Motos podem ter velocidade limitada a 110 km/h

Aqui ficarão as informações sobre leis, resoluções e demais assuntos relacionados à nossa legislação.
Avatar do usuário
fabricio_tp
Novato+
Novato+
Mensagens: 41
Registrado em: 19 Jan 2013, 21:07
Cidade onde mora: Confins/MG
Localização: Belo Horizonte MG

Motos podem ter velocidade limitada a 110 km/h

Mensagem por fabricio_tp » 10 Dez 2013, 11:41

Caros amigos, não encontrei um topico a respeito desse assunto, mas se isso realmente ocorrer, porque então ter motos acima de 250cc não é? espero que não ocorra, acho uma falta de respeito conosco motociclistas ao invés de criar leis que realmente irão reduzir o número de acidentes ao invés de inventarem soluções absurdas.

Primeira coisa que veio em minha mente ao ler isso, foi: Eu em uma estrada de MG, essas lindas estradas de via simples e sem acostamento...derrepente aparece uma carreta atrás e a única opção é acelerar, minha moto com limitador de velocidade, o que fazer...
é sem noção o que esse governo faz. Bom espero que isso não vingue, para segurança de nós mesmos motociclistas. abraços.


______________________________________________________________________________________

Motos podem ter velocidade limitada a 110 km/h

Sugestão foi aprovada na comissão da Câmara dos Deputados e segue para votação em plenário, mas deve acabar engavetada

Karina Simões | 9/12/2013 15:43

Projeto quer limitar a velocidade das motos em 110 km/h


Na última quarta-feira (4), foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado um projeto que, embora tenha grandes chances de acabar “engavetado”, está gerando polêmica. A proposta prevê a instalação obrigatória de limitador de velocidade para motocicletas e motonetas, independentemente da cilindrada, para que não ultrapassem a velocidade de, pasmen, 110 km/h.
O texto aprovado é substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 96/2007, que tramitava em conjunto com os PLS 97 e 645/2007, - este último que previa a alteração da concentração de álcool no sangue admitida para o condutor do veículo automotor. Todos de autoria do senador licenciado e atual ministro da Pesca, Marcelo Crivella, que, diga-se de passagem, nunca deve ter subido em uma moto na vida.

Já estamos acostumados a encontrar limitadores de velocidade nos velozes superesportivos, que geralmente vem de fábrica com a velocidade limitada em 250 km/h, um número muito acima do que o senador Crivella propõe, que aliás fica abaixo do limite máximo de algumas estradas brasileiras de120 km/h. É difícil, para não dizer impossível, acreditar que limitar a velocidade das motocicletas a exatos 110 km/h altere de alguma forma o número de acidentes envolvendo esses veículos - o Brasil é o segundo no ranking mundial na taxa de fatalidade em acidentes de trânsito com motocicletas.
Por ser um substitutivo, o projeto precisa passar por um turno suplementar de votação, o que significa que está aberto para emendas até a próxima reunião. Se até lá não forem apresentadas novas sugestões ou não houver recurso para análise em Plenário, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados.
Diversas propostas que referen-se ao mundo das duas rodas já tramitaram no senado e foram rejeitadas. A última delas foi a que obrigava o motociclista a utilizar colete com air bag. Um dos motivos pelo qual a proposta foi vetada é o custo da jaqueta, que ultrapassa os R$ 1.300.



LINK DA NOTICIA: http://carros.ig.com.br/motos/motos+pod ... /7022.html

Avatar do usuário
fabricio_tp
Novato+
Novato+
Mensagens: 41
Registrado em: 19 Jan 2013, 21:07
Cidade onde mora: Confins/MG
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Motos podem ter velocidade limitada a 110 km/h

Mensagem por fabricio_tp » 10 Dez 2013, 14:00

LINK VIDEO YOUTUBE


https://www.youtube.com/watch?v=TfhihbIJv7c" onclick="window.open(this.href);return false;


Disse muito, praticamente tudo ou tudo...

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Motos podem ter velocidade limitada a 110 km/h

Mensagem por ivojoseaug » 10 Dez 2013, 14:25

eu concordo com a limitação de velocidade, a via é pública e a lei é para ser seguida. O interesse público deve prevalecer. Mas fica tranquilo que sacrifica votos demais para ser aprovada. Em Aracaju, acabou de ser aprovada a lei que isenta as motos até 125cc de IPVA! Um absurdo, na minha opinião. quem usa a via pública tem que pagar, porque senão sacrifica-se a pessoa que paga e é obrigada a dividir a via com pessoas que não pagam. Sem falar que moto para o trânsito é um pouco como o cigarro para o sistema de saúde. A moto é um meio de transporte, mas devido ao contexto social e cultural, no Brasil, a moto é algo que torna o trânsito bem mais perigoso, tanto para os outros como para o condutor. é dessa análise de risco que são "estimados" os preços do seguro obrigatório. Esse, por sua vez, discordo totalmente da necessidade da existência deste seguro. Seria bem melhor se o dinheiro do seguro fosse uma contribuição para o sistema de saúde atender as vítimas de trânsito. Uma contribuição vinculada à construção e manutenção de hospitais de politraumatismo, por exemplo. Bem mais jogo do que o seguro obrigatório, que além de compulsório, paga uma mixaria e joga o cara no sistema de saúde pública, em ultima instância.

Na verdade, colocar limitador na moto acho que viola diversos códigos. Porque o cara comprou sem limitador. Se ele soubesse que teria limitação no equipamento, ele poderia escolher não comprar. Aí ta dado o pano pra manga...

Mas colocar limitador na via é totalmente permitido. Basta os políticos pararem de hipocrisia e colocarem uma empresa para colocar limitador eletrônico a cada 300 metros em todas as vias, quero ver alguém acima da velocidade, hahahahahaha...

Por fim, estamos no Brasil. Terra de espertos. Vamo que vamo que essa barca furada não espera ninguém....

Avatar do usuário
fabricio_tp
Novato+
Novato+
Mensagens: 41
Registrado em: 19 Jan 2013, 21:07
Cidade onde mora: Confins/MG
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Motos podem ter velocidade limitada a 110 km/h

Mensagem por fabricio_tp » 11 Dez 2013, 09:39

ivojoseaug escreveu: Na verdade, colocar limitador na moto acho que viola diversos códigos. Porque o cara comprou sem limitador. Se ele soubesse que teria limitação no equipamento, ele poderia escolher não comprar. Aí ta dado o pano pra manga...

Mas colocar limitador na via é totalmente permitido. Basta os políticos pararem de hipocrisia e colocarem uma empresa para colocar limitador eletrônico a cada 300 metros em todas as vias, quero ver alguém acima da velocidade, hahahahahaha...

Por fim, estamos no Brasil. Terra de espertos. Vamo que vamo que essa barca furada não espera ninguém....
Meu colega ivojoseaug, eu até que concordo no sentido de colocarem "limitadores" (Radares) para redução da velocidade, desde que esses mesmos sejam adicionados realmente em pontos estratégicos onde pode ocorrer um acidente caso haja alta velocidade, não adicionar radares a gosto do departamento de transito em pontos estratégicos para arrecadarem mais dinheiro como são praticamente 80% dos radares nas grandes cidades.
Quanto a adicionar um limitador de velocidade em minha motocicleta eu sou 100% contra e um desrespeito a liberdade do cidadão.

Problema é que vivemos em um país onde eles preferem resolver os problemas de forma a restringir o cidadão e não incentivando a não cometer o delito.
Resumo: se o pais investir mais em estudo, educação como é feito em países de primeiro mundo, o índice de acidentes será bem menor, mas o nosso "lindo governo" percebeu que é MUITOOOOOOO mais rentável e ao mesmo tempo de menor custo, adicionar leis, me desculpe a palavra, "Imbecis" do que melhorar o sistema de educação do cidadão.
Assim o nosso direito de IR E VIR fica sendo limitado.
Eu cidadão, sei que se eu correr posso me acidentar ou matar alguém, se é de carro, moto, caminhão, onibus ou qualquer outro meio de transporte, até mesmo bicicleta.

Quer um país melhor e mais educado, invista em educação COM CERTEZA os índices serão bem menores de erros em TODOS setores do país.


Nosso amigo do video abaixo é meio rasgado na forma de falar, mas fala muito bem o que deveria ser feito e o que não é feito em nosso país e infelizmente sabe quem é o culpado de tudo isso? NÓS mesmos, o povo, que por causa do nosso governo, a grande maioria fica sem educação e estudo assim sendo fácil de manipular e continuar adicionando a esse "lindo" governo, mas políticos corruptos onde num país capitalista vê-se claramente que o propósito maior é o lucro de poucos através de um trabalho enorme de muitos e por assim não satisfeitos criam leis imbecis e impostos absurdos.

abraço a todos.


Veja o vídeo, vale a pena escutar nosso amigo, é meio brincalhão e sarcástico, mas vale a pena ouvi-lo.

https://www.youtube.com/watch?v=TfhihbIJv7c" onclick="window.open(this.href);return false;

;)
Editado pela última vez por fabricio_tp em 11 Dez 2013, 14:20, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Motos podem ter velocidade limitada a 110 km/h

Mensagem por Helano » 11 Dez 2013, 09:55

Eu acho que enquanto nós mesmos não nos respeitarmos, sempre vão existir iniciativas como essa de nos darem os limites que deveríamos ter e não usamos.

O que eu quero dizer com isso? Simples; enquanto existirem imbecis como Kle621, Mike9mm, Smolder e tantos outros cometendo atrocidades no trânsito e postando essa merda pro mundo inteiro ver no Youtube, isso só vai despertar a fúria de toda uma sociedade que se vê ameaçada e colocada em risco com loucos circulando insanamente no trânsito. Esse tipo de atitude só contribui para surgirem projetos de lei para coibir tais atitudes e também para as seguradoras ficarem de cabelo em pé e subir cada vez mais o preço das apólices e por aí vai...

Acho lamentável também quando vejo até aqui mesmo no fórum alguns companheiros discutindo que moto "anda mais". Pergunta; pra que? Será que nunca vão aprender uma coisa simples? EXCESSO DE VELOCIDADE EM VIA PÚBLICA = MORTE !!

Sinceramente? Diante do cenário que temos neste país de motoristas sem nenhuma educação, discernimento ou bom senso, estradas em péssimas condições e absoluta falta de socorro em caso de problemas, olho com bons olhos projetos como esse e sou favorável inclusive. Só acho que isso não deveria ser apenas para motos, mas sim para quaisquer veículos, pois o nível de educação e (falta de) razoabilidade dos demais condutores é o mesmo.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
pabos57
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 18 Jul 2013, 23:01
Cidade onde mora: Santo André/SP

Re: Motos podem ter velocidade limitada a 110 km/h

Mensagem por pabos57 » 11 Dez 2013, 10:32

Algumas considerações sobre o assunto:

- A esmagadora maioria das motos circulando são 125~150cc rodando nas grandes cidades, e 110Km/h além de impraticável nas cidades, é quase a velocidade máxima dessas motos;

- A instalação do limitador exige desenvolvimento técnico e um "lacre". Precisa de técnicos para instalação e gera custos para o motociclista. Por isso também vai alimentar nosso sistema corrupto (leia-se fiscais e políticos) e de multas;

- Não vi nenhum fabricante (o mercado vai ser seriamente afetado), abraciclo, ou categoria se manifestar a respeito...

- Um ponto "positivo": Os bandidos vão procurar outros veículos para roubar...rsrsrs
PAOLO
CB400, CB450 Custom, CB450 Tucunaré (X2), CBR450, CBX750, GSX750F, Vulcan VN750, Bandit 600, Marauder, M800 Boulevard, M1500 Boulevard e XT1200Z SuperTenere Branca (atual)

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Motos podem ter velocidade limitada a 110 km/h

Mensagem por ivnn » 11 Dez 2013, 15:19

Helano escreveu:Eu acho que enquanto nós mesmos não nos respeitarmos, sempre vão existir iniciativas como essa de nos darem os limites que deveríamos ter e não usamos.
Da média de 60 motociclistas mortos por mês em São Paulo (cidade, não o estado), acho que nenhum está a mais de 110km/h. O grosso morre em imprudências em meio aos carros, na contramão, no sinal vermelho, ao se colocar em posição de risco, ou vítima de motorista ao celular, ou sem atenção.

Raios, o grosso morre de CG, que mal dá 110 reais de final.

Esses imbecis que você cita, por estarem vivos, demonstram que, quando prestando atenção, excesso de velocidade não é igual morte. Tem um aí que até matou um cara recentemente. Mudou de pista sem prestar atenção à frente. Olhava para trás para ver se não vinha carro, e matou um cara que atravessava na faixa. Causa da morte: falta de atenção do motorista.
Helano escreveu:EXCESSO DE VELOCIDADE EM VIA PÚBLICA = MORTE !!
Essa avenida Bandeirantes, neste trecho mostrado no link abaixo, de 4 faixas largas e blocada pelo aeroporto, tem limite de 60km/h:

https://maps.google.com.br/?ll=-23.6201 ... 7&t=h&z=18

Quando não está congestionada praticamente ninguém anda nesse limite. Os carros passam um pouco. As motos passam um pouco mais. Quase todo mundo anda na ilegalidade. Se a sua afirmação fosse correta, deveríamos ter multidões de mortos lá. Não temos.

Se o problema é
Helano escreveu:motoristas sem nenhuma educação, discernimento ou bom senso, estradas em péssimas condições e absoluta falta de socorro em caso de problemas
então a solução seria atacar o problema, e não inventar lei besta que não resolve a questão.

Aposto contigo se se aumentassem todos os limites em 20km/h, mas de alguma forma mágica multassem instantaneamente todo mundo que não prestasse atenção ao dirigir (celular, filho pequeno, início de algum processe senil, gostosa com bunda de fora na calçada) os "acidentes" cairiam dramaticamente.

Essa tecla da velocidade gostam de tocar porque o controle á mais fácil. Põe radar, põe limitador, põe controle de tempo entre pedágios (daqui a pouco será tudo assim), e acaba tendo um resultado marginal. Mas o problema real, a qualidade do motorista / piloto, isso não atacam.

Impor um limite de 110/h para motos só tornará a pilotagem mais difícil em vias rápidas, onde teremos que, com mais frequência, negociar ultrapassagens de veículos médios e alguns grandes. Ao acrescentar dificuldades, talvez até tenha o efeito contrário, causando aumento dos acidentes.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Motos podem ter velocidade limitada a 110 km/h

Mensagem por Kakko » 11 Dez 2013, 15:40

gente do céu....as velocidades máximas permitidas em quase todas as vias estradas, etc...dificilmente passam de 100 ou 110 km/h...salvo Rod Bandeirantes e outras....então repito...não serve pra PN....essa lei !!
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Motos podem ter velocidade limitada a 110 km/h

Mensagem por Marcel Valim » 11 Dez 2013, 17:38

Para mim isso tudo é papo furado. Não passa. Masssssssssss, se passar, quero ver se eles terão culhões para bater de frente com os motoboys fazendo manifestação a 40 km/h nas rodovias, em grupos que não permitam ultrapassagens, etc, assim como foi na questão dos pedágios. Derrubam uma coisa dessas rapidinho.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
Stefano
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 02 Set 2013, 18:17
Cidade onde mora: BH/MG

Re: Motos podem ter velocidade limitada a 110 km/h

Mensagem por Stefano » 18 Jan 2014, 12:41

Bom eu sou contra limitar as motos de fabrica, pois ficaria difícil fazer ultrapassagens com segurança em uma estrada por ex, fora que se você quiser participar de um track day como ficaria? Claro que não é o caso da Ténéré; Enfim um projeto de lei sem pé nem cabeça, visto que as vias publicas já possuem regras de velocidade, cabe ao poder publico fiscalizar, e como são incompetentes querem facilitar o lado deles pra falar que fizeram alguma coisa, os políticos desse pais são um corja de lixo, não resolvem nada e inventão muito lero lero, igual o projeto de lei da cura gay..

Ta rolando uma enquete aqui http://www.senado.gov.br/senado/alosenado/" onclick="window.open(this.href);return false; sobre isso quem quiser votar, fica a dica.

Responder