Normas sobre capacetes

Aqui ficarão as informações sobre leis, resoluções e demais assuntos relacionados à nossa legislação.
Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Normas sobre capacetes

Mensagem por barraforte » 19 Abr 2012, 23:28

Helano escreveu:Art. 54. Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias:

I - utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores;

II - segurando o guidom com as duas mãos;

III - usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.

Art. 55. Os passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão ser transportados:

I - utilizando capacete de segurança;

II - em carro lateral acoplado aos veículos ou em assento suplementar atrás do condutor;

III - usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.
Estava dando uma olhada sobre isso, e me atentei a alguns pontos importantes.
Me baseando neste aquivo: RESOLUÇÃO 203 DE 29 DE SETEMBRO DE 2006

Ai vem uma parte:
DEFINIÇÕES DOS PRINCIPAIS COMPONENTES DE UM CAPACETE CERTIFICADO

VISEIRA: Destinada à proteção dos olhos e das mucosas, é construída em plásticos de engenharia,
com transparência, fabricadas nos padrões, cristal, fume light, fume e metalizadas. Para o uso noturno,
somente a viseira cristal é permitida, as demais, são para o uso exclusivo diurno, com a aplicação desta
orientação na superfície da viseira, em alto ou baixo relevo, sendo:

Idioma português: USO EXCLUSIVO DIURNO (podendo estar acompanhada com a informação em
outro idioma)
Idioma 7ngles: DAY TIME USE ONLY
NOTA: Quando o motociclista estiver transitando nas vias públicas, o capacete deverá estar com a
viseira totalmente abaixada, e no caso dos capacetes modulares, além da viseira, a queixeira deverá
estar totalmente abaixada e travada.
Imagem

Não estou discutindo sobre o uso da viseira fumê, prateada, dourada, com aplique de insulfilm ou o que seja, e sim sobre ter ou não esta orientação na viseira.
Mas li que em alguns lugares que o pessoal foi autuado por não ter esta inscrição.
Meu LS2 tem os selos do INMETRO direitinho mas na viseira espelhada (fumê) não tem nada escrito.

RETIFICAÇÃO: Tem escrito sim. Mas o alto relevo é por dentro. Só é perceptível quando se desmonta/remove a viseira. No caso da cristal, dá pra ver porque é transparente.

Outra parte importante:
e no caso dos capacetes modulares, além da viseira, a queixeira deverá
estar totalmente abaixada e travada.
Imagem

O capacete escamoteável, quando aberto fica igual a um outro tipo de capacete que também é aberto e é permitido. Porque a necessidade de se abaixar a queixeira?
Lembrando que para este fim, estamos falando de um escamoteável com viseira interna aprovada pelo INMETRO, e portando deveria ser liberado seu uso com a queixeira aberta e com a viseira interna.
Editado pela última vez por barraforte em 23 Jun 2012, 23:38, em um total de 1 vez.
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Normas sobre capacetes

Mensagem por Helano » 20 Abr 2012, 07:40

barraforte

Primeiramente, considerei sua contribuição tão interessante, que vale um novo tópico.

Sobre o que você postou, o que tenho a dizer é que as normas nem sempre são 100% eficientes e eficazes, falhas existem. Porém, faço duas ressalvas;

1) As viseiras escuras que já tive, tinham a tal inscrição em baixo relevo.

2) Não uso de jeito nenhum capacete aberto. Já li relatos de que em casos de acidentes, umas das primeiras partes a ser atingida é a mandíbula, então já sabe né....

3) Capacete escamoteável aberto cria uma resistência à passagem do ar bastante forte, então imagino que há algum risco envolvido sim. Isso para não falar na possibilidade de objetos, insetos etc atingirem o rosto. Experimenta levar uma "besourada" no rosto a 80km/h .... deve ser gostoso hein... kkkk
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Normas sobre capacetes

Mensagem por barraforte » 20 Abr 2012, 12:15

Opa! Valeu @Helano!!
A gente é vestibulando... mal sabe a sala certa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Realmente desconhecia destas normas. E já tinha ido atrás, quando fui procurar capacete e tudo mais, mas muito foi falado sobre o selo do INMETRO e esta parte não havia sido citada.

Não vejo razão para implicar com o escamoteável aberto com a viseira abaixada em uma via de baixa velocidade em um dia de muito calor.
Já querer usar somente a viseira, e a queixeira levantada em uma estrada, está totalmente fora dos parâmetros de segurança;
Sobre segurança, eu gosto de capacete tipo fórmula, fechado e de boa marca. Mas tinha estes questionamentos quanto ao uso dos capacetes.

Obrigado pelas opiniões e ressalvas! :joinha: :joinha:
Forte ABS!
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Normas sobre capacetes

Mensagem por Helano » 20 Abr 2012, 12:33

barraforte escreveu:Não vejo razão para implicar com o escamoteável aberto com a viseira abaixada em uma via de baixa velocidade em um dia de muito calor.
Cara,

Vamos imaginar a seguinte situação hipotética? Obs: espero jamais acontecer com nenhum de nós!

Imagine alguém andando de moto a apenas 40 km/h com um capacete escamoteável e aberto, atrás de algum veículo, guardando uma distância de 5 metros (bastante não?) e que de repente esse veículo freia bruscamente e não há para onde desviar, sendo inevitável a colisão.

A 40 km/h (somente...) um veículo percorre mais de 10 metros em apenas 1 segundo! Ou seja, até o piloto acionar o freio e parar totalmente, já viu o que deu né . . . Capacete aberto? Calor? Ruuuuunnnnn. :crazy: :crazy: :nao: :nao: ..... não acho boa idéia... prefiro o calor!

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Daniel3006
Visitante
Visitante

Re: Segurança em articulados.

Mensagem por Daniel3006 » 20 Abr 2012, 12:54

Capacete Nexx X30 Modular C/SunVisor Fumê, tem a vantagem de ter uma proteção extra no queixo, quando a "queixeira" está aberta.
http://www.helmetparts.com.br/ecommerce ... 3519_1.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Ótima observação do Helano sobre "uma situação hipotética".
Mas é complicado, em dia de muito calor, após muitos km's nas estradas, andar em baixa velocidade com o escamoteável fechado...

Quanto aos demais detalhes sobre os capacetes, viseiras, etc. o que vale é o princípio da razoabilidade.
Exemplo: se a autoridade de trânsito - após verificar que todos os ítens obrigatórios (doc's, moto, vestimentas, etc.) estão ok - e, ainda quiser ver as observações sobre a viseira, vale é orientar o piloto. Partir para uma "multa" ou algo assim, é algo abusivo, pois é o tipo de informação muito específica, ignorada pela imensa maioria dos motociclistas.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Normas sobre capacetes

Mensagem por Helano » 20 Abr 2012, 13:09

Daniel3006

Verdade cara, recaímos agora numa discussão antiga aqui no fórum, que é sobre a questão da EDUCAÇÃO! Infelizmente as escolas, as famílias, o poder público, a mídia e todas as demais fontes de orientações possíveis, não fazem isto de forma eficiente ou simplesmente nem fazem. O resultado? Bom, basta olhar para as ruas...

Nós, do Tenereclub, somos apenas uma gotinha no oceano e também uma corrente nadando contra a maré, no sentido de querer conscientizar um pouco aqueles que obtiveram pouca, ou nenhuma educação para uma postura prudente, madura e responsável no trânsito.

Sobre a questão dos capacetes escamoteáveis, continuo achando que é imprudente andar com eles abertos e ainda tem que se considerar que todos os testes realizados são unânimes em dizer que a segurança/resistência oferecida por eles não é a mesma do capacete fechado. Pergunta; se por um valor menor (capacete fechado) eu posso ter MAIS segurança, porque eu vou pagar mais caro para ter menor proteção? Seguem alguns links interessantes sobre o assunto;

http://www.forumxt600.com.br/forum/ftopic36183.html" onclick="window.open(this.href);return false;

http://forum.boulevardonline.net/index.php?topic=7231.0" onclick="window.open(this.href);return false;

http://duasrodas.blog.br/2008/08/03/tes ... o-mercado/" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço turma!!

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Normas sobre capacetes

Mensagem por barraforte » 20 Abr 2012, 18:52

Oba @Helano, excelente ponderação e muito bons os links! :joinha:
Primeiramente, não vou contra, pelo contrário, sempre preferi os capacetes fechados, me dou bem com eles, e oferecem mais proteção. :joinha: :joinha:
Não tenho problema de visão e não preciso de óculos ou lentes corretoras. :urrruuu:

Existe este tipo de capacete, voltado mais pra vespa ou as scooter's
Imagem
Podemos dizer, que um escamoteável aberto tem a mesma proteção deste.
O escamoteável, reúne a praticidade deste capacete estilo "peruzão" e uma proteção maior - quando fechado - equiparado a um fechado estilo fórmula.
Exemplo básico, os policiais (pelo menos os paulistas) utilizam os escamoteáveis, porque em uma ação rápida, não é necessário retirar o capacete. Enfrentando problemas de não ter onde colocar, ou ainda sofrer alguma coisa nos segundos que estão retirando o capacete.

Outra vantagem é pra quem usa óculos, o capacete fechado é desconfortável.
Quem não usa, testa uma vez colocando o óculos no capacete estilo fórmula e pensa "mas cabe, e nem incomoda tanto". Já quem usa todo dia, cada vez que coloca e tira o capacete, precisa remover as luvas, tirar o óculos, tirar o capacete e re-colocar o óculos (onde voc~e vai apoiar tudo isso? Já com o escamoteável, é só abrir e tá tudo certo.

Voltando ao que disse:
Sobre o que você postou, o que tenho a dizer é que as normas nem sempre são 100% eficientes e eficazes, falhas existem. Porém, faço duas ressalvas;
É meio incoerente ter um capacete estilo "peruzão" em que é permitido trafegar, e ter um escamoteável, em que se proíbe seu uso aberto.

Quanto as diretrizes do nosso fórum, no sentido de tentar educar e passar a instrução correta é totalmente válida! :joinha: :joinha:
Mesmo que nem sempre surtirá efeito, o importante é cumprimos o nosso papel! :joinha:

Forte ABS!
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Normas sobre capacetes

Mensagem por ghamauricio » 21 Abr 2012, 21:21

Barraforte, o problema de se usar um capacete escamoteável aberto é, como já foi dito anteriormente, a resistência que o ar faz tentando arrancar o capacete da sua cabeça torcendo-o pra trás.

O único capacete escamoteável do mercado que é homologado pra ser usado como um capacete aberto do qual tenho notícia é o Shark Evo. O problema é que ele é pesado (2kg).
http://www.youtube.com/watch?v=Mh-DGD__DUM" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Normas sobre capacetes

Mensagem por barraforte » 22 Abr 2012, 13:04

@ghamauricio bacana este vídeo! Já tinha ido atrás desse capacete, e realmente, só elogios por parte do pessoal que usou. Reclamam apenas do peso como você disse.

Tem um da Peel's F-21 em que a queixeira é removível. O bacana é que ele suporta viseira dupla. Acho o visual dele bacana, mas só o visual, já experimentei, e bem... não me senti seguro com ele.

Imagem

ABS!!
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Normas sobre capacetes

Mensagem por ghamauricio » 22 Abr 2012, 23:23

Eu já tive um Peels Mirage e posso afirmar que o acabamento é bem ruinzinho, a espuma cede rapidamente, é barulhento, a queixeira não protege NADA (e vem falando isso no manual ou em algum adesivo nele), e a viseira "de cima", quando aberta, cria um arrasto aerodinâmico MUITO pior que a pala do meu Mormaii Converse.

Abraço!

Responder