Landeré 1000 km

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
GustavoCLAM
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Landeré 1000 km

Mensagem por GustavoCLAM » 04 Fev 2011, 10:04

Pessoal: peguei a minha Landeré na revisão dos 1000 km neste fim de semana, então agora tenho uma noção melhor da motoca; qualquer dúvida estou a disposição!

Chamo a Teneré de “Landeré” pois é de fato uma Lander atualizada e modernizada, eu tinha uma Lander 2006/2007 comprada com 3 mil km, e rodei até os 17 mil (pouco né?? Gostaria de rodar muito mais...)

A Té como um todo me parece um conjunto melhor que a Lander, está mais resolvida. O motor é mais silencioso, o câmbio é mais suave, a suspensão é mais firme (tem 20 mm a menos de curso em ambas as rodas).

Vou separar em itens pra facilitar as comparações.

Motor: parece mais ruidoso, pois o escape é mais silencioso que o da Lander, mas é só impressão; vibra menos (ou transmite menos vibração para a moto), está mais econômico (aprox. 2 a 3 km/l que a Lander); por causa do escape mais silencioso, percebi que a bomba de óleo faz barulho quando fria e a moto estando no pezinho (que a deixa bem inclinada); deixou a moto em pé, o barulho some! Um colega que tem uma Fazer 2008 também relata este “problema”, ou “característica”. Não me recordo de ouvir isso na Lander... alguém mais nota isso nas 250 da “Y”??

Câmbio: engates mais suaves no geral, mantendo a precisão, e senti que melhorou bastante nestes primeiros 1000 km; na Lander eu senti que lá pelos 15 mil km é que ele ficou bom, e sinto que acontecerá o mesmo com a Té, isto é, já é melhor agora, mas vai melhorar ainda mais com a quilometragem. Já a relação eu achei que piorou um pouco. O escalonamento se manteve, mas a relação final ficou um pouco alongada. Pra estrada ficou bom, mas na cidade acontecem situações que a 1° é curta, a 2° longa, numa lombada, por exemplo, na 2° o motor pede marcha. Sei bem isso pois minha Lander tinha pinhão 16 dentes (era a relação 428) em vez dos 15 originais e acontecia a mesma coisa nas lombadas. Mas isso não desabona o câmbio, é só questão de costume.

Suspensão: na Lander eu achava (questão de gosto) que a dianteira era ótima e a traseira mole e de retorno fraco (passando uma lombada em velocidade, a traseira da Lander ricocheteia pra cima); na Té, a traseira ficou boa, e a dianteira endureceu demais, estou sentindo mais os impactos nos braços. Mas aí tem o seguinte: todas as motos pequenas e médias tem suspensão dianteira simples, sem cartucho (cartridge), o que limita a sua boa ação de amortecimento. O curso e maciêz da dianteira da Lander compensava essa simplicidade, mas na Té, ao optar por maior rigidêz das molas e menor curso, a falta dum melhor amortecimento característico deste sistema apareceu. O problema é que eu estou muito mal acostumado com as suspensões da ex-TDM 900, que usa sistema de cartucho na dianteira e é simplesmente perfeita! As pequenas irregularidades do pavimento são perfeitamente absorvidas na TDM, a na Té, eu sinto os impactos e cansa um pouco. Mesmo na FZ6N que tem muito menos curso, andar em pavimento irregular cansa menos que na Té. Mais tarde ($$$) quero mexer nisso colocando uma GoldValve, ou retrabalhando a suspensão numa oficina especializada em off-road.

Conforto: melhor na Té mas não muito, pra quem é alto (1,88 m como eu), pois o banco possui excelente formato, mas tem espuma muito dura, umas 3 horas pilotando a bunda fica dormente... e com o banco em dois níveis, impossível ficar mais pra trás como eu gostava de ficar na Lander (com o seu banco plano), aí eu fico com os braços e ombros encolhidos, muito próximo do guidão. Coloquei um guidão de TDM 225 com alongadores pra frente e melhorou um pouco, sem pegar na bolha ao virar o guidão. Os joelhos não se encaixam naturalmente na carenagem do tanque, com a minha altura, e isso piora ao colocar as borrachas nas pedaleiras, mas isso dá pra conviver.
A bolha protege bem pelo tamanho, e o sistema de fixação permite trocar por uma bolha mais alta facilmente (já adaptei uma bolha de XT660 da Criativa, ficou feio, mas não testei ainda).

Pneus: Pirelli Scorpion AT, os mesmos da linha KTM (a XTZ 125 também está usando esse modelo, sai de linha o MT60), mais adequados à moto, e na terra não comprometem. Amigos que vão pilotando atrás da Té me disseram que o pneu traseiro “levanta” muita pedra, não dá pra ficar atrás...

A moto é boa no conjunto, como já comentei, mas tem uns problemas pontuais. Primeiro, questões de “custo”...

Aros de ferro: coloquei custo entre aspas porque é o motivo alegado pela Yamaha, mas acredito que todos os consumidores pagariam pouco a mais para ter aros de alumínio, a Té merece!!

Pedaleiras de borracha: isso é economia porca, tive que colocar de Bros (5,00 o par) em protesto aos 40,00 que se cobra pelo par da Lander “X”.

Bagageiro! Porque já não sair de fábrica com um?? Segundo o gerente da concessionária onde comprei a Té, elas, as concessionárias, pediram para a fábrica deixar como acessório para pós venda. Tudo bem, se estes acessórios estivessem a venda junto com a moto, o que até agora não aconteceu. Acho que foi cagada mesmo...

Buchas da balança: gerente da concessionária me garantiu que a suspensão traseira agora teria rolamentos de agulhas em vez de buchas... mas hoje escutei o começo dum nhec-nhec na balança... vou levar na concessionária?? Prum mecânico recém formado meter a mão e estragar as roscas, espanar os sextavados?? Eu mesmo vou mexer, já fiz isso na Lander, o problema é arranjar tempo.

Questões de capricho:

Parte traseira do farol muito exposta: falta de capricho, não custaria nada ter um acabamento melhor nesta parte, por estética e pra não atrair os ladrões. As lâmpadas tem bastante confiabilidade hoje em dia e não seria problema tirar uma capinha a mais pra trocar. Mas, se serve de consolo, a Varadero não fica atrás nisso, é tão fácil de roubar as lâmpadas como na Té.

Coxins de borracha do guidão: eficientes para absorver as vibrações do motor, a “Y” exagerou na maciêz, pois basta estacionar a moto virando o guidão com mais força que o guidão sai de centro! Toda vez que eu pegava a moto eu via o guidão desalinhado com as bengalas, outra vez parecia que os espelhos tinham sido mexidos... até eu descobrir que os coxins de borracha são bem macios e permitem que o guidão se movimente pra frente e pra trás, além de desalinhar o guidão, xinguei muita!! Agora que eu descobri o problema, continuo xingando!!

Freio dianteiro: no começo achei a mesma merda da Lander... mas agora, com 1000 km, a pastilha está mais assentada, e o disco começa a perder o polimento, e o coeficiente de atrito entre ambos começa a aumentar, e a eficiência da frenagem está melhorando. A “Y” trocou o cilindro mestre, tanto é que não dá mais pra colocar a manete da DT200R (que tem regulagem), a manete e o cilindro mestre agora são Nissin, o mesmo da linha Twister/Tornado. Mas porque então nas Hondas o freio tem mais pegada?? Não sei dizer... a Té freia, freia bem, mas tem que fazer força na manete, e como demora alguns décimos para a pressão do fluído chegar na pinça, a suspensão dianteira já vai comprimindo e parece que a suspensão é mole!! Fica uma suspensão que parece dura nas irregularidades do pavimento, e mole nas freadas!! Já encomendei pastilhas EBC HH pra dianteira e normal pra traseira (não tem HH pra traseira), vamos ver se melhora. A “Y” podia ter mais capricho neste aspecto e testar soluções melhores para o freio.

Freio traseiro: a mesma merda da Lander, huahauahau

Acho que é isso, reitero que se alguém tiver alguma dúvida, quiser trocar idéias sobre a moto, tamus a aí! Vamos falar mal dessas bostas de Yamaha, huahauahaua lol lol lol lol lol

Fotos:
http://i518.photobucket.com/albums/u349 ... C00478.jpg
http://i518.photobucket.com/albums/u349 ... 8Large.jpg
http://i518.photobucket.com/albums/u349 ... 7Large.jpg

Sérgio Rocha
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Re: Landeré 1000 km

Mensagem por Sérgio Rocha » 04 Fev 2011, 11:13

GustavoCLAM escreveu: Pedaleiras de borracha: isso é economia porca, tive que colocar de Bros (5,00 o par) em protesto aos 40,00 que se cobra pelo par da Lander “X”.

Coxins de borracha do guidão: eficientes para absorver as vibrações do motor, a “Y” exagerou na maciêz, pois basta estacionar a moto virando o guidão com mais força que o guidão sai de centro! Toda vez que eu pegava a moto eu via o guidão desalinhado com as bengalas, outra vez parecia que os espelhos tinham sido mexidos... até eu descobrir que os coxins de borracha são bem macios e permitem que o guidão se movimente pra frente e pra trás, além de desalinhar o guidão, xinguei muita!! Agora que eu descobri o problema, continuo xingando!!

Gostei do comparativo,e queria sugerir duas coisas

1 - A borracha da pedaleira e a mesma da XT225, e custa uns 15 reais.

2 -Se os coxins da direcao tiverem o mesmo formato dos da Lander, podem ser substituidos pelo da Falcon, que sao relativamente baratos.

Rubinho
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Re: Landeré 1000 km

Mensagem por Rubinho » 04 Fev 2011, 12:48

Bacana o relato!

Pode postar fotos das mudanças? Estou interessado em levantar um pouco o guidão e em aumentar um pouco a bolha.

fdfelix
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Re: Landeré 1000 km

Mensagem por fdfelix » 05 Fev 2011, 10:46

Tinha pedido lá na sua apresentação pra postar esse ótimo Review, mais já tá aqui...! Rapidao..

Valew

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Re: Landeré 1000 km

Mensagem por RAlves » 05 Fev 2011, 11:34

Tai, gostei. Ficou bem parecido com o meu review em outro forum.

Acho que vou copiar pra ca ele.

So umas consideracoes,

a suspensao dianteira realmente e estranha. Nao me adaptei. Absorve bem os impactos, mas deixa a frente boba em alta velocidade e ao fazer curvas tbm... nao da pra confiar.

O freio dianteiro realmente e uma porcaria. Mas eu vou ser mais dramatico, vou colocar disco 305mm e aeroquip. Vc disse que o cilindro mestre da tenere e o mesmo da tornado/twister... eu tenho um cilindro mestre de falcon aqui, mesmo encaixe e tamanho de reservatorio, mas acredito que o cilindro mestre tenha dianmetro maior, vc saberia me dizer isso?

Pedaleiras de borracha eu nao gosto, prefiro sem. as vezes ando de pe na moto pra descansar a bunda... ooooo banquinho duro!

Com relacao a suspensao, a minha hoje esta com 4300km e a suspensao esta totalmente silenciosa... Se for o caso a suspensao for por buchas... tire e leve num torneiro, veja a medida do rolamento que serviria e usine as buchas ate encaixar o rolamento.

Boa essa dica do guidao!!! vou rancar fora essas borachinhas, tenho horror de sentir que a moto nao 'esta na mao'

Em compensacao, meu cambio ainda e meio bobo... mas tbm sinto que tem melhorado, antes dos 1000km quase levei na ymaha pq tava muito ruim.
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fdfelix
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Re: Landeré 1000 km

Mensagem por fdfelix » 05 Fev 2011, 11:43

Sobre o guidon, ontem na concessionária eu não consegui ver nada pretendo o guidon além da mesa, porque ele desliza?

rocktenere
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Re: Landeré 1000 km

Mensagem por rocktenere » 05 Fev 2011, 13:55

O meu guidão no inicio deslisava, porem foi só dar uma apertada que parou e nunca mais se mexeu.

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Re: Landeré 1000 km

Mensagem por Helano » 06 Fev 2011, 02:48

Gustavo é o cara rapá.... ele foi um dos primeiros (senão o primeiro) que começou a falar sobre a Ténéré nos fóruns
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

GustavoCLAM
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Re: Landeré 1000 km

Mensagem por GustavoCLAM » 07 Fev 2011, 11:38

Obrigado pessoal!! Posso ter escrito algumas besteiras, me corrijam, se alguém discordar, também esteja a vontade!!

Sergio Rocha, obrigado pelas dicas, valeu!!

Sobre os coxins, assim que eu percebi o "jogo" do guidão, e tentei apertar os parafusos sob a mesa, mas já estava bastante firme, as porcas nem mexeram. Vou olhar novamente.

RAlves: legais suas considerações também. É muito válido os proprietários postarem suas impressões, mas sempre temos que levar em conta a referência que este proprietário tem, por exemplo, qual a sua moto anterior. Uma pessoa que vem de uma Burgaminha (como o Doug, lá em outro tópico) tem uma impressão sobre a moto, outro que por acaso tinha uma XT 600, nos relatará coisa totalmente diferente.

Os testes das revistas deveriam ser isentos, pois com testadores com experiência em muitas motos, essa questão de referência fica ampla, mas como é muito difícil uma revista sobreviver sem puxar o saco dos fabricantes, muitos detalhes deixam de ser relatados...

ZEROTENERE
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Re: Landeré 1000 km

Mensagem por ZEROTENERE » 07 Fev 2011, 15:52

Gostei do relato, sincero ao meu ver.

De fato a experiência do motociclista impõe uma grande diferença na avaliação de um produto novo.


No mais é isso ai vamos debulhar as motos.
:thumbup:

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