Ténéré 250 versus Falcon 400

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
inglesgalvao
Visitante
Visitante

Ténéré 250 versus Falcon 400

Mensagem por inglesgalvao » 14 Fev 2012, 19:35

Olá pessoal, acredito que esta comparação também não poderia faltar
aqui no forum, apesar de não serem motos equivalentes. Tenho uma falcon 2008
e estou pensando seriamente em verder pra comprar um T250. O duro é o
medo de me arrepender, especialmente com respeito à potência. Peço que o pessoal
que tem experiência com estas duas motos que relatem suas impressões comparativas.
Tenho certeza que este tópico vai ser muito procurado. Obrigado desde já.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 versus Falcon 400

Mensagem por ghamauricio » 14 Fev 2012, 20:01

Nunca andei de Falcon, mas já parei do lado de uma Té no sinal e o cara foi puxando papo. Indiquei o Ténéré Club pra ele, mas acho que ele nunca apareceu por aqui.

Enfim, ele disse que teve uma Falcon e que estava felicíssimo com a Té. A potência e o torque extras que a Falcon tem não o fizeram falta no dia-a-dia, mas a economia de combustível fez muita diferenla.

Também disse que a Falcon é muito "boba" na estrada, já a Té é mais firme e dá mais sensação de segurança.

Abraço!

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 versus Falcon 400

Mensagem por kablack » 14 Fev 2012, 20:02

Olá amigo(a),

Primeiramente, gostaríamos de dar as sinceras boas-vindas ao Ténéré Club. :joinha:

Para que você possa se familiarizar com as ferramentas e procedimentos de utilização do fórum, pedimos que leia atentamente todas as informações que constam AQUI

Por favor atualize o seu perfil indicando a localidade.

Cordialmente,

Administração/Moderação
Ténéré Club
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 versus Falcon 400

Mensagem por ghamauricio » 14 Fev 2012, 20:29

Perdão, não reparei que era seu primeiro post!

Seja bem vindo!!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 versus Falcon 400

Mensagem por Helano » 14 Fev 2012, 21:04

Minha opinião...

Falcon
Vantagens:
- É Honda, portanto tem uma imensidão de concessionárias e peças à disposição, coisa que na Yamaha sofremos bastante.
- Mais torque e mais potência, tendo portanto um pouco mais de folga de motor para andar na estrada.
- Moto extremamente robusta e confiável, nunca vi dono de Falcon reclamando de nada.

Desvantagens:
- Visada pra caramba para roubos, portanto seguro bastante salgado.
- Carburada, que é um troço que definitivamente eu não quero mais saber em minha vida. Motor frio dando trabalho para pegar? Afogador? Motor engasgando? Ter que ficar limpando e regulando carburador? Torneirinha de combustível no tanque? Deus me livre, tô fora disso!!!

Ténéré 250
- Tanque maior
- Faróis e suspensão melhores (a gás na traseira)
- Economia de combustível
- Mecânica (exceto as merdinhas das mangueiras de óleo) extremamente confiável
- Não é tão visada, portanto o seguro é bem mais barato.

Resumindo, acho que sair de um Falcon para uma Ténéré, a única coisa que no começo sentir falta é de motor, o que acaba acostumando.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Nelson S
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 versus Falcon 400

Mensagem por Nelson S » 14 Fev 2012, 22:53

Comparando :D

Bem no nosso motogrupo, tem algumas Falcons, e Landers , e nas viagens que fazemos, a Falcom só tem um pouco a mais de velocidade final, algo em torno de 5 kms a mais, também tem um pouco de fôlego a mais em subidas longas, mas isso tem um preço, no consumo quando a Lander faz 32/33 kms. lt andando entre 90/110 kmh, a Falcom não chega a 24 kms lt.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 versus Falcon 400

Mensagem por kablack » 15 Fev 2012, 00:18

Vejo a Falcon como uma moto forte, confiável, confortável, beberrona e obsoleta. Na época que era fabricada já tinha fama de ser beberrona e obsoleta. Imagina nos padrões de hoje...

Vejo a Té 250 como uma moto desconfortável para viagens, muito econômica e de motor revitalizado pela injeção eletrônica (aí sim uma grande vantagem da Té 250).

Falar que a Falcon anda pouca coisa a mais que a Té 250 é exagero.

A falcon tem 3,51 kg de torque contra 2,1 kg da Té 250. Não é pouca coisa a mais não...

Na velocidade final pode até ser que as duas sejam equivalentes, mas na tocada a diferença é importante sim.

Resumindo, a troca de uma pela outra vai depender (como sempre) do uso que você faz da moto.

Se anda muito engarupado, gosta de mais força, não abre mão do seu conforto, fique com a Falcon.

Por outro lado se a busca é por economia, moto menos visada, manutenção mais barata (todo produto novo dá menos manutenção) e seu uso é mais urbano, vá de Té 250.

Agora... Natural para que tem uma Falcon é pensar numa XRE que tem características muito mais próximas da sua irmã mais velha do que a Yamaha.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Ténéré 250 versus Falcon 400

Mensagem por msfazer » 16 Fev 2012, 12:07

Vou extrair um pedaço do posto do KABLACK para argumentar:
Na velocidade final pode até ser que as duas sejam equivalentes, mas na tocada a diferença é importante sim.

Bom.... Com a FZ6 eu tinha 6,44kgfm. Com a 800GS tenho 8,1kgfm.
Final da GS é em torno de 210, 220km/h, final da FZ6 era de 245km/h.

A velocidade final é pouco importante para viagens. Sério.... Na real, não faz diferença nenhuma! O que importa é como a moto se comporta até os 140km/h, 150km/h. Raramente você vai conseguir viajar numa velocidade cruzeiro de 200km/h!

Usei essas motos para ilustrar o fato de que, até a velocidade final das duas (que são bem parecidas mesmo!), a Falcon leva IMENSA vantagem. O torque dela em estradas fala alto e a diferença será grande! Isso restringindo o assunto à performance.

Mas há uma série de outros fatores a serem considerados. Moto mais nova, mais moderna, mais econômica, menos visada... a Té250 teria uma série de vantagens em relação à Falcon.

Se pra vc, esses fatores forem mais importantes que performance, vá de Té250. Se não forem, pensa numa Husqvarna 610 SM.

Abs!

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Ténéré 250 versus Falcon 400

Mensagem por alexandrepalhynha » 16 Fev 2012, 13:42

Husqvarna 610 SM? isto é uma motosserra sobre rodas... um amigo tem, nao tem comparativo com ninguem em aceleração.

inglesgalvao
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 versus Falcon 400

Mensagem por inglesgalvao » 16 Fev 2012, 14:07

Pessoal, por favor, vamos tentar manter o foco nas comparações entre a T250 e a Falcon. Obrigado.

Responder