Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
chassot
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por chassot » 23 Jan 2012, 10:58

Eu tirei minha carteira numa CG 125. Circuito fechado, sem carros, sem garupa, sem baú, sem barulho, a verdadeira utopia em se trantando de trânsito. Nem o freio da frente o instrutor deixava eu usar pra não travar a roda e me esburrachar no chão. Como já tinha carteira de carro há uns 3 anos, me conhecia o suficiente pra saber que com uma 250cc ou até uma 150cc me mataria em menos de um ano. Comprei uma Biz 100cc. O problema foi aprender a pilotar a Biz, totalmente diferente da CG: sem embreagem, as marchas pro sentido contrário, mas garantia o máximo de 80km/h na cidade. Depois de 3 anos aprendendo a andar de moto, dirigir entre os carros, tempo de frenagem, noção de espaço e distância, fui pra uma Yes 125cc. De novo aprender a andar de moto com embreagem, marchas pro outro lado (cansei de aumentar o giro e ao invés de engatar uma 3ª meti uma 1ª, isso não é legal). Final do ano agora, depois de muito estudar a situação, convencer a patroa, juntar os pila (moeda oficial do RS, hehehe) comprei a Té. E tchê, saí cagado da concessionária, principalmente por causa da altura, tenho 1,71m que é o mínimo para pilotar essa moto, sem garupa só alcanço a ponta dos pés no chão.

Minha sugestão: se não é um nanico, comece com uma Lander, Bros, ou coisa semelhante, mas com 150cc. Se for desprovido de alguns centímetros, sugiro uma CG, Yes, Ybr etc.
Acho, inclusive que deveriam haver sub-categorias nas motos, como era até 1997, de acordo com as cilindradas. Não faz o menor sentido o cidadão aprender a andar em uma Dafra 155 e poder (dificilmente acontece, mas é permitido) pegar uma Fireblade, ou Hayabusa, ou XJ6 etc. no dia seguinte.

jonathan coelho
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por jonathan coelho » 23 Jan 2012, 12:22

Pessoal, com certeza é muito válida a opinião de cada um aqui e com certeza to refletindo bastante pra decidir qual Moto vou comprar.
Moro em Goiânia, cidade média e moro a uns 2km do meu trabalho, não faço grandes trajetos ou pego transito pesado. De qualquer maneira moto não é brincadeira e todo cuidado é pouco.

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Fmm4100 » 23 Jan 2012, 12:50

Só faltou um quadro branco e laser point para parecer uma aula... Sem ironia, conteúdo bem didático.
Gostei da parte onde as finanças entraram em jogo.

O problema é a foto da Teneré azul no papel de parede... A moto é tentadora.
Ja estava pensando em uma strada de R$2500,00 para ficar andando até a prova... Vou acabar comprando mesmo e deixando a Teneré e o seguro mais para frente.
A strada já saiu da lista dos amigos do alheio.

Estive fazendo umas contas e devo ter feito o eixo Rio-São Paulo umas 50x, fora as outras viagens (Rio-Curitiba, Rio-Natal-Rio, Rio-Uberlandia, Rio-BH, BH-SP, Rio-Vitoria, Poa-Alegrete-Bagé-Pelotas-Poa + outros trechos), por isso tenho esse espirito estradeiro. Minha mulher adora isso.
Lembrando por alto, rodei 130000km de Mar/08 a Dez/10 com o Palio 1.8 (peguei com 70000, hoje tá com 210000 em plena saúde. nunca abriu motor nem cabeçote) e a pickup Strada está virando 50000km (peguei em Maio/11). Fora os outros alugados, onde em 1 mes rodei 9000km dentro de Alagoas com uma Idea ( O pessoal da Localiza adorou).

PS. Depois faço um post na apresentação, pois tenho muita historia de carro para contar. A das motos começará em breve.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
paulo.rcmuniz
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 205
Registrado em: 20 Jun 2011, 11:55
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por paulo.rcmuniz » 23 Jan 2012, 12:58

Acho as motos sem embregem (scooters, em geral) uma armadilha pra quem está começando, justamente por não possuir embreagem, pois, até acostumar com a dosagem do acelerador e lembrar de folgar a mão em frenagens e curvas (especialmente para a esquerda, quando, ao estendermos o braço direito e tendemos a acelerar um pouco mais se mantivermos a empunhadura) a embreagem pode nos salvar de um tombo. Não se faz motoescola em scooters, mas sim com motos de 125/150 cc.
Palavras de ordem para quem está começando: BOM SENSO e PRUDÊNCIA. :oremos:
A Tenegona é a minha primeira moto, e não tive grandes dificuldades em me acostumar com ela. A moto "vestiu" muito bem no meu 1,85m e 94Kg. Mas tive MUITO cuidado e PACIÊNCIA até pegar a manha no trânsito. A experiência de 22 anos na direção de automóveis me ajudou, pois, se fosse confiar apenas nas lições da motoescola estaria usando um terno de madeira agora.
Tenho um amigo que tirou a carteira e montou numa Boulevard 800 de cara. Um ano depois trocou por outra Boulevard 1500 e nunca caiu. Portanto, o tamanho/potência da moto para iniciantes é relativo. Quanto maior a fera, maior deverá ser seu "coeficiente de cagaço". Se você não vai pilotar uma 125/150 igual a da motoescola, vai precisar de um tempo para se adaptar, e esse tempo deve ser respeitado. No mais, um bom curso de técnicas de pilotagem faz toda a diferença. Um bom capacete, jaqueta com proteção extra nos cotovelos e ombros, proteção de coluna, luvas, botas e capa de chuva, também não podem faltar.

Abração :rock: ,
Ex-paquerador de tudo que é moto.
Atual feliz proprietário de uma Tenegona 250, com bagageiro Scam e reforço Manivela, bauleto Tex 56l e protetores de mão HPS Protork!

Ride safe, and ride forever!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Helano » 23 Jan 2012, 13:02

Felipe, rodar de carro é uma coisa.... de carro se deixar, eu rodo até o Japão (como não sei)... rsrsrs

De moto, insisto no que digo desde o início do tópico.... a situação é beeeeeeeeem diferente... só para citar algumas coisas... sol, chuva, pedriscos etc. tudo direto no lombo... óleo ou outros detritos implicam em possível queda... um erro no carro causa, por exemplo, uma escapulida para o acostamento, uma escorregadinha na curva, um susto... e um erro na moto? QUEDA !!!

No carro você tem cinto, airbag, carroceria etc. E na moto? Costela, clavícula, coluna cervical...
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Fmm4100 » 23 Jan 2012, 13:18

Entendido chefe!

Como não aluguei casa, to pensando até em morar perto da rodoviaria enquanto a família não for para SP.

Quando estiver em São Paulo encontro a galera daí para trocar mais idéias (trocar experiencias fica com duplo sentido...)
Aqui no Rio tambem. Espero encontrar em breve!

So para descontrair, segue uma foto do treino da moto-escola:

Imagem
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Bortolin
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Bortolin » 23 Jan 2012, 14:39

E aí Jonathan.

Vou te passar a minha experiência - nunca tive moto na vida e ano passado comprei a minha primeira motoca, uma teneré 250.
Sou um pouco mais baixo que você (1,79), mas mesmo assim não tive grandes problemas em pilotar a motoca. Duas vezes eu deixei ela cair quando estava parando, mas aí foi bobeira minha também, acho que ela pendeu demais para um lado, e aí não teve como segurar de volta, hehehehe mas nada sério.

Eu acho que uma coisa seria você começar a andar com uma moto 600 ou 1000cc, que em segunda marcha já está a mais de 100 km/h, e conforme você acelerar a moto vai e vc fica, hehehehe. Mas não é o caso ta Té.
Na minha humilde opinião, seria perder dinheiro comprar uma moto menor, se não é o que você procura, porque mesmo assim quando você trocar ela pela TÉ, você não vai estar adaptado a ela, e talvez o que você faziam com uma 150 não vai conseguir fazer com ela.

O mais importante é você ter consciência que está inciando e aos poucos ir se acostumando com a moto. As primeiras vezes que eu andei com a minha, fui em lugares com pouco movimento, andando devagar e gradualmente fui aumentando as distâncias e a velocidade. Em pouco mais de 5 meses já completei 10.000 km com ela.

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por msfazer » 23 Jan 2012, 17:14

Pára.... 250 é ótima pra iniciante! Tão na medida quanto uma 125 ou 150. São motos justamente para iniciantes. Se o cara for doidão, ele vai ser doidão até de bicicletinha de palhaço, não precisa de moto pra se matar!

O único problema da Té250 são os ridículos freios que a D. Iamaburra colocou nela. Mas... tirando isso, é uma moto super mansa, como qualquer moto até 600cc, não vai ter problema nenhum. Se ele estivesse falando em uma Falcon, eu diria pra ir com tudo! São motos mansas, não têm nada de perigoso numa moto assim.

Perigoso é o piloto irresponsável! Eu comecei com uma XR 200R e uma CBR 450 SR. Eu era irresponsável e vivia caindo. Mudei meu jeito de pilotar (óbvio, a experiência traz essa mudança também), mas já tem uns 2 anos que não caio!

Pra quem não tinha medo do asfalto, é um avanço e tanto, rssss!

Abs!

everaldopo
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por everaldopo » 28 Jan 2012, 22:38

Eu comecei com uma tenere, só andei de Fazer e CG pra tirar a carteira, foi bom que acordei logo, moto baixa para quem tem 1,81m é perdido. No primeiro mês vc tem a impressão que está sobre um cavalo, mas depois que doma ele, parece uma moto normal.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por ghamauricio » 28 Jan 2012, 23:40

Esses dias eu tive problemas pra tirar a moto de uma situação de estacionamento ruim, da qual fui tentar sair de uma calçada toda irregular e cair numa rua muito íngreme de paralelepípedo, depois de uma forte chuva.

A roda de trás encaixou num boeiro e eu não consegui tirá-la de jeito nenhum. Tentei acelerar pra subir a calçada de novo, mas ela simplesmente patinou e "desceu" a rua inclinada (tipo quando se faz zerinho), e acabou ficando apertada contra um carro. Tive que chamar o dono da casa, meu amigo a quem eu estava visitando, pra me ajudar a puxá-la.

Talvez se eu fosse mais alto tivesse condições de manobrá-la ainda na calçada irregular, para sair de frente e com velocidade. Mas saindo de ré ela não teve velocidade para vencer o desnível e me atrapalhei todo.

Resumindo: Em termos de potência ela é segura sim. Não empina (só se queimar embreagem) nem derrapa (só se frear ou reduzir a marcha bruscamente) apenas com a potência do motor, exigindo certa "vontade de fazer merda" do condutor. Mas acho que a altura é um fator complicador para baixinhos que não têm experiência nenhuma com outro tipo de moto mais baxa.

Responder