Suspensão mais off-road!!!
- ghamauricio
- Mestre+
- Mensagens: 1326
- Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
- Cidade onde mora: Cidade/UF
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Suspensão mais off-road!!!
Gostei desse preço aí também! Acho que só as molas tão saindo por uns R$ 170,00 na internet. Mais frete e mão de obra, tá bom.
Como eu disse, o correto é alargar os furos (corrigindo: não os furos de retorno, os furos da flauta mesmo), mas se colocar um óleo mais fino tem mais ou menos o mesmo papel.
Leo, mais uma breve explicação do emulador: a suspa de cartuchos, ao contrário da suspa de flautas, tem as arroelinhas (chamadas também de "lâminas" ou "genética" - esta última acredito se referir à combinação de lâminas, na verdade, de acordo com o uso) que permitem que você controle a resistência à compressão rápida separadamente da compressão lenta.
Quando você freia, você tem compressão lenta. Quando você passa num boeiro, você tem compressão rápida. O ideal é que a compressão lenta seja bem mais dura que a rápida, pois a moto não mergulha tanto nas frenagens, mas ao passar por um tronco, calçada ou desnível, o ideal é que ela se comprima rapidamente, para absorver a irregularidade.
Então você alarga os furos (ou põe um óleo mais fino) pra diminuir a resistência (como é flauta, ele diminui a resistência tanto da compressão rápida quanto da lenta). Aí você põe a válvula pra dificultar a passagem do óleo na compressão lenta, e quando há uma compressão rápida, há uma mola que abre uma válvula que facilita a passagem do óleo na compressão rápida.
Se interessou, aqui tem uma explicação muito boa (em inglês, mas depois da minha breve explicação, as imagens falam por si): http://racetech.com/html_files/DampingRodForks.HTML" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço!
Como eu disse, o correto é alargar os furos (corrigindo: não os furos de retorno, os furos da flauta mesmo), mas se colocar um óleo mais fino tem mais ou menos o mesmo papel.
Leo, mais uma breve explicação do emulador: a suspa de cartuchos, ao contrário da suspa de flautas, tem as arroelinhas (chamadas também de "lâminas" ou "genética" - esta última acredito se referir à combinação de lâminas, na verdade, de acordo com o uso) que permitem que você controle a resistência à compressão rápida separadamente da compressão lenta.
Quando você freia, você tem compressão lenta. Quando você passa num boeiro, você tem compressão rápida. O ideal é que a compressão lenta seja bem mais dura que a rápida, pois a moto não mergulha tanto nas frenagens, mas ao passar por um tronco, calçada ou desnível, o ideal é que ela se comprima rapidamente, para absorver a irregularidade.
Então você alarga os furos (ou põe um óleo mais fino) pra diminuir a resistência (como é flauta, ele diminui a resistência tanto da compressão rápida quanto da lenta). Aí você põe a válvula pra dificultar a passagem do óleo na compressão lenta, e quando há uma compressão rápida, há uma mola que abre uma válvula que facilita a passagem do óleo na compressão rápida.
Se interessou, aqui tem uma explicação muito boa (em inglês, mas depois da minha breve explicação, as imagens falam por si): http://racetech.com/html_files/DampingRodForks.HTML" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço!
- ghamauricio
- Mestre+
- Mensagens: 1326
- Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
- Cidade onde mora: Cidade/UF
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Suspensão mais off-road!!!
Perdão, molas por R$170,00 não, EMULADORES!
- LMattosBS
- Moderador
- Mensagens: 2085
- Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
- Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Re: Suspensão mais off-road!!!
bom tenho uma duvida cruel.. pode evidenciar o TOC TOC
Leonardo Mattos
- ghamauricio
- Mestre+
- Mensagens: 1326
- Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
- Cidade onde mora: Cidade/UF
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Suspensão mais off-road!!!
Não entendi!
- LMattosBS
- Moderador
- Mensagens: 2085
- Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
- Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Re: Suspensão mais off-road!!!
A minha tem o famoso toc toc das primeiras teneres 250 na dianteira...
Leonardo Mattos
- ghamauricio
- Mestre+
- Mensagens: 1326
- Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
- Cidade onde mora: Cidade/UF
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Suspensão mais off-road!!!
Pô brother, fala a frase inteira! Hahaha
Você quer saber se o emulador de suspensão vai aumentar o TOC-TOC?
Não sei qual é o princípio do TOC-TOC; uns afirmam que é ressonância dentro do óleo; eu particularmente acredito que é fim de curso - até porque dizem que as novas, sem TOC-TOC, têm a suspensão mais firme.
Caso seja fim de curso, se o camarada que instalar o emulador souber o que está fazendo e regular direito pro seu uso, deve reduzir o TOC-TOC sim.
Você quer saber se o emulador de suspensão vai aumentar o TOC-TOC?
Não sei qual é o princípio do TOC-TOC; uns afirmam que é ressonância dentro do óleo; eu particularmente acredito que é fim de curso - até porque dizem que as novas, sem TOC-TOC, têm a suspensão mais firme.
Caso seja fim de curso, se o camarada que instalar o emulador souber o que está fazendo e regular direito pro seu uso, deve reduzir o TOC-TOC sim.
-
- Usuário
- Mensagens: 134
- Registrado em: 28 Jan 2011, 08:35
- Cidade onde mora: Salvador/BA
- Localização: Salvador-BA
Re: Suspensão mais off-road!!!
olhe este caso aqui, mas é para suspensao traseira!!! usei na minha antiga Lander esta modificação durante 10000 km e nao tive problema nenhum e irei fazer em minha tenere!!
http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... ?f=1&t=489" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... ?f=1&t=489" onclick="window.open(this.href);return false;
Futura: TENERE 660
Atual: TENERE 250
Ex: LANDER 250
Atual: TENERE 250
Ex: LANDER 250
-
- Visitante
Re: Suspensão mais off-road!!!
Pessoal,
Eu não pretendo alterar a suspensão, mas para andar em estradas de terra, sem garupa, o ideal é deixar mais macia ou dura? Aquela questão da pré-carga da mola...
Eu não pretendo alterar a suspensão, mas para andar em estradas de terra, sem garupa, o ideal é deixar mais macia ou dura? Aquela questão da pré-carga da mola...
- ghamauricio
- Mestre+
- Mensagens: 1326
- Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
- Cidade onde mora: Cidade/UF
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Suspensão mais off-road!!!
Depende da velocidade. A regulagem normal deve servir bem, mas se você for muito rápido e começar a dar fim de curso, endureça.