Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
tiaguinho
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 27 Jan 2017, 10:31
Cidade onde mora: Salvador/BA

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por tiaguinho » 29 Mar 2017, 13:23

Thiago_1100S escreveu:cara pode ir tranquilo, o centro de gravidade não muda pela cilindrada da moto, e sim pelo modelo e categoria... motos altas tem um centro mais alto... a TNR250 é super facil de pilotar, e vc verá tudo de cima... pode ficar tranquilo..
Opa meu xará, valeu! foi erro meu, na verdade quis me referir cg e tenere, mas terminei usando as cilindradas :crazy: :gargalhada: !!!
Eu devorei o livro do David hough, o "Proficient Motorcycling" em um dia e como tem foco principal nos riscos e acidentes fiquei bem temeroso/impressionado... vou tentar relaxar e caso eu vá pegar eu vou com pensamento positivo :oremos: !!!

Mombaque
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:46
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Mombaque » 29 Mar 2017, 18:10

Thiaguinhof, aça curvas devagar, sempre prestando atenção no asfalto, pois pode haver areia/óleo/etc. É muito fácil dirigir a Tenere, foi minha primeira moto e logo de cara já peguei transito pesado com ela.

Edu karioca1974
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Nov 2016, 17:13
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Edu karioca1974 » 29 Mar 2017, 20:16

Boa noite , iniciei a seis meses em uma Ténéré 250. Moto boa demais. Tomei uns sustos no início por ser baixo, mais uma pessoa acima de 1,75 já fica bem. Ela ser 250cc só ajuda ,não faça isso de pegar uma 125.

tiaguinho
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 27 Jan 2017, 10:31
Cidade onde mora: Salvador/BA

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por tiaguinho » 01 Abr 2017, 20:46

Pessoal, Muuuuuiiitíssimo obrigado, todos vcs foram demais me ajudando!!!
Já estou com a TEzinha na garagem :animado: :animadao: , pensem na alegria, que moto gostosa meu deus!!!
Tive um susto na volta, que já vou contar...
segue imagens da lindona:
(Não estou conseguindo colocar diretamente a imagem, me ajudem porfavor, quando coloco [img... ele dá: "Não foi possível determinar as dimensões da imagem.", então estou colocando os links direto abaixo:

http://i.imgur.com/mIk3GaM.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://i.imgur.com/AmtLkc7.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://i.imgur.com/QBNWWXS.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Ainda não estou podendo sair por ai tranquilamente por causa da habilitação que falta terminar e pegar, mas ela inclusive pode me ajudar nesse ponto, ou não... achei a CG150 por incrível que pareça mais fácil de manobrar em baixa velocidade, esterçar e tal, ela passa mais firmeza em baixa do que a TE. Outro ponto que me complicou para treinar com ela foi que na CG150 quando estou na primeira e solto a embreagem sem acelerar a moto vai indo tranquilamente, na TE quando faço o mesmo ou ela morre ou quer pular feito um cavalo, e mesmo sem acelerar... ai preciso dar uns toques no acelerador pra estabilizar, isso é algo que eu possa regular? se for, onde é?

Não entendo de motos/potência etc, mas achei a TE muito rápida, no retorno, estava girando 2/4 do acelerador sem saber, achando que era o máximo, já perto de casa resolvi puxar um pouco na segunda e entrei na zona que até então não conhecia dos 4/4 e a moto saiu feito um canhão :O! Se a TE já faz isso eu vou querer distância dessas 600cc por ai... devem ser perigosas!

Dúvida: alguém tem sugestão pra melhorar a aparência da moto? o antigo dono era bem tiozão, não quero nada molecão não, apenas dar um ar mais robusto/bonito, não sei... tinha ideias pra cor marrom e azul, mas zero ideias pra o cinza fosco, pode ser adesivo ou qualquer coisa...

Bom, sobre o susto e a queda na volta: retornando com a TE foi lindo, primeira curva (muito medo) entrei perfeitamente, percebi que não era o bixo de 7 cabeças que estava pensando, e que andar na marcha lenta é muito pior para o equilibrio. Curva após curva e eu mais seguro e curtindo muito a motoca, minha noiva vinha atrás, tipo escota rssss! bom, em um momento passamos em frente a igreja e um carro parou subitamente em um quebra mola daqueles que se sobe e desce... Ai já viu né, pessoa inexperiente... apertei o freio de trás vi que não ia dar tempo de parar somente com ele e catei o freio da frente, a moto mergulhou um pouco pra frente em cima do quebra mola e retornou, no que ela retornou já retornou pro lado direito, meu pé estava no chão, mas foi tão rápido que não deu tempo, pelo menos segurei ela para diminuir a velocidade da queda, foi uma queda quase encostando mesmo e não teve nada, graças a deus que já peguei a semi nova com o protetor kkkkk, foi muito útil nessa hora... Como alguém que não lembro quem já disse uma vez: Existem 2 tipos de motociclista, o que já caiu e o que ainda vai cair, bom, já entrei no primeiro grupo na primeira volta pública rsss! foi bom para ficar mais esperto e por sorte não houve danos, graças a deus!!!!!

Desculpem desvirtuar o tópico.
Muito obrigado pessoal!!!!

--V8--
Usuário
Usuário
Mensagens: 117
Registrado em: 24 Nov 2016, 21:12
Cidade onde mora: Cotia - SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por --V8-- » 04 Abr 2017, 00:11

Parabéns e juizo.

As motos de auto escolas geralmente eles deixam a marcha lenta bem alta, justamente para ela não morrer.
Com a tenere você acostuma logo com a dosagem do acelerador.

Eu comecei com uma Fazer 250, e depois de 15 dias já encarei uma viagem de 2800 km sozinho, e foi tranquilo. Mas na fase de adaptação com a moto, acabei deixando ela cair no chão por inexperiência, tipo parar em rua ingrime de forma errada e a moto cair.
Depois de 3 anos com a Fazer comprei uma MT-07, nestes quase 2 anos que estou com ela nunca deixei ela cair e sempre pilotando de forma consciente, os tombos bestas na Fazer 250 foi aprendizado.

Recentemente comprei uma tenere 250 para substituir a Fazer, pois queria uma moto alta (fora que a posição das nakeds estão começando a me cansar, acho que é a idade chegando rsrsrs), e gostei bastante do estilo, só arrependi de não ter comprado antes. Hoje quando vou sair com a MT-07 é que percebo o tanto que ela é baixa em relação a tenere.
Estou usando tanto a tenere que estou pensando seriamente em vender a MT-07, pois quase não estou usando ela.

Antes da minha primeira moto também li este livro de pilotagem, no qual me ajudou bastante.

Sobre a estética não vou opinar porque eu não esquento a cabeça com isso, sempre gostei de moto para pegar estrada e ela estando com a manutenção em dia, eu nem ligo para a beleza da moto.

Bons km com a motoca.
Atual: Tenere 250 17/17
Xmax 250 21/21


Ex:MT-07 ABS 15/16
Tenere 250 14/14
Fazer 250 12/13

tiaguinho
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 27 Jan 2017, 10:31
Cidade onde mora: Salvador/BA

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por tiaguinho » 04 Abr 2017, 00:28

V8, muito boa sua resposta, adorei!

Acho que tudo que vc falou reflete bem até minha realidade, acho que a queda de leve que dei com a moto parada foi aprendizado e que por bem não trouxe prejuízo. Após esse primeiro tombo fiquei mais consciente com o peso da moto e o cuidado com a estabilidade. Notei realmente a lenta dela não é tão estável quanto na auto escola, tenho receio de ficar segurando a embreagem o tempo todo quando estiver parando, mas ainda em movimento, mas observo os outros pilotos na rua e vejo eles com a mão na embreagem quando estão reduzindo para controlar, então comecei a acreditar que deve ser normal.

Engraçado vc ter a MT-07, antes mesmo da TE eu já namoro demais essa moto, mas sempre estive consciente que a primeira teria que ser a TE e que a MT-07 só daqui a uns 3 ou 4 anos, quando estivesse mais experiente, ela deve ser bruta :O!

Mas ainda sobre a TE, estou adorando o conforto da moto, realmente quebra mola e buraco passa muito suave, fiquei surpreso com isso... A odisseia agora vai ser com o bauleto, se vou comprar o adaptador de 100 temers ou arriscar ligar a base diretamente como o pessoal anda fazendo.

Muito obrigado pela ajuda pessoal =))!!!

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por KANEKO » 04 Abr 2017, 09:18

tiaguinho escreveu:V8, muito boa sua resposta, adorei!

Acho que tudo que vc falou reflete bem até minha realidade, acho que a queda de leve que dei com a moto parada foi aprendizado e que por bem não trouxe prejuízo. Após esse primeiro tombo fiquei mais consciente com o peso da moto e o cuidado com a estabilidade. Notei realmente a lenta dela não é tão estável quanto na auto escola, tenho receio de ficar segurando a embreagem o tempo todo quando estiver parando, mas ainda em movimento, mas observo os outros pilotos na rua e vejo eles com a mão na embreagem quando estão reduzindo para controlar, então comecei a acreditar que deve ser normal.

Engraçado vc ter a MT-07, antes mesmo da TE eu já namoro demais essa moto, mas sempre estive consciente que a primeira teria que ser a TE e que a MT-07 só daqui a uns 3 ou 4 anos, quando estivesse mais experiente, ela deve ser bruta :O!

Mas ainda sobre a TE, estou adorando o conforto da moto, realmente quebra mola e buraco passa muito suave, fiquei surpreso com isso... A odisseia agora vai ser com o bauleto, se vou comprar o adaptador de 100 temers ou arriscar ligar a base diretamente como o pessoal anda fazendo.

Muito obrigado pela ajuda pessoal =))!!!
Ae tiaguinho,

Parabéns pela motoca :)
Ainda bem sua moto já veio com o protetor de carenagem já te salvou de um prejuízo e sobre a cg ser mais facil de manobrar em baixo km é isso mesmo ela tem menos inercia ( mais leve ) e seu centro de gravidade é menor (mais baixa) mas depois que embala a tenebrosa vai que vai kkkkk.

Sobre a embreagem o amigo V8 já mato a charada ( a minha da auto escola dava para engatar a segunda sem acelerar ) se não acelera junto a tenebrosa vai morrer mesmo.

Sobre a frenagem as autos escolas continuam sem aborda o tema com decência :thumbdown: o que para uma moto é o freio da frente o traseiro só finaliza a frenagem e estabiliza é tudo uma questão de física em uma frenagem principalmente mais forte todo o peso vai para frente ( só reparar não importa se é uma cg ou hayabusa o freio da frente sempre é maior que o traseiro e em muitos casos o dianteiro é duplo ).
Outro ponto que potencializa isso é como vc mesmo disse que quando freio o dianteiro a frente afundou ( toda moto afunda isso é normal mas nas trail como a tenebrosa tem um curso de suspensão maior do que uma street com isso o efeito é potencializado ) pegue mais intimidade com a maquina e assim que possível vá a um lugar tranquilo e treine umas freadas mais fortes comece tranquilo e vai aumentando a agressividade conforme sentindo confiança :thumbup: .

Do mais sobre personalização não sou de inventar muito kkkk na sua como já tem o protetor o máximo que faria seria colocar um afastador de alforge e talvez aros pretos.

No mais sucesso ai com a motoca :urrruuu:

tiaguinho
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 27 Jan 2017, 10:31
Cidade onde mora: Salvador/BA

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por tiaguinho » 04 Abr 2017, 09:47

KANEKO, mais uma vez obrigado! Estou absorvendo todas as dicas que são passadas aqui e estudando muito também.

Descobri que a aquisição da moto é apenas o começo de vários outros gastos, já estou planejando um Motul C3, WD40, Querosene, o óleo e o filtro para já trocar e sem contar as ferramentas (soquetes, talvez torquímetro...) e ainda vai ter o Baú, jaqueta e mais para frente o capacete de dona onça, que estão na lista. Capa de chuva só depois, não pretendo pegar chuva tão cedo. Falando em chuva, aqui na cidade está chovendo horrores, estou sem poder treinar se quer no estacionamento por conta disso, mas logo que a chuva der uma trégua retomo os treinos \o/!!

Estava com muita dúvida sobre a aquisição, mas agora já estou mais certo que fiz uma boa escolha :animadao: . Estou gostando muito da moto e ter comprado ela pouco usada foi bom até por estar ainda aprendendo e economizar um pouco diante de todos esses gastos que estão ai pela frente :crazy: !

Abraços :ohhhhh: !!!

brenovolpini
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registrado em: 05 Set 2016, 14:05
Cidade onde mora: Guarapari/ES
Localização: Guarapari / ES

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por brenovolpini » 04 Abr 2017, 14:04

Ei, pessoal. Estive lendo os últimos posts.

Sobre deixar morrer:

Eu peguei a minha não tem nem uma semana e deixei ela morrer bastante rsrs
Mas aí um amigo me ensinou a regular a embreagem e agora estou com ela do meu jeito. Depois que achei o meu ajuste ideal da embreagem, não a deixei morrer mais.

Sobre deixar a moto cair parada em rua íngreme:

Como é isso? É mais complicado?
Tem alguma dica para manter ela em pé?

tiaguinho
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 27 Jan 2017, 10:31
Cidade onde mora: Salvador/BA

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por tiaguinho » 04 Abr 2017, 14:47

brenovolpini escreveu:Ei, pessoal. Estive lendo os últimos posts.

...

Sobre deixar a moto cair parada em rua íngreme:

Como é isso? É mais complicado?
Tem alguma dica para manter ela em pé?
Eu também vou aproveitar a dica que o pessoal der, também tenho essa dúvida.

Engraçado que no meu caso quando a moto tombou ela estava parada (tinha acabado de frear) e no plano, foi inexperiência minha mesmo. Depois peguei uma ladeira para chegar em casa e estava engarrafada e eu subi feito carro, parando atrás e esperando, não virava a moto não, mas vejo muita gente nessas situações virando a moto para um dos lados, deve ser mais seguro assim. Engraçado foi uma moto descendo e o cara me olhando parado lá sem entender com cara de "pq vc está parado ai?" :gargalhada:

Foto que a patroa tirou na ladeira, primeiro dia de moto na rua, morrendo de medo:

Responder