Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por LMattosBS » 22 Jan 2012, 13:24

Sory retiro que disse então...
Leonardo Mattos :dirtbike:

Vilmar
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 62
Registrado em: 20 Nov 2011, 21:36
Cidade onde mora: Machado/MG

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Vilmar » 22 Jan 2012, 17:23

Sou um iniciante. Comecei a andar de moto em 2010. Tirei carteira em uma Ybr e depois fiquei andando na Crypton da minha irmã até resolver comprar uma no final do ano passado. Confesso que fiquei meio indeciso, pois tinha gostado da Tenere mas estava com medo da altura e do peso, mesmo tendo 1,85m. Comprei e meu medo se tornou realidade. Ela é muito alta e no meu caso que não tinha muita experiencia, principalmente com a embreagem sempre que precisava parar tinha muita dificuldade, embora estivesse consciente do risco de cair se parasse de qualquer jeito. Apesar de tudo, antes de comprar me informei muito com alguns amigos que sempre andaram de moto, principalmente com os que gostam de motocross e trilhas. Posso dizer então que não tenho pratica, mas muita teoria, como já disseram aqui conhecia a moto e estava ciente do que teria de enfrentar. mesmo assim acho se tivesse pego uma moto mais leve, teria sido melhor, embora esteja muito satisfeito com a minha. O motor nunca me assustou, não sei pelo meu peso ou por nunca ter abusado dele, acho que para mim é na medida certa.
Ex: Tenere 250 2011 branca, Xtz 125 K 2012, Crypton ED 2015, Tornado 2007
Atual : XL 250r 1983
Em breve: XT 600Z Tenere

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Fmm4100 » 22 Jan 2012, 20:01

Para carros imprevisiveis, acredito que não precise ser uma Ferrari.
Meu terceiro carro foi um Opala (depois dele vieram mais 3 opalas) e garanto que foi uma escola. Conduzir um carro grande, com boa potencia e tração traseira proporciona otimas experiencias ao volante.
Lembro pelo menos duas vezes a traseira querendo passar a frente em uma curva, onde controlei a tempo.

Voltando ao assunto das motos, no meu caso pretendo comprar a Teneré mesmo.

Tirei a habilitação B em 98 e acredito que estes 14 anos de pista já tenham apagado o impeto de competição e pressa desnecessaria que existe na grande maioria dos novatos.
Hoje estou com 31 anos e família formada. Estou tirando carteira para moto por necessidade, já que irei morar em São Paulo e custa muito caro o aluguel próximo a Vila Olimpia, onde fica o escritório.

Meus treinos na moto-escola são em uma CG, onde me sinto um gorila andando de velocipede, tendo em vista meus 1,90. O guidon bate no joelho na hora de fazer o 8.

Ja fui nas CC's e montei em Bros, XRE e Teneré, onde as duas últimas me deram uma ótima postura e os dois pés tocaram a sola por completo no chão. A Bros achei meio baixinha.
Com relação a potencia, existe um negocio chamado acelerador onde voce pode controlar a velocidade da moto.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Vinicius Brandão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 24 Ago 2011, 21:04
Cidade onde mora: Rio de janeiro
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Vinicius Brandão » 22 Jan 2012, 20:08

Já que esta escolhida a maquina e vc tem noção da sua capacidade, so falta dizer: BOA SORTE :animadao: :animado: :urrruuu: :palmas: :joinha: :oremos:
"Não exijas do teu próximo aquilo que ainda não consegues fazer."
Autor: ( Chico Xavier )

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Fmm4100 » 22 Jan 2012, 22:33

Cheguei atá a olhar umas stradas (2000,00 a 3500,00), fazer (6500,00 a 8000,00), Sahara (3000,00 a 5000,00) e Twister (3500,00 a 7000,00) usadas no bom negócio, mas o medo de comprar moto zoada é grande.
Comprar uma zero de menor porte para logo em seguida ter que passar para frente não é interessante, pois pretendo ficar uns 3 anos a fim de não perder muita grana.

Até entendo a preocupação dos amigos daqui do forum para quem tá começando, mas vou precisar de uma 250 mesmo porque vou para SP, mas a principio minha familia ficará no Rio, portanto os 450km da Dutra serão passeio de sexta e domingo.
Moto nova é fundamental para viajar tranquilo.

Qualquer coisa eu coloco rodinha na moto... :lol:
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Helano » 22 Jan 2012, 23:28

Peraí, eu li e entendi direito? Você não tem experiência com moto e pretende encarar 450km de ESTRADA ???

Felipão, olha só irmão, vai comc alma aí brother!!! Estrada por sí só já é um perigo gigantesco, todo dia tem alguma merda na estrada... de moto então.... pilotada por quem não tem experiência então...

Minha sugestão;
1) Primeiro passo... cursos, cursos e mais cursos.... de direção defensiva etc.
2) Investir pesado em equipamentos de segurança, todos da mais alta qualidade; capacete, protetor de coluna, jaqueta, luvas e botas é o mínimo para começar.
3) Por último andar MUITO com a moto em vias urbanas até acostumar com ela. E quando eu digo MUITO, estou falando pelo menos em alguns meses.

Somente depois disso dá para arriscar alguns passeios perto. Boa sorte aí irmão!

Repito o que eu disse em outro post... com moto, o "buraco é mais embaixo", não é só montou, andou não...

Obs: aqui no fórum, na sessão segurança e equipamentos de proteção tem várias dicas sobre tudo isso.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por cassioxtz » 23 Jan 2012, 00:53

Tô com o Helano,

Estrada a coisa fica mais séria ainda!

É carro e caminhão te jogando pra todos os lados...

Pense bem nisso! Segurança em 1º lugar, sempre!!!

:joinha:
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
iranrl
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 64
Registrado em: 05 Mai 2011, 18:32

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por iranrl » 23 Jan 2012, 07:50

Jonathan, acho normal começar com uma moto de maior cilindrada até 250/300cc, mas quem pode responder isso e você mesmo!! qual a maior moto que já pilotou? você sente segurança pilotando uma motocicleta? existem momentos que você excede seus limites? isso muda de pessoa para pessoa conheço pessoas que começaram de Shadow 600 e CBX 750F mas e loucura!!

Tive minha primeira moto em 1993 uma CG bolinha vermelha três meses depois comprei uma RD 350R 1991, mas não foi legal, eu não me sentia seguro em pilotar aquela moto (Quem já conduziu uma RD 350 sabe do que estou falando) isso limitou meu aprendizado pois fazia tudo com medo, se tivesse ficado mais alguns meses com a CG seria bem melhor para meu desenvolvimento e segurança pois cai feio com a RD por falta de técnica e experiência!!

Sobre viajar amigão segura a onda tenho quase 20 anos de motocicleta com algumas viagens e certa experiência em estradas e te digo não e brincadeira!

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Fmm4100 » 23 Jan 2012, 08:09

Minha experiencia com motos não é das maiores, mas ja andei de Falcon, YBR, DT180, Twister, CG, Biz e outras. Da para sentir que cada uma tem seu centro de gravidade, tempo de resposta e parada diferentes.
É certo que vou precisar andar bem na Teneré para conhecer bem suas particularidades, antes até de encarar o transito urbano (Rio e São Paulo são caóticos), que acho muito pior do que na Dutra.
Na estrada a velocidade é maior, mas os tempos de reação são melhores que na cidade, onde alguem pode abrir uma porta, sair de uma esquina sem parar, freiar do nada e não te ver no retrovisor. O lance é manter distancia dos caminhões, já alguns onibus costumam ser generosos, mas vale o mesmo cuidado.

Todo mundo deve falar nisso, mas penso em andar na faixa ocupando o espaço de um carro e sair para o corredor apenas quando parar tudo.

Não vou sair fazendo loucura com a moto, até porque só estou usando a moto-escola para tirar a carteira. O que eles ensinam qualquer macaco aprende em duas aulas. Tenho muito que aprender na prática.

O capacete já comprei (LS2 FF350) e penso no protetor de coluna. Já vi um tutto de custa uns 300 e pouco e parece uma mochila.
A moto custa R$12500, mas estou preparando uns R$2000 para comprar as roupas e acessorios de proteção junto.

Agradeço a preocupação dos amigos e quero que saibam que leio e penso seriamente nos conselhos passados.


Parabens ao criador do tópico, pois esse assunto é muito relevante.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por kablack » 23 Jan 2012, 09:25

I. Antes de tudo trata-se de um Opaleiro, o que por si só já define um cara legal... :D



II. Não há como discordar do Prefeito (Helano) quando fala:
Helano escreveu: 1) Primeiro passo... cursos, cursos e mais cursos.... de direção defensiva etc.
2) Investir pesado em equipamentos de segurança, todos da mais alta qualidade; capacete, protetor de coluna, jaqueta, luvas e botas é o mínimo para começar.
3) Por último andar MUITO com a moto em vias urbanas até acostumar com ela. E quando eu digo MUITO, estou falando pelo menos em alguns meses.


III. Sobre cursos indico a todos (não apenas aos principiantes) os do CET/SP:

http://cetsp1.cetsp.com.br/ead/Descrica" onclick="window.open(this.href);return false; ... x?curso=PS

viewtopic.php?f=22&t=466" onclick="window.open(this.href);return false;

Existem as modalidades presencial e à distância.



IV. Moto é sinônimo de bom senso e equilíbrio.

Ainda que eu concorde com o argumento que a cidade de SP é mais perigosa que a Dutra, ressalto que você deve levar em consideração o fator limite do equipamento.

Na cidade de SP a Té 250 cc tem folga de motor e manobrabilidade.

Na Dutra os 250 cc estarão no seu limite. Você não terá margem para manobra. (Você congitou uma 125cc? Ainda bem que desistiu...)

Todos os colegas do Fórum estão lhe aconselhando a não ir para a Dutra sem bastante experiência em virtude disso... Faça uma viagem curta e descubra do que estamos falando (até porque a moto precisa amaciar antes de encarar a Dutra).

Nunca é aconselhável se colocar numa situação limite, ainda mais sem experiência.



V. Por último, mas não menos importante, temos o aspecto financeiro. (Na verdade o que mais gosto!!)

O treho SP/RJ de ônibus Convencional com Ar, que é 1.000 vezes mais confortável que de moto, custa R$ 73,00. ( http://www.autoviacao1001.com.br/pt/" onclick="window.open(this.href);return false; )


Ônibus: R$ 73,00/405 km = R$ 0,18 por km rodado.

*Moto: R$ 0,193 por km rodado ou R$ 78,165 por trecho da Dutra.

*Estimativa mínima de gastos:

Gasolina: 30 km/l com Gasolina comum a R$ 2,70 = R$ 0,09/Km
Pedágio: SP/RJ de moto R$ 18,8/ 405 km = R$ 0,046/Km
Revisão da Moto: R$ 150,00 a cada 5.000 km = 0,03/Km
Pneus: R$ 300,00 a cada 10.000 km = R$ 0,015/Km
Kit Relação: R$ 250,00 a cada 20.000 = R$ 0,012/Km
---------------------------------------------------------------------
Total: R$ 0,193/Km no mínimo, de moto na Dutra.

Tem ainda a depreciação da moto. Se você rodar 1.000 por fim de semana, são 4.000 por mês e 48.000 por ano. Você diz que pretende ficar com a moto 3 anos... Serão 144.000 km rodados... Fora a km urbana...

Não vale a pena nem mesmo financeiramente. Ir de moto custa mais caro que o ônibus, porque na prática os números não são esses, são bem maiores...

O conforto e a segurança do Ônibus são infinitamente superiores.

VI. Conclusão:

Compre a sua Té 250, adquira os equipamentos de segurança, faça os cursos que o pessoal está recomendando.

No trânsito urbano de SP é uma excelene escolha.

Viaje sim com a sua moto e viaje muito, mas viaje para curtir a moto a estrada, a paisagem... Não viaje com dia e hora marcados para chegar e encontrar a família que está a 405 km de distância. Andar de moto na Dutra não é prazeiroso... Nem econômico...

Grande abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Responder