Ténéré 250 - Primeiras impressões
Enviado: 27 Set 2011, 13:36
Boa tarde a todos do fórum. Esta é a minha primeira postagem. Adquiri ontem 26/09/11 a minha T na cor preta. Gostaria de compartilhar com vocês as primeiras impressões que tive em relação a esta moto. Até mesmo para que essa postagem sirva de referência na hora de decidir a compra.
Fui usuário de motos Honda por muito tempo mais ou menos 14 anos. Esta é a minha primeira moto da Yamaha. Não estou aqui para exaltar os fabricantes ou mostrar suas falhas, mas sim para mostrar que existe um certo preconceito quando se fala em moto que não seja da Honda.
Primeiramente gostaria de afirmar que esta visão está totalmente errada. Pude notar isso pelo pouco que andei com a T.
Os três principais motivos que me levaram a optar pela Ténéré 250:
1º Quando eu era moleque sonhava com uma Ténéré. Fiquei curioso e fui conferir a moto ao vivo na cc. Gostei muito principalmente da frente com dois faróis que por sinal iluminam muito bem.
2º Preço. Está mais em conta do que a XRE, isso sem falar no preço do seguro que para a XRE aqui no Rio fica quase inviável.
3º Motor confiável. Minha última moto foi uma Tornado. Ótima moto, mas tive falta de sorte. Comprei-a zero. Com 300KM o velocímetro pifou, com 16.000 Kms tive que abrir o motor pois deu problema no cabeçote (válvulas), assim como acontece com as XREs. Com 19.000 tive que trocar o kit de pistão, anéis e cilindro. Depois disso a moto não foi mais a mesma. Sou muito chato e exigente com manutenção e realmente fiquei sem entender como isso tudo aconteceu. Meu cunhado tem uma Lander e não faz metade da manutenção que faço. A dele está lá super inteira de motor.
Andei pouco com a moto, ainda estou me acostumando pois quando faço uma curva a frente da moto não vira, mas isso é só questão de costume.
Lí muitos testes realizados com a T. Posso afirmar que rodar apenas para fazer o teste é pouco para avaliar a moto. Muitos reclamam do freio borrachudo. Ora, é necessário um certo tempo para que a pastilha acente corretamente no disco de freio.
Outros reclamam do barulho de máquina de costura do motor. Essa é uma particularidade do motor e ponto final. Não é defeito.
Gostei muito da ciclistica da moto, muito mais confortável que a Tornado, apesar da suspensão da Tornado ser mais macia, mas a T parece que é mais estável.
Outro quesito, dizem que ela tem uma aceleração lenta. Não senti muita diferença para a Tornado. Senti mais conforto na T na hora de rodar o punho pois este é muito mais leve do que uma moto com carburador.
A bolha faz toda diferença na hora de pilotar contra o vento. Notei que o vento não bate diretamente no peito do motociclista, apenas sinto um fluxo no topo do capacete. Pode parecer bobagem mas isso realmente contribui muito para o conforto.
O painel é bem bonito e funcional. Você acaba esquecendo da velocidade e olha só para o conta giros.
Enfim, estou gostando muito da moto. A única coisa que notei foi o famoso TOC-TOC na suspensão dianteira que não acontece toda hora. Mas, pelo que pude saber a Yamaha está ciente; para resolver bastar abrir uma OS na CC e mandar email para o SAC.
Bem é isso
Abraços a todos
Claudio
Fui usuário de motos Honda por muito tempo mais ou menos 14 anos. Esta é a minha primeira moto da Yamaha. Não estou aqui para exaltar os fabricantes ou mostrar suas falhas, mas sim para mostrar que existe um certo preconceito quando se fala em moto que não seja da Honda.
Primeiramente gostaria de afirmar que esta visão está totalmente errada. Pude notar isso pelo pouco que andei com a T.
Os três principais motivos que me levaram a optar pela Ténéré 250:
1º Quando eu era moleque sonhava com uma Ténéré. Fiquei curioso e fui conferir a moto ao vivo na cc. Gostei muito principalmente da frente com dois faróis que por sinal iluminam muito bem.
2º Preço. Está mais em conta do que a XRE, isso sem falar no preço do seguro que para a XRE aqui no Rio fica quase inviável.
3º Motor confiável. Minha última moto foi uma Tornado. Ótima moto, mas tive falta de sorte. Comprei-a zero. Com 300KM o velocímetro pifou, com 16.000 Kms tive que abrir o motor pois deu problema no cabeçote (válvulas), assim como acontece com as XREs. Com 19.000 tive que trocar o kit de pistão, anéis e cilindro. Depois disso a moto não foi mais a mesma. Sou muito chato e exigente com manutenção e realmente fiquei sem entender como isso tudo aconteceu. Meu cunhado tem uma Lander e não faz metade da manutenção que faço. A dele está lá super inteira de motor.
Andei pouco com a moto, ainda estou me acostumando pois quando faço uma curva a frente da moto não vira, mas isso é só questão de costume.
Lí muitos testes realizados com a T. Posso afirmar que rodar apenas para fazer o teste é pouco para avaliar a moto. Muitos reclamam do freio borrachudo. Ora, é necessário um certo tempo para que a pastilha acente corretamente no disco de freio.
Outros reclamam do barulho de máquina de costura do motor. Essa é uma particularidade do motor e ponto final. Não é defeito.
Gostei muito da ciclistica da moto, muito mais confortável que a Tornado, apesar da suspensão da Tornado ser mais macia, mas a T parece que é mais estável.
Outro quesito, dizem que ela tem uma aceleração lenta. Não senti muita diferença para a Tornado. Senti mais conforto na T na hora de rodar o punho pois este é muito mais leve do que uma moto com carburador.
A bolha faz toda diferença na hora de pilotar contra o vento. Notei que o vento não bate diretamente no peito do motociclista, apenas sinto um fluxo no topo do capacete. Pode parecer bobagem mas isso realmente contribui muito para o conforto.
O painel é bem bonito e funcional. Você acaba esquecendo da velocidade e olha só para o conta giros.
Enfim, estou gostando muito da moto. A única coisa que notei foi o famoso TOC-TOC na suspensão dianteira que não acontece toda hora. Mas, pelo que pude saber a Yamaha está ciente; para resolver bastar abrir uma OS na CC e mandar email para o SAC.
Bem é isso
Abraços a todos
Claudio