Página 1 de 2

Importância do capacete

Enviado: 24 Fev 2014, 12:55
por silva
Pessoal,

Ontem um amigo sofreu um acidente de moto, onde outro motociclista, bêbado, o acertou em cheio.
O bêbado ainda levava outro na garupa. Os três tiveram fraturas expostas nas duas pernas...
Meu amigo, além das fraturas nas pernas, teve um pé esbagaçado e ainda traumatismo craniano. No momento em que foi socorrido saía sangue pelo nariz, boca e ouvidos. Nesse momento ele está na UTI muito mal.

O que me chama a atenção é que ele estava de capacete, e que o mesmo não saiu de sua cabeça no acidente. Não sei dizer a marca do capacete, mas não era dos mais baratos...

Apesar das múltiplas fraturas, o acidente não aconteceu em uma rodovia, mas em uma rua de bairro, então acredito que a velocidade não era tão alta.

Assim, questiono aos amigos a eficiência desses capacetes. Protegem mesmo e até que ponto? Digo isso porque pra mim o mínimo era evitar um traumatismo no crânio, coisa que não aconteceu.

Existem capacetes que vão de 60 reais até 1500, o que justifica essa grande diferença??

Re: Importância do capacete

Enviado: 24 Fev 2014, 13:24
por oscarmaxi
Às vezes, mesmo estando de capacete, ele pode ter sofrido uma concussão, quando o cérebro choca-se com o interior da caixa craniana devido a um soco violento. Mas acho que para cada história de alguém que se feriu mesmo usando o capacete, teremos umas cem de quem se salvou graças a ele. Agora, quanto à diferença de preços, concordo que varia muito. Mas todos supomos que os mais caros são os mais confortáveis e resistentes. Vamos torcer para que seu amigo se recupere.

Re: Importância do capacete

Enviado: 24 Fev 2014, 13:48
por Fmm4100
O capacete é para impedir principalmente o traumatismo craniano (afundar o cranio mesmo) Agora como o amigo disse acima, concussão não tem jeito. É esperar o cérebro desinchar e rezar para que as partes permaneçam operantes.

Já li sobre alguns casos onde se remove a calota craniana, armazena abaixo da pela da barriga e deixa o cérebro inchar e desinchar sem sofrer algum tipo de pressão sobre a parede do cranio.

Re: Importância do capacete

Enviado: 24 Fev 2014, 13:49
por TioSan
oscarmaxi escreveu: Mas todos supomos que os mais caros são os mais confortáveis e resistentes. Vamos torcer para que seu amigo se recupere.
O que faz o preço de um capacete !!!
Tecnologia, Material, grife !!!

Re: Importância do capacete

Enviado: 24 Fev 2014, 14:27
por Hamilton Akitaya
TioSan escreveu:
oscarmaxi escreveu: Mas todos supomos que os mais caros são os mais confortáveis e resistentes. Vamos torcer para que seu amigo se recupere.
O que faz o preço de um capacete !!!
Tecnologia, Material, grife !!!
acho q os 3 juntos.

arai
shoei
bell
shark
hjc

sao uns dos mais caros... veja o arai. muitos pilotos de F1 usam, e ele eh muito caro mesmo....

Re: Importância do capacete

Enviado: 24 Fev 2014, 14:30
por ghamauricio
Nossa, que acidente terrível! Estimo melhoras ao seu amigo, e que se recupere sem seqüelas!!

Quanto ao capacete, digamos que é tudo uma questão de chances. Se você está sem capacete, não significa que vai ter danos na cabeça - significa apenas que tem GRANDES chances de ter. Se você está usando capacete, tampouco é garantia de que não vá ter danos na cabeça - apenas GRANDES chances de não ter nada grave. Mas, como sabemos, 0,1% de chance ainda é alguma chance, o que explica o caso do seu amigo.

Como já explicaram, existe a concussão cerebral, existe a possibilidade de o capacete quebrar (por mais caro que seja) e haver um traumatismo, e por aí vai. Você só aumenta as suas chances de dar tudo certo usando o equipamento de segurança, mas nunca está 100% isento.

Com relação ao preço dos capacetes, existem capacetes que protegem mais e outros que protegem menos. Mas isto não é o único fator a influenciar o preço de um capacete. Por ser um equipamento de uso 100% do tempo, ele tem de ser confortável. Se você costuma colocar 120km/h, é bom que ele também seja silencioso e aerodinamicamente balanceado. É bom que ele seja leve, que a viseira não cause deformação ótica, e por aí vai.

Somando todas as exigências, você termina nos capacetes tricompostos (fibra de vidro, carbono e kevlar), com viseira pinlock pra não embaçar na chuva, forro firme sem ser duro e macio sem ser mole, de tecido confortável bla bla bla e por aí vai que custa R$ 4.000,00.

Abs!

Some às marcas acima AGV, Schuberth, Lazer e por aí vai.

Re: Importância do capacete

Enviado: 24 Fev 2014, 14:36
por TioSan
disse tudo ghamauricio.

tenho um shoei que usava qdo andava de speed lembro q paguei $2700 em suaves 6 prestações.
e foi o unico capace com que consegui reduzir o ruido do vento, alias isso quando era novo, depois que laceou o barulho ficou mais alto.

Re: Importância do capacete

Enviado: 24 Fev 2014, 14:37
por Radames Aragon
Obs: o objetivo do capacete é quebrar para absorver os impactos, ou seja, provavelmente o dano do seu amigo, mesmo já sendo profundo, talvez tivesse sido irrecuperável sem ele. É torcer pela melhora e confiar nos tratamentos médicos.

Por mais caro capacete q fosse, sempre pode sobrar impacto na cabeça. Vide a morte do querido Senna, o traumatismo grave do Schumacher, o acidente com aquela peça voando do Felipe Massa, etc.

Melhoras pra ele e estamos todos na torcida. E q os fdps q bebiam sejam punidos!

Re: Importância do capacete

Enviado: 24 Fev 2014, 14:46
por gerson
O duro é saber que 30 a 40 % (impostos) ou mais desse valor vai para nossos grandes lideres do nosso Brasil Varonil, além dos IPVAs entre outras coisas....lamentável esse País.
Que o nosso amigo tenha força e saia dessa.
Valeu

Re: Importância do capacete

Enviado: 24 Fev 2014, 15:44
por doug01n
A concussão pode ter ocorrido. Dependendo da velocidade do impacto (não da moto, e sim do impacto), podem ocorrer danos maiores ou menores, e até mesmo quebra dos ossos por pressão (o capacete deforma no momento do impacto, e a energia é transmitida numa área maior da cabeça para evitar danos, mas dependendo da quantidade de energia, chega no limite da resistência dos ossos, e podem haver fraturas).

A cabeça do seu amigo pode ter batido dentro do capacete, por isso recomendam sempre capacete justo. Não pode ter folga, nem a fivela ficar frouxa.

Concordo com os amigos acima. A grande questão é minimizar os riscos, pois se quer eliminá-los, não ande de moto. Mesmo assim ainda pode ser atropelado por uma.