RACK DE PRANCHA PARA MOTO

Aqui ficarão as informações sobre leis, resoluções e demais assuntos relacionados à nossa legislação.
Banguone
Visitante
Visitante

RACK DE PRANCHA PARA MOTO

Mensagem por Banguone » 03 Out 2011, 10:17

SALVE GALERA!!!
Gostaria de manifestar a minha indignação e minhas dúvidas caso alguém possa me ajudar...
Tenho um rack de prancha para moto a 5 anos e utilizo o mesmo desde 2007 quando eu tinha a XTZ 125cc
e nunca tive problemas com a Polícia.
Este sábado, estava eu todo contente pois havia feito uma adaptação na Tenere 250 para ir surfar
quando um guarda rodoviário me parou.
Docs tudo ok mas que não poderia seguir viagem pois meu rack estava irregular de acordo com as normas do Detran e
que iria apreender a moto e o documento.
Eu com muita educação, expliquei que já viajava a 5 anos com o mesmo e que nunca e ninguém havia me parado para tal
punição e que apenas queria surfar.
Ele entendeu a minha situação e me mostrou o artigo 244 do código nacional de trânsito:

VIII - transportando carga incompatível com suas especificações:
Infração - média;
Penalidade - multa.

VIII – transportando carga incompatível com suas especificações ou em desacordo com o previsto no § 2o do art. 139-A desta Lei; (Redação dada pela Lei nº 12.2009, de 2009)

Pois bem aí entra a minha dúvida caso alguém possa me ajudar:

Será que o uso de Alforge também não entraria nessa lei?
O transporte de qualquer coisa que fica para "fora" da moto também entraria nessa penalidade?

Aguardo resposta e opiniões pois gostaria de ter contra argumento para utilizar a minha Tenere nas viagens ao litoral brasileiro sem ser incomodado.

Valeu Galera!!!!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: RACK DE PRANCHA PARA MOTO

Mensagem por Kakko » 03 Out 2011, 10:55

Pelo que sei, qualquer carga que se projete para fora do veículo tem que estar sinalizada adequadamente, isso se puder ser transportada.

É muito comum ver pick-ups, automóveis com racks transportando escadas, tubos, barras compridas se projetando para fora ( frente ou trás ) sem ao menos uma bandeira ou um pano vermelho que era muito comum de ser utilizado.

Tem tbm esses entregadores de gás, água mineral com os suportes se projetando para os lados da moto, que ao meu ver é muito perigoso.

Há um tempo um motoqueiro que entregava gás, porém com a gaiola vazia, se enroscou em um caminhão ao passar no corredor....resultado...a moto caiu e o cara foi parar debaixo da rodagem.

em relação ao transporte de uma prancha, talvez até seja perigoso mesmo....fica aí a dúvida......atrapalha a pilotagem ?? Banguone..voce é que pode dizer .

abraço :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Vinicius Brandão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 24 Ago 2011, 21:04
Cidade onde mora: Rio de janeiro
Localização: Rio de Janeiro

Re: RACK DE PRANCHA PARA MOTO

Mensagem por Vinicius Brandão » 03 Out 2011, 21:55

Posso dizer que para carro ou caminhão a medida é a seguinte: Meio metro à frente e no Maximo dois metros para a traseira com sinalização de cor vermelha. Não poderá excede as laterais. Quando isso acontecer terá que ter uma autorização do DNER ou DER e blablablabla... Sendo utilizado com batedores.
Acredito que com a moto não seja muito diferente.
"Não exijas do teu próximo aquilo que ainda não consegues fazer."
Autor: ( Chico Xavier )

Avatar do usuário
Gabriel_Tenere.OO
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 261
Registrado em: 05 Jul 2011, 23:38
Cidade onde mora: Boituva/SP

Re: RACK DE PRANCHA PARA MOTO

Mensagem por Gabriel_Tenere.OO » 03 Out 2011, 23:01

kakko...
entregadres de gas em moto , aqui na regiao conhecido como moto-bombas..rs...
realmente....eh o trabalho honesto do cidadao....é...mas levar gas eh pra caminhao...fechado...engaiolado e amarrado...
ate entregar pizza o pessoal aqui da cidade, nao sei por ai.anda entregando de garupa.pq a mochila pesada atrapalha o condutor......principalmente qando a coca cola ta em 1 lado só..rs..

Banguone
Visitante
Visitante

Re: RACK DE PRANCHA PARA MOTO

Mensagem por Banguone » 04 Out 2011, 15:20

Mas ainda não compreendo?
O entregador de gás é um trabalho honesto porém perigoso...
Levar a prancha é mais perigoso que isso????
Conversei com outro policial formado em direito ele disse que pode ser que em rodovias não é permitido...

Alves
Visitante
Visitante

Re: RACK DE PRANCHA PARA MOTO

Mensagem por Alves » 08 Out 2011, 22:01

Banguone, veja bem. Este policial está equivocado, não tem essa de "pode ser que seja". Ou é, ou não é proibido.
As motos que são usadas para transportar gás e água são proibidos pq não são autorizadas para transporte de carga, as modificações não foram autorizadas pelo órgão competente (Detran).
Há motos próprias para isso, um exemplo é a CG125 Cargo. Ela já tem especificação máxima de carga.
Se o uso dos alforjes são proibidos, depende. Olhe o manual da sua moto, lá vc encontrará a largura máxima dela, que é sempre de ponta a ponta do guidão. Logo, se vc usar alforjes que ultrapassem esta largura, vc estará em infração pq ultrapassou a largura máxima de sua moto.
Outra coisa, o alforje vc consegue usá-lo sem os asfastadores. Claro, vai ficar feio pra kct, mas não obrigatoriamente vc vai ter que fazer gambiarra.
Mas no caso da sua prancha, vc teve que adaptar este rack, aí está o problema.

Banguone
Visitante
Visitante

Re: RACK DE PRANCHA PARA MOTO

Mensagem por Banguone » 09 Out 2011, 14:08

Primeiramente, valeu galera pela participação...
Então, eu vi e não há uma especificação para a distância lateral,
e o fato de ser uma prancha, acho que o problema é que pode ser
que o fato de ser na Rodovia, conforme algumas pesquisas não pode ser
usado...
Mas continuo aguardando mais opiniões...



Valeu

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: RACK DE PRANCHA PARA MOTO

Mensagem por Kakko » 10 Out 2011, 09:17

Olá Banguone...apenas curiosidade ..vc poderia postar umas fotos do seu sistema de fixar a prancha na motoca ?

fiquei curioso....
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Banguone
Visitante
Visitante

Re: RACK DE PRANCHA PARA MOTO

Mensagem por Banguone » 10 Out 2011, 11:33

Neste próximo fds eu posto umas fotos pode deixar...

Avatar do usuário
Moreira
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 463
Registrado em: 23 Out 2012, 11:45
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo / SP

Re: RACK DE PRANCHA PARA MOTO

Mensagem por Moreira » 25 Out 2012, 16:56

Boa tarde, mesmo que os comentários deste tópico já faz um bom tempo gostaria de expor:

Também sou surfista/ Longboarder, e um belo dia descendo para o litoral, também fui parada, Estava de carro e por surfar de longboard meus canhões ( 3 ) estavam ultrapassando a linha d carro. tive que desamarra-los e amarra-los novamente de uma maneira que não ultrapasse o comprimento do carro.
Os canhões ficaram quase lá na frete do carro para seguir viagem rsrs.
No seu caso, ele tem razão pois motos não são feias para este tipo de transporte, pode causar riscos a vc e a outros veículos (???)

Um alforje mesmo estando fora da área da moto é um acessório as mesmas, viabilizando sua utilização.

Cara pode me passar este sistema de colocar as pranchas na moto ?
estou querendo adaptar uma para locomoção somente na baixada.
Aloha

Jaques Moreira

Responder