Corta Ignição quando molha - Na chuva e ou pista Molhada

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
leorocco
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 08 Dez 2011, 16:38
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Salto/SP

Re: Corta Ignição quando molha - Na chuva e ou pista Molhada

Mensagem por leorocco » 23 Mar 2012, 20:33

fjruthes escreveu:A minha dá umas apagadas as vezes... Normalmente quando eu dou aquelas aceleradinhas para reduzir as marchas quando a moto tá quase parada... quando o giro baixa, as vezes (raro) ela apaga...

Já li na internet que isso é uma reclamação na XT 660 ... De que não aceita essas aceleradinhas... Por isso nem dei muita bola, apesar de não ser uma XT, heheh.. Só bater na partida e continuar...
fjruthes, eu e o usuário lucasrb tivemos problemas da moto morrer em baixa rotação. Talvez seu problema seja parecido.

Resolvemos regulando a aceleração. Coisa simples, que em 10 minutos fazem na cc.

Dá uma olhada, pq ela morrendo assim nao deve ser coisa normal :joinha:

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Corta Ignição quando molha - Na chuva e ou pista Molhada

Mensagem por kablack » 24 Mar 2012, 16:36

Nem precisa ir na CC.

O manual ensina a regular a marcha lenta.

Com o motor quente ela deve ficar nos 1.500 rpm.

Caso não se sinta seguro ou não queira mexer na moto. Vá numa CC Yamaha. Como disse o Leo, fica pronto menso de 10 min. (Em casa fica pronto em menos de 5 min. :mrgreen: )

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Corta Ignição quando molha - Na chuva e ou pista Molhada

Mensagem por diegonunes » 24 Mar 2012, 18:26

Provavelmente o escopo do problema gira em:

- Corpo do acelerador; sujeira, regulagem ou anel de vedação.
- Sistema elétrico vulnerável ou aberto; cabo de vela ou alguma conexão mal colocada ou fundida.

Hugo Falcão passou pelo problema de morte súbita do motor e imprecisão na marcha lenta. O problema foi resolvido com uma limpeza. O problema era que a borboleta estava muito suja, e por se tratar de um controle eletrônico em ângulo de abertura, a sujeira empatava a angulação correta e a injeção tentava arrumar de forma aleatória, provocando erros.

Comece por uma inspeção.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
wagner luiz
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Mai 2011, 19:49
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro - Campo Grande

Re: Corta Ignição quando molha - Na chuva e ou pista Molhada

Mensagem por wagner luiz » 24 Mar 2012, 18:55

ivnn escreveu:Eu tive isso.... numa carro, muitos anos atrás. De repente ficou MUITO sensível à espirros de água no motor. O que aconteceu foi o seguinte:
O pulso de alta tensão gerado pela bobina vai até a vela por uns cabos apropriados (cabo de vela) que tem, nos conectores, uma borracha de vedação. Se essa borracha rachar (ressecamento, barbeiragem de mecânico, etc), e a água conseguir chegar até o condutor que leva o pulso à vela.... baubau. Já era. Não vai ter mais faísca até secar.

Sugiro testar, molhando com uma bucha, só as conexões (e cabo tb, que pode ter furado) da bobina à vela. Se morrer, vc já delimitou o problema.

Faz isso sim! Se o cabo de vela estiver rachado, na hora que a água da bucha molhada molhar a vela e sua mão estiver lá, tu vais levar uma porrada tão boa que vai para de mexer rapidinho :gargalhada: .

Em alguma lojas tem um produto (liquido) que torna a centelha visível quando tem fuga de centelha sem vc ter que colocar a mão lá :thumbup:

:joinha:
"Deixem que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com o seu trabalho e realizações. O presente pertence a eles, mas o futuro pelo qual eu sempre trabalhei pertence a mim."

Nikola Tesla

Suzuki Bandit 650

http://www.youtube.com/user/WLuizTenereClub

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Corta Ignição quando molha - Na chuva e ou pista Molhada

Mensagem por ghamauricio » 24 Mar 2012, 23:38

Concordo com o RAlves.

Geralmente estes problemas de motor morrer quando acelera forte, apagar na chuva (por causa da umidade do ar e temperatura) ou marcha lenta "incerta" costumam ser por que o sensor híbrido manda a quantidade errada de gasolina e a moto apaga. É só trocar essa borrachina de vedação do sensor híbrido (ou TPS) que resolve!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Corta Ignição quando molha - Na chuva e ou pista Molhada

Mensagem por Kakko » 25 Mar 2012, 00:07

cada caso é um caso...pode ser por causa da mudança de estação...ou até uma frescurinha dela..rsrs

brincadeiras a parte.....má vedação ou regulagem de marcha lenta.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

niegski
Visitante
Visitante

Re: Corta Ignição quando molha - Na chuva e ou pista Molhada

Mensagem por niegski » 25 Mar 2012, 15:15

Aconteceu com minha após uma lavagem. Tive que insistir muito até ela pegar.

Achei muito estranho mas agora vou ficar atento. Como ainda não peguei uma chuva daquelas, não sei se foi algo pontual ou toda vez que molhar muito vai acontecer.

Vou fazer um teste e tentar ligá-la durante a lavagem. Se não ligar, bingo!

Abraços

T-250 Azul 11/12

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Corta Ignição quando molha - Na chuva e ou pista Molhada

Mensagem por ivnn » 25 Mar 2012, 23:42

wagner luiz escreveu: Faz isso sim! Se o cabo de vela estiver rachado, na hora que a água da bucha molhada molhar a vela e sua mão estiver lá, tu vais levar uma porrada tão boa que vai para de mexer rapidinho :gargalhada: .
Em alguma lojas tem um produto (liquido) que torna a centelha visível quando tem fuga de centelha sem vc ter que colocar a mão lá :thumbup: :joinha:
Bah... Vocês, jovens, e seus mimos modernos. Um tranquinho faz até bem pra saúde. Com a vantagem q vc não esquece mais o lugar que deu problema. Nunca mais. :gargalhada:

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Corta Ignição quando molha - Na chuva e ou pista Molhada

Mensagem por Kakko » 26 Mar 2012, 15:34

rsrs...nunca vi alguem bater as botas por causa de um tranquinho desses de ignição...

galera..o correto é desligar o motor retirar o cabo...e secar os terminais...ar comprimido...passar um pouco de gasolina tbm ajuda a retirar a umidade.

antigamente quando mandava lavar os carros...geralmente condensava dentro da tampa do distribuidor (onde fica o rotor...cachimb), causando desvio /fuga de corrente, e o motor não funcionava.

Da´é só retirar a tampa uma limpada...um pouco de gasosa com pano...deixa secar um pouco e pronto. ;) :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Corta Ignição quando molha - Na chuva e ou pista Molhada

Mensagem por RAlves » 27 Mar 2012, 20:09

ivnn escreveu:
wagner luiz escreveu: Faz isso sim! Se o cabo de vela estiver rachado, na hora que a água da bucha molhada molhar a vela e sua mão estiver lá, tu vais levar uma porrada tão boa que vai para de mexer rapidinho :gargalhada: .
Em alguma lojas tem um produto (liquido) que torna a centelha visível quando tem fuga de centelha sem vc ter que colocar a mão lá :thumbup: :joinha:
Bah... Vocês, jovens, e seus mimos modernos. Um tranquinho faz até bem pra saúde. Com a vantagem q vc não esquece mais o lugar que deu problema. Nunca mais. :gargalhada:


Cara, uma vez, SO UMA VEZ, eu fui limpar o motor do carro com ele ligado... to la bonitao limpando as quininhas do motor com uma escovinha quando encosto no cabo que eu nem sabia que precisava trocar...

Fiquei uns 3 dias com o braco doendo, pqp... rs.

Na especificacao da bobina falava em 45.000v doeu pra caralho.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Responder