No início deste ano rodei com a Tenerê 250 2014 cerca de 3400km, no trajeto de ida e volta entre Brasília e Florianópolis. Fui sozinho, e apenas com o baú traseiro, sendo que amarrei uma mochila grande no lugar do garupa que servia de encosto pras costas. Em média a moto faz cerca de 30 a 31km/l na cidade de Brasília que tem um trânsito que flui em largas avenidas (tenho 1,72m e peso 70kg). Para a viagem me preparei pra um consumo um pouco menor, qual foi minha surpresa ao parar pra abastecer com 320km rodados (na cidade de Catalão-GO) e descobrir que no tanque tinha apenas cerca de 0,5 L de gasolina, ou seja, o consumo caiu pra 20km/l pois estava rodando no limite da capacidade da moto mantendo cerca de 120km/h de velocímetro (no GPS a velocidade real é sempre EXATOS 10% a menos da velocidade que você lê no velocímetro, ou seja, 120 - 12 = 108km/h real).
Depois disto procurei manter cerca de 110km/h de velocímetro (100km/h real) e a média ficou entre 25 a 27km/l. Pouco antes de chegar no estado de SP peguei bastante chuva, mas como era verão não passei frio, e mesmo com chuva forte deu pra manter a mesma velocidade nas retas da Bandeirantes. Saí de Brasília às 8h da manhã e toquei 1400km direto até Curitiba, chegando lá por volta de 2h da madrugada. 2 dias depois concluí os 300km restantes até Floripa. Na volta fiz exatamente o mesmo trajeto.
Ressalto que o banco fica desconfortável depois de uns 200km rodando....e depois dos 1000km no dia piora um pouco mais, mas nada que pilotar um pouco de pé não dê uma trégua, mas penso que pra quem planeja fazer grandes trajetos em um dia, valha a pena investir num banco mais confortável, para trajetos menores o banco é tranquilo.
Equipei a moto com um carregador USB e usei o celular como GPS. RECOMENDO o app HERE WeGo, que é GRATUITO e 100% OFFLINE. Neste APP você faz o download dos mapas do Brasil e de quase todos os países do mundo, sendo que em países grandes como o Brasil, Estados Unidos dentre outros, existe a opção de download dos mapas por estados, devido o tamanho dos arquivos. O Brasil todo fica em torno de 1,2 GB. Pra quem vai andar pelos países vizinhos existem os mapas também.
https://play.google.com/store/apps/deta ... maps&hl=pt" onclick="window.open(this.href);return false;
https://itunes.apple.com/br/app/here-we ... 37609?mt=8" onclick="window.open(this.href);return false;
Coloquei o descanso central, protetor de cárter, reforço de quadro, protetor de motor, bolha maior e corta fio.
Descobri na estrada a noite que o meu farol estava desregulado, com o foco para cima, ajuste simples de fazer usando uma chave philips no painel no orificio próprio para tal ajuste, o qual fiz de modo gratuito na Concessionária MOTOMANIA da Yamaha em Curitiba.
Na chuva segui a dica de um colega e utilizei a capa de chuva por baixo da jaqueta, pois não caberia por cima. Esqueci que os zipers não são impermeáveis e paguei pedágios com dinheiro ensopado. Por cima da luva utilizei aquelas luvas emborrachadas de faxina (material nitrilo) bem baratas, que mantem a mão seca, aquecida e evitam que entre água pelos punhos pra dentro das mangas!
Quanto ao comportamento da moto ela é feita pra rodar a 100, 110km/h de velocímetro, mais que isso ela fica no limite e o consumo aumenta e a autonomia diminui, sem grandes ganhos em termos de tempo. A frenagem dela não é das melhores, então é bom sempre trabalhar com antecipação e evitar se colocar em situações que possam exigir uma frenagem brusca.
Estar na estrada curtindo a liberdade da moto é uma sensação indescritível, e mesmo o cansaço de uma perna longa de viagem em um dia é compensado pelo sentimento de "dever cumprido" e superação. Com certeza esta viagem me inspirou a sonhar com outras ainda mais desafiantes, mas rodando no máximo 1000km em um dia!
OBS1: ressalto que as 3 virtudes da TE 250 são confiabilidade, economia e capacidade "all terrain"! Com certeza uma BMW F800GS Adventure seja melhor pra viajar....mas custa 3 vezes mais só pra comprar....fora manter....mas essa matemática é de cada um.