PROIBIÇÃO DO XÉNON

Aqui ficarão as informações sobre leis, resoluções e demais assuntos relacionados à nossa legislação.
Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

PROIBIÇÃO DO XÉNON

Mensagem por Helano » 21 Ago 2011, 19:22

Heyder escreveu:Tem certeza, Helano?
Essa proibição então é somente para as motos? Pergunto isso porque há carros que vêm de fábrica com faróis de xenon... e aí? Como fica?
Segundo os sites que vendem os kits xenon, estão proibidos os faróis com 8000K ou maiores, mas até 6000K seriam permitidos... Se tiver como verificar, agradeço a informação.
Heyder,

Até alguns meses atrás, de acordo com a resolução 227 (em anexo) do Contran estava autorizado o uso, desde que levasse o veículo (carro ou moto) para uma inspeção no Inmetro e emissão do CSV (Certificado de Segurança Veicular) e posterior registro do acessório no documento do veículo.

Com a recém-editada resolução 384 (em anexo), ficou definitivamente proibido o uso de Xenon. A única exceção é para os veículos que saem de fábrica com este acessório.

Abraço,

Helano
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: PROIBIÇÃO DO XÉNON

Mensagem por kablack » 21 Ago 2011, 22:06

É isso mesmo. E a fiscalização está em cima.

Meu irmão estava viajando com o Ford Fiesta dele na semana retrasada. Foi parado. O documento do carro apreendido, R$ 122,00 de multa mais uns pontinhos na CNH.

Teve que retirar as lâmpadas e rotornar ao posto policial para receber o documento de volta.

O policial até que foi legal com ele pois poderia, a rigor, apreender o veículo...

Depois desta resolução Xenon é fria!!!

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: PROIBIÇÃO DO XÉNON

Mensagem por doug01n » 21 Ago 2011, 23:26

Aí pensam: por que somente os carros que têm xenon de fábrica podem permanecer? Porque estes têm sensores de inclinação e conjuntos motores para abaixar o foco do farol automaticamente em aclives, evitando ofuscar os outros motoristas.
Administrador

Avatar do usuário
mantabodyboarder
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 19 Jul 2011, 20:21
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo

Re: PROIBIÇÃO DO XÉNON

Mensagem por mantabodyboarder » 22 Ago 2011, 08:56

doug01n

Aí que está o problema.
O carro com xenon de fábrica não necessariamente tem sensor de inclinação para ajuste automa´rico, alguns nem motor para ajuste eletro/eletronico (existem carros mais antigos com xenon e regulagem manual).

O grande diferencial não é ter sensor ou motor (pois a maioria dos carros nacionais tem regulagem, mesmo que manual, de altura dos farois), o problema maior é que o conjunto ótico usado nos carros nacionais espalha a luz, enquanto o próprio para xenon projeta ela de forma direcionada...

Avatar do usuário
diegodeoliveira
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 09 Nov 2011, 09:08
Cidade onde mora: Vila Velha/ES

Re: PROIBIÇÃO DO XÉNON

Mensagem por diegodeoliveira » 01 Dez 2011, 09:58

Aqui no ES nao vi e nem tenho noticia de fiscalização sobre isso.
Enviei uma vez email pro batalhao de transito questionando a nao fiscalização aqui no ES e me responderam que ainda estavam averiguando uma forma de fiscalizar,etc,etc...


Enfim,passaram vazelina nas palavras pra dizer: "a fiscalização é somente para ver se pagaram os impostos dos veiculos em dia"
]
]





mantabodyboarder escreveu:doug01n

Aí que está o problema.
O carro com xenon de fábrica não necessariamente tem sensor de inclinação para ajuste automa´rico, alguns nem motor para ajuste eletro/eletronico (existem carros mais antigos com xenon e regulagem manual).

O grande diferencial não é ter sensor ou motor (pois a maioria dos carros nacionais tem regulagem, mesmo que manual, de altura dos farois), o problema maior é que o conjunto ótico usado nos carros nacionais espalha a luz, enquanto o próprio para xenon projeta ela de forma direcionada...

Avatar do usuário
Gabriel_Tenere.OO
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 261
Registrado em: 05 Jul 2011, 23:38
Cidade onde mora: Boituva/SP

Re: PROIBIÇÃO DO XÉNON

Mensagem por Gabriel_Tenere.OO » 01 Dez 2011, 11:54

xenon soh serve pa machucar olho e quem vem no sentido contrario....
pode ate ajudar quem vai...mas pra quem vem no outro sentido soh atrapalha...
isso achoq tambem podemos colocar nas listas de coisas "nao faço com os outros o q nao quero que façam comigo"
se nao fecho ninguem eh porque nao gosto de ser fechado
se nao fico buzinando no ouvido dos outros eh porque nao gosto de buzina
se nao fico cegando os outros eh pq nao gosto de ser ofuscado tambem....
aqui na minha cidade a fiscalizacao eh forte quanto a isso....com um amigo meu aqui com xenon no carro.....soh liberaram documento depos q ele foi na delegacia mostrar q tinha irado o xenon.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: PROIBIÇÃO DO XÉNON

Mensagem por Helano » 01 Dez 2011, 12:01

Gabriel,

Isso é bem relativo viu cara. Por exemplo; na minha antiga Xtz 250x, como o farol original era uma porcaria (parecia um vela), por necessidade acabei optando pelo Xenon.

Em relação à cor da lâmpada, para ficar o mais parecido possível com a original, optei pela cor 4300k.

E quanto ao ajuste, coloquei o foco exatamente como a original, bem para baixo. Ficou muito bom viu? Ninguém nunca reclamou de ficar ofuscado.

Se quiser ver fotos de como era, aqui tem umas fotos --> viewtopic.php?f=17&t=242&hilit=xenon" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Gabriel_Tenere.OO
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 261
Registrado em: 05 Jul 2011, 23:38
Cidade onde mora: Boituva/SP

Re: PROIBIÇÃO DO XÉNON

Mensagem por Gabriel_Tenere.OO » 01 Dez 2011, 22:53

entao helano....ha casos e casos.....
quando a de fabrica, por exemplo...a q vinha na xitz 250x(moto linda...ia pegar uam se ano tivessem lançado a tenerezinha)...o farold ela era o padraozao mesmo......
sóq exemplo...na tézinha..ja temos 55w e 2 lampadas.....da rpa saber de longe quando aum tenerezinha vem..tanto eh q uma vez....de carro na estrada anoite..reparei com um farol alto atraz.......do carro q eus estava..comentei com meu primo...nossa...q farol forte...ta iluminando longe......dai quando chegou uma parte de trevo...tinha lombada...a moto passou...e era uam tenerezinha.......muitos motoristas me dao sinal de q o farol eh forte.....como se estivesse com alto ligando..ams eh o normal dela.....bom..na minha opiniao.....um coma potencia do q vem na tenerezinha...ou como no caso da sua epoca de motard em xenon mais fraco....ajuda e nao atrapalha...eu digo em relaçao a akeles q vem com akela luz celestial com 1000000000000000000000w no meio da escuridao..rsrs...

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: PROIBIÇÃO DO XÉNON

Mensagem por Helano » 01 Dez 2011, 22:59

aí que está Gabriel.... você pode ter o farol mais potente do planeta, se ele estiver bem regulado, com o foco direcionado para o chão (como deve ser), não vai atrapalhar a visão de ninguém...

no caso da Ténéré, logo quando comprei o farol estava cegando todo mundo.... depois que ajustei o facho, ninguém reclama hoje em dia
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Gabriel_Tenere.OO
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 261
Registrado em: 05 Jul 2011, 23:38
Cidade onde mora: Boituva/SP

Re: PROIBIÇÃO DO XÉNON

Mensagem por Gabriel_Tenere.OO » 01 Dez 2011, 23:04

entao no caso o xenon q cega eh os q tao pra cima?

Responder