TRETA MALIGNA - tenere fumando

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Luiz Geovani
Novato
Novato
Mensagens: 18
Registrado em: 16 Mar 2014, 01:01
Cidade onde mora: Água Boa - Paiçandú

TRETA MALIGNA - tenere fumando

Mensagem por Luiz Geovani » 19 Abr 2021, 06:21

Galera, eu ja nao sei mais o que fazer
Relato longo:
Tenere 140k unico dono, ja trocado biela txk (com97k) e embreagem original (com 120k) demais coisas de rotina..
Quando eu tava com uns 135k começou a fumar logo pela manhã, eu entendo um pouco de mecanica, tenho até que bastante ferramentas, esse sinal é muito caracteristico de retentor de valvula, que quando trocou a biela, colocou retentor xing ling,
Inventei de trocar em casa, tirei o cabeçote comprei retentores paralelos mas de primeira linha, e levei o cabeçote na retifica
Montei tudo certo, continuou a fumar cedo
Rodei mais um pouco pq precisava de grana, comprei retentor original e levei numa oficina e retifica top que conheço
Resultado: continua a fumar pela manhã
Ja troquei de posto pra mudar o combustível
Ela so para de fumar cedo quando baixa bem o óleo

Sera que deu pau na camisa/cilindro/anéis?
Mas nao deveria ficsr fumando o tempo inteiro?

H E L P

Avatar do usuário
FabioSp
Usuário
Usuário
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
Cidade onde mora: RMC/SP
Localização: RMC/SP

Re: TRETA MALIGNA - tenere fumando

Mensagem por FabioSp » 25 Abr 2021, 11:07

Normalmente quando fuma de manha tem a ver com retentor das válvulas mesmo, mas retentor normalmente faz fumar em reduzidas também ( quando vc solta o acelerador em alta ).

Pete Leth
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Jun 2021, 19:06
Cidade onde mora: Campinas - SP

Re: TRETA MALIGNA - tenere fumando

Mensagem por Pete Leth » 06 Jun 2021, 19:16

Tive esse problema com a minha Ténéré também. Infelizmente eu comprei a moto de uma pessoa que não fazia as revisões, sendo que o mesmo rodou com a moto sem filtro de ar e óleo velho por algum tempo.

No caso eu abri a parte de cima do motor e constatei que o cilindro e pistão tinham um pouco de desgaste em um dos lados. Alguns riscos somente, porém o suficiente para fazer a moto fumar quando colocava óleo novo (após alguns dias de uso a moto não fumava mais).

Solução: Encamisamento do cilindro, retífica do cabeçote com substituição dos retentores por originais.

Confesso que fiquei impressionado pelo fato da camisa e pistão estarem com desgastes bem pequenos, considerando o mau uso do dono anterior. Uma prova de quão parrudo esse motor é!

Azeviche
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 13 Abr 2020, 18:58
Cidade onde mora: Salvador/Ba

Re: TRETA MALIGNA - tenere fumando

Mensagem por Azeviche » 25 Set 2021, 00:10

A minha fuma pela manhã apenas em dias muito frios, como moro em Salvador-Ba isto é caso raro de acontecer, observe a temperatura ambiente quando fuma pela manhã.
Vinícius Santana
Himalayan EFI 411 2021/2022 - Atual :sportbike:
Ténéré 250 2011 - roubada infelizmente
Fazer 250 roxa 2010/2011

Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: TRETA MALIGNA - tenere fumando

Mensagem por Davrison » 30 Set 2021, 14:26

Logo depois de eu vender a minha para um amigo ele relatou este mesmo problema.
E fumava pra caramba. Depois que esquentava parava. Também achei que fosse retentor, já meu amigo ficou de cabelo em pé achando que era cilindro.
Depois de um tempo descobrimos.
Sempre usei o óleo original e trocava com 5k km, só que na ultima revisão, pouco tempo antes de entregar para meu amigo o mecânico colocou motul 3000 que tem que ser trocado a cada 3k km e não me avisou, ou seja, a moto estava com óleo velho. Até a cor dele mudou, ficou uma cor meio grafite.
Ai meu amigo trocou o óleo e já diminuiu bem a fumacera e depois de mil km trocou de novo e nunca mais fumou.
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

Azeviche
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 13 Abr 2020, 18:58
Cidade onde mora: Salvador/Ba

Re: TRETA MALIGNA - tenere fumando

Mensagem por Azeviche » 30 Set 2021, 14:54

Davrison escreveu:
30 Set 2021, 14:26
Logo depois de eu vender a minha para um amigo ele relatou este mesmo problema.
E fumava pra caramba. Depois que esquentava parava. Também achei que fosse retentor, já meu amigo ficou de cabelo em pé achando que era cilindro.
Depois de um tempo descobrimos.
Sempre usei o óleo original e trocava com 5k km, só que na ultima revisão, pouco tempo antes de entregar para meu amigo o mecânico colocou motul 3000 que tem que ser trocado a cada 3k km e não me avisou, ou seja, a moto estava com óleo velho. Até a cor dele mudou, ficou uma cor meio grafite.
Ai meu amigo trocou o óleo e já diminuiu bem a fumacera e depois de mil km trocou de novo e nunca mais fumou.

Mais uma que aprendo, não sabia disto.
Vinícius Santana
Himalayan EFI 411 2021/2022 - Atual :sportbike:
Ténéré 250 2011 - roubada infelizmente
Fazer 250 roxa 2010/2011

Responder