Suspensão mais off-road!!!

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por ghamauricio » 17 Jun 2012, 22:17

Gostei desse preço aí também! Acho que só as molas tão saindo por uns R$ 170,00 na internet. Mais frete e mão de obra, tá bom.

Como eu disse, o correto é alargar os furos (corrigindo: não os furos de retorno, os furos da flauta mesmo), mas se colocar um óleo mais fino tem mais ou menos o mesmo papel.

Leo, mais uma breve explicação do emulador: a suspa de cartuchos, ao contrário da suspa de flautas, tem as arroelinhas (chamadas também de "lâminas" ou "genética" - esta última acredito se referir à combinação de lâminas, na verdade, de acordo com o uso) que permitem que você controle a resistência à compressão rápida separadamente da compressão lenta.

Quando você freia, você tem compressão lenta. Quando você passa num boeiro, você tem compressão rápida. O ideal é que a compressão lenta seja bem mais dura que a rápida, pois a moto não mergulha tanto nas frenagens, mas ao passar por um tronco, calçada ou desnível, o ideal é que ela se comprima rapidamente, para absorver a irregularidade.

Então você alarga os furos (ou põe um óleo mais fino) pra diminuir a resistência (como é flauta, ele diminui a resistência tanto da compressão rápida quanto da lenta). Aí você põe a válvula pra dificultar a passagem do óleo na compressão lenta, e quando há uma compressão rápida, há uma mola que abre uma válvula que facilita a passagem do óleo na compressão rápida.

Se interessou, aqui tem uma explicação muito boa (em inglês, mas depois da minha breve explicação, as imagens falam por si): http://racetech.com/html_files/DampingRodForks.HTML" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço!

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por ghamauricio » 19 Jun 2012, 21:07

Perdão, molas por R$170,00 não, EMULADORES!

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por LMattosBS » 22 Jun 2012, 06:38

bom tenho uma duvida cruel.. pode evidenciar o TOC TOC
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por ghamauricio » 22 Jun 2012, 18:22

Não entendi!

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por LMattosBS » 23 Jun 2012, 11:32

A minha tem o famoso toc toc das primeiras teneres 250 na dianteira...
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por ghamauricio » 23 Jun 2012, 13:34

Pô brother, fala a frase inteira! Hahaha

Você quer saber se o emulador de suspensão vai aumentar o TOC-TOC?

Não sei qual é o princípio do TOC-TOC; uns afirmam que é ressonância dentro do óleo; eu particularmente acredito que é fim de curso - até porque dizem que as novas, sem TOC-TOC, têm a suspensão mais firme.

Caso seja fim de curso, se o camarada que instalar o emulador souber o que está fazendo e regular direito pro seu uso, deve reduzir o TOC-TOC sim.

andregoes19
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 28 Jan 2011, 08:35
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador-BA

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por andregoes19 » 24 Jun 2012, 19:18

olhe este caso aqui, mas é para suspensao traseira!!! usei na minha antiga Lander esta modificação durante 10000 km e nao tive problema nenhum e irei fazer em minha tenere!!

http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... ?f=1&t=489" onclick="window.open(this.href);return false;
Futura: TENERE 660
Atual: TENERE 250
Ex: LANDER 250

Amiko
Visitante
Visitante

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por Amiko » 27 Jun 2012, 15:08

Pessoal,

Eu não pretendo alterar a suspensão, mas para andar em estradas de terra, sem garupa, o ideal é deixar mais macia ou dura? Aquela questão da pré-carga da mola...

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por ghamauricio » 27 Jun 2012, 18:39

Depende da velocidade. A regulagem normal deve servir bem, mas se você for muito rápido e começar a dar fim de curso, endureça.

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por LMattosBS » 27 Jun 2012, 21:22

tem que radicalizar... coloca logo uma WP

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Leonardo Mattos :dirtbike:

Responder