Página 1 de 1

A partir de 2013 IPVA de motos no RJ não inclui DPVAT

Enviado: 06 Jun 2013, 14:09
por CANO
Caros amigos,

minha moto é final 9, e em 25.2.2013 paguei o IPVA ainda no vencimento. Ontem fui agendar a vistoria (cujo limite é 30.6.2013) e o site do DETRAN me disse que o seguro obrigatório DPVAT não estava pago. Fui comparar os boletos de IPVA do carro e da moto, e de fato, o do carro incluiu o DPVAT e o da moto não. Fiz uma pesquisa na internet e descobri a Resolução 266 (de 13 de dezembro de 2012, publicada em 14 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Seguros Privados, Ministério da Fazenda), que transferiu para a Seguradora Líder o DPVAT de motos, vans, ônibus e micro-ônibus. Quando os boletos de IPVA foram emitidos no site do Bradesco, nenhuma informação sobre DPVAT foi dada.

Eu pensei que como o IPVA já venceu, eu pagaria agora o DPVAT com multa, mas não. O valor é o mesmo: R$292,01 para qualquer moto.

Para que os amigos aqui não levem o mesmo susto que eu, resolvi escrever este tópico.

Este ano os finais 9 e 0 são os primeiros a vencer. Os demais têm prazo maior. Vejam a tabela do DETRAN:
http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=3565

Para pagar o DPVAT o endereço é este: http://www.dpvatsegurodotransito.com.br

Abraços.

Re: A partir de 2013 IPVA de motos no RJ não inclui DPVAT

Enviado: 07 Jun 2013, 00:42
por kablack
Sim é verdade. Porque a partir deste ano foi possível parcelar o DPVAT para motos em 3 vezes. Vencia junto com as parcelas do IPVA. Era só gerar o parcelamento no site do DPVAT.

Para pagamento em única parcela à vista o sistema continua o mesmo, basta se dirigir ao caixa do banco (o internet banking) com o número do Renavam e pagar tudo.

Abraço

Re: A partir de 2013 IPVA de motos no RJ não inclui DPVAT

Enviado: 07 Jun 2013, 07:23
por Marcel Valim
Bom lembrar também que a vigência do DPVAT é de janeiro a dezembro, nada tendo a ver com o final da placa, como pensam alguns, devendo ser pago com a cota única ou primeira parcela do IPVA.
Isso quer dizer que ele vale por um ano, mas no período acima citado e não por um ano contados de quando se paga.
Esse argumento (falso) é muito usado por donos de comércio de veículos na hora da venda pra não recolher o seguro antes de entregar o veículo.
E ele também não é cumulativo. Se você não pagar em determinado ano não é obrigado a pagá-lo no ano seguinte, como acontece com o IPVA, por exemplo.

Re: A partir de 2013 IPVA de motos no RJ não inclui DPVAT

Enviado: 07 Jun 2013, 14:22
por ivojoseaug
rapaziada, ainda sobre o dpvat, mais um confisco inútil no Brasil...O funcionário do DETRAN me disse que se eu deixar de pagar por um ano e o ano acabar, não preciso mais pagar. Ou seja, eles não licenciam o veículo se não pagarmos o DPVAT, mas se você deixar para regularizar o carro no outro ano, não precisa pagar o DPVAT atrasado, visto que trata-se de seguro não pago e não usufruído em exercício vencido. E aí, alguém sabe se procede a informação do funcionário do DETRAN?

Re: A partir de 2013 IPVA de motos no RJ não inclui DPVAT

Enviado: 07 Jun 2013, 18:12
por CANO
Caro Ivo José, o amigo Marcel Valim disse justamente isso.

A ideia pode ser interessante para quem não se importa em andar ilegal, sem documento etc. Neste caso eu não vejo sentido em pagar o IPVA e não pagar o DPVAT. Se a vistoria não é importante, pra que pagar IPVA?

No MEU caso, prefiro gastar 500 pratas em impostos (e ainda ter o trabalho de fazer a vistoria) do que dar 10 pratas a um guarda corrupto. Aliás, pior do que o corrupto é o corruptor!

Re: A partir de 2013 IPVA de motos no RJ não inclui DPVAT

Enviado: 07 Jun 2013, 18:52
por mirandalopes
Por acaso essa semana estava comvedsando com dois PCivis, eele me falaram quese vc for causador do acidente e se tiver sem o seguro obrigatorio pago toda a responsabilidade cairá sobre o responsavel do veiculo e o motorista. A seguradora nao arca com nada.