Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
roberto melo gimenz
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Jan 2015, 20:54
Cidade onde mora: Brasília/DF
Localização: Brasília-DF

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por roberto melo gimenz » 13 Abr 2015, 10:10

Manual indica p/02 pessoas: 29 psi dianteiro e 33 psi traseiro

Adesivo indica p/02 pessoas: 33 psi dianteiro e 42 psi traseiro

SwordSaint
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Mai 2015, 20:57
Cidade onde mora: Guararema

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por SwordSaint » 02 Mai 2015, 21:25

É galera, mais um para o time de indecisão. Comprei a Tenere e já tive um probleminha com a câmara traseira, sem contar que outro dia por descuido passei por umas tartarugas a uma velocidade bem alta, fiquei até com dó da motoca.

Enfim, seguinte, geralmente uso o recomendado para piloto apenas, 18 na frente, 22 atrás, mas realmente, acho estranho de mais, sinceramente, vocês que andam com essa calibragem não tem problemas? Eu tinha uma Factor 125cc e usa 25 e 28, respectivamente. Enfim, sou cabaço em motocas, a Tenere é minha segunda moto e estou tentando cuidar muito bem dela, afinal vou fazer muitas viagens. E alias, estou vendo uma pequena viagem agora, de 260km (ida e volta), mas vou com a namorada, então estou preocupado com a calibragem. Fico no aguardo de mais opiniões.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por ivnn » 02 Mai 2015, 22:09

Só uso isso, 18 e 22, inclusive agora com 90/90 na frente. Já experimentei usar mais, e a impressão que tive é que o pneu tende a travar mais fácil em frenagens fortes. Além do que aumenta a vibração.
Mas pneu 100% on-road é outro papo. É pressão mais alta mesmo. Esses pneus mistos usam - e funcionam melhor - com pressão menor.

rafaelff
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 14 Fev 2014, 19:49
Cidade onde mora: Montes Claros - MG

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por rafaelff » 02 Mai 2015, 22:16

Se tem uma coisa que nem olho no manual é a calibragem, o adesivo da balança eu retirei no primeiro dia com a moto rsrs. Não concordo com o fato de se usar calibragem maior no pneu traseiro. Explicando, quando o ar dentro do pneu esquenta ele expande, aumentando assim a pressão. O pneu esquenta pelo simples movimento no asfalto, pela tração e pela frenagem. Pensando que você acelera bem mais do que freia, e que a tração está no pneu traseiro, o traseiro pega mais pressão que o dianteiro, logo quando o ar estiver quente e a pressão maior, você ira ter bem mais pressão no traseiro que no dianteiro, você terá um dragster.
De acordo com o post do ricardo ai acima o recomendado pelo adesivo é 33 dianteiro e 42 traseiro, se colocar como exemplo que depois de quente o dianteiro pega 5 psi e o traseiro 10 psi a mais, você terá 38 no dianteiro e 52 no traseiro, uma grande diferença.
Uso 25 no dianteiro e 22 no traseiro, pegando o mesmo exemplo acima depois de quentes eles terão 30 e 32, uma diferença bem menor. E posso dizer que sinto bem isso, quando saio com a moto, depois de um tempo sinto ela bem mais maleável e bem mais segurança nas curvas, como se retirasse peso da frente da moto, deixando ela mais leve mas sem perder estabilidade ou o grip.

Edit: Essa é a minha opnião, é como me sinto mais seguro e confortável na moto. Se não está satisfeito com a calibragem da sua o melhor é ir testando variações. Mas não apenas dando uma volta no quarteirão, o ideal é rodar até o ar esquentar e a pressão aumentar para se ter um resultado melhor. ;)

deeh_bs
Novato
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: 21 Jun 2014, 14:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/rj

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por deeh_bs » 07 Mai 2015, 23:50

eu nao consigo calibrar a minha.. ela tem vacina nos pneus.. entao o marcador nao marca direito na hora de encher..
custuma usar 28 na frente e 31 atras, mas n da pra saber realmente se ta com isso

AdrianoGH
Usuário
Usuário
Mensagens: 129
Registrado em: 18 Ago 2013, 15:52
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por AdrianoGH » 09 Mai 2015, 09:02

deeh_bs,

Tenta calibrar deixando os bicos na parte de cima do aro, pois o líquido da vacina fica em baixo (quando a moto tá parada!).

Abs,

Adriano

Thiago Gonçalves
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 25 Mai 2014, 18:21
Cidade onde mora: São Paulo
Localização: São Paulo

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por Thiago Gonçalves » 14 Mai 2015, 08:51

E ai galera blz?

Tenho o 90/90 na frente e fico na duvida de quanto calibrar. Estou colocando 26. O que acham?

filipetetzner
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Dez 2014, 16:33
Cidade onde mora: Artur Nogueira/SP

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por filipetetzner » 16 Mai 2015, 01:43

Li todas as mensagens do tópico e resolvi deixar meu relato e algumas observações...

Tenho uma T250 11/11 preta, que já veio com um Maggion 3.00/80/21 na frente (seria o 90/90 ?), e o traseiro coloquei um Scorpion MT90 140/80/18.
Rodo o tempo todo com 35/35 e não sinto perda de aderência ou algo do tipo.
Porém, quando a pressão fica menor que 25 no pneu traseiro, sinto a moto MUITO manca, mas tipo MUITO mesmo... FORA DO NORMAL, a ponto de "NÃO CONSIGO ANDAR NESSA TARTARUGA". Sem falar o consumo que aumenta muito.
Sinceramente, depois de ler os relatos, não sei como vocês se acostumam a andar com pressão tão baixa. Sinto até a traseira querendo escapar nas curvas com pressão baixa (menor que 27) nos pneus.
Sobre o pneu ficar quadrado, não tem jeito. Com o tempo o desgaste maior é no centro mesmo, devido ao uso se dar em rodovias, em linha reta. Pra gastar uniformemente, só na Serra do Rio do Rastro heheh
De fato a moto fica bem dura, não sei se isso se deve à alta pressão dos pneus ou se a suspensão já está cansada.
E sobre o peso de carga máxima de 156kg no manual... Bem... Eu peso 108kg, minha namorada pesa mais 50kg, e andamos com mais uns 10kg de baú... So what? Acho que vou ter de colocar um reforço de quadro... heheh
Amanhã vou baixar a pressão uns 8~10 psi e fazer um teste mais completo, rodar em terra, buraqueira, fazer umas curvas, e observar o comportamento (e consumo) da moto. Apesar das impressões anteriores, ainda não fiz um teste mais longo com a pressão menor.

Abçs

Avatar do usuário
RMVilla
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 22 Mar 2015, 22:24
Cidade onde mora: Taubaté/SP

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por RMVilla » 11 Abr 2016, 18:07

Srs., sou novo com moto trail, e estava estranhando bastante a baixa pressão recomendada pela etiqueta. Minha Te é 15/16, pneus Metzeler Tourance. Mesmo assim, tava usando 18 na frente e 25 atrás, pois sou pesado e ando sempre com bastante tralha.

Hoje vi este post num dos grupos da Te no face: https://www.facebook.com/groups/yamahat ... 456304625/" onclick="window.open(this.href);return false;
Reproduzo aqui para quem não tem acesso:

"Douglas Fernandes
5 h · São Vicente
Amigos,
Sou mais uma vítima de problemas com o pneu traseiro, apareceu uma rachadura de uns 10 cm.
Liguei no SAC da Yamaha e Pirelli e pediram para levar a motoca para vistoria.
Segue me relato.
Hoje cedo fui na Casa Fernandes - Ibirapuera e fui pronto atendido pelo Sr. Willian, ele me explicou que existe um erro na especificação da Yamaha, onde o adesivo informa que a calibragem deve ser 18/22 ou 22/25. Esta calibragem somente serve para o uso Off road.
Para o uso on-road a Pirelli informa que a correta calibragem deve ser 26/32, e por usar o pneu com baixa calibragem o mesmo racha.
Bem com relação a troca, a mesma foi efetuada sem problemas algum, mesmo meu pneu que estava com 30.000Km rodado, informando que já existe uma briga entre Yamaha e Pirelli, sobre o assunto.
Ele me informou que esta troca "gratuita" pode acabar a qualquer momento, então caso tenha o mesmo problema e seja aqui da Capital - SP, vá neste mesmo local e troque.
Abraços."


Fiquei bem cabreiro...... E agora, confio no fabricante do pneu (via revenda) ou no fabricante da moto???? :? :?

Roberto "VILLA"

MCBDA

Ténéré 2016 azul
SYM MaxSym 400i ABS 2015 - 6.000km
SYM Citycom 300i 2013 branca - 60.00km
Kasinski Mirage 250 2012 - 10.000km

Avatar do usuário
arsantoz
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 24 Out 2015, 13:24
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por arsantoz » 11 Abr 2016, 18:36

Putz !!! Só ando com a calibragem dos pneus nas pressões indicadas naquela etiqueta da balança. Fiquei assustado agora. Depois de ver estas postagens, notei que os pneus estão começando a dar sinais de rachaduras. Vou recalibrar eles para pressões mais altas e quando for trocar o óleo dela (7500 km), vou reclamar deste problema.

Responder