Discos de Freio: Maior é Melhor?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?

Mensagem por ghamauricio » 09 Jan 2014, 12:44

Supermoto corre em circuito fechado. Você usa pra cacete o freio, e não desenvolve velocidade pra resfriar. Aí a área maior do disco aumenta a dissipação do calor. Ainda acho que o aumento de alavanca é uma falácia, visto que você também aumenta a velocidade linear que o freio tem que segurar (pra quem não sabe, falácia é algo que faz muito sentido, mas está errado). ;)

HellBoy
Novato
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Mar 2013, 23:30
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ

Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?

Mensagem por HellBoy » 15 Mai 2014, 14:53

quanto maior o disco, maior a eficiência de frenagem. Isso é absolutamente inquestionável.
O erro no freio da Teneré, está na relação hidráulica. (diâmetro da bomba de freio incompatível com diâmetro dos pistoes da pinça). Ocorreu um erro matemático na aplicação das duas peças. Resumindo: A PINÇA MORDE POUCO!!!
A solução mais barata para compensar esse erro, é a substituição do disco por um de maior diâmetro. Não é a solução correta, mas é a mais viável economicamente.
Não estou falando da boca para fora. Isso é fato comprovado ok?

Ia esquecendo... Outra solução para melhorar, seria instalação de pastílhas supermacias de alto atrito e muito desgaste, porém não conheço nenhuma no mercado. Acho que não existe.
Editado pela última vez por HellBoy em 15 Mai 2014, 15:00, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4288
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?

Mensagem por Fmm4100 » 15 Mai 2014, 15:59

Será que bomba e pinça da XRE/Tornado mordendo um discão não fariam efeito?

Como será preciso adaptar, o discão daria espaço suficiente para trabalharmos o afastador / adaptador para fixação da pinça.
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?

Mensagem por ghamauricio » 15 Mai 2014, 18:39

Adaptar freio é foda. Tão foda que lá na gringa, quando nego bota suspensão frontal de outra moto (ex. Suspensão da WR-450 na Ténéré 660), costumam trocar o sistema de freio todo porque é mais fácil - e talvez custe o mesmo.

A propósito, pastilha super macia existe sim. Marca VESRAH! É importada e difícil de achar, dizem que dura pouco, mas freia que é o cão!

Abraço!

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4288
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?

Mensagem por Fmm4100 » 15 Mai 2014, 19:35

Mas a bomba e a pinça já não seriam o sistema dianteiro completo? A unica adaptação seria o suporte da pinça, que aliás já é adaptado como afastador de pinça no discão.
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?

Mensagem por LMattosBS » 19 Mai 2014, 22:20

Troca só a bomba e conecta a mangueira... mas a rosca do espelho e direita, não esquerda como a da yamaha.

Tambem gostaria de um freio mais sensível.

Leonardo Mattos
De algum lugar por ai conectado por acaso...
Leonardo Mattos :dirtbike:

pocasombra27
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 11 Jun 2011, 19:42

Re: Discos de Freio: Maior é Melhor?

Mensagem por pocasombra27 » 31 Dez 2015, 20:01

Bom pessoal vou tentar ajudar:
Tenho uma Ténéré 250 e como faço longas viagens e já passei alguns apuros por câmara furada, resolvi pesquisar mudança dos pneus, primeira opção é:

As rodas da Lander X - entretanto mesmo pagando mais caro pelos pneus da fazer as rodas são raiadas e são usadas câmaras, no primeiro furo o pneu esvazia na hora;

O ideal seria rodas de liga então comprei (com nota fiscal) rodas dianteira e traseira da Fazer 250/2011 com pneus, disco de freio e sistema de freio completos e coroa:

Roda dianteira , os espaçadores tem a mesma medida e eixo também, encaixe perfeito, olhando o para-lama dianteiro de frente o parafuso posterior irá danificar o pneu em ambos os lados, tanto a Fazer como a Teneré usam a mesma pastilha de freio e com os dois sistemas de freio na mão descobri que as pinças são as mesmas, o que muda são as alças da pinça o da Fazer é um pouco menor e com mais angulo pois, o disco da fazer tem 280mm e da Teneré 245 mm, a solução do outro colega do fórum foi usinar o disco de freio da Fazer reduzindo o diâmetro de 280 mm para 245mm, particularmente acho perigoso pois, foi diminuída drasticamente a área de contato.

SOLUÇÃO: Existe a MR disco de freio - http://www.mrdiscodefreio.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; esta empresa fabrica o DISCÃO DE 330 MM PARA FAZER E O DISCÃO DE 330 MM PARA TENERÉ - 330 MM É = A 330 MM certo como disse anteriormente as pinças são as mesmas o que muda é o suporte então a solução seria o kit da MR Discos com suporte da Teneré e Discão da fazer.

Roda Traseira:
Novamente as pinças de freio são as mesmas, o que muda são as alças, a da Téneré é mais larga e mais baixa e a da Fazer mais estreita e mais alta.
Quando a roda traseira original está montada sem apertar a porca do eixo existe uma folga de +/- 2 mm, a roda, as buchas e a alça da pinça ficam bem justas certo!?
Agora, vamos montar com a roda da Fazer, temos que montar da esquerda para a direita pois, temos que alinhar a corrente no trilho da saboneteira (aquela peça de borracha que protege a balança da corrente), com a coroa, então vamos lá, o eixo vai entrar pela esquerda da balança, bucha esquerda da roda, roda com a tampa da coroa, bucha direita da Fazer(fina), alça da pinça da Fazer sem apertar a porca do eixo, vocês verão a corrente alinhada com a coroa e o pinhão e uma folga a direita da alça da pinça de exatos 17,45 mm acho prudente usinar um complemento a esta alça em 16 mm tanto no eixo como no trilho da balança.
A alça parece ser de ferro fundido vou levar para alguma ferramentaria para ver se é possível soltar o trilho e usinar.

Todos estes passos foram fotografados em alta resolução.

Abraços

Rubens Alves
Motogrupo Pocasombra

Responder