Suspensão mais off-road!!!

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Alberto Ávila
Visitante
Visitante

Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por Alberto Ávila » 07 Jun 2012, 20:18

Amigos tenho dado umas voltas :urrruuu: com os amigos do fórum e por caminhos mais :rock: pesados, com pedras, barro e muito acidentados :o . Senti a necessidade de suspensão dianteira mais :rock: off-road (em velocidades acima de 70 km/h em terreno acidentado a suspensão original da final de curso :thumbdown: com muita facilidade). Vale a pena :? investir em uma suspensão mais adequada?

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por LMattosBS » 08 Jun 2012, 18:48

Opa.... Alberto sinceramente, não acho que foi fim de curso que sentiu e sim o obstáculo batendo no aro.

Uma suspensão upside down da YZ 250 usada, custa em torno de 2000 reais, ainda tem que incluir as modificação para instalar na tenerezinha.
Imagem

O polaco instalou numa, mas transformou em motard. Pode colocar um aro 21..
Imagem

Mas tem alguns pontos para ver:
Tem que adaptar o diâmetro do eixo da caixa de direção.
A moto vai ficar mais alta na dianteira, mudando o ângulo de caster, não e ruim para o off-road.
Deve perder um pouco do esterçamento devido ao diâmetro maior das bengalas. Mas não deve ser tão perceptível.
Vai ser dificil achar no brasil um paralama baixo para esse tipo de suspensão como as motos do Rally Dakar
Instalação do sistema de freio, tera que fazer um adaptador para usar a mesma pinça da moto, ou troca cubo e pinça.
Chave, tem que adaptar.
VISUAL, VAI SER DE ARREBENTAR...
Não e qualquer mecanico que o faça.. mas to dentro se quiser ajuda...

Bom como não tive a oportunidade $$$ de investir ainda em uma upside down, com N regulagens e apetrechos, eu troquei o óleo da bengala por um 10W e ficou mais firme.
A minha suspensão tem o famoso toc toc e não mexi nisso. ao trocar o óleo no começo ate evidenciou o TOC novamente...

Como não tínhamos um bequer para medir a quantidade de oleo de cada lado, usamos um frasco bem impreciso e troquei pela mesma quantidade que tinha dentro... tem um tutorial de como trocar...

viewtopic.php?f=29&t=1845&p=31011&hilit ... ala#p31011
Leonardo Mattos :dirtbike:

guilherme.asf
Visitante
Visitante

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por guilherme.asf » 09 Jun 2012, 16:35

Eita pensei que fosse mais fácil pôr esse tipo de suspensão na T que a Polaco havia posto. Mas pelo visto tem muitos fatores envolvidos, principalmente esse da peça provavelmente não ter disponível no Brasil. Tenso :shock: :thumbdown:
Editado pela última vez por Helano em 10 Jun 2012, 10:00, em um total de 1 vez.
Razão: retirada a citação ao post anterior

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por LMattosBS » 09 Jun 2012, 17:24

O polaco adaptou o paralama aos protetores de canela.
Leonardo Mattos :dirtbike:

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por RAlves » 09 Jun 2012, 23:16

Eh mais facil preparar sua suspensao original em algum dos experts em motos de trilha ai do RJ... tem muitos por ai!

Procure pelos que sao certificados pela Racetech e MXtech.

No meu caso, so de passar a usar motul expert ja deu uma puta diferenca na motoca ate desisti da preparacao.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por LMattosBS » 10 Jun 2012, 09:53

Foi o meu caso, troquei o oleo e ficou melhor para mim...
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por ghamauricio » 13 Jun 2012, 22:58

No seu caso eu compraria aquelas molas pra suspensão de Lander off-road da Anker. São mais duras. Aí você precisaria colocar um óleo mais espesso pra bloquear o movimento de retorno, se não ela vai "quicar".

Se quiser, pode colocar também um emulador (também da Anker ou outras marcas). O que ele faz é emular (finger ser) uma suspensão mais bacana, onde não se utilizam furos na flauta, mas sim arroelas muito finas e colocadas de maneira e se deformarem com a passagem do óleo. Neste caso, o ideal era alargar os furos de retorno da canela, mas também se pode colocar um óleo mais fino.

Solução bacaninha: molas mais duras, emulador e óleo 5W.
Eu pretendo fazer isso, com excessão das molas, pois não ando muito no off.

Abraço!

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por LMattosBS » 14 Jun 2012, 20:08

Bacana a Explicação sobre os emuladores.. tinha duvidas de como funcionava.
Leonardo Mattos :dirtbike:

Alberto Ávila
Visitante
Visitante

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por Alberto Ávila » 16 Jun 2012, 22:24

Numa loja aqui perto o dono me cobrou 250 dilmas pra colocar as valvulas anker ja inclusos mdo e oleo.

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Suspensão mais off-road!!!

Mensagem por LMattosBS » 17 Jun 2012, 17:49

to ficando interessado... mas qual oleo? queria passar la para tirar umas duvidas sobre o serviço...
Leonardo Mattos :dirtbike:

Responder