Ténéré 250 - Primeiras impressões

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Marchi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 19 Jan 2013, 19:31
Cidade onde mora: São Paulo

Re: Ténéré 250 - Primeiras impressões

Mensagem por Marchi » 04 Dez 2014, 11:43

:joinha:
CarlaoTNR250 escreveu:Valeu Marchi, obrigado pela resposta, como já tive várias motos, porém nunca uma Yamaha, achei estranho o barulho, e fiquei assustado pelo fato de ser um barulho bem parecido com rolamento de biela ou como dizem os mecânicos de Yamaha mais antigos parece barulho de "batendo saia de pistão", mas se é normal blz...vamos aproveitar a moto.

Avatar do usuário
Kyrale Smyth
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Dez 2014, 22:21
Cidade onde mora: belo horizonte mg
Contato:

Re: Ténéré 250 - Primeiras impressões

Mensagem por Kyrale Smyth » 21 Dez 2014, 22:56

Galera, comprei minha Téréré semana passada, estou a oito dias com ela e já com 800km de histórias pra contar. Sim, me empolguei bastante essa semana. Vamos lá às minhas impressões:

Comprei ela já modificada para estrada, com mata cachorro, pedaleira no mata cachorro, faróis de milha, bauleto, separador de alforge e suportes para gps, celular e tomada 12V no painel, sim já PREPARADA para viagens. Chama atenção em QUALQUER lugar que eu vá, e justamente por isso já busquei ela na casa do primeiro dono com o seguro contratado no BB, R$1000,00 com franquia assustadora de R$1900,00 ( tomara que não precise pagar nesse primeiro ano).

Andei com ela uns 300 a 400 km na cidade, média de 28km/l e outros 400km na estrada, média de 29km/l a uma velocidade de cruzeiro entre 100 e 115 km/h. Vez ou outra com uma ultrapassagem.
Nesses 400km de estrada peguei uns 100km de chuva - assustadora, chovia muito - aí desacelerei e segui viagem, bolha sensacional. fui com o celular ligado no suporte a viagem inteira e a bolha escondeu tudo do painel tranquilamente ( celular ligado no carregador 12v direto). Carregador que vou ainda melhorar pois com a vibração excessiva desconectava direto.
Como foi minha primeira viagem nela andei na manha na chuva, morrendo de medo de perder o controle.
Na volta dessa viagem tempo aberto. O motor da bichinha esquenta pra CACE#%&@). Cheguei em casa com medo do diabo explodir no meio das minhas pernas! É sério que ele esquenta isso tudo? 200km direto e mal colocava o pé no freio, de tanto que incomodava, ia só com os pés no mata cachorro.


Banco. Que m** de banco é esse dela? Duro pra bosss. Bunda quadrada pra todo o dia.
Motor. Confiável pra seguir, quando precisa de força tem, quando precisa de freio tem.
Visual. Coloquei uma foto dela no facebook e dois convites pra moto clube, uma V-strom me chamando na seta na estrada. Sim, o visual da neguinha impressiona qualquer um, todo mundo pergunta se é a Té 66.
Se valeu a compra? Cada segundo em cima dela paga a compra..

Em busca de R$$$ pra 660 em 2016 :rock: :rock:
Em busca do horizonte perfeito!!

Avatar do usuário
Neves
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Dez 2014, 13:54
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ténéré 250 - Primeiras impressões

Mensagem por Neves » 25 Dez 2014, 18:22

Peguei a moto dia 23 e hoje é dia 25 — ou seja, não tive a oportunidade de desenvolver distância com ela (estou com 150 km) por causa do natal e do detran do rj só funcionar dia 29.

Mas se você ficar com preguiça de ler abaixo, basta ler isso aqui: semana que vem já vou fazer a revisão dos mil.

A moto é realmente como dizem ser: uma calça. A posição é muito confortável, te mantém alto e bem estável para interagir com o ambiente. A carenagem ser de forma que suas pernas "abraçam" o tanque ajuda demaaaais a manter o conforto em qualquer trajeto.

Os primeiros 30 km em movimento urbano eu tive que me acostumar com a carenagem dela, mas é porque eu só pilotei motos custom previamente e hoje já não sinto incomodo algum. A altura dela me deixava incerto pelas histórias de queda, mas tenho 1,82 m de altura e consigo segurar tranquilamente com os pés (as duas solas não ficam "chapadas" no chão ao mesmo tempo, mas permite uma base bem firme).

O motor é forte e desenvolve muito maneiramente. Ainda estou amaciando então não testei ao máximo... mas nas poucas situações que me vi precisando de potência ela não vacilou em nada. No começo eu achei que era algum problema o barulho de máquina de costurar saindo do motor, mas me explicaram que isso é uma "qualidade" desse motor, não me incomoda em nada sabendo que isso não é um defeito!!

A bolha eu avalio em um momento que for mais propício a teste, mas a posição do guidom junto com a altura do banco e as suspensões muito macias tão fazendo meus passeios de 3 km virarem passeios de 30 km, tal é a minha vontade de ficar andando indefinidamente nela!

E a cor cinza é absolutamente linda, combina demais com as partes preto foscas da moto, acho que até o baú fica menos escroto visto que as cores conversam muito bem entre si. Eu tenho um compressor de ar pra pintar motos, mas perdi toda a vontade de mudar a cor dela.

Poucos dias andando, depois atualizado aqui. Mas essa moto é sonho!

Marchi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 19 Jan 2013, 19:31
Cidade onde mora: São Paulo

Re: Ténéré 250 - Primeiras impressões

Mensagem por Marchi » 25 Dez 2014, 22:19

Legal!

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Ténéré 250 - Primeiras impressões

Mensagem por Angelo » 27 Dez 2014, 13:01

Ola povo. :thumbup:

Estou chegando da CC...fui buscar a Tezinha hoje, zeradinha. :thumbup:

Bem, minhas primeirissimas impressoes:

Moto alta e confortavel. Para mim que tenho 1,87, caiu como uma luva! Os dois pes no chao de boa..
No pequeno transito que peguei ela se desenvolve bem, nos corredores mais largos, que foi por onde me atrevi a passar, por enquanto, excelente, passa por cima de tudo rs (os passageiros e motoristas dos carros ficam laaa embaixo :lol: )
Acho que mais pra frente vou colocar um riser no guidao... mas depois da garantia.

Fui busca la a 55 Km de distancia e peguei uma boa parte do trajeto de estrada e muitas curvas, aclives e declives, ela ja adorou o novo dono logo de cara. :thumbup: . Foi muito bem. So nao estiquei muito para respeitar a faixa de 5.000 giros iniciais (65 km/h em media).
Tem uma tocadinha firme e boa, pelo menos a essa velocidade, veremos depois com velocidades mais elevadas..

Como sou alto, a bolha nao fez muita diferenca, mas percebi um zunido um pouco diferente no capacete em relacao a Titazinha 150 da minha irma, rs (que eh a que eu pilotava :D), se eu abaixar a cabeca, a turbulencia fica nitida, ainda preciso estudar se deixo assim, se coloco uma bolha maior (feio :mudo: :D ) ou um defletor.. (meu capacete tambem nao eh la aquelas coisas).

Moto levissima para pilotar, pra onde voce levar/puxar ela vai sem esforco, acho que isso eh gracas aos pneus mais finos da dianteira.

Motor com um barulho meio rustico, acredito tambem, e segundo relato do pessoal, que seja natural do modelo, mas nada absurdo, o barulho do escape eh bem legalzinho e firme, sem escandalo e sem incomodar o condutor, gostei. :thumbup:

Um pouco de vibracao nas trocas de marchas, digo, quando voce passa para a proxima e acelera, pode ser que eu ainda nao esteja habituado com as trocas, deixando elas um pouco imprecisas ainda (trocando antecipadamente).. (tipo quando voce passa por uma lombada na famosa terceirinha e quer dar uma esticadinha ja..).

Percebi tambem quando voce solta a embreagem para a proxima marcha ela parece dar um tranquinho, mas tambem deve ser falta de costume, no mais, embreagem leve e precisa.
Quando desligo a moto, parece que ela 'morre', faz um.. 'kan' e para, mas de leve.

No comeco foi meio chato achar o neutro, e as marchas um pouquinho duras, mas com a moto parada. com ela em movimento foi de boa e vindo da 2 marcha eh mais facil achar o neutro.

O freio dianteiro eh mesmo meio borrachudo, mas nada que nao pare a moto com uma certa agilidade, na verdade eh ate 'melhor', assim voce anda mais experto e sem extravagancias. (tiozao mode :lol: )

No mais eh isso ai, essas foram minhas primeirissimas impressoes, vamos ver mais pra frente, quando estiver mais acostumado com a danadinha. :thumbup:

Ah! Estava me esquecendo... o banco eh duro. :lol: (Banco do Pedrinho ja providenciado) :thumbup:

Umas fotinhas pro pessoal:

Na porta da CC (0 km):

Imagem


Parada para descanco do motor:

Imagem


Agora eh so esperar a documentacao ficar pronta, emplacar e bora rodar! :animado:

Eh isso ai, valeu!

:thumbup:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Avatar do usuário
Luiz Augusto
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 22 Dez 2013, 20:12
Cidade onde mora: Soorocaba/SP
Contato:

Re: Ténéré 250 - Primeiras impressões

Mensagem por Luiz Augusto » 27 Dez 2014, 16:04

Angelo . . . . parabéns pela aquisição da ténéré, linda moto. O documento da minha fiz direto lá no Detran (Sorocaba), fui na terça-feira e no outro dia já estava tudo pronto e dai só levar para emplacar. Super rápido lá no Detran
(Ténéré 250 - 2015 - Azul). . . . . . (yamaha dragstar 650 - 2007 - Preta)

felix.rock
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 60
Registrado em: 14 Dez 2014, 21:59
Cidade onde mora: são paulo

Re: Ténéré 250 - Primeiras impressões

Mensagem por felix.rock » 27 Dez 2014, 16:29

Angelo, parabéns!!! :joinha: :joinha: :joinha:

Sem querer desvirtuar esse tópico, convido os companheiros do fórum a entrarem no tópico "mecânica/acessórios/preparação" lá no índice geral. Ao entrar haverá um subtópico denominado "amaciamento do motor".

Gostaria muito que postassem lá a fim de que possamos trocar informações e experiências. Peço desculpas aos moderadores pelo off topic, foi só a título de convite.

Quanto a minha ténéré, não pude pegá-la pois o Detran estava fechado na sexta e no sábado :cry: :cry: . de qualquer forma, assim que ela estiver em minhas mãos coloco as minhas primeiras impressões.

Abs.

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Ténéré 250 - Primeiras impressões

Mensagem por Angelo » 27 Dez 2014, 16:53

:offtopic:

Grande Luiz!

Primeiramente, gostaria de te agradecer pela indicacao da CC, comprei a minha la no Viva motos Tatui, com a Flavia, gracas a sua indicacao, senao iria buscar em SP.. pelo mesmo preco.. na verdade com R$ 20,00 de diferenca, :lol:

(Quando fui ate la fechar negocio, perguntei se alguem de Sorocaba tinha comprado uma Tenere recentemente, ela me disse que alguem tinha comprado uma sim, mas que nao havia chegado ainda...um tal de Luiz Augusto.. :lol: ) :D

Ja dei entrada na documentacao la no Detran, na Terca tambem, mas mais na parte da tarde. A atendente me disse que ficaria pronto na Segunda, por causa do feriado de Natal.
Irei entao buscar na Segunda e levarei para emplacar.

Valeu! :thumbup:


Felix Rock

Eu vi o topico ja, mas so li.. nao tenho muita experiencia para dizer alguma coisa ainda.. mas com certeza trocaremos alguma ideia por la ainda.. estou seguindo o manual.

Valeu! :thumbup:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Avatar do usuário
Neves
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Dez 2014, 13:54
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ténéré 250 - Primeiras impressões

Mensagem por Neves » 03 Jan 2015, 11:11

Alcancei os 900 km e parei ela, com a revisão dos mil já agendada.

Cara, como o tempo passa e a quilometragem sobe!! É um vício e mal posso esperar para pegar as longas estradas na companheira. Com garupa responde muito bem, aliás. Média de consumo ali pelos 29 km/L.

Concordo com o parecer do Angelo, especialmente sobre quando soltamos a embreagem. O barulho some tão do nada que parece que ela morreu (mas sou gato escaldado! tive problemas com uma Mirage que morria quando soltava a embreagem).

Amaciei durante os primeiros 500 km me mantendo até 5 mil giros, na quinta eu chegava a 75~80. No teste de velocidade, cheguei a 105 km/h numa boa, mas não arrisquei 120 por não ser prudente em espaço urbano.

Eu to pasmo como ela é manobrável e ágil! Os corredores estão ficando cada vez mais finos (mas sempre com prudência). os faróis são ótimos depois que você os regula (de fábrica parece que você tá caçando disco voador).

E a cinza é LINDA! To pra achar moto mais elegante :b

Angelo, parece que as nossas são irmãs recém nascidas, temos que por histórias nelas agora! :risadona:

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Ténéré 250 - Primeiras impressões

Mensagem por Angelo » 03 Jan 2015, 15:28

Opa, com certeza Neves! A minha ja tem 400 kms de historia, rs.. eh um bebe! :D

A T250 eh uma moto elegante mesmo, com um paleto cinza entao.. ficou uma motoca cult. (que adora uma terrinha :D)


Bem, agora mais acostumado com a motoca, muitas coisas se tornaram mais faceis... outras mais 'dificeis'.

As marchas estao uma manteiga, rs, passando-as com rapidez e precisao, nao sinto muito mais as trocas, apenas o som do motor indicando que esta em uma marcha mais leve, fica quase que continua a aceleracao, sente-se apenas um 'gargalinho', principalmente entre a 3, 4 e 5. :thumbup: salvo se for uma subida mais ingreme. (faltou a 6 marcha, direto me pego dando mais um toque pra cima, onde nao tem mais nada).

Quanto a pequena tripidacao que mencionei, principalmente nas primeiras marchas, era falta de jeito mesmo, estava com medo de acelerar, se vc troca e acelera, a bichinha da uma reboladinha e vai embora. :risadinha:
Ainda dou umas 'bracadas' em relacao as marchas, tipo, trocar antes, ou nas retomadas apos uma curva, etc.. coisa normal de proprietarios novos.

Ja dei 110 km/h nela a 7.000 RPM em estrada aberta, mas nao segurei, 'respeitando' a especificacao tecnica (ate 500 kms, max. 6.000 RPM), porem parece que o motor vai explodir...rs. Talvez ainda seja cedo demais, nao tenho confianca suficiente pra dar mais que isso..
O motor esquenta bastante, mas acho que ja estou me acostumando tambem.. hehe

Eh..agora com mais confianca na moto, logo desnvolvendo maior velocidade, agilidade, etc.. percebi que o freio dianteiro deixa um pouquinho mesmo a desejar, mas nada que nao de para pilotar com seguranca, que alias acredito vir mais do condutor do que da moto em si.
Talvez, la pra frente, com o tempo, eu troque os discos dianteiros por um maior e as mangueiras por outras com malha de aco.. mas nada agora nao..

Bem, minha humilde opiniao, por enquanto, acho que eh a mesma que a grande maioria por aqui:

- Consumo ate agora muito bom, ainda nao terminei minha primeira contagem oficial, mas dentro da logica e dos meus calculos, esta por volta de 30 kms/L, rodei na cidade (como um todo), terra e rodovia. (Quando terminar a contagem, coloco com mais detalhes no topico especifico)

- Motoca confortavel, bonita, com um motor resistente (apesar de eu nao ter km suficiente para tal afirmacao), excelente para cidade como um todo, agilidade, transito, vias mais rapidas, etc..

- Comporta-se bem em estrada de terra, nao tenho tambem muita experiencia nesse quesito, mas ja peguei uma terrinha ate que moderada com ela, e se saiu muitissimo bem, apesar de um pouco de barulho nas pecas de plastico, principalmente quando vc da uma vaciladinha e pega um buraquinho mais forte, mas nada que tire seu merito.

- Por enquanto, um pouco 'limitada' em estrada aberta (alias, nao era nem essa palavra que eu queria usar, mas nao achei outra, rs), nao que ela nao faca uma viagem grande, mesmo por que temos, aqui mesmo, varios relatos de colegas que fizeram viagens longas e bem bacanas.
Mas isso ja era de se esperar, enfim eh um motor de 250cc, e tambem, eu nao passaria de 110, 120 km/h em cima de uma moto, o instinto de protecao fala mais alto.. ;)

Preciso agora regular os farois, que olham para o ceu, hehe, e a suspensao que esta um pouco macia demais, confortavel sozinho, mas cedendo um pouco demais quando engarupado.

No mais, estou super contente com a motoca, era o que eu esperava, consciente de sua desenvoltura e tambem de suas limitacoes.

Eh isso ai!

Ate mais!

:thumbup:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Responder