Defeito sem solução. Ajuda/Opiniões.

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
zerocool
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 62
Registrado em: 18 Mai 2012, 10:31
Cidade onde mora: Guaratinguetá/SP
Localização: Guaratinguetá/Santo André/ São José dos Campos - SP
Contato:

Defeito sem solução. Ajuda/Opiniões.

Mensagem por zerocool » 04 Jul 2012, 00:25

Bom dia pessoal, estou criando esse post para pedir ajuda e/ou opiniões.

Minha tenere está com 35 mil KM (10 meses de uso). Desde que a tirei da loja ela apresentou elevado consumo de combustível, vários ajustes foram feitos na E.C.U. sem sucesso. Ela sempre fez na faixa de 22km/l.

Com 8 meses eu comecei a reclamar com mais ênfase e a autorizada começou a se mexer para resolver o problema.

Com 28mil foi trocado a vela e conjunto de admissão completo. O problema não foi solucionado. Após isso, com quase 30 mil ela começou a apresentar falhas (luz de pane)... Foi detectado baixa compressão, foi feito assentamento das válvulas. Após isso o problema do consumo foi resolvido, a moto passou a fazer em média 30km/L.

Porém minha novela estava ainda no início. Após 3 dias a luz de pane voltou a acender, dessa vez indicando erro 24 (código de falha lido na no FI). A luz só acende depois que o motor está quente e normalmente quando eu passo de 90km/h... se eu ficar andando numa velocidade menor o erro não aparece. Além da luz outros sintomas são: Partida a frio com dificuldade (tem que dar de 3 a 4 partidas pra pegar), a moto falha com motor frio, parece que está com falta de combustível, após aquecida ela anda um pouco melhor, mais ainda falha, a velocidade final está prejudicada, com dificuldade de passar de 120km/l.

A autorizada trocou sonda lambda, sem sucesso, e na segunda feira foi trocada a E.C.U. por uma zero. Após a troca da E.C.U. ela melhorou um pouco porém ainda falha a frio e luz de pane continua acendendo...

A autorizada pediu pra deixar a moto com eles por mais tempo, pois vão seguir o chicote pra verificar se existe algum defeito.

Sinceramente estou começando a me decepcionar com essa moto, sou azarado demais...

Queria saber se alguém pode me dar alguma opinião que venha a me ajudar com esse problema.


[]´s
§ Zero Cool §
Ex DT180, CG Titan 125
Atual Ténéré 250 preta envelopada,
Bagageiro e Afastador SCAM, Baú Proos 34 lts,
Alforges MotoBag 25 lts, Protetor de mão Circuit Street.

mgarcia
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 20 Jun 2012, 19:38
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo

Re: Defeito sem solução. Ajuda/Opiniões.

Mensagem por mgarcia » 04 Jul 2012, 04:58

A minha esta com o mesmo problema

eu n quero yamaha nunca mais ,,,,,é minha terceira yamaha e sempre tive dor de cabeça

Avatar do usuário
AeroMan
Mestre
Mestre
Mensagens: 806
Registrado em: 09 Jun 2012, 22:52
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Defeito sem solução. Ajuda/Opiniões.

Mensagem por AeroMan » 04 Jul 2012, 07:54

Caras, acho que é azar mesmo.. a minha ta indo pra 6000km e nao tem nenhum problema por enquanto!
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011

Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Defeito sem solução. Ajuda/Opiniões.

Mensagem por diegonunes » 04 Jul 2012, 08:57

Zero, problema complicado né.

Eles precisam fazer uma varredura completa nessa moto, analisar item a item e verificar esse motor com mais detalhes.

Tem um detalhe que você narra que me chama a atenção:
Além da luz outros sintomas são: Partida a frio com dificuldade (tem que dar de 3 a 4 partidas pra pegar), a moto falha com motor frio, parece que está com falta de combustível, após aquecida ela anda um pouco melhor, mais ainda falha, a velocidade final está prejudicada, com dificuldade de passar de 120km/l.
Esse problema é muito comum quando se trata de defeito no cabeçote.

Estamos acompanhando. Por gentileza compartilhe as novidades.

Boa sorte.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
AeroMan
Mestre
Mestre
Mensagens: 806
Registrado em: 09 Jun 2012, 22:52
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Defeito sem solução. Ajuda/Opiniões.

Mensagem por AeroMan » 04 Jul 2012, 08:59

Mgarcia... não entendi esse seu comentario, pois você disse que havia pego a moto usada...toda acabada e tinha feito uma reforma... então provavelmente o problema na sua foi o mal cuidado do ex dono... deve ter ferrado a moto toda...

Valeu!

mgarcia escreveu:A minha esta com o mesmo problema

eu n quero yamaha nunca mais ,,,,,é minha terceira yamaha e sempre tive dor de cabeça
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011

Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

Avatar do usuário
AeroMan
Mestre
Mestre
Mensagens: 806
Registrado em: 09 Jun 2012, 22:52
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Defeito sem solução. Ajuda/Opiniões.

Mensagem por AeroMan » 04 Jul 2012, 09:02

Esse problema também parece ser da bobina de cima... da vela... pois a minha antiga moto tambem dava problema de falhar... dificil de pegarr... e acelerando um pouco mais falhava mesmo...so andando de boa que que funcionava normal... ninguem descobria o motivo.. achavam que era o carburador.... e era uma simples bobina.. depois disso...tudo resolvido!




Citação:
Além da luz outros sintomas são: Partida a frio com dificuldade (tem que dar de 3 a 4 partidas pra pegar), a moto falha com motor frio, parece que está com falta de combustível, após aquecida ela anda um pouco melhor, mais ainda falha, a velocidade final está prejudicada, com dificuldade de passar de 120km/l.
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011

Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

Avatar do usuário
zerocool
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 62
Registrado em: 18 Mai 2012, 10:31
Cidade onde mora: Guaratinguetá/SP
Localização: Guaratinguetá/Santo André/ São José dos Campos - SP
Contato:

Re: Defeito sem solução. Ajuda/Opiniões.

Mensagem por zerocool » 04 Jul 2012, 09:10

diegonunes, vc me chamou a atenção pra um detalhe importante... esses problemas começaram a ocorrer depois do assentamento das válvulas... pode ser sim alguma coisa no cabeçote...

Vou ligar na autorizada pra conversar com eles...

... vou informando aqui o que acontecer, nesses casos complicados é sempre bom compartilhar informação pra gerar uma base de conhecimento. =)


[]´s
§ Zero Cool §
Ex DT180, CG Titan 125
Atual Ténéré 250 preta envelopada,
Bagageiro e Afastador SCAM, Baú Proos 34 lts,
Alforges MotoBag 25 lts, Protetor de mão Circuit Street.

Avatar do usuário
Faraho
Participativo
Participativo
Mensagens: 395
Registrado em: 31 Jan 2012, 11:11
Cidade onde mora: Macae/RJ
Localização: Macae-RJ
Contato:

Re: Defeito sem solução. Ajuda/Opiniões.

Mensagem por Faraho » 04 Jul 2012, 09:21

A minha está com 23000 rodados e tem apresentado um sintoma fod@...

De manhã pega de primeira mas não sustenta girando, preciso acelerar e quando deixo o giro cair ela não fica ligada na lenta. Enquanto esquenta fica como se estivesse faltando combustível.

Mesmo quando o motor está quente, se aperto a embreagem ela morre...

Já dei um ganho na lenta mas nada...

"E agora José?"
+ + + FaRa_Ho + + +
Atual:XT 660R & Bikes Oggi 7.3 e e C10 Fixa Ex: Yamaha YBR 125cc (2005-2011) & Ténéré 250cc (2011-2017) >100K rodados

Avatar do usuário
MARCOS STREET 99
Usuário
Usuário
Mensagens: 109
Registrado em: 06 Mai 2012, 07:28
Cidade onde mora: Paulista/PE

Re: Defeito sem solução. Ajuda/Opiniões.

Mensagem por MARCOS STREET 99 » 04 Jul 2012, 09:33

A minha está com 5.500 km e também está apresentando essa mesma "característica" faraho... Esses dias irei à cc e tentarei entender essa "parada".
ex xlr 125
ex xr 200
ex shadow 600
atual tenere 250
atual neo 115

Ser motociclista não é só um estilo de vida...É uma vida com estilo!!!

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Defeito sem solução. Ajuda/Opiniões.

Mensagem por diegonunes » 04 Jul 2012, 09:44

Marcos e Faraho, no caso de vocês a primeira coisa a se fazer é verificar como está o aspecto do corpo do acelerador e bico injetor. Se estiver sujo, é comum ocorrer essa falha e instabilidades. Na teoria, com o corpo sujo, a borboleta por ser controlada eletronicamente tenta fazer a correção, ficando sempre fora dos parâmetros. Sugiro que procurem uma oficina especializa. É comum ser necessário limpar o corpo, fazer teste de vazão dos bicos e em alguns casos, também limpá-los.

Esse caso é muito semelhante ao que ocorreu com Hugo Falcão. A solução foi dada com uma limpeza dos componentes citados.

O Aeroman também alertou um problema que pode ocorrer, bobina.

Aguardamos o compartilhamento de vocês também ein!!

Abração.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder