Regulando a pré carga da mola

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
rpssouza
Visitante
Visitante

Regulando a pré carga da mola

Mensagem por rpssouza » 14 Abr 2012, 23:53

Como faço essa regulagem em casa? É dificil?

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Regulando a pré carga da mola

Mensagem por barraforte » 15 Abr 2012, 01:54

@rpssouza Boa noite!

Nesse Tópico aqui tem algumas dicas: Ajuste/regulagem da suspensão de motos
@Jonathan
Pronto, levei na 3ª concessionária autorizada da minha cidade e o mecânico fez o serviço na hora, na minha frente, junto comigo.
Foi só soltar akele paralama traseiro de borracha, folgar a contra-porca e regular a suspensão. Sem nada de extraordinário, como os mecânicos anteriores me falaram. Agora é só enviar um e-mail para a Yamaha informando do mau serviço prestado nessas concessionárias anteriores.

A única coisa que precisava para esta regulagem era de um gancho como o que vem no jogo de ferramentas da Lander.
Pessoal comentou que precisa de uma chave gancho pra regulagem, e esta não vem inclusa no kit, dá uma lida no tópico com calma, pessoal postou umas coisas bacanas.

:offtopic: Dando uma dica de amigo,ao lado do logo lá em cima "TénéréClub" do lado de FAQ, tem "Pesquisar" é facinho de usar, coloca uma ou duas palavras chave, e você já confere se o assunto já foi citado anteriormente. Digo isso porque se não o pessoal vem dar umas porradas na gente.

Tirando isso, bem vindo ao Fórum e aproveite, aqui tem bastante coisa legal! Sinta-se em casa!

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

rpssouza
Visitante
Visitante

Re: Regulando a pré carga da mola

Mensagem por rpssouza » 15 Abr 2012, 19:58

Valew Barraforte.

Um grande abraço

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Regulando a pré carga da mola

Mensagem por barraforte » 17 Abr 2012, 19:54

Colega @rpssouza, passeando aqui elo fórum, encontrei outro tópico sobre o mesmo assunto. :mrgreen: :mrgreen:
Feito pelo @RAlves, ele tem excelentes dicas, e nesta, ele ensina como fazer com a mão. :joinha:

Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa

Bom proveito e leituras, :joinha: :joinha:
ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Regulando a pré carga da mola

Mensagem por ghamauricio » 17 Abr 2012, 22:19

Pessoal, comprei uma chave na Everest e não consegui afrouxar a contra-porca da suspensão traseira NEM MARTELANDO!
Passei na concessionária (PKM Motos, na Barra da Tijuca) e o mecânico também disse que tinha que desmontar a balança!! o_O
A chave que eles usavam era idêntica à minha.

Passei em uma outra oficina e os caras não tinham a chave. O cara disse que quando fica duro assim, é só passar WD40 e tentar novamente no dia seguinte. Já passei, vamos ver se melhora.

Alguém tem alguma sugestão?

Abraço!

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Regulando a pré carga da mola

Mensagem por barraforte » 17 Abr 2012, 22:36

@ghamauricio Olha tenho uma ótima e uma excelente dica pra você! Passa WD-40 :risadona: :risadona: :risadona:

Cara, incrível, esta porcariazinha ai só não cura a morte pelo jeito, de contato elétrico até rangido de feixe de molas...

Mas bem, pelo que o pessoal citou, propriamente o @RAlves, o jeito é bater com um cano de ferro, e ela irá afrouxar. Ele também xingou bastante essa chave ai que não serve pra essa porca. :pdavida: :pdavida:

Quando conseguir mexer na porca, lubrifique melhor e limpe bem com o WD, assim talvez fique mais fácil de mexer na próx. vez; e mexa lá pelo menos em cada lavagem, assim você terá certeza que quando precisar, vai estar "solto" suficiente pra regular com a mão. :joinha: :joinha:

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Regulando a pré carga da mola

Mensagem por ghamauricio » 18 Abr 2012, 08:30

Boas dicas Barraforte!

Se eu conseguir mexer na contra porca, vou passar um óleo fino e dar uma "manutenção" a cada lavagem mesmo!

Abraço!

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Regulando a pré carga da mola

Mensagem por barraforte » 18 Abr 2012, 11:42

Salve @ghamauricio!
Posta ai depois os resultados e que tipo de magia usou pra tirar essa porca do lugar. :joinha: :joinha:

ABS!
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Regulando a pré carga da mola

Mensagem por ghamauricio » 18 Abr 2012, 14:15

Bom depois de mais de uma hora, muitas marretadas, estresse, suor e sangue, consegui apertar a mola e aumentar a pré-carga.
Não medi SAG nem porra nenhuma pois já estava ficando estressado com a situação.

Comecei batendo com o cabo do martelo na ponta da chave. A mesma parecia não se mover. Resolvi empurrar a chave com a mão, até que de repente eu enfiei a mão no escape (por sorte está frio desde ontem), o braço no suporte da pedaleira do garupa, o dedão no parafuso sei lá de onde etc. Revoltado, fui pedir ajuda ao caseiro, mas ao chegarmos lá constatamos que a chave não havia "soltado" como era de costume, ela tinha finalmente soltado a contra-porca!

Pois bem, pá de lá, pá de cá, fui brigando com a chave e a contra-porta até tirá-la do caminho (totalmente pra cima da rosca).
Então tentei fazer o contrário com a porca, girá-la "pra mim" (eu estava do lado esquerdo da moto, girando a chave no sentido horário). Era complicado pois a chave era um pouco grande e ficava batendo no suporte do escape, e não me permitia encaixar a chave corretamente. Descobri um jeito de fazer a coisa funcionar melhor: em vez de apoiar a chave toda na porca, eu só apoiava a pontinha que "prende", e o lado oposto da chave eu apoiava na mola. Desta maneira consegui ir rosqueando.

De vez em quando tirava a moto do cavalete, subia na moto e testava o cavalete lateral (peso 70kg e só de estar sobre a moto, ao tentar baixar o descanso, ele batia no chão antes de se extender completamente, de maneira que eu tinha que inclinar a moto para a direita. Carregado com garupa, então, era uma novela). Até que me estressei e resolvi continuar trabalhando com ela fora do cavalete central, que era um saco de pôr e tirar. Quando me dei por contente, baixei a contra-porca e dei um aperto. Algumas vezes ela apertava a porca junto, então parei de apertar tudo e vim tomar banho.

Constatei também que era mentira esta história de ter que tirar o peso da mola ao se colocar a moto num cavalete: mesmo assim, a mola está semi comprimida e o peso da moto sobre ela é irrelevante.

Enfim: um saco!!! Quando tiver que dar um trato na suspa, vou ver se o Cláudio da C. Motos consegue pôr uma regulagem de pré-carga externa, tipo as big trails de turismo (V-Strom, BMWs, KTMs, Versys etc).

Afinal isto de não conseguir colocar o descanso sem ter que tombar a moto pra direita não acontecia com a moto nova, sinal de que a suspa já está perdendo suas características originais e se desgastando... Detalhe: tá com quase 6.000 km rodados, não carrego muito peso e não faço offroad.

Abraço!

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Regulando a pré carga da mola

Mensagem por barraforte » 19 Abr 2012, 02:21

Pô valeu @ghamauricio!
Que bela mão de obra! Cansou só de ler... :joinha:
E bem, já esperava por algo assim, um troço que não é firme o suficiente, e está em um local terrível pra mexer e ainda pega sujeira toda vez que anda com a mota. Só podia dar uma confusão destas! :pdavida:
Constatei também que era mentira esta história de ter que tirar o peso da mola ao se colocar a moto num cavalete: mesmo assim, a mola está semi comprimida e o peso da moto sobre ela é irrelevante.
Acho que isso seria só com a moto carregada, e BEM carregada...

E bão, não se esqueça de manter o WD lá, e toda vez que puder, dá uma mexida.

Mais uma vez, obrigado pela descrição! :joinha: :joinha:

Forte ABS.
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Responder