VOU SÓ ALI NA ESQUINA, NÃO PRECISA EQUIPAMENTO...

Aqui ficarão as informações sobre os equipamentos de proteção que todo motociclista deve utilizar, por amor à sua vida e integridade física.
Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

VOU SÓ ALI NA ESQUINA, NÃO PRECISA EQUIPAMENTO...

Mensagem por Helano » 16 Mai 2011, 22:35

Pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência "interessante" que passei hoje. Ao sair da faculdade, como a aula terminou mais cedo, a turma resolveu ir fazer uma boquinha no M'c Donald's que fica quase ao lado, não chega nem a 200 metros.

Bem, como sempre faço, coloquei a minha jaqueta, as minhas luvas e obviamente, o meu capacete, além das botas que eu já estava calçado. Daí um dos caras que iam conosco (de moto também) ficou falando de lá; "ô seu doido para ir ali do lado, precisa isso tudo?". Não arredei pé, e fui com os devidos equipamentos mesmo.

Advinha o que aconteceu assim que saímos? Vieram uns 4 ou 5 loucos, todos de motos pequenas (Ybr, Cg, Dafra etc.) e passaram por nós MUITO, mas MUITO perto mesmo e em altíssima velocidade para aquela via. Como assim Helano? Cg em alta velocidade? SIM!!! Para uma via onde existem radares e todos os veículos transitam no máximo a 60 km/h, alguém passar beeeeeem pertinho de você a mais de 90 km/h (suponho) é uma alta velocidade sim!! Por bem pouco não fomos atingidos, eu mesmo senti o "ventinho" da Ybr passando a milhão quase me acertando. Imagina se eu não estivesse com os equipamentos todos, estivesse só de capacete, ia me "estrupiar" todo.....

Graças a DEUS, o susto foi muito grande, mas não aconteceu nada com nenhum de nós, mas acho que fica a moral da história aí. Mesmo que você vá só contornar a esquina, acho que vale a velha história "é melhor prevenir do que remediar". Ou então, como dizia a minha sábia vovó; Quem não ouve "sossega", acaba ouvindo um dia "coitado".

Pensem sobre isso amigos, assim como eu parei para pensar. :joinha:

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 300
Registrado em: 25 Jan 2011, 08:39
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Localização: Muriaé - MG

Re: VOU SÓ ALI NA ESQUINA, NÃO PRECISA EQUIPAMENTO...

Mensagem por PedroPersonal » 16 Mai 2011, 23:02

Momento de reflexão...

Realmente proteção nunca é demais!!!

E ainda existem motociclistas que se quer prendem a fivela do capacete....

abraço

Salvador
Visitante
Visitante

Re: VOU SÓ ALI NA ESQUINA, NÃO PRECISA EQUIPAMENTO...

Mensagem por Salvador » 17 Mai 2011, 18:03

É isso mesmo, equipamento de segurança sempre, e se tiver condição de ter melhor que tenha, pois hoje vi um acidente que relatei em outro post, o moto taxi estava com um capacete ruim, não deu outra, viseira toda arrebentada que cortou o rosto dele, capacete quebrado que ainda saiu da cabeça, ou seja, equipamento de segurança tem que dar segurança. Ainda não deu pra comprar a bota, mas hoje sempre uso luvas e jaqueta com proteções (ainda é a de couro que uso na minha custom) assim que melhorar o $$ compro tudo do melhor, é um gasto que pretendo nunca por a prova, mas se por, ele tem de passar.

Gadz
Visitante
Visitante

Re: VOU SÓ ALI NA ESQUINA, NÃO PRECISA EQUIPAMENTO...

Mensagem por Gadz » 17 Mai 2011, 18:36

Eu tenho um monte de jaqueta, capacete, bota etc. Mas nesse exemplo do Helano eu posso afirmar que, com certeza, eu também iria sem colocar jaqueta e luva. Disso eu não tenho a menor dúvida.

Corro risco sim, mas meu psicológico não me permite me equipar nessas horas. :gargalhada:

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: VOU SÓ ALI NA ESQUINA, NÃO PRECISA EQUIPAMENTO...

Mensagem por Helano » 17 Mai 2011, 19:56

eu tenho duas características que acho que "me salvam" da "tentação" de não usar equipamentos

1) sou caxias pra caramba em relação á minha segurança... no carro é a mesma coisa, não saio sem cinto de jeito nenhum... nem sequer ligo o carro antes de colocar o cinto

2) mesmo andando de moto a mais de 20 anos ainda sou o maior "coxinha", medroso demais.... costumo dizer que no dia que eu perder o medo de moto, eu deixo de andar nela
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

alvarosj
Novato+
Novato+
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Abr 2011, 16:14
Cidade onde mora: Campinas
Localização: Campinas / SP

Re: VOU SÓ ALI NA ESQUINA, NÃO PRECISA EQUIPAMENTO...

Mensagem por alvarosj » 18 Mai 2011, 14:44

Gadz, eu também não colocaria minha jaqueta e luvas nesta condição. Mas no deslocamento diário para o trabalho ando sempre equipado, mas para ir comer um lanche ou tomar uma cerveja na esquina acabo não me equipando... já até passei o maior frio por causa disso... rssss
Atual: XTZ 250 Ténéré
Ex: CBX 200 Strada

MARCO
Visitante
Visitante

Re: VOU SÓ ALI NA ESQUINA, NÃO PRECISA EQUIPAMENTO...

Mensagem por MARCO » 18 Mai 2011, 15:32

As pessoas me pergurtam... você anda de moto? Não é perigoso ????

Eu sempre respondo.. É PERIGOSO PRA CARAMBA ! Falo isso pra mim mesmo... não engano nem deixo ninguém se enganar .

Ando de moto desde os 17 anos (minha primeira moto foi uma Yamaha RX 125, ano 1979), hoje tenho 44....

Tenho habilitação de paraquedista e paraglider : Perigo, Perigo, Perigo.

Ás vezes me perguntam também... você não tem medo de voar ! Digo: CAGO ! É perigoso? Digo: Muito.

A LIBERDADE É PERIGOSA ! Normalmente o símbolo da liberdade é um pássaro (uma Águia por exemplo) ou uma Asa (como a Honda).

Por nossa experiência penso que a consciência do perigo (risco) e o medo, são elementos imprescidíveis para sua segurança !

Já dizia um poeta... DISCIPLINA É LIBERDADE.

Quer ser libre para viver grandes emoções com sua moto ?

SEJA DISCIPLINADO, CAXIAS, NÃO ABRA MÃO DA SEGURANÇA NEM POR UM SEGUNDO SEQUER ....

Como na lição Maestral: O homem prudente vigia sua casa dia e noite pois não sabe a que hora vem o ladrão.....

No mais....... CHEGA DE CONVERSA E VAMOS DAR UM ROLÈ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :urrruuu: :urrruuu: :urrruuu:

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: VOU SÓ ALI NA ESQUINA, NÃO PRECISA EQUIPAMENTO...

Mensagem por Hugo Falcão » 18 Mai 2011, 16:46

Pois é, essa coisa de "só vou ali na esquina" ou "é logo aqui pertinho"... É exatamente nesse espaço mínimo que as coisas podem acontecer.

Moto é pirigosa? Acho que tanto quanto carro, ônibus, avião, charrete, patins...
Vai depender de quem está guiando, se segue as rotinas de verificação dos equipamentos (de proteção e do meio de locomoção), se tem noção do que um simples erro pode ocasionar!

Minha mãe tinha dois irmãos. Tinha, pois ambos faleceram em acidentes de trânsito!
O primeiro tinha pouco mais de 30 anos de idade. Tinha um carro e uma moto na época. Aquela época que não era "obrigatório" o uso do capacete, onde era seguido aquele exemplo que vemos no filme Easy Rider, onde dois motociclistas (ou seríam motoqueiros?) pegavam estradas com suas motos e, vale salientar, sem nenhum equipamento de segurança. Simplesmente trajados de calça jeans, camisas, botas, bandanas na cabeça e óculos escuros! :palmas:

Voltando ao caso do meu tio... Um belo dia foi a um casamento de um amigo dele! Antes de sair de casa a sua mãe perguntou, ao vê-lo aprontando a moto pra sair: "Meu filho, por que não vai de carro?" E ele, muito seguro de si deve ter dito: "Que é isso mamãe, estou indo a um casamento, não vou viajar. Sem falar que vou devagar, pois não quero chegar todo desarrumado!"

Beleza... A cerimônia acabou e, voltando para casa, foi ultrapassar o carro de um amigo dele e, adivinha!
Tocou com o mata-cachorro da moto dele no pára-choque do carro que ia ultrapassando. Ok, manobra mal feita e muito mal sucessedida... Caiu com a moto na descida de um viaduto e bateu com a cabeça na mureta lateral do mesmo.
Resultado? :(
Como estava sem capacete, traumatismo craniano grave!
Passou quase um mês em coma profundo, vivendo graças ao maquinário. E olha que ele era atleta, foi jogador e técnico de seleção brasileira de basquete! Mas o asfalto não quer saber disso meu amigo! Ele estava sem nenhum equipamento de segurança! Ao desligarem as máquinas na UTI a pedido da família, pois era sabido que estava ainda ali, "vivendo" involuntariamente, faleceu!

Aí todo mundo começou a fazer campanha contra motos na nossa família! Mais que normal!
Todos eram contra quando alguém dizia que ia comprar uma moto! E se fosse pego andando na garupa de alguém, era briga na certa! :D

Pois bem, passados vários anos, todos relaxaram com o lance da campanha contra motos!
E numa bela noite recifense, meu outro tio, irmão daquele da moto, depois de tomar umas e outras, vinha com seu carro em alta velocidade e sem o cinto de segurança, passa sobre um buraco na rua, poucos metros antes da subida de uma ponte e, adivinha... O carro dele capota e sobe a ponte capotando, pasmem! Então não vinha devagar. Concordam?
O carro para de capotar e fica na sua posição normal, sobre as quatro rodas... Meu tio, infelizmente foi projetado para fora do carro, ficando pendurado na porta, segundo relatos de testemunhas do acidente! O resultado, mais uma vez, traumatismo craniano seguido de morte!

Bom, no dia que decidi comprar minha primeira moto, já fazia uns dois anos que meu irmão tinha comprado a dele, uma Bros 125cc! O pessoal já estava remediado, mais relaxado com o lance das motos! Meu irmão teve a moto por quatro ou cinco anos e nunca sofreu nada! É muito cuidadoso dirigindo ou pilotando. Quando foi minha vez de comprar a moto, escutei de todos: Rapaz, moto é perigoso!!!

Aí entrei de carrinho de frente... :D
Seria um cartão vermelho de cara no futebol! :D
Falei: Então tá... Vou comprar um cavalo ou uma charrete, já que dois tios meus morreram, um de moto e outro de carro. Assim, ambos são perigosos!
Pronto, silêncio total! :shock:

Gente, concordo com o Jô Soares quando ele diz: "Moto foi feita pra cair, pois um veículo que só tem duas rodas e que, se a gente deixar parado sem o descanso aquela peste cai!" Tudo bem, a possibilidade de um tombo de moto é muito maior que uma capotada ou virada de carro! Mas quando se tem irresponsáveis guiando um veículo, pode ser moto, carro, bicicleta, avião, helicóptero, enfim... Vai dar em merda, desculpem a expressão! :mudo:

Então, se você guia dentro dos limites de velocidade, respeitando os limites do veículo, pensando sempre na sua integridade física e na das demais pessoas que estão por perto, esse risco de acidente cai, e cai muito.
Vivo viajando entre Maceió, Recife e João Pessoa, de moto! Isso já tem uns dois anos! E sabem quantos acidentes eu já vi nas estradas envolvendo motos? Dois! E os envolvendo carros e caminhões? Uma infinidade!
Então, qualquer meio de locomoção é perigoso!

Como dizemos nós espíritas: Orai e vigiai! :joinha:
Dê valor ao bem material mais precioso que lhe foi dado: SEU CORPO!

Grande abraço a todos! :joinha:

Gadz
Visitante
Visitante

Re: VOU SÓ ALI NA ESQUINA, NÃO PRECISA EQUIPAMENTO...

Mensagem por Gadz » 18 Mai 2011, 18:27

Hugo Falcão escreveu: Vivo viajando entre Maceió, Recife e João Pessoa, de moto! Isso já tem uns dois anos! E sabem quantos acidentes eu já vi nas estradas envolvendo motos? Dois! E os envolvendo carros e caminhões? Uma infinidade!
Todos os dias eu vou de Luziânia até Brasília e volto. São 70 km pra ir e outros 70 na volta. Eu vejo quase todos os dias um motociclista no chão, seja machucado ou (infelizmente) morto. Quase sempre a culpa é de algum carro que fechou o motociclista ao mudar de faixa ou fez um retorno sem olhar. É triste, mas aqui o problema é o contrário do seu.

Isso está me motivando a voltar a morar em Brasília. Estou correndo um risco muito alto todos os dias. E estatística é isso, quanto maior a probabilidade, maior o risco.

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: VOU SÓ ALI NA ESQUINA, NÃO PRECISA EQUIPAMENTO...

Mensagem por Hugo Falcão » 18 Mai 2011, 19:04

Opa Gadz, tudo tranquilo?!

Pois é, como falei antes, tudo depende da mula que está guiando o veículo... No caso aí, guiando carros e passando por cima de motociclistas!

O perigo é a moto?!
Acho que não. De carro, moto ou a pé, esse mesmo louco que bota por cima de motociclistas pode atropelar alguém que vem no acostamento! Lógico que você tem razão quando fica com medo de fazer parte da estatística! Mas é o que estamos falando aqui... O perigo está em quem guia, e não no veículo que o transporta!

O pior é que estamos totalmente a mercê daqueles que usam carros como brinquedos e poque não dizer, como armas!

Grande abraço pra você e, cuidado pelas estradas por aí! :joinha:

Responder