TRETA MALIGNA - tenere fumando

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Luiz Geovani
Novato
Novato
Cidade onde mora: Água Boa - Paiçandú

TRETA MALIGNA - tenere fumando

Mensagem por Luiz Geovani » 19 Abr 2021, 06:21

Galera, eu ja nao sei mais o que fazer
Relato longo:
Tenere 140k unico dono, ja trocado biela txk (com97k) e embreagem original (com 120k) demais coisas de rotina..
Quando eu tava com uns 135k começou a fumar logo pela manhã, eu entendo um pouco de mecanica, tenho até que bastante ferramentas, esse sinal é muito caracteristico de retentor de valvula, que quando trocou a biela, colocou retentor xing ling,
Inventei de trocar em casa, tirei o cabeçote comprei retentores paralelos mas de primeira linha, e levei o cabeçote na retifica
Montei tudo certo, continuou a fumar cedo
Rodei mais um pouco pq precisava de grana, comprei retentor original e levei numa oficina e retifica top que conheço
Resultado: continua a fumar pela manhã
Ja troquei de posto pra mudar o combustível
Ela so para de fumar cedo quando baixa bem o óleo

Sera que deu pau na camisa/cilindro/anéis?
Mas nao deveria ficsr fumando o tempo inteiro?

H E L P

FabioSp
Usuário
Usuário
Cidade onde mora: RMC/SP

Re: TRETA MALIGNA - tenere fumando

Mensagem por FabioSp » 25 Abr 2021, 11:07

Normalmente quando fuma de manha tem a ver com retentor das válvulas mesmo, mas retentor normalmente faz fumar em reduzidas também ( quando vc solta o acelerador em alta ).

Pete Leth
Novato-
Novato-
Cidade onde mora: Campinas - SP

Re: TRETA MALIGNA - tenere fumando

Mensagem por Pete Leth » 06 Jun 2021, 19:16

Tive esse problema com a minha Ténéré também. Infelizmente eu comprei a moto de uma pessoa que não fazia as revisões, sendo que o mesmo rodou com a moto sem filtro de ar e óleo velho por algum tempo.

No caso eu abri a parte de cima do motor e constatei que o cilindro e pistão tinham um pouco de desgaste em um dos lados. Alguns riscos somente, porém o suficiente para fazer a moto fumar quando colocava óleo novo (após alguns dias de uso a moto não fumava mais).

Solução: Encamisamento do cilindro, retífica do cabeçote com substituição dos retentores por originais.

Confesso que fiquei impressionado pelo fato da camisa e pistão estarem com desgastes bem pequenos, considerando o mau uso do dono anterior. Uma prova de quão parrudo esse motor é!

Responder