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MensagemEnviado: 29 Ago 2017, 13:06 
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Registrado em: 25 Jul 2017, 16:34
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Cidade onde mora: São Paulo
Olá pessoal, gostaria de deixar a minha contribuição sobre o assunto.

Após 40 parcelas pagas do consórcio fui contemplado no final de junho :animadao: :animadao: e peguei a moto em 08/08 já que não tinha nas lojas nenhuma unidade disponível e eu queria a 2018, a minha é a marron.
A minha ultima moto foi uma YES 125 da Suzuki no qual vendi ela em 2010, depois disso não tive mais moto.
já fazia 7 anos que não tinha moto.

Um novato total, kkk. :batecabeca:

Respondendo a pergunta (Tenéré 250 é segura para iniciantes) eu digo que sim, mas com algumas observações.
Como eu estava a muito tempo sem andar de moto, eu tive que aprender tudo novamente.

A moto é mais pesada, tamanho maior, anda muito.

OU seja precisa ter alguns cuidados extras, diria passar por uma adaptação.

Eu moro em São Paulo, muito trânsito. (Meu trajeto é a Radial Leste e 23 de Maio) para quem conhece.

No inicio e ainda quando preciso eu fico atrás dos carros, não tinha o equilíbrio para ir no corredor muito apertado
E ainda a pressão dos malucos que andam a mais de 70 km no corredor.

Após 600 km rodados, já me aventuro mais no corredor, mas sempre com muita cautela e quando não sinto seguraça (radial tem trechos muito apertado) fico atrás dos carros numa boa, deixo os outros passarem e vou na minha com total segurança.

No final do dia, eu quero voltar para minha casa.

Isso muitos esquecem e fazem as loucuras, sendo onde acontece os acidentes.

Estou adorando a moto,

Detalhe quando fiz o consórcio nunca tinha andado na tenere, mas pela opinião de quem já tinha fiz o meu.

Vim andar em uma no ultimo salão 2 rodas e só.

E agora estou curtindo a minha, sensação maravilhosa.

Já em setembro pretendo fazer a minha primeira viagem para visitar a minha mãe em MS, serão 2000 km ida/volta.

Pretendo fazer em dois dias, para curtir o passeio.[/size]

Depois vou colocar as fotos dela, ainda na caixa e no dia que peguei, preciso aprender a incluir no fórum.

Depois de tudo isso que escrevi, (Não me arrependo de ter pego a moto, muito boa, anda bem, por ser maior que as outras sinto que os carros respeitam mais).

É isso ai, que as nossas motos nós tragam alegrias e nós levem para onde pretendemos ir, com segurança sempre.


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MensagemEnviado: 29 Ago 2017, 13:48 
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Registrado em: 27 Jan 2017, 09:31
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Cidade onde mora: Salvador/BA
Show de bola Carlos, parabéns pela aquisição! \o/!!!


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MensagemEnviado: 05 Out 2017, 16:14 
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Registrado em: 29 Set 2017, 14:23
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Cidade onde mora: Campinas - SP
Desculpem desenterrar o tópico, mas acho que posso adicionar uma infos de grande valia...!

Gostaria de compartilhar uma experiência que tive... Tirei carta de moto em 2009 quando morava na Inglaterra e lá o processo é MUITO DIFERENTE!

Primeiramente, lá existem várias categorias de carta para moto (o Brasil está copiando agora). A iniciante ou Learner poderá dirigir motos por 2 anos de até 125cc e NÃO poderá: levar garupa e dirigir em rodovias federais. Sua moto deverá ter um adesivo com um L na dianteira e um na traseira (indicando que é um Leaner).

As demais categorias exigem testes e provas específicos para poder subir de categoria. Vide link para mais infos: http://www.rockriders.com.br/index.php/ ... -no-brasil

Eu já tinha experiência com moto (aprendi também numa DT 180 como nosso amigo citou) e não precisei aprender à partir do zero (embreagem, freios etc...). Nesse caso não sei dizer como seria todo o processo para iniciantes...

Comigo as aulas foram feitas na prática mesmo, onde eu e o instrutor cada um com uma moto, dirigimos pelas ruas e ele me guiava pelo intercomunicador dentro do capacete (vire a direita em tantos metros... aumente sua velocidade... reduza velocidade... roundabout (rotatória)... e por aí vai.

Mas o motivo pelo qual eu abri esse post é sobre o treinamento do Percepção de Perigo ou Hazard Perception Test que faz parte do exame teórico da carta full.

Esse treinamento pode ser comprado (em libras) para que você possa treinar antes de fazer a prova. O curso é na minha opinião um espetáculo! Nele você poderá aprender muitos macetes para identificar uma situação que possa envolver perigo e então evitá-la. Nesse site (em inglês), quem quiser pode fazer um teste gratuíto para ver como é o curso: https://www.theory-test-online.co.uk/fr ... t-demo.htm

Não cheguei a fazer o teste completo, pois minha minha carta continua Learner (agora moro no Brasil né...), mas na época meu instrutor me informou sobre esse treinamento.

Além dele, o instrutor sugeriu que eu assistisse vídeos no Youtube mesmo, de como a Polícia britânica se posicionava na rua com suas motos.

Tenho muito interesse em fazer cursos de pilotagem defensiva, moro em Campinas... sendo que a$$im que possível farei algum curso.

Show de bola!

_________________
Yamaha Ténéré 250 - 2018


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MensagemEnviado: 05 Out 2017, 17:23 
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Cidade onde mora: Salvador/BA
Caião, curioso... Acredito que em países desenvolvidos seja sempre assim, inclusive no Japão os vídeos de exame de habilitação parecem vídeos de equipes de coreografia treinadas :O!!

Tirei a carta no início do ano e já peguei logo a TNR250, primeira moto... Antes de subir na moto já havia pesquisado e lido muito, a gente é o maior responsável pela nossa segurança, então não vamos ficar achando que tirar uma CNH é suficiente para nos colocarmos em todo tipo de situação.

Aqui vai um adentro para quem está começando e até quem já é experiente também: Peguem e leiam o livro do David Hough, chama proficient motorcycling e é uma verdadeira bíblia para a segurança. Só para ilustrar o livro condensa 50 anos de acidentes de moto nos EUA, dá um excelente panorama dos erros e onde se concentram mais os perigos, a leitura é super fluida, as 300 páginas quando terminam parece que foram somente 10...


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MensagemEnviado: 05 Out 2017, 17:41 
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Registrado em: 29 Set 2017, 14:23
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Cidade onde mora: Campinas - SP
Tiaguinho, concordo contigo quanto a achar que apenas tirar a CNH NÃO nos dá o direito de pilotar de qualquer jeito...

Sobre minha citação, acredito que todo tipo de treinamento e curso é válido para nossa experiência! Há uma sessão aqui no fórum que trata exatamente disso e eu acho de grande valia. Até cheguei a ligar no CETH Honda de Indaiatuba - SP, para ver se ainda oferecem o treinamento, SIM oferecem, mas são destinados à entidades públicas e empresas privadas.

Teve um tópico que falaram (foi de lá que soube desse CETH) de juntar um grupo do fórum para fazer o curso, mas não sei como funciona.

Voltando ao foco, o livro que você sugeriu deve ter realmente um excelente conteúdo...! Vou pesquisar e ver se encontro algum .PDF perdido pela web...

Na realidade, acho que primeiro devemos aprender com os comportamentos da motoca e ENTENDER como ela funciona, para depois sairmos à deriva...

A Ténéré é uma moto excelente e eu acho sim que pode ser uma moto para iniciantes, mas desde que a pessoa sinta-se segura em pilotá-la, o sentir-se seguro que digo engloba diversos fatores.

_________________
Yamaha Ténéré 250 - 2018


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MensagemEnviado: 30 Out 2017, 13:21 
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Registrado em: 23 Set 2017, 10:14
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Cidade onde mora: Bagé/RS
Bom, ela é grandona, é larga e alta, tem que força nas pernas para segurar a louca, mas com relação à aceleração é apenas consciência, são os mesmos músculos que aceleram uma 125 e 1000.


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MensagemEnviado: 16 Nov 2017, 17:43 
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Registrado em: 16 Nov 2017, 17:25
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Cidade onde mora: vitoria da conquista - BA
Boa tarde a todos. Comprei a minha tenere preta em maio de 2011. Minha primeira moto, já na saída da concessionária bati no retrovisor de um carro e, chegando em casa caí no estacionamento do condomínio. A moto apagou manobrando e eu não aguentei segurar. Nada grave, mas me deu um medo danado e eu resolvi ir andando aos poucos pelos bairros menos movimentados. Uns dez dias depois fiz um rolezinho de 200 km. Uns 30 dias depois já saí pra minha primeira viagem, de Salvador até o interior da Bahia (+ ou - 700 km). Fiz em duas etapas, mas deu tudo certo. No início sentia muito medo da terra, e o pneu mt 90 que vinha nela não ajudava muito. No primeiro "areão" caí com garupa em cima de uma cerca de arame farpado. Mas nada grave. Hoje ela tem quase 60 mil km, e eu me sinto mais confiante. Já fiz viagens de até 1500 km (ida e volta) com ela. Uso a trabalho e eventualmente viajo.


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MensagemEnviado: 07 Dez 2017, 15:40 
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Cidade onde mora: São Paulo SP
Acho que o maior problema dela para iniciantes é a altura. Se o cara for meio baixo, ela dificulta um pouco. Ainda mais com o peso do tanque cheio....

Mas de resto, é tranquila. Não tem uma aceleração bruta. Ando de moto desde meus 14 anos, lá se vão 40.... Mas fiquei um tempo sem moto. Só andando nas dos amigos. Quanto voltei a ter, em 2007, optei por uma XT600. Idiotice pura. Mas tô vivo e inteiro.....kkkk


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MensagemEnviado: 09 Jan 2018, 11:50 
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Registrado em: 09 Jan 2018, 11:14
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Cidade onde mora: São Carlos - SP
Olá galera! sou iniciante (nas motos) e peguei logo de cara uma lindona 250 (ano 2011) e com apenas 18000 km rodados! (oportunidade única de muita sorte)... logo que peguei, para testar, andei pelos canaviais aqui perto no barro e levei dois tombos (claro) nas curvas em dia de chuva e com lama... fora isso achei uma moto bem segura... tenho mais de 10 anos de CNH e já tinha bastante noção de moto e quadriciclo (offroad)... de fato não recomendo uma 250cc logo de cara, o segundo tombo que levei foi na cidade, numa rotatória no asfalto e com pedras (chuva + lama) e ralou a lateral direita um pouco fortinho, com a quebra da seta dianteira (chateadíssimo).
Como gosto de viajar bastante, gostaria muito de deixar ela full equipada, com baús e kit carenagem e etc... ando lendo bastante sobre customizar e tal e gostaria de dicas de veteranos na Teneré.
Abraço

_________________
Teneré 250 (2011)


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