Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Herlon Pereira
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Out 2018, 19:55
Cidade onde mora: Parauapebas/PA

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Herlon Pereira » 20 Out 2018, 19:31

SERVE SIM! Pessoal, em janeiro deste ano, eu a minha esposa e mais uns kgs de bagagem fizemos uma viagem de Parauapebas - PA até Porto Seguro - Ba, numa XTZ crosser 150. Fomos sem muita pressa e a motinha nos surpreendeu. Mesmo carregada, acelerador na final praticamente na maioria do tempo, nunca fez menos que 29 km por litro. Ao todo rodamos 5.768 km, de lá pegamos para Itacaré, Barra Grande, Morro de São Paulo, Salvador aonde ficamos um tempo na casa da minha sogra e depois retornamos. Depois disto ainda fiz mais uma viagem para Luis Eduardo Magalhães e no primeiro dia com a xtzinha rodei 973 km. Este mês troquei por uma tnr 250 e fui para Irecê - BA, primeiro dia rodei 1.289 km, dia seguinte mais uns 600 km, confesso que foi uma viagem muito legal. Em matéria de consumo, variou de 21 km a 34 km por litro, com média de 25 km/litro. A velocidade ideal pra mim fica entre 90/110 km, com isto podemos fazer esta média de 25 km/litro. Com relação ao conforto do banco, uso sempre daquelas almofadas de pescoço e como tenho 1,67 de altura sempre dou jeito de colocar e tirar quando me aproximo de uma parada. No primeiro dia sentir muita dor nas articulações da mão direita, improvisei um control cruiser e resolveu mais de 90% dos meus problemas. Troquei o dianteiro original 80/90 - 21 por um 90/90 - 21, sentir um pouco com relação a dirigibilidade, mas já me acostumando. Paguei apenas R$ 146,00 por ele. Preço muito bom, estou precisando trocar a corrente pois apareceu um tec tec muito chato, apenas em baixa percebe-se. Vou equipá-la e em breve pretendo ir para Jericoacoara - CE com a minha esposa por estes dias e próximo ano Chile e Argentina.

--V8--
Usuário
Usuário
Mensagens: 117
Registrado em: 24 Nov 2016, 21:12
Cidade onde mora: Cotia - SP

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por --V8-- » 22 Out 2018, 23:00

Herlon Pereira escreveu:SERVE SIM!
Parabéns Herlon.
No ultimo feriado fui para o ENTC e no dia da volta andei 1215 km no dia, e foi bem tranquilo, peguei alguns trechos a noite e andei bem tranquilo, a moto chegou a fazer 35 km/L e a pior média foi 22 Km/L.

Hoje temos opções melhores de moto, mas no custo x beneficio, ainda fico com a tenere 250, pois uso ela no dia a dia e em viagens longas, e é tranquilo de mante-la.

Abraços e boa estrada
Atual: Tenere 250 17/17
Xmax 250 21/21


Ex:MT-07 ABS 15/16
Tenere 250 14/14
Fazer 250 12/13

Herlon Pereira
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Out 2018, 19:55
Cidade onde mora: Parauapebas/PA

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Herlon Pereira » 23 Out 2018, 12:08

--V8-- escreveu:
Herlon Pereira escreveu:SERVE SIM!
Parabéns Herlon.
No ultimo feriado fui para o ENTC e no dia da volta andei 1215 km no dia, e foi bem tranquilo, peguei alguns trechos a noite e andei bem tranquilo, a moto chegou a fazer 35 km/L e a pior média foi 22 Km/L.

Hoje temos opções melhores de moto, mas no custo x beneficio, ainda fico com a tenere 250, pois uso ela no dia a dia e em viagens longas, e é tranquilo de mante-la.

Abraços e boa estrada

Avatar do usuário
evertonandreassa
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 22 Mar 2018, 11:34
Cidade onde mora: Campo Largo/PR
Localização: Campo Largo PR

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por evertonandreassa » 14 Fev 2019, 12:19

Em janeiro realizei uma viagem até Montevideo. Ao todo foram mais de 4000Km. Sai de Campo Largo PR. Conhecemos o litoral de SC e RS.
Aliás uma dica: Praia do Farol da Solidão, em Mostardas - RS. Lugar totalmente fora do comum.

Com relação a viagem:
- Fiz uma revisão antes de sair contemplando óleo, filtros, lubrificação dos cabos (acelerador e embreagem), pneus, relação.
- Troquei o banco original para um do Pedrinho Bancos (deu diferença significativa)
- Coloquei o reforço de quadro
- No Uruguai começou a vazar óleo da tampa do filtro de óleo. Na cidade de La Paloma, numa oficina bem simples, o mecânico trocou o Oring e não deu mais problemas.
- Consumo: média de 24 Km/l (alforges carregados e garupa)

Alguns momentos faz falta uma velocidade maior? Aí vem a questão do gosto: particularmente prefiro curtir o passeio, os locais, as paisagens. Assim, a média de 100Km/h foi ideal!

Resumindo: moto forte, tanque permite uma excelente autonomia! Vale a pena!

Avatar do usuário
FabioSp
Usuário
Usuário
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
Cidade onde mora: RMC/SP
Localização: RMC/SP

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por FabioSp » 01 Jun 2019, 14:15

Depois dos 4950km viajando pelo Uruguai, to preparando a Tenebrosa para 8200km por Argentina e Chile, no fim do ano. Vamos passar por Santiago, subindo a rodovia Pan Americana até o Deserto do Atacama, atravessar duas vezes a Cordilheira dos Andes, e por fim rasgar os quase 800km de reta no infernal calor do Chaco Argentino. Mal sabe ela o que a espera kkk

Avatar do usuário
FabioSp
Usuário
Usuário
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
Cidade onde mora: RMC/SP
Localização: RMC/SP

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por FabioSp » 07 Out 2019, 10:16

Mais uma viagem com a Tenebrosa: Itatiba > Serra Rio Rastro > Foz do Iguaçu > Maringá > Itatiba.

3035km de estrada em 6 dias, sem maiores novidades.

Ano que vem, Atacama nos espera :D.

Avatar do usuário
FabioSp
Usuário
Usuário
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
Cidade onde mora: RMC/SP
Localização: RMC/SP

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por FabioSp » 20 Ago 2020, 10:29

Depois dessa:

https://www.youtube.com/watch?v=7Ok9fzXXesA

Acho que nem precisa mais nada.

Responder