normas do contran sobre xenon, strobos, etc - legalidade

Aqui ficarão as informações sobre leis, resoluções e demais assuntos relacionados à nossa legislação.
Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

normas do contran sobre xenon, strobos, etc - legalidade

Mensagem por ivnn » 30 Jun 2012, 17:47

Vi o Helano, em outro tópico, mencionar as resoluções 227 e 384 do Contran.

O problema é que me parece que tem uma brecha na legislação aí.

Alguns instantes atrás expus essa dúvida no SOL. Repeti-la-ei aqui, no cut and paste. Se aguém tiver uma solução, gentileza expô-la. Se não, me parece que existe uma linha de defesa curiosa aos multados por xenon: ausência de legislação a respeito.

Gente, alguém que entenda de legislação me ajuda aí.

Segue cut-and-paste da minha dúvida no SOL:

Tenho visto ocasionalmente algumas motos usarem um tipo de strobo a LED, amarelos, na frente. Apesar de baixa potência e estética duvidosa, aquilo parece realçar bem a visibilidade dianteira, e para quem não se importa em se parecer com uma árvore de natal, pode até dar uma pequena ajuda para diminuir fechadas de corredor.

Dei um google sobre a legalidade disso aí e um cara disse ser ser ilegal, baseados na resolução 294 do contran.

Bom, as resoluções do CONTRAN estão aqui:

http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm

O problema é que as resoluções que tratam de iluminação são:
- a 383, que é uma alteração da original 227;
- essa 294 acima mencionada, que também é uma alteração da original 227;
- e 227 original, longa, detalhada, de 09/02/2007.

O problema é que nenhuma dessas diz respeito a motos!!!!!
Logo no art.1 da 227 diz:

Art.1o - Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões,
caminhão trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta Resolução e seus Anexos.

Percebam a falta de motocicleta na resolução. E se alguém disser que motocicleta é automóvel, não é! Pela código de trânsito:
http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/ ... ei-9503-97
No artigo 96 temos que, quanto à espécie, os veículos de passageiros dividem-se em:
1 - bicicleta;
2 - ciclomotor;
3 - motoneta;
4 - motocicleta;
5 - triciclo;
6 - quadriciclo;
7 - automóvel;
8 - microônibus;
9 - ônibus;
10 - bonde;
11 - reboque ou semi-reboque;
12 - charrete;

Potanto, moto é moto e carro é carro. E a legislação de iluminação claramente (sem trocadilho) omite moto.

E agora? Como saber se esses strobos são legais ou não? Alguém sabe se tem alguma outra resolução própria para motos? Ou moto é carro, à luz (de novo) da resolução 227? Nesse caso, baseado em que?

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: normas do contran sobre xenon, strobos, etc - legalidade

Mensagem por Helano » 10 Fev 2013, 01:35

Realmente sua dúvida é pertinente, dá o que falar....

Porém, vamos para uma questão mais prática? Se há a dúvida, o que seria melhor? Andar com o veículo original de fábrica ou andar com ele parecendo uma árvore de natal cheio de piscas e leds etc. ? Ao ser parado numa blitz, o que é melhor?

Bem, eu prefiro não dar margem nenhuma a policiais e/ou agentes de trânsito falarem o que for de minha moto e/ou minha documentação, procuro andar 100% correto para ter não ter que ficar gastando lábia e perdendo tempo com esses caras.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
motown
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 2066
Registrado em: 19 Jul 2012, 21:44
Cidade onde mora: Valinhos/SP
Contato:

Re: normas do contran sobre xenon, strobos, etc - legalidade

Mensagem por motown » 10 Fev 2013, 16:56

concordo com o Helano, quanto menos motivo de encrenca melhor.
nem insulfilm uso nos carros. aqui na região é um tal de pode, não pode, pode se for x%, na dúvida não uso nenhum e acho feio demais aqueles vagabundos ou mal instalados que ficam cheios de bolhas...
mesmo sob a justificativa de segurança, considero mais prudente hoje em dia o "amigo do alheio" VER que tem mulher no volante e criança no cadeirão, mochilas de escola e sacolas de supermercado. Os caras tão querendo carros pra fuga de assaltos a banco e não tirar o cd do carro, isso não vale mais nada é peixe pequeno.
Motown
atual > Suzuki DL 650 V-Strom preta 12
ténéré 250 areia 13
xlx 350 branca 90
xlx 250 preta 84
dt 180 preta 87
xlx 250 vermelha 86
xl 250 vermelha 83
rdz 125 prata 83
cb 500 four azul 74
https://www.facebook.com/falco.fontanini" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Rafael Reis Rocha
Novato+
Novato+
Mensagens: 31
Registrado em: 28 Jun 2012, 22:19
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte

Re: normas do contran sobre xenon, strobos, etc - legalidade

Mensagem por Rafael Reis Rocha » 17 Jun 2013, 09:11

Penso pela segurança, não pela estética. Uma moto equipada com uma iluminação como Xenon ou similar está muito mais visível que a iluminação convencional.
O que vocês não acham?
celta 1.0, Ténéré 250 12/12, Citycom 300i, Ténéré 250 13/13

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: normas do contran sobre xenon, strobos, etc - legalidade

Mensagem por Fmm4100 » 17 Jun 2013, 09:19

Eu acho que o xenon deve ser usado apenas em farois projetados para esta finalidade.
A adaptação em lentes para lampadas comuns transforma nosso farol em algo que irá incomodar quem segue a frente ou no sentido contrario.

Se quiser ficar mais visível, instale faróis auxiliares apontados para a parte inferior do para-choque, pois eles darão impressão de um veiculo de porte maior.
Também há opção de capacete na cor laranja, amarelo ou verde fluorescente, alem de roupas de cor clara no lugar do preto.

Dessa forma estará dentro da lei e não causará incomodo aos demais.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

ventania
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: normas do contran sobre xenon, strobos, etc - legalidade

Mensagem por ventania » 17 Jun 2013, 13:35

Krusty, tudo bem.

Como voce citou, também não estou querendo criticar ninguém, só mostrar minha experiência com xenon que já tive 3 ( um numa XT600 outro numa GSX750F e agora desencanei, justamente por causa da fiscalização e de uma queima de reator, num bairro, aqui em São Paulo, que é distante 40 km de casa. (aqui os bairros extremos são bem distantes)

Antes da proibição do Xenon, eu tinha em minha Tornado um bi-xenon 4.300k, que ilumina levemente amarelado, mas muito levemente mesmo, porém ótimo para não espelhar em dia de chuvas (peguei umas 20 chuvas com esses xenons 4.300k). Amigos meus, um de Lander, outro de XT660, outro de V.Stron 650, outro de Fazer 250, outro de Tornado também, todos de xenon de 4.300 à 6.000k.

Dois que usavam os de 6.000k, o de xt 660 e o da Fazer 250, achavam que na chuva acontecia realmente, um pouco, o espelhamento, ou seja, voce acaba não vendo muito bem buracos no chão, mas não era um espelhamento, como aquela lampada halogena Crystal Vision, que voce não encherga nada no chão com chuva.

Eu e os outros com xenon 4.300k enchegavamos, mesmo com chuva, muito bem, buracos e tudo mais e olha a diferença de claridade com o xenon é muito grande, ou seja, todos sabemos, ilumina muito mais.

Todos esses que citei, já andam de moto, há mais de 20 anos e não deixam as coisas de qualquer jeito, ou seja, todos, mesmo com faróis não projetados para lampadas de xenon, regularam muito bem a altura do facho e testamos com amigos de carro vindo ao contrário, ofuscavam mesmo, como uma lampada halogena normal, quem vinha ao contrário.

Acontece que tenho amigos também, que não estam nem ai se ofusca ou não quem vem ao contrário e nem se dão a cautela de alinhar o facho de xenon, ofuscando até nós mesmo, amigos deles. Já xingamos os mesmos, numa boa né e mesmo assim, até agora, deixaram como esta. É por causa deles, que todo mundo xinga, quem usa com xenon não original.

A proibição se deu, certamente por causa de quem não regula porr. nehuma e acaba ofuscando bastante o contrário e por causa do lob das fábricas de lampada halógenas com certeza que iriam perder uma grande fatia de mercado, já que seus xenons (philips, bosch e uma outra marca que não me lembro agora) que vendem no brasil, custa 4 vezes mais que as gin ling, que são todos fora a phlips etc.

Enfim, escreví tudo isso por experiência própria e de meus amigos, porque se colocar xenon 4.300k e regular criteriosamente o facho do farol, além de voce ter uma puts iluminação (claridade ótima) não terá o efeito espelhamento, por causa do baixo kelvin, bem próximo das halógenas de 3.200/400k e enchergará muito bem tudo que se passa principalmente em estradas à noite, a 100/120km hora. Além disso, as grandes marcas de automóveis de alto luxo só usam xenon em seus carros. Por que será?

Um abraço a todos.

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: normas do contran sobre xenon, strobos, etc - legalidade

Mensagem por Fmm4100 » 17 Jun 2013, 14:04

Seria legal a moderação transferir essa discussão para o tópico do Xenon.

As grandes montadoras usam xenon nos seus carros cujos faróis tem um projeto para receber esta lampada.


Isso é ponto de vista pessoal.
Já viajei bastante a noite e tenho certeza que o farol da Té, quando bem regulado, ilumina muito bem a ponto de dispensar qualquer alternativa.
Seria melhor se o alto acendesse junto com o baixo, mas resolvo segurando o lampejador nas horas em que dá para fazer.

Quanto ao ofuscamento, realmente é irritante.
Ontem na volta do pré nós paramos na descida da Serra de Petrópolis para regular 03 faróis que cegavam os demais do grupo.

O importante é o bom senso de saber se está incomodando ou não os outros motoristas.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

ventania
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: normas do contran sobre xenon, strobos, etc - legalidade

Mensagem por ventania » 17 Jun 2013, 14:47

Fmm4100 escreveu:Seria legal a moderação transferir essa discussão para o tópico do Xenon.

As grandes montadoras usam xenon nos seus carros cujos faróis tem um projeto para receber esta lampada.


.
Fnm, tudo bem. ;)



Esse parágrafo abaixo, do que escrví acima é importante, mesmo para quem não tem faróis projetados para a lampada de xenon.


Todos esses que citei, já andam de moto, há mais de 20 anos e não deixam as coisas de qualquer jeito, ou seja, todos, mesmo com faróis não projetados para lampadas de xenon, regularam muito bem a altura do facho e testamos com amigos de carro vindo ao contrário, ofuscavam mesmo, como uma lampada halogena normal, quem vinha ao contrário.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: normas do contran sobre xenon, strobos, etc - legalidade

Mensagem por Kakko » 17 Jun 2013, 16:39

Exatamente....qualquer farol mal regulado incomoda muito....e não precisa ser lâmpda de xenon...qualquer tipo incomoda.

O que ocorre, é que a lâmpada de xenon é terrivelmente forte....e quando instalada em um farol que tem um projeto para funcionar com as lâmpada halogenas originais, que quando montadas ficam no ponto de foco do refletor, mais o complemento do vidro (lente) que em alguns modelos mais antigos , havia um desenho para ajudar a direcionar o facho.

Um xenon mal adaptado e mal regulado é terrível mesmo...incomoda e muito.

Nos casos das motos tem até um lado positivo, que seria a segurança...ou seja , a moto é percebida muito mais fácilmente, porém tem tbm o lado negativo que é o ofuscamento do motorista que vem em sentido contrário.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder