Velocidade em subidas ingrimes?
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Re: Velocidade em subidas ingrimes?
O problema Eduardo, é o peso da TNR 250! :)
É uma moto pesada para um motor de 250cc.
Concordo com o Helano!
Andar com a TNR numa velocidade entre 100 e 115km/h tá bom demais!
É por isso que tem tanto neguinho aí estourando a mangueira do coletor de óleo! :)
Falei estourando! A minha, por exemplo, folgou, chegando a vazar pouquíssimo óleo!
E sabe por que aconteceu isso? Simplesmente giro alto. No dia que fui visitar o Kinzaboy em João Pessoa, cheguei a colocar 143km/h na TNR 250 em duas descidas. Coisa de uns 2km no máximo! Depois, na volta pra Recife, forcei a moto em algumas subidas e com o vento contra, ou seja, giro alto de novo. Quando falo giro alto, é na casa dos 8 a 8,5 mil!
Então se quer andar acima de 120km/h, melhor comprar outra moto! E outra... viajar de moto é bom quando você vai curtindo a paisagem, apreciando tudo o que possa ver pelo caminho. Então, uma velocidade de 100 a 115km/h acho perfeito.
Acima disso, melhor ir pra um autódromo! :)
E com uma moto de média cilindrada, como uma V-Strom, TNR 660, BMW 650GS e por aí vai! :)
Abraços!
É uma moto pesada para um motor de 250cc.
Concordo com o Helano!
Andar com a TNR numa velocidade entre 100 e 115km/h tá bom demais!
É por isso que tem tanto neguinho aí estourando a mangueira do coletor de óleo! :)
Falei estourando! A minha, por exemplo, folgou, chegando a vazar pouquíssimo óleo!
E sabe por que aconteceu isso? Simplesmente giro alto. No dia que fui visitar o Kinzaboy em João Pessoa, cheguei a colocar 143km/h na TNR 250 em duas descidas. Coisa de uns 2km no máximo! Depois, na volta pra Recife, forcei a moto em algumas subidas e com o vento contra, ou seja, giro alto de novo. Quando falo giro alto, é na casa dos 8 a 8,5 mil!
Então se quer andar acima de 120km/h, melhor comprar outra moto! E outra... viajar de moto é bom quando você vai curtindo a paisagem, apreciando tudo o que possa ver pelo caminho. Então, uma velocidade de 100 a 115km/h acho perfeito.
Acima disso, melhor ir pra um autódromo! :)
E com uma moto de média cilindrada, como uma V-Strom, TNR 660, BMW 650GS e por aí vai! :)
Abraços!
- doug01n
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Re: Velocidade em subidas ingrimes?
Concordo com o Helano e todos que comentam sobre evitar giro alto.
Sempre que possível, evito passar dos 7.000RPM com a tezinha. Seja dentro do trânsito ou na estrada. Qdo disse sobre os 90km/h mínimos, com bau, garupa, vento contra, o capeta soprando, etc... eu só quis dizer que, caso necessário, é este o limite. Não que seja interessante ou recomendável fazer isso o tempo todo.
Mesmo com rotação elevada, esse motor dura muito. Mas dura mais ainda se manter na faixa ótima de torque / potência e peso de carga.
Sempre que possível, evito passar dos 7.000RPM com a tezinha. Seja dentro do trânsito ou na estrada. Qdo disse sobre os 90km/h mínimos, com bau, garupa, vento contra, o capeta soprando, etc... eu só quis dizer que, caso necessário, é este o limite. Não que seja interessante ou recomendável fazer isso o tempo todo.
Mesmo com rotação elevada, esse motor dura muito. Mas dura mais ainda se manter na faixa ótima de torque / potência e peso de carga.
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Re: Velocidade em subidas ingrimes?
Exatamente Doug!!!
Assino embaixo!
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- Eduardo Prado
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Re: Velocidade em subidas ingrimes?
fjruthes, ah sim, seria mais ou menos como a sensação de andar a 100km/h na Té é igual andar a 80km/h na Cgzinha? (tenho até medo de quantos Rpms minha cgzinha ruim e feia atinge quando chega aos 130km/h )
Hugo Falcão, 120km/h seria a velocidade ideal para se andar mesmo (em pistas decentes é claro) poucos caminhões conseguem colocar medo em nós acima disso
Obrigado a todos
Hugo Falcão, 120km/h seria a velocidade ideal para se andar mesmo (em pistas decentes é claro) poucos caminhões conseguem colocar medo em nós acima disso
Obrigado a todos
Ex: CG Titan 125 2000 - Minha motinha ruim e feia
Atual: Fan 150 ESDI 2012 - Motinha bonita e boa \o/
Futura: XRE 300 & V-Strom 650
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- ghamauricio
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Re: Velocidade em subidas ingrimes?
Só pra constar que a pergunta "velocidade em subidas íngremes" requer uma resposta muito semelhante a se a pergunta fosse "a que velocidade vocês fazem curvas fechadas?". Porra, depende da curva!
Mas falando da velocidade "normal" da moto, uma subida leve de uma estrada plana pode ser facilmente vencida se você anda na faixa dos 100km/h - que eu particularmente achei a velocidade ideal pra andar na Tézinha. Tem motor pra acelerar mais se precisar, mas não esgüela a coitada. No entanto ao subir uma ladeirinha de leve, esta velocidade pode dar uma caída sem que se perceba, e ela ainda tem força pra voltar pra casa dos 100km/h.
Subi a Dutra em 5ª e a mais ou menos 85km/h e ela ainda tinha força pra acelerar mais, mas as curvas e os caminhões não permitiam.
Abraço!
Mas falando da velocidade "normal" da moto, uma subida leve de uma estrada plana pode ser facilmente vencida se você anda na faixa dos 100km/h - que eu particularmente achei a velocidade ideal pra andar na Tézinha. Tem motor pra acelerar mais se precisar, mas não esgüela a coitada. No entanto ao subir uma ladeirinha de leve, esta velocidade pode dar uma caída sem que se perceba, e ela ainda tem força pra voltar pra casa dos 100km/h.
Subi a Dutra em 5ª e a mais ou menos 85km/h e ela ainda tinha força pra acelerar mais, mas as curvas e os caminhões não permitiam.
Abraço!
Re: Velocidade em subidas ingrimes?
cassioxtz escreveu:msfazer,
Mais fraquinha que a Lander ela não é não, acho ela boa pacas.
Me expressei mal Cassio! Com certeza ela não é mais fraquinha que a Lander e realmente, é boa pacas! O que quero dizer com "fraquinha", é que ela não é uma moto para vc subir uma ladeira íngreme a 9 mil RPM em 5ª, saca?!
Mas concordo contigo! A moto é boa, o motorzinho dela é bom e a performance dela é honesta!
Abs!
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Re: Velocidade em subidas ingrimes?
É isso ai que eu quis dizer.
Ela tem um puta motor confiável para sua categoria que não deixa a desejar, tudo bem que o torque não é lá daqueles mas para o dia-a-dia está bom.
9 mil RPM é muito mesmo para manter nesse motor, pois já está na beira do limite e forçando muito. Nem com a minha Lander eu alcançava isso e nem recomendo segurar muito nesse giro.
Seria ótimo se o torque dela fosse próximo ao da WR 250, que com certeza acredito ser próximo ou superior ao da XRE. Ai sim seria ótimo para manter uma velocidade de cruzeiro com uma boa sobra para ultrapassagens.
Ela tem um puta motor confiável para sua categoria que não deixa a desejar, tudo bem que o torque não é lá daqueles mas para o dia-a-dia está bom.
9 mil RPM é muito mesmo para manter nesse motor, pois já está na beira do limite e forçando muito. Nem com a minha Lander eu alcançava isso e nem recomendo segurar muito nesse giro.
Seria ótimo se o torque dela fosse próximo ao da WR 250, que com certeza acredito ser próximo ou superior ao da XRE. Ai sim seria ótimo para manter uma velocidade de cruzeiro com uma boa sobra para ultrapassagens.
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead
Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA
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Re: Velocidade em subidas ingrimes?
Lí alguns comentários sobre a Lander neste post. Acho justamente o contrário! Acho que na Lander a resposta é um pouco mais rápida. Noto isso quando ando na do meu cunhado. Não sei se é porque a relação de marchas é mais longa um pouco ou se é pelo fato da Tenere usar a sonda Lambda no escapamento controlando o nivel de O2 no escapamento e por consequencia o volume de combustível injetado.
Engraçado, em relação a XRE acontece isso mesmo. Estava subindo a serra de Grajaú - Jacarepaguá onde passo todos os dias. Antes da serra tinha um pouco de transito e tinha um cara com uma XRE. Acabei saindo bem na frente dele, mas não para apostar corrida e sim porque escolhi o melhor caminho no meio do transito. Quando estava subindo a serra o cara passou alucinado por mim... fiquei tentando entender o que passa na cabeça dessa gente...
Engraçado, em relação a XRE acontece isso mesmo. Estava subindo a serra de Grajaú - Jacarepaguá onde passo todos os dias. Antes da serra tinha um pouco de transito e tinha um cara com uma XRE. Acabei saindo bem na frente dele, mas não para apostar corrida e sim porque escolhi o melhor caminho no meio do transito. Quando estava subindo a serra o cara passou alucinado por mim... fiquei tentando entender o que passa na cabeça dessa gente...
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Re: Velocidade em subidas ingrimes?
lucacsm,
Em relação as marchas da Tenerezinha, elas são mais longas do que na Lander. Repare que na mesma velocidade, a Tenerezinha fica uns 500 RPM abaixo do que na Lander. Ou seja a Lander é um pouco mais agil do que a Tenerezinha de saída, mais depende de diversos fatores, como por exemplo: O peso do piloto que influencia muito.
No caso a Lander também possui sonda lambda no modelo 2009 em diante.
Abs,
Em relação as marchas da Tenerezinha, elas são mais longas do que na Lander. Repare que na mesma velocidade, a Tenerezinha fica uns 500 RPM abaixo do que na Lander. Ou seja a Lander é um pouco mais agil do que a Tenerezinha de saída, mais depende de diversos fatores, como por exemplo: O peso do piloto que influencia muito.
No caso a Lander também possui sonda lambda no modelo 2009 em diante.
Abs,
Editado pela última vez por cassioxtz em 26 Jan 2012, 02:56, em um total de 1 vez.
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Re: Velocidade em subidas ingrimes?
Dando um rolezinho hoje na Bandeirantes prestei um pouco mais de atenção.
Estava andando com garupa. Eu peso 100 kg e minha esposa 65 kg.
Com o motor cheio, perto dos 120 km/h, ela desacelera para uns 110 km/h nas ladeiras "leves", nas mais íngremes diminui para uns 95 km/h.
Sempre muito mais rápida que os caminhões.
Nas retas mantem os 120~130km/h.
Para passar dos 130km/h só mesmo em descidas.
Acho o desempenho compatível com a cilindrada.
O que não me acostumo é com o altíssimo rpm... Andando a 120km/h a motinha gira 8.000 rpm... Parece muito mesmo.
Na cidade dificilmente passo dos 6.000 rpm.
Abraços
Estava andando com garupa. Eu peso 100 kg e minha esposa 65 kg.
Com o motor cheio, perto dos 120 km/h, ela desacelera para uns 110 km/h nas ladeiras "leves", nas mais íngremes diminui para uns 95 km/h.
Sempre muito mais rápida que os caminhões.
Nas retas mantem os 120~130km/h.
Para passar dos 130km/h só mesmo em descidas.
Acho o desempenho compatível com a cilindrada.
O que não me acostumo é com o altíssimo rpm... Andando a 120km/h a motinha gira 8.000 rpm... Parece muito mesmo.
Na cidade dificilmente passo dos 6.000 rpm.
Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"