colete pneumático (airbag) obrigatório para motociclistas

Aqui ficarão as informações sobre leis, resoluções e demais assuntos relacionados à nossa legislação.
Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

colete pneumático (airbag) obrigatório para motociclistas

Mensagem por ivnn » 03 Jul 2013, 16:32

http://noticias.terra.com.br/brasil/tra ... aRCRD.html

Será que esse colete é assim útil? Tem estudos (isentos, não patrocinados por firmas fabricantes de coletes, é claro) apontando que essa ação seria realmente eficaz?

Me parece que ABS seria melhor, um pelo outro.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: colete pneumático (airbag) obrigatório para motociclista

Mensagem por Radames Aragon » 03 Jul 2013, 16:58

Acho que ABS só protege o motociclista das próprias limitações (reflexos, etc.) mas o airbag ajuda a minimizar quaisquer erros mesmo de outros, então é diferente.

De início desprezei a idéia, mas assim como o capacete é obrigatório e temos q comprar, o airbag seguiria o mesmo caminho e quando passar a ser produzido por aqui (pela alta demanda) deve baratear.

De cara encontrei este anúncio por R$ 600:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... listas-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Marcel MM
Mestre
Mestre
Mensagens: 816
Registrado em: 20 Fev 2013, 22:33
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ

Re: colete pneumático (airbag) obrigatório para motociclista

Mensagem por Marcel MM » 03 Jul 2013, 18:57

Eu comprei esse colete aqui pra viagens:

http://www.marquinhomotos.com.br/colete ... al-preto/p" onclick="window.open(this.href);return false;

O bom é que dá pra vestir a jaqueta por cima.
XTZ Ténéré 250 Dragon Eyes
Moto Clube Bodes do Asfalto - Facção RJ

Avatar do usuário
ValMartins
Participativo
Participativo
Mensagens: 429
Registrado em: 23 Jan 2013, 18:21
Cidade onde mora: São Paulo
Localização: São Paulo

Re: colete pneumático (airbag) obrigatório para motociclista

Mensagem por ValMartins » 03 Jul 2013, 19:30

Marcel esse ai é uma armadura... Muito boa pra usar no dia a dia durante o verão também.
Mas não possui o esquema do air bag. To pensando em comprar uma armadura dessas também.
Usar jaqueta no verão é osso!!!



Sent from my iPhone using Tapatalk !!!
Andar de moto... um estado de espírito!!!

Ténéré 250 Azul!!!

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: colete pneumático (airbag) obrigatório para motociclista

Mensagem por ivnn » 03 Jul 2013, 20:06

isso aí está com cara de lobby de alguém para encher o fiofó de $$$$. Com uns 20% do bruto para o pessoal que aprovou no legislativo.

Avatar do usuário
Marcel MM
Mestre
Mestre
Mensagens: 816
Registrado em: 20 Fev 2013, 22:33
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ

Re: colete pneumático (airbag) obrigatório para motociclista

Mensagem por Marcel MM » 03 Jul 2013, 22:15

A mais baratinha que achei, tá por 600,00 Dilmas, e só protege tórax, pernas e braços vão pro espaço.
XTZ Ténéré 250 Dragon Eyes
Moto Clube Bodes do Asfalto - Facção RJ

Avatar do usuário
Marcel MM
Mestre
Mestre
Mensagens: 816
Registrado em: 20 Fev 2013, 22:33
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ

Re: colete pneumático (airbag) obrigatório para motociclista

Mensagem por Marcel MM » 03 Jul 2013, 22:19

ValMartins escreveu:Marcel esse ai é uma armadura... Muito boa pra usar no dia a dia durante o verão também.
Mas não possui o esquema do air bag. To pensando em comprar uma armadura dessas também.
Usar jaqueta no verão é osso!!!



Sent from my iPhone using Tapatalk !!!
ValMartins, ele é bem ventilado, é bom de usar com o Solão que faz aqui.
Sem falar que completo a armadura com joelheira e caneleira e um short de lycra com proteção nas laterais, da ultima vez que eu caí, foi justamente aí onde machuquei mais.
XTZ Ténéré 250 Dragon Eyes
Moto Clube Bodes do Asfalto - Facção RJ

Avatar do usuário
Dust
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1180
Registrado em: 02 Fev 2013, 16:34
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: colete pneumático (airbag) obrigatório para motociclista

Mensagem por Dust » 03 Jul 2013, 22:43

Se essa M de projeto for aprovado vai ser complicado. Sempre ando full equipado (jaqueta, bota, luvas e capacetes) mesmo no calor, mas isso aí é impraticável e caríssimo.
Meu site: ||||||||||||| http://www.dustadventure.com |||||||||||||
Ténéré 250 2013

Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.

Avatar do usuário
ValMartins
Participativo
Participativo
Mensagens: 429
Registrado em: 23 Jan 2013, 18:21
Cidade onde mora: São Paulo
Localização: São Paulo

Re: colete pneumático (airbag) obrigatório para motociclista

Mensagem por ValMartins » 03 Jul 2013, 23:20

Dust concordo que 1000 ou 1500 Dilmas num air bag é fuego!!! Agora 500 ou 600 Dilmas... Pela segurança que a bagaça dá!!!
A integridade física vale muuuuito mais que isso né!!!


Sent from my iPhone using Tapatalk !!!
Andar de moto... um estado de espírito!!!

Ténéré 250 Azul!!!

Avatar do usuário
Dust
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1180
Registrado em: 02 Fev 2013, 16:34
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: colete pneumático (airbag) obrigatório para motociclista

Mensagem por Dust » 04 Jul 2013, 00:01

Acho que é um equipamento que eu até pensaria em usar em uma viagem longa, mas no dia a dia nem pensar, carregar a jaqueta ou enfiá-la no bau com proteção de EVA já é brabo, que dirá essa que deve pesar mais, e corre o risco de danificar o mecanismo, etc. Usar com capa de chuva então...

Eu me equipo, e mesmo no calor uso luvas e jaqueta, mas me obrigar a comprar essa bagaça não quero mesmo.

E o próprio projeto de lei, não sei se alguém já leu, menciona em seus porcos, ops, parcos argumentos, que é um equipamento recente, etc (nada fala de pesquisas de estatística de eficácia). E que é muito caro no BR, por isso querem dar isenção de IPI nos primeiros 5 anos (depois é problema seu, obviamente isso deve ter uma validade, e provavelmente não muito longa), e "esperam" que o aumento das vendas faça o preço baixar no país. É lamentável.

Acho que seria conveniente aproveitar e colocar obrigatoriedade para uso de capacete fechado nos carros de passeio, já que, mesmo com o uso de cinto, a incidência de lesões no crânio é comum proporcionalmente à gravidade da batida; e principalmente nos ônibus, nos quais os passageiros não dispõem de cinto de segurança. Melhor ainda, tornar obrigatório o uso de equipamento tipo armadura com proteção de tórax, coluna, joelhos e canela, pois muitos acidentes de carro provocam lesões desta monta. Principalmente nos ônibus, pelos motivos já expostos.

E também tornar obrigatório que os proprietários de veículos comprem e tenham em seus carros um kit de primeiros socorros, para minimizar as lesões em acidentados. Ah, isso já foi né, eu lembro que comprei...

Não dá, sou contra. ;)
Meu site: ||||||||||||| http://www.dustadventure.com |||||||||||||
Ténéré 250 2013

Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.

Responder