Cuidado com as fraudes nos capacetes

Aqui ficarão as informações sobre os equipamentos de proteção que todo motociclista deve utilizar, por amor à sua vida e integridade física.
Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Cuidado com as fraudes nos capacetes

Mensagem por Helano » 07 Jun 2011, 20:58

Cuidado com as fraudes nos capacetes

Fonte: http://www.motonline.com.br/cuidado-com ... capacetes/" onclick="window.open(this.href);return false;
A existência de falsificação de selo do Inmetro é real e quem for flagrado usando um capacete com selo falso pode ser processado

por motonline | 05.06.2011

Há alguns anos o tema é discutido e frequentemente é objeto de palestras e debates: a certificação de capacetes para motociclistas e a fiscalização desta certificação. Recentemente, no 2º Workshop Abraciclo, novamente o tema foi abordado, ainda que de forma indireta, pois o debate era sobre a tributação dos equipamentos de segurança para motociclistas.

Desnecessário falar da importância do tema. Contudo, para entender melhor o assunto e oferecer mais informações aos motociclistas, Motonline acompanhou uma blitz da Polícia Militar Rodoviária que aconteceu no domingo, 29 de maio, no km 126 da Rodovia dos Bandeirantes, em Santa Bárbara d’Oeste (SP). O objetivo era verificar na prática o que acontece na abordagem e saber o que os policiais verificam quando se trata de capacete.
Imagem
Cenário melhor seria impossível de encontrar para esta finalidade. Céu azul e sem previsão de chuva é a receita certa para bons passeios de moto, sobretudo pela excelente condição da rodovia. E foi assim que aconteceu naquele domingo. Em grupos ou sozinhos, acompanhados ou não, foi possível observar que quase todas os motociclistas que passaram naquele trecho da rodovia foram parados e fiscalizados.

A fiscalização foi completa: documentos da moto e do motociclista, condições e conservação da motocicleta e capacete. O que interessava era a fiscalização do capacete e o comandante da operação, 2º Tenente Jivago Moretto Pedra, da Polícia Militar Rodoviária de São Paulo (SP) informou que a fiscalização do capacete verifica as regras básicas: presença das fitas refletivas nas posições laterais, traseira e frontal no capacete, condições de travamento da cinta jugular e existência do selo de certificação do Inmetro.

“No caso da certificação, verificamos no site do Inmetro se o selo não é falso, pois sabemos que existe falsificação”, informou. O tenente Jivago explicou um caso típico de fraude. “Um capacete aparentemente regular, ao verificarmos no site do Inmetro o número da certificação ela não bate com o fabricante do capacete tampouco com o modelo, ou seja, é um dublê”, explicou. “O dono deste capacete possui um bem falsificado e deverá responder à Justiça por falsificação”, complementou.

Outros casos que foram constatados eram daqueles motociclistas que trazem um capacete do exterior. “O capacete pode até ser muito bom, mas está fora das regras para ser utilizado nas ruas e estradas no Brasil e, portanto, o motociclista recebe multa por usar capacete fora da regulamentação”, justificou o tenente Jivago. “Evidentemente que neste caso não há processo judicial”, disse. Da mesma forma, se o capacete é para utilização em pista ou circuito fechado, não há qualquer problema.
Imagem
No 2º Workshop Abraciclo, Daniel Malzoni Matos, da ABRAMAS (Associação Brasileira de Moto Peças e Acessórios de Segurança), alertou para a necessidade de aumentar a fiscalização sobre a falsificação de selos do Inmetro. Com base no que Motonline viu na blitz da Polícia Rodoviária e nas informações do Tenente Jivago, fica bem claro que se tratam de casos concretos e não tão raros no mercado brasileiro. Só naquela blitz foram dois. Assim, aprenda a fazer a verificação no site do Inmetro para saber se o seu capacete está certificado e previna-se para nao ser vítima de falsificadores.

Entre no link http://www.inmetro.gov.br/prodcert/produtos/busca.asp" onclick="window.open(this.href);return false; e faça a busca da seguinte maneira:

1. Selecione na guia “Produtos” a classe de produto “Capacetes para condutores…..”.

2. Vá direto para a guia “Avaliação da conformidade” e insira o número do certificado que está no selo do Inmetro do capacete.

3. Na mesma guia, insira o nome do organismo credenciado que também está no selo do Inmetro do capacete.

4. Clique “Buscar”.

Este processo vai retornar a lista dos capacetes certificados naquele lote de fiscalização, com fabricante e modelo, se nacional ou importado, entre outras informações. Se conferirem com o o capacete, ótimo. Caso contrário, trata-se de uma falsificação de selo do Inmetro. Além disso, é preciso verificar também a existência das etiquetas na parte interna do capacete e na cinta jugular com as informações sobre o fabricante e o produto em português. “Os produtos importados passam pelo processo de certificação e recebem o selo e as etiquetas corretas, conforme determinam as regras”, informou Malzoni.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

lucas.silvestri
Visitante
Visitante

Re: Cuidado com as fraudes nos capacetes

Mensagem por lucas.silvestri » 07 Jun 2011, 21:17

muitos recorrem a esse recurso pq capacetes importados, quado importados privadamente, não tem o selo do inmetro, mesmo muitos desses capacetes sendo muito melhores do q alguns nacionais com a "aprovação" do inmetro........

Gadz
Visitante
Visitante

Re: Cuidado com as fraudes nos capacetes

Mensagem por Gadz » 08 Jun 2011, 12:56

Palhaçada! :pdavida:

A Abraciclo não quer concorrência de fora. Quer nos vender o mesmo capacete pelo dobro do preço, mas com o selinho do Inmetro.

ZEROTENERE
Visitante
Visitante

Re: Cuidado com as fraudes nos capacetes

Mensagem por ZEROTENERE » 08 Jun 2011, 17:42

Fala sério, quanto mais eu rezo mais assombração me aparece. :pdavida: :pdavida: palhaçada.

Pagar o dobro pelo mesmo produto, kkkkkkkkkkkkkkkk só rindo para não chorar :thumbdown: :thumbdown:

Vixi a numeração do meu capacete está apagando.

É um Zebra TA 200 Air.

Já esou precisando de outro.

Savério
Visitante
Visitante

Re: Cuidado com as fraudes nos capacetes

Mensagem por Savério » 09 Jun 2011, 08:25

Mas se eu comprar um capacete lá fora, o q eu preciso pra fazer a certificação ? e quanto isso me custaria, alguém sabe ?

Gadz
Visitante
Visitante

Re: Cuidado com as fraudes nos capacetes

Mensagem por Gadz » 09 Jun 2011, 09:33

Esquece Savério. Eu já pesquisei sobre isso. Você teria que certificar o produto no Inmetro como se fosse uma novidade no mercado. Não é naaaaaaaaaaaaaaada fácil.

A idéia é essa. Que você desista e compre de alguma empresa da ABRACICLO. :pdavida:

Savério
Visitante
Visitante

Re: Cuidado com as fraudes nos capacetes

Mensagem por Savério » 09 Jun 2011, 09:36

entaum f*** espero q naum caia em uma blitz dessa ... absurdo pq compro la fora pago pra entrar com ele no brasil e naum posso usar hehehe.

ZEROTENERE
Visitante
Visitante

Re: Cuidado com as fraudes nos capacetes

Mensagem por ZEROTENERE » 09 Jun 2011, 17:22

Nesse embalo Savério, acho que deveriam proíbir aimportação desse equipamentos também, já que no brasil (minuscula mesmo), é mais fácil proibir ao incentivar, já que o importante é garantir vantagens a alguns e custo elevado a muitos, salvo raras excessoes.

Imagina só poder usar as botas nacionais nas competições off road??

:risadona: :risadona:

Já que é para sacanear vamos fechar o mercado nacional só produto brasileiro, kkkkkkkkkkkkk.

Fala sério, o Gadz Savério, se fosse possível vamos montar uma fabrica de capacetes em CKD?
Aproveitando que sonhar não paga imposto, e nem tem que ser certificado para valer.

:mrgreen:

Evandro
Visitante
Visitante

Re: Cuidado com as fraudes nos capacetes

Mensagem por Evandro » 10 Jun 2011, 21:34

ZEROTENERE escreveu:Fala sério, quanto mais eu rezo mais assombração me aparece. :pdavida: :pdavida: palhaçada.

(...)
Eu digo o mesmo, e esse tipo de blitz considero extorsão, pois está mais que claro que o objetivo principal é atender interesses privados, em detrimento da segurança pública. Típico de republiqueta de bananas.

Essa matéria merece o "selo de qualidade" abaixo:

Imagem

Savério
Visitante
Visitante

Re: Cuidado com as fraudes nos capacetes

Mensagem por Savério » 11 Jun 2011, 08:52

Falou pouco mas falou bonito :D

Concordo plenamente.

Responder