmissão secundária é de -2.5%

No final, a diferença tota é de só 3.1%. A Te corresponde a uma fazer em que a coroa 45D fosse substituída por uma de 43.6D (algo entre 44D e 43D).

Uma tenere com coroa de 41D ( se existir isso) fica a 0.6% (praticamente igual) a uma fazer.

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por barraforte » 20 Jul 2012, 15:55

@ivnn apesar de alguns não gostarem, aprecio bastante suas contas e seus dados!
Obrigado pela esclarecimento.

Fiz assim
Ténéré 40/13=3,076
Fazer 45/15=3

Então logicamente a diferença seria só no pneu.

Para deixar ambas "iguais" contando a diferença dos pneus teriamos que colocar a coroa de 41 dentes na ténéré.

É isso?

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por barraforte » 20 Jul 2012, 16:02

alexandrepalhynha escreveu:escape duplo é um dos proximso passos, assim como filtro esportivo.
e finalmente vou fazer a bolha nova.
por ultimo to pensando em mexer nos parametros da injeção, deixar dois modos, um normal e outro mais agressivo. so preciso achar alguma referencia a injeção dela e estudar como fazer.
nem que eu solde uma eprom em cima da original e meta uma chave HH pra seleção, vou dar um jeito dela aumentar o torque.
Merece um post a mais...

Cara, já tinha pensado nisso. Pretende fazer em parceria com um mecânico?
Teriamos que pegar os dados originais da té com um computador plugado nela (não sei como/qual interface)
E daí, estudar estes dados e ir fazendo as modificações nas curvas em baixa e em alta.

Assim que tivermos o melhor desenvolvimento de torque. Poderemos então criar estes dois "perfis" certo?

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
AeroMan
Mestre
Mestre
Mensagens: 806
Registrado em: 09 Jun 2012, 22:52
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por AeroMan » 20 Jul 2012, 17:21

Eu também estou pensando seriamente em colocar pneus mais lisos, algo parecido com City Demon da Pirelli, que não é totalmente liso, mas também não é off.... será que isso vai melhorar nessa questão também do torque e velocidade final?

Na verdade eu quero colocar os pneus lisos para dar mais aderência no Asfalto que é 90% do meu percurso.

Outra coisa que talvez melhore o torque (pouca coisa) é colocar uma vela de iridium como alguns fizeram...

valeu!
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011

Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por alexandrepalhynha » 20 Jul 2012, 21:42

aahhhh é mesmo esqueci. vela iridium. melhorar a faisca é meio caminho.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por ghamauricio » 21 Jul 2012, 02:08

barraforte escreveu:Geralmente os escapes esportivos fazem a moto ficar mais fraca em baixas rotações, por causa dos gases saírem mais livre. :shock:
Não não, é o contrário! Um escape que permita mais saída do gás aumenta o torque em baixa e diminui em alta!
ivnn escreveu:Alongamento pelo pneu é de 5.7%.
Encurtamente pela transmissão secundária é de -2.5%

No final, a diferença tota é de só 3.1%. A Te corresponde a uma fazer em que a coroa 45D fosse substituída por uma de 43.6D (algo entre 44D e 43D).

Uma tenere com coroa de 41D ( se existir isso) fica a 0.6% (praticamente igual) a uma fazer.
Uma vez eu fiz uma planilha no Excel e parecia que não tinha muito jeito de deixar a relação final parecida mudando a relação secundária não... A diferença era de uns 7% no total, e mexendo na coroa e pinhão com números realistas caía pra uns 3 ou 4% mais alongada pra aro 18. Depois vou fazer essa conta de novo e posto aqui!
alexandrepalhynha escreveu:por ultimo to pensando em mexer nos parametros da injeção, deixar dois modos, um normal e outro mais agressivo.
Usa um Fuel Controller! Custa uma graninha, mas promete resolver isso. Eu desisti porque acho que "o caldo não vale a espremida" (ehe aprendi essa hoje num forum da gringa, the juice isn't worth the squeeze).

Abraço!

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por barraforte » 21 Jul 2012, 03:05

Sr. @ghamauricio
ghamauricio escreveu:
barraforte escreveu:Geralmente os escapes esportivos fazem a moto ficar mais fraca em baixas rotações, por causa dos gases saírem mais livre.
Não não, é o contrário! Um escape que permita mais saída do gás aumenta o torque em baixa e diminui em alta!
Vamos lá:
http://sobremotos.solupress.com/sobremo ... icleid=159" onclick="window.open(this.href);return false;
[...]Dessa forma, quando é colocado um escape esportivo, que confere mais potência, o motor trabalha melhor em altos regimes, atingindo a faixa de rotação máxima, que antes com o escape original não atingia, aumentando um pouco a velocidade da moto.[...]
O cara que escreveu isso: Fernando Rios é Coordenador Comercial e Engenheiro de Desenvolvimento da Sarachú Escapes Esportivos e Engenheiro Mecatrônico e Tecnólogo em Mecânica de Precisão. Possui vários cursos na área de projetos, desenvolvimento tecnológico, injeção eletrônica, simulações assistidas por computador e projetos de sistemas de exaustão.

http://flyboyz.forums-free.com/tutorial ... a-t15.html" onclick="window.open(this.href);return false;
[...]Em baixas rotações, visto que pouca mistura é injetada na câmara, os resíduos da explosão anterior presentes ainda na câmara ajudam na compressão da mesma. Já em situações de aceleração/rotação máxima, o ideal é que toda a mistura anterior seja expulsa, para dar lugar à nova mistura que é injetada para a próxima queima a seguir.[...]

[...]um escape mais aberto (que dê mais vazão de ar) do que o original, tende a incrementar desempenho em altas rotações, pois os gases queimados serão expulsos com mais facilidade. Da mesma forma, ele tende também a prejudicar o torque em baixas rotações, pois os gases velhos, que ficavam na câmara e ajudavam na compressão, também serão expulsos com mais facilidade. Dessa forma, se seu escape esportivo deu potência em alta e tirou torque em baixa, saiba que ele é um bom escape.[...]
http://forum.carrosderua.com.br/index.p ... pic=111520" onclick="window.open(this.href);return false;
[...]Colocando um escape menos restritivo vc perde o torque em baixas rotações e ganha potencia em alta, na verdade vc desloca a curva de torque para cima.[...]
Aqui também:
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... co=2794749" onclick="window.open(this.href);return false;
[...]O motor perde torque em baixa, mas as acelerações ficam mais rápidas...
Potência é diferente de torque...[...]

[...]Perde torque em baixa e tem um ligeiro ganho de performance em alta.[...]
http://www.tornadeiros.com.br/index.php ... php&t=6590" onclick="window.open(this.href);return false;
[...]No geral, aumentar a saída de ar desvia a curva de potência em direção aos giros mais altos. O que isso significa? Se tiver bem regulado deve sacrificar um pouco do torque em baixa para ganhar em alta. [...]
Espero que tenha ficado mais claro. :joinha:

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Dafenas
Visitante
Visitante

Re: BAIXO TORQ

Mensagem por Dafenas » 21 Jul 2012, 09:41

Mas entao a unica maneira mais eficaz seria uma combinacao de fatores para melhorar a queima... Alem de gasosa de boa qualidade ne?

Responder