aviso ao pessoal de SP que ainda fará moto-escola:

Aqui ficarão as informações sobre leis, resoluções e demais assuntos relacionados à nossa legislação.
Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

aviso ao pessoal de SP que ainda fará moto-escola:

Mensagem por ivnn » 30 Jan 2012, 14:25

(Nota ao moderador: Não achei um tópico adequado para isso. Qual seria? Na FOL deixei no "motociclismo em geral", mas e aqui?)

Deixo este aviso porque gostaria ter visto este alerta um mês atrás, e portanto talvez ajude mais alguém no futuro.

Entrei na moto-escola "de bairro", uma quadra de distância, na presunção de que seriam todas iguais, e portanto quanto mais perto melhor. Não é bem assim. Há um detalhe importante, derivado de dois fatos:

1 - O DETRAN-SP só permite aulas de moto em área específica para este fim. No meu caso, é no ibirapuera.
2 - O DETRAN exige uma autenticação biométrica para as aulas. É assim: No início da aula vc põe um dedo no leitor de digital, e o instrutor também. Ao final da aula repete-se o procedimento.

A diferença entre as moto-escolas é que algumas tem leitor biométrico no ibirapuera, e outras não. Todas têm na própria autoescola, afinal o público maior é de carro. Para ter leitor no ibirapuera precisa de infraestrutura lá (computador com internet, operador e instrutor), e nem toda autoescola tem demanda de moto para justificar isso.

Sem leitor no ibirapuera a autoescola faz uma gambiarra inacreditável para burlar o sistema do DETRAN:

1 - a autoescola agenda aulas fictícias (vc não sobe na moto), nas quais você tem que ir no horário combinado (não adianta chegar cedo nem atrasar mais de 15 min), e pôr o dedo na máquina. Uma hora depois (ou 2, se tiver sorte de conseguir marcar 2 aulas) tem que passar lá de novo e por o dedo para finalizar a aula. Isso repetir-se-á 15 vezes, que é o número de aulas exigido pelo DETRAN.
2 - a autoescola agenda aulas reais, mas lá não tem leitor biométrico. Você faz se quiser, e quantas quiser, dentro do limite máximo de 15. Para eles, quanto menos aulas reais vc fizer, melhor, porque aparentemente as autoescolas menores compartilham instrutores de moto, e então esse recurso (o instrutor e a moto) são "caros" para a autoescola. Quando encontrei meu instrutor, ele perguntou "de que autoescola vc vêm?".

Há um requinte de cinismo ainda: Como o DETRAN exige 3 aulas noturnas, o aprendiz terá que passar 3 vezes (6 vezes, já que não vai ficar aguardando a aula lá) à noite na autoescola para recolher as digitais. Mas (surpresa!!!) não existe aula real à noite. Pelo menos minha autoescola não disponibiliza isso. Não que para mim fizesse qquer diferença, que já estou careca (literalmente tb) de dirigir e pedalar à noite, mas que é ridículo, isso é.

No final das contas esse número de idas e vindas à autoescola para burlar o sistema do DETRAN é um pé no saco de quem quer fazer as aulas, que é o meu caso (apesar de não estar nem aí com fazê-las à noite). Por outro lado, se o cara já pilota e mora ou trabalha ao lado da autoescola, esse esquema é conveniente para não ter de fazer as aulas reais.

Então meu conselho, que eu queria ter lido antes de iniciar este processo, é que se você vai querer mesmo fazer aulas reais de moto, procure uma moto-escola que recolha a autenticação biométrica no ibirapuera. Elas existem, vi isso lá. E, se quiser só as fictícias, procure uma pequena neste estilo.

E mais uma coisa... procure na internet as dicas do que se deve fazer - e o que não - para passar. Meu instrutor não me passou ainda uma série delas (atenção para o capacete aberto, desfivelado, essas coisas), e até parece que eles tem interesse na reprovação - afinal, assim rola mais um dinheirinho para mais aulas e mais exame.

E boa sorte.

chassot
Visitante
Visitante

Re: aviso ao pessoal de SP que ainda fará moto-escola:

Mensagem por chassot » 30 Jan 2012, 14:42

ivnn

Me desculpe, mas motoescola que deixa aluno fazer prova sem subir na moto tem que ser denunciada ao Detran, Denatran, Contran, qualquer Tran, porque é simplesmente inadimissível que um cidadão saia de moto na rua sem ter aulas para isso.

Quando tirei minha carteira, 6 anos atrás, não existia análise biométrica e se eu quisesse o instrutor me encontrava na sede da autoescola e me levava até o local onde eram as aulas de moto.

MarlonRR
Usuário
Usuário
Mensagens: 149
Registrado em: 20 Mar 2011, 19:57
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Boa Vista - Roraima

Re: aviso ao pessoal de SP que ainda fará moto-escola:

Mensagem por MarlonRR » 30 Jan 2012, 15:39

Denuncia isso no detran e se não fizerem nada, vai para a mídia local.
Fiquei impressionado com a cara de pau dos caras! PQP. Não é a toa que o índice de acidentes de trânsito só sobem.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: aviso ao pessoal de SP que ainda fará moto-escola:

Mensagem por doug01n » 30 Jan 2012, 15:41

Se tu visse as aulas que dão aqui em SP... vc ia chorar.

No Aricanduva, o esquema de burlar o sistema tosco do detran-sp é mais "esperto": O cabra passa a digital em um leitor, e dá entrada no computador. O cabra despluga o leitor, e coloca em um outro notebook, com o mesmo sistema. Adianta o relógio deste leitor e marca na mesma hora o dedão do caboclo que faz a aula. Pronto, em 5 minutos ele registrou 2,5h de aula (ou 3 aulas de 50 minutos).

Faz isso 5x, sendo que numa delas, ambos os leitores estão defazado para começar as 19h e terminar às 21:30h.

Pronto. Em 5 dias, o cara fez 15 aulas, sendo 3 delas noturnas, tendo que apenas deslocar-se até o Aricanduva e permanecer lá por 5 minutos por dia.

RIDÍCULO.

Brasil é assim. Eu fiz as 15 aulas. Assinei as noturnas, pois é PROIBIDO ter aulas a noite no Aricanduva (pelo próprio Detran que não autoriza)...

As aulas são toscas demais, não ensinam nada. Tem um tópico falando sobre isso.

É a vida. Infelizmente... :(
Administrador

Vilmar
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 62
Registrado em: 20 Nov 2011, 21:36
Cidade onde mora: Machado/MG

Re: aviso ao pessoal de SP que ainda fará moto-escola:

Mensagem por Vilmar » 30 Jan 2012, 17:38

Em MG as aulas estao passando a ser obrigatoriamente em moto pista fechada. O problema é que quem nunca dirigiu na rua nao tem a minima noçao do que é dirigir em meio ao transito, já que na pista um aluno tem quase meia pista de distancia do outro.
Ex: Tenere 250 2011 branca, Xtz 125 K 2012, Crypton ED 2015, Tornado 2007
Atual : XL 250r 1983
Em breve: XT 600Z Tenere

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: aviso ao pessoal de SP que ainda fará moto-escola:

Mensagem por Helano » 30 Jan 2012, 17:46

ivnn

Movi o tópico para a sessão adequada. Na página inicial do fórum tem a descrição de todas elas.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: aviso ao pessoal de SP que ainda fará moto-escola:

Mensagem por Fmm4100 » 02 Fev 2012, 21:45

Outra dica importante é marcar logo todas aulas quando se matricular, evitando entrar na fila das aulas noturnas.

Se voce marcar dois tempos por dia, em pouco mais de duas semanas já estará apto a fazer a prova.

Outra dica é que dois tempos são mais produtivos que um, pois entre voce comparecer na auto escola, por o dedo e se deslocar até o circuito se perdem uns 10 minutos, depois vem meia hora de treino e mais 10min retornando a auto escola, onde os 50min passam muito rápido.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Responder