mercado brasileiro de motocicletas

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
MARCOS STREET 99
Usuário
Usuário
Mensagens: 109
Registrado em: 06 Mai 2012, 07:28
Cidade onde mora: Paulista/PE

mercado brasileiro de motocicletas

Mensagem por MARCOS STREET 99 » 12 Jul 2012, 19:51

Vendas de motos caem 13% no primeiro semestre do ano

--------------------------------------------------------------------------------


Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - As vendas de motocicletas caíram 13% no primeiro semestre do ano, com a venda de 897.252 unidades contra 1.033.443 no mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados hoje (10) pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Na comparação do mês de junho com maio, houve retração de 8,2% com a venda de 138.835 motos contra 151.316. Em relação a junho deste ano e o mesmo mês no ano passado, a queda foi de 13,6%.

Sobre a produção, o setor registrou queda de 10% no semestre, com 967.901 novas unidades ante as 1.078.761 produzidas nos primeiros seis meses do ano passado. Em junho, a produção caiu 18% na comparação com o mês anterior - foram produzidos 140.920 veículos contra 171.739. Na comparação com junho do ano passado, a redução é 13,6%.

No acumulado do ano, foram emplacadas 848.530 motos, enquanto no mesmo período do ano passado foram 918.137, equivalente a uma baixa de 8%, conforme levantamento mensal da Abraciclo. Em junho, foram emplacadas 123.946 unidades, 17% menos do que em maio.

Segundo o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, o setor vem sentindo efeitos da crise econômica global e o emplacamento em junho foi um dos mais baixos da série histórica e o pior do ano.

“Isso é reflexo também da queda das vendas financiadas. Em 2011, representou 52% das vendas e, este ano, 46%. Uma parte dessa perda foi absorvida pelas vendas à vista e outra pelo consórcio, mas foi uma parcela muito pequena que não conseguiu compensar a perda dos financiamentos”.

Fermanian ressaltou que a queda dos financiamentos é explicada pela mudança na aprovação da liberação dos créditos. Anteriormente, não era cobrada entrada para os financiamentos e o prazo para pagamento era de 48 meses. No entanto, devido à alta inadimplência, os bancos optaram por regras mais rigorosas.

“Hoje, a grande maioria dos agentes financeiros que operam com o nosso setor exigem no mínimo 20% de entrada e parcelam no máximo até 36 meses. Isso estreitou o número de consumidores aptos a comprar nessas condições. Mesmo considerando isso, há um nível de aprovação de aproximadamente 20%, com nível de restrição muito grande na aprovação do crédito”.

Para tentar amenizar os efeitos do crédito no setor, a entidade tem feito reuniões com os agentes financeiros para buscar uma maior flexibilização dos financiamentos. “Se o crédito chegasse a quatro clientes de cada dez cadastrados, já aumentaria as vendas. Os bancos justificam que as não aprovações acontecem por excesso de erros no preenchimento dos cadastros, por isso estamos recomendando que as concessionárias tenham mais cuidado para preencher os cadastros”.

A expectativa da entidade é a de que o setor feche o ano com queda nas vendas entre 10% e 15%. Fermanian lembrou que a previsão feita no final do ano passado era que as vendas em 2012 fossem 5% maiores. “Talvez essa seja a primeira vez que a Abraciclo estima uma queda porque para nós não há uma medida muito clara de recuperação gradativa no segundo semestre. Se não tiver melhoria para o crédito, vamos terminar o ano com queda”.

Edição: Carolina Pimentel

Fonte: Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
ex xlr 125
ex xr 200
ex shadow 600
atual tenere 250
atual neo 115

Ser motociclista não é só um estilo de vida...É uma vida com estilo!!!

Avatar do usuário
MARCOS STREET 99
Usuário
Usuário
Mensagens: 109
Registrado em: 06 Mai 2012, 07:28
Cidade onde mora: Paulista/PE

Re: mercado brasileiro de motocicletas

Mensagem por MARCOS STREET 99 » 12 Jul 2012, 19:55

Interessante que são tantos fatores além da crise econômica que influenciam as quedas nas vendas, mas eles só abordam as questões de restrição de crédito...
Por que não citam a exorbitante margem de lucros do empresariado brasileiro? Ou os elevados impostos? Ou ainda a política diferenciada em relação aos automóveis?!?!?
ex xlr 125
ex xr 200
ex shadow 600
atual tenere 250
atual neo 115

Ser motociclista não é só um estilo de vida...É uma vida com estilo!!!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: mercado brasileiro de motocicletas

Mensagem por Kakko » 12 Jul 2012, 23:18

Ontem passei em uma CC em Jundiaí, para comprar óleo...e conversando com uma vendedora´, ela comentou que não estão vendendo nada....tá tudo paradinho.....fraco....estão até fazendo umas promoções, e mesmo assim... :thumbdown:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
cassio
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 82
Registrado em: 05 Abr 2012, 00:54
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: mercado brasileiro de motocicletas

Mensagem por cassio » 12 Jul 2012, 23:26

MARCOS STREET 99 escreveu:Interessante que são tantos fatores além da crise econômica que influenciam as quedas nas vendas, mas eles só abordam as questões de restrição de crédito...
Por que não citam a exorbitante margem de lucros do empresariado brasileiro? Ou os elevados impostos? Ou ainda a política diferenciada em relação aos automóveis?!?!?
Me perguntei o mesmo... Foi só reduzir o IPI dos carros para as vendas aumentarem 20% no mês passado.
Is there anybody out there?

Avatar do usuário
cassio
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 82
Registrado em: 05 Abr 2012, 00:54
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: mercado brasileiro de motocicletas

Mensagem por cassio » 12 Jul 2012, 23:28

E além de tudo isso, ainda há o marketing negativo dos motoqueiros "vida loka", sempre presente nos jornais.
Is there anybody out there?

Avatar do usuário
MARCOS STREET 99
Usuário
Usuário
Mensagens: 109
Registrado em: 06 Mai 2012, 07:28
Cidade onde mora: Paulista/PE

Re: mercado brasileiro de motocicletas

Mensagem por MARCOS STREET 99 » 13 Jul 2012, 06:29

Pois é cassio, em vez de fazerem campanhas educativas/preventivas, optam por dificultarem a vida dos motociclistas. Um exemplo positivo foi dado recentemente pela cidade de Belo Horizonte, que isentou os capacetes de ICMS.

continuando assim kakko, não tem promoção que resolva...
ex xlr 125
ex xr 200
ex shadow 600
atual tenere 250
atual neo 115

Ser motociclista não é só um estilo de vida...É uma vida com estilo!!!

Avatar do usuário
Nelson Eduardo Mora
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 26 Jun 2011, 23:25
Cidade onde mora: Sao Caetano Do Sul-SP
Localização: Brasil

Re: mercado brasileiro de motocicletas

Mensagem por Nelson Eduardo Mora » 13 Jul 2012, 08:45

Não há interesse em aumentar a venda de motocicletas no país,toda reportagem que mostram com motos é sempre no sentido de denegrir a imagem de quem utiliza o veículo,e quem nunca viu os governantes mostrando o absurdo de gastarem milhões com hospitais no tratamento de acidentados,realmente ninguém quer se acidentar mas espera um pouco,pra que serve o dinheiro do seguro obrigatório mesmo?haaaaaa talvez seja para cobrir custos com acidentes.
Só que ai sobra menos para roubarem,pois o dinheiro do seguro está sendo utilizado para a finalidade ao qual foi criado.
Rock´n roll sempre,não sou eclético.

Avatar do usuário
MARCOS STREET 99
Usuário
Usuário
Mensagens: 109
Registrado em: 06 Mai 2012, 07:28
Cidade onde mora: Paulista/PE

Re: mercado brasileiro de motocicletas

Mensagem por MARCOS STREET 99 » 15 Jul 2012, 11:18

Essa repressão à motocicleta é o reflexo da falta de interesse das autoridades em investir em educação, mais específicamente em educação para o transito. Para eles é mais cômodo dificultar o acesso e a condução de motos, do que investir em alguma coisa que sem dúvidas vai se voltar contre "eles" no futuro: povo educado 'tende' a escolher melhor seus representantes...
ex xlr 125
ex xr 200
ex shadow 600
atual tenere 250
atual neo 115

Ser motociclista não é só um estilo de vida...É uma vida com estilo!!!

Responder